Depois de testar as novas bases da quem disse, berenice? e da Eudora, faltava qual? Ela mesma, a Make B. Hyaluronic, d’O Boticário. Ela veio para completar o trio de lançamentos do grupo – e também me deixar muito feliz com a onda da hidratação (haha). Vamos ao que interessa, então:
Base Make B. Hyaluronic
A base Make B. Hyaluronic tem FPS 70 e a fórmula conta com ácido hialurônico vetorizado. Segundo a marca, esse é um ativo inovador e tecnológico, com mais benefícios que o ácido hialurônico comum. Ele age contra a desaceleração da produção de colágeno pelo corpo e combate radicais livres. Além disso, ela promete reduzir linhas finas e rugas e melhorar a textura da pele a partir de sete dias de uso.
O produto está disponível em oito cores diferentes. A grade de cores é por números: 15, 20, 25, 30, 40, 50, 60 e 70. Fora essas, há ainda uma versão incolor, também com FPS 70 (essa vai ficar para um próximo post, para esse não ficar muito longo).
O fator de proteção do produto ajuda a proteger contra danos dos raios UVA, UVB e luz azul (que é a luz dos eletrônicos e lâmpadas). A promessa é de textura semi-mate e cobertura média.
Ainda estou testando algumas versões para ver qual se adequa mais ao meu tom de pele. Estou entre a 20 e a 25. A cor 20 tem o tom certo, mas é bem amarelada. A 25 fica um pouquinho mais escura, mas o subtom não é tão amarelo – acho que quando estiver um pouquinho mais bronzeada, ele vai ficar melhor.
O que achei dela?
Por ter FPS 70, estava esperando algo com textura mais grossa. Mas não! Super cremosa e leve, muito fácil de espalhar.
Além disso, sinto realmente que ela ‘preenche’ bem a pele, sabe? No sentido de disfarçar poros e linhas finas, hidratando bem a pele para que fique mais lisinha. Imagino que quem tem a pele mais madura vai gostar muito desse lançamento.
Diria que ela tem uma cobertura média – deixa a pele uniforme e cobre manchinhas, sardas e olheiras, mas não completamente. Para mim, é super boa, tendo a não gostar muito de produtos com alta cobertura. Ela não seca completamente na pele – deixa um toque hidratante e transfere um pouco, sim (quanto mais você aplicar, mais vai transferir). Lembrando que ela é uma base hidratante mesmo, e transferir é normal nesses casos.
Sempre testo de várias maneiras diferentes até encontrar a que considero a melhor pra mim. Com esponja, com os dedos, com pó, sem pó…. E achei que ela fica mais bonita se aplicada com dedos e sem pó por cima.
Sobre o FPS, fiz o teste da foto com flash e não estourou. Ah, já que falamos sobre o fator de proteção, é importante sempre lembrar: há um cálculo usado pelos profissionais responsáveis por formulação que indica a quantidade ideal de produto para que se tenha o fator de proteção indicado no rótulo. Em geral, essa quantidade é uma colher de chá para o rosto. Ou seja, se você aplicar só uma gotinha da base e espalhar bem, você não terá o FPS 70 indicado – aí é melhor usar um filtro por baixo, caso vá se expor ao sol.
Para finalizar, temos os tons: a maioria é bem amarelada, como sempre. A minha pele é o oposto, bem rosada. O que significa que, como comentei lá em cima, nenhuma fica assim exaaatamente do meu tom. Adoraria que a cartela fosse como a da Aqua, da quem disse, com tons amarelados, rosados e neutros.
Hyaluronic x Aqua Hidratante x Acqua Effect
Como vocês puderam notar, as marcas do grupo O Boticário – quem disse, berenice?, Eudora e o próprio O Boticário – lançaram quase simultaneamente suas bases hidratantes. Apesar de propostas similares, elas são diferentes e têm características próprias. Já fiz por aqui uma comparação entre a da Eudora e a da quem disse, então aproveito para agora incluir também a do Boti na onda.
No quesito textura e cobertura, a mais leve e aquosa segue sendo a Aqua Hidratante da quem disse (e é também a minha favorita). O toque fica levemente hidratante na pele. Já a do Boticário colocaria na posição intermediária quanto à textura e cobertura – ela cobre mais e é um pouquinho mais grossa. Deixa textura mais hidratante na pele.
Por fim, acho a da Eudora é mais mate que as irmãs (sem ser uma base super mate, viu? É só em comparação com as demais). A cobertura é média, acho que nesse sentido fica mais parecida com a do Boti.
Quanto ao FPS, tanto a da quem disse quando Eudora tem fator 15. A do Boticário é 70.
Composição
Preço e onde comprar
Dá para encontrar a base Make B. Hyaluronic nas lojas da marca, com consultoras ou diretamente no site d’O Boticário. A embalagem de 30 ml custa R$ 84,90.
30 comentários
Ah, que maravilhoso esse blog! Desde que saiu essa base, fico fuçando no google pra ver as cores existentes, porque não dá pra entender muito as do site. E vocês colocaram ali uns swatches de todas *.* <3
Oi Marina! A ‘colher de chá’ de produto para alcançar o fps descrito é para cabeça e pescoço, não é?
Não. “O Consenso Brasileiro de Fotoproteção, documento assinado pelos conselhos de dermatologistas do país, criou em 2013 a “regra da colher de chá”, que determina a proporção ideal de fotoprotetor para cada parte do corpo. Rosto, cabeça e pescoço devem receber uma colher de chá de filtro solar cada um. Torso e costas, duas colheres de chá cada.”
Bom dia, Mari!
Excelente resenha!
Quanto à quantidade de protetor solar, na verdade, é um colher de chá para rosto, pescoço e cabeça.
Transcrevi aqui diretamente do site da SBD:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar indicada para cada parte do corpo é: uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça.
Então é uma colher de chá pra essas três partes, e não para cada uma.
Beijo ??
A indicação é uma colher pra cada mesmo: http://www.sbd.org.br/noticias/o-que-ja-se-sabe-sobre-a-eficacia-do-filtro-solar-na-prevencao-do-cancer-da-pele/. Bjs!
Oi, Marina! Essa medida da colher de chá (5ml) para a quantidade de protetor solar é para a cabeça toda, como se fôssemos carecas (http://www.sbd.org.br/noticias/o-que-ja-se-sabe-sobre-a-eficacia-do-filtro-solar-na-prevencao-do-cancer-da-pele/). Para o rosto, bastam 1 a 2ml, o que dá entre 2 a 3 camadas generosas.
Oi, Marina! Essa medida da colher de chá (5ml) para a quantidade de protetor solar é para a cabeça toda, como se fôssemos carecas (http://www.sbd.org.br/noticias/o-que-ja-se-sabe-sobre-a-eficacia-do-filtro-solar-na-prevencao-do-cancer-da-pele/). Para o rosto, bastam 1 a 2ml, o que dá entre 2 a 3 camadas generosas. Abraço!
Oi, Carolina. Nesse artigo que você indicou a informação é a mesma que eu inclui no post. “O Consenso Brasileiro de Fotoproteção, documento assinado pelos conselhos de dermatologistas do país, criou em 2013 a “regra da colher de chá”, que determina a proporção ideal de fotoprotetor para cada parte do corpo. Rosto, cabeça e pescoço devem receber uma colher de chá de filtro solar cada um. Torso e costas, duas colheres de chá cada.”. Uma colher de chá para cada parte citada. Bjs!
Marina, como foi a duração dela na sua pele?
Eu li o artigo que a Carolina citou. Está escrito assim: “Rosto, cabeça e pescoço devem receber uma colher de chá de filtro solar cada um. Torso e costas, duas colheres de chá cada.”
Então é uma colher de chá no rosto sim.
Marina, obrigada pela resenha detalhada.
Uma pergunta, como foi a duração dela na sua pele?
Eu havia me animado a comprar pra minha mãe, mas vi algumas pessoas criticando que em pouco tempo (questão de 3 ou 4 horas) ela começa a abrir e sair de forma feia.
Isso aconteceu com você?
Não abriu, não! Inclusive achei a duração bem boa, mesmo sem pó ela ficou bonita praticamente o dia todo (no final já começa a sair um pouco, mas nao achei nada de mais).
Eu amo base não vivo sem gostaria muito de ganhar
Roberta, não sei se isso vai lhe ajudar, mas tenho mais de 50 anos portanto minha pele é madura, estou usando a 1 semana, aplico as 8 horasda manhã e acredite no final do dia está perfeito.
Ótima matéria. Parabéns! Sobre a base, a proposta de uma base com proteção solar não sei se me agrada. Apesar dos filtros presentes na computação serem eficientes e fotoestáveis, garantindo proteção eficiente frete UVB, UVA 2 e UVA 1, será que é possível aplicar a quantidade necessária de base para atingir a Proteção proposta sem ficar com base demais na pele? E não entendo como uma empresa brasileira lança uma base em pleno 2019 sem cores para peles negras retintas.
Já vi uma dermatologista dizendo que essa bade pode ser usada sim como protetor solar.
Sim, se aplicada numa quantidade considerável, como informei no post.
Eu quero sim testar
Mais uma base nacional que não comprarei. Alô, marcas brasileiras, porque tudo é amarelo? Acham que as pessoas querem ser um Oompa Loompa? Uma base que deu certo para mim foi a Essence Fresh & Fit, cor 10. Não amarela e custa menos de R$ 50. Fica a dica.
Acredito que uma colher de chá ‘cada’ é questão de interpretação, segue o artigo, pagina 32: https://issuu.com/sbd.br/docs/consensob.fotoprote____oleigo-web?e=0/6449812
Posso estar dormindo com ela tipo uzar dia E noite
Gostaria de saber, se realmente ela irá proteger a pela, já que na embalagem vem a informação que ” este produto não é um protetor solar” Mesmo passando a quantidade certa para proteção. Fico com receio, já que tenho melasma.
Oi Mari grávida poder usar esse protetor?
Não sei te dizer, melhor confirmar com seu médico.
[…] Make B Hyaluronic: Ela tem textura fluída, espalha fácil, cobertura média e deixa um aspecto bem natural na pele. Já aviso para o pessoal da pele oleosa que ela não é uma base matificante e não controla o brilho do rosto, mas eu gosto bastante da aparência que ambas deixam na minha pele. Outro aspecto que me deixa feliz com essa base é que ela tem um leve efeito de “blur” dando uma uniformizada no aspecto geral da pele. Do Boti eu uso a cor 15, que é um pouco amarelada pra mim. Acredito que a cor 03F da QDB fica mais parecida com meu tom de pele real. […]
Olá, meu amores!
Compre a Make B pré base me interessei por conter ácido hialurônico e fator 70 e pra mim usar no frio seria ótimo, pois bem! Usei algumas vezes e como tinha vários outros protetores, guardei pra usar agora no inverno 2021. Fui usar essa semana, pois estava um tempinho frio aqui em minha cidade, peguei meu lindo produto, sacudi bem ( comprei no final de 2020 e estava guardado há uns 2 meses, longe de calor e tudo que pode estragar) Peguei uma boa quantidade de produto e taquei na cara, foi aí que veio a decepção!!! Minha pré base que paguei 84 pilas estava igual a um ESFOLIANTE!!! SIM!!! Estava cheia de granulos!!! Pensa numa raiva? Alguém já viu isso?
Ela dura no rosto mesmo usando máscara? Aliás como manter a base usando máscara? Não sei mais o que fazer, tira a máscara e adeus base
olá, tenho 45 anos e amo essa base, ela é perfeita pra mim. Eu prefiro usar um filtro solar antes
OI . SERA QUE E PRECISO USAR PROTETOR SOLAR ANTES DA BASE
Essa questão está respondida no post.