Opa, opa! Hoje venho com uma resenha definitiva sobre o Cuticle Remover – ou Água Emoliente – da Mavala! Tá lembrada que comentei minhas primeiras impressões sobre ela por aqui? Cola comigo para entender melhor esse produto e saber se funciona ou não!
Água Emoliente Mavala
Antes de apresentar o item em si, é preciso comentar sobre a filosofia da Mavala. A marca é Suíça – portanto, europeia, terra em que não se costuma tirar as cutículas, como fazem as brasileiras. Por isso, os produtos para cuidados com essa região preveem que ela deve ser apenas empurrada.
E nada de espátula de metal que é super comum por aqui! A Mavala defende que ela danifica a matriz da unha. Isso causaria o crescimento de unhas estriadas e irregulares, segundo a marca. Ou seja, é uma outra maneira de enxergar o processo de manicure!
Dentro disso, entra a Água Emoliente Mavala, descrita como um removedor de cutículas. Aqui vai o que a marca diz sobre o produto:
Sua fórmula tixotrópica amolece as cutículas de maneira que elas sejam empurradas cuidadosamente, para a remoção da pele morta – tudo em uma única aplicação. Forma um contorno de unha limpo e uniforme. Possui agente alcalino, sendo assim, trata-se de um produto com pH elevado.
A apresentação é em frasquinho com 10 ml, que acompanha um mini palito de unha. A minha veio sem o utensílio porque é uma espécie de amostra grátis mais generosa, com 5 ml, que ganhei.
Diferentemente de outros removedores de cutículas, como o Instant Cuticle Remover, da Sally Hansen (que, inclusive, amo), a Água Emoliente é aplicada com pincel no contorno das cutículas. A aparência do conteúdo é leitosa e é bom não mexer muito as mãos quando for colocado, pois tende a escorrer.
A recomendação da Mavala é deixar o produto agir por 1 minuto e então, delicadamente, remover a cutícula utilizando um acessório de madeira ou plástico, nunca de metal.
E funciona mesmo?
Agora atenção ao meu QUADRO ESQUEMÁTICO aqui de cima. Na primeira foto, você minha minha cutícula ressecada e já em processo de crescimento (o antes). Ao lado, a região com Água Emoliente aplicada em todo o contorno. Na terceira imagem (à esquerda), está minha cutícula logo depois de empurrada com cuidado e já sem o produto. Antes de cortar pra última foto, minha consideração:
Eu tenho MUITA cutícula. Ela cresce que nem mato e é daquelas que adoram grudar na unha, saca? Em geral, é difícil soltá-la. Sempre preciso de paciência para isso. Com o Cuticle Remover, o processo se torna um pouco mais rápido. A impressão é de que a pele fica mais pronta para ser empurrada.
No entanto, a cutícula continua existindo. Ela não “derrete”, só fica mais mole. E aí é inevitável usar um alicate para finalizar o serviço! De fato, como pode ver na quarta foto, a aparência fica excelente depois. Inclusive, consigo até tirar a cutícula por inteiro quando uso a Água Emoliente!
Resumindo. Se você é como eu, que remove as cutículas, vai ter no produto um aliado para a hora da manicure, não uma solução que suma com a pele excedente. Agora, se você é uma Mavala-girl-europeia-podre-de-chic que chegou na evolução espiritual de só empurrar, pode ser que seja mais jogo investir num desses. Desculpa a resenha enorme, mas era muita coisa pra ponderar.
Fórmula e onde comprar
A Água Emoliente Mavala está à venda na Época Cosméticos por R$ 64,00 (20% off).
6 comentários
Eu não entendi esse produto..quando vc empurra parte da cutícula se desprende sozinha ou funciona apenas como hidratante?
Também não entendi
Não quero ser grosseira, mas a Thais escreveu com detalhes: “No entanto, a cutícula continua existindo. Ela não “derrete”, só fica mais mole. E aí é inevitável usar um alicate para finalizar o serviço!”
Sim, Polyana, e daí? Não dá para saber se é porque ela disse que a cutícula dela é grossa ou se é isso que o produto se propõe. Se ele tira ou pouco ou não tira nada..
Ele tira a cutícula ou nao? Posso usar o alicate com esse produto? Ta confuso!!
Eu uso o removedor da Sally Hansen e amo! Mas estou com dificuldade de achar. Esse se compara com ele?