Eu faço terapia desde de 2016 e até já cheguei a comentar sobre isso por aqui antes. Nunca tive uma relação muito boa com minha auto estima e carregava dentro de mim alguns sentimentos que não sabia nem dizer quais eram. Foi por essas e outras razões que resolvi procurar uma psicóloga e acho uma pena que eu não tenha tomado essa decisão antes.
Por isso, hoje escrevo esse post. Quem sabe assim eu não consigo dar um empurrãozinho em quem também não está se sentindo muito bem, mas acha que a terapia não vai ajudar em nada.
Não existe razão para ter vergonha
Tem gente que, quando falamos em terapia, pensa que é “coisa de maluco” ou “coisa de gente fraca”. Acredito que esse é um conceito meio antigo que carrega uma tanto de desinformação sobre o assunto. Terapia é uma forma de se conhecer melhor, de autocuidado e um ótimo meio de ter uma ajuda para assuntos que não conseguimos resolver ou desenvolver sozinhos. Não existe razão alguma para se envergonhar.
E pode ficar tranquila, que tudo que você tratar na terapia é confidencial. Se você não quiser, ninguém precisa saber que esta consultando um psicólogo. Se encontrar seu terapeuta na rua, ele não vai contar pra ninguém que vocês estão em processo terapêutico!
Nenhum problema é bobo
Eu demorei um tempão para procurar uma psicóloga porque achava que meus problemas eram muito bobinhos perto de gente que tem coisas mais importantes para tratar. Achava que a terapeuta ia pensar “ai tadinha, da blogueira conhecida e que tem tudo!”. E primeiramente, ela nunca pensou isso de mim. Segundamente, não existe problema bobo ou menos importante. Se você não se sente bem com algo, é válido levar isso para sua terapia. Se te incomoda, já vale a pena conversar sobre isso.
Eu perdi um tempão por causa dessa bobeira da minha cabeça!
Você não precisa carregar o mundo nas costas sozinha
Depois que comecei a terapia, percebi como era bom falar sobre as coisas que me incomodavam e ter um apoio com as minhas questões. Além de ser uma pessoa para se abrir, o psicólogo tem métodos específicos para te ajudar com as coisas que carrega. Não é só uma conversa, mas também todo um processo terapêutico.
Cansei de suspirar de alívio toda vez que participava de uma consulta com a psicóloga. Sério mesmo, não existe nada melhor que pode fazer por você mesma.
Veja também: aqui tem um post da Thais indicando locais para fazer terapia para quem está meio sem dinheiro. Nos comentários desse post também tem mais um monte de sugestões.
17 comentários
O mundo seria muito melhor se mais gente fizesse terapia. Aliás, quem mais precisa é que não faz…
Sua maravilhosa! Obrigada por esse post. Faço há um ano e amo de paixão. Também gostaria de ter começado mais cedo. Seria incrível se todos pudessem fazer e se dedicarem a si mesmos com um pouco mais de carinho.
E a melhor parte é que é possível fazer terapia com preços acessíveis ou até de graça em universidades. Só amor.
Acredito que nos tempos que estamos vivendo fazer terapia, ter acesso a um psicologo deveria ser um direito básico e acessivel a todos
Assino embaixo no que tu disse e no que a Estela KB também!
Terapia e comunicação vão mudar o mundo! hahaha
Outro ponto importante é o terapeuta: tem que ser amor. Tem várias linhas de pesquisa, e a gente pode não se adaptar à primeira que escolheu. Se não está dando certo ou não se sente tão à vontade, é bom trocar de linha pra ver. =)
É muito importante que vocês, influenciadoras, se pronunciem sobre esse assunto tão delicado. Parabéns!
Nossa… acabei de sair da terapia e me deparei com esse post! Coisas da “vida”, né?! rsrs Fiz terapia durante anos e parei por um tempo, agora voltei há mais ou menos 1 ano, e tudo que você disse é a mais pura verdade. Me sinto tão bem quando saio de lá, mais leve, sabe! Gente, façam terapia!!!
Oi Sá!!!
Também faço terapia há alguns anos e gosto muito!
Ainda tem gente que julga e que fica achando que a gente está querendo fazer coisas extremas com nossa própria vida, mas meu, isso nem sempre é verdade!
Eu, por exemplo, decidi entrar na terapia por me cobrar demais. Mas é demais mesmo!
Quando eu fiz 25 anos eu surtei porque eu não tinha conquistado minha independência financeira, não tinha casado (eu nem namorava), não tinha minha casa própria, não tinha os filhos que eu queria… enfim, eu não tinha conquistado a vida que eu achava que eu tinha obrigação de ter aos 25. Oh que louca!
Gostei muito de ler seu relato.
Beijos Sá ??
Que post necessário e maravilhoso! Faço terapia há mais de 20 anos. Sei que, se não sou a pessoa que mais sofreu na vida no Brasil, estou entre as dez que mais sofreram. Minha história de superação (que virou case e artigo internacional) só foi possível por causa da terapia! Há Universidades, institutos e igrejas que oferecem terapia por valores baixos ou, até mesmo, gratuitamente. Acho que todos poderiam se beneficiar.
P.S.: Que cachorrinha fofa!
Nossa, me identifiquei super com seu relato. Também levei um tempão pra criar coragem e começar a fazer análise. Hoje vejo que foi a melhor coisa que eu poderia ter feito por mim.
[…] saia midi! – Como economizar dinheiro em 10 dicas rápidas e eficientes – 3 coisas que aprendi fazendo terapia – Cardigan sexy, a tendência que viralizou! – O evento de lançamento da coleção […]
Eu amei sua postagem, tem toda razão e tb super curti seu quadro, segue o baile.
Como psicóloga e leitora do blog fico super, super feliz em ler esse relato! Ainda existe muita resistência e/ou preconceito em procurar ajuda e cada vez que alguém vem e diz que tem se beneficiado com a terapia é uma forma de mostrar que os seus (os nossos) sentimentos não devem ser minimizados. Parabéns e obrigada Sabrina!
Concordo integralmente com tudo que falou!
Principalmente na parte do nenhum problema é bobo… eu ficava pensando nas crianças passando fome, nas pessoas em estado terminal, e achando que os meus problemas não eram tão problemas assim. Mas depois que comecei a fazer terapia, descobri exatamente o que vc falou, que não existe problema bobo ou menos importante.
O suspiro de alívio depois de uma sessão é maravilhoso!!!
Oi menina diva!
Que bom que finalmente tirou estas coisas da cabeça. Realmente se cuidar é o que é de mais importante em tudo.
Muitas vezes nos enxergamos como bichinhos de outros mundos por questões infinitas e na maioria das vezes todos somos assim, é uma coisa normal em toda população da terra, em diversas localidades do mundo.
A diferença está em quem se incomoda a tal ponto e tem a coragem de romper esta barreira e ver o que é isto.
Também já fiz terapia e conheço muita gente boa que fez e considero elas equilibradas e muito interessantes.
A palavra terapia vem do Grego Therapeía = Tratamento.
Tenho muitos clientes que falam que meus cursos ou consultas de Tarot são equivalentes a uma boa terapia. Eles acabam se redescobrindo, alguns afirmam que sou outra fulana de tal, uma antes e outra depois do Tarot.
Apaixonada por suas dicas.
Beijão
[…] Veja também: 3 coisas que aprendi fazendo terapia. […]
Foi muito bom vc falar disso aqui. Isso encoraja outras pessoas a falar sobre isso, vamos nos humanizando e tornando natural a necessidade de ajuda