Sou uma eterna entusiasta do Rio de Janeiro – acho uma das cidades mais lindas do Brasil! Sei que ela não passa por um bom momento já tem muito tempo (e que a situação se agravou muito mais recentemente) – e isso me deixa triste, sim… Mas tenho muita experiência boa relacionada à cidade também.
Ah, para quem gosta de posts sobre viagem, é bom lembrar que a gente tem uma seção só sobre isso por aqui!
Recentemente, passei quatro dias lá com alguns amigos. A gente foi assistir o The National, que tocou no Circo Voador (até encontrei algumas leitoras cariocas por lá!). E aí, claro, aproveitamos pra passear pela cidade – várias meninas me mandaram mensagens pedindo dicas, então aqui estão elas!
Claro, se você gosta de praia, o Rio é um prato cheio – eu nem incluí no roteiro porque 1) essa é uma parte mais óbvia mesmo e 2) conheço pouco das praias da cidade! Ah, também exclui alguns pontos mais famosos – bondinho do Pão de Açúcar, por exemplo. Como já conhecíamos, acabamos não indo dessa vez. Mas recomendo também!
O que fazer no Rio de Janeiro: visitar o Parque Lage
Sempre via fotos desse parque no Instagram e achava lindo! E é mesmo, eu adorei! Mas infelizmente só vi a parte de fora – a parte que fica pra dentro dessa construção estava fechada no dia por falta de pagamento da conta de luz (sim!).
O que fazer no Rio de Janeiro: Mirante Dona Marta
O Rio tem vários mirantes e lugares em que você pode observar a cidade do alto. Um deles é o Mirante Dona Marta, que fica no mesmo caminho do Cristo Redentor. Então, se você estiver indo até ele, pode parar no caminho pra conhecer esse mirante também. Achei a vista maravilhosa e fiquei feliz de termos ido num dia tão bonito!
Ah, na hora de voltar, se estiver de Uber como a gente, talvez você precise de um pouquinho de paciência. O mirante tem acesso fácil, mas em geral os carros que circulam por lá estão indo ou voltando pra buscar alguém mesmo – logo, é possível que você tenha que esperar uns 15 ou 20 minutos. Ou pegar um táxi mesmo, lá em cima tem vários.
O que fazer no Rio de Janeiro: dar uma volta pelo Centro
No sábado de manhã, aproveitamos pra dar uma volta pelo Centro da cidade. Fomos até o Museu do Amanhã, que tem uma arquitetura incrível! Como tínhamos pouco tempo, só demos uma volta por ali e em seguida fomos até o CCBB, que fica bem próximo, porque tinha uma exposição lá que eu queria muito ver. E era mesmo incrível, sobre alguns artistas contemporâneos africanos – infelizmente ela saiu de cartaz, mas acho que sempre deve ter coisas interessantes por lá.
A famosa igreja da Candelária fica a poucos passos dali, então também vale a pena visitar – e é realmente maravilhosa.
O que fazer no Rio de Janeiro: ver o pôr do sol
Quando a hora do pôr do sol se aproxima, muita gente se reúne em dois pontos clássicos da cidade: a Mureta da Urca e a pedra do Arpoador. A gente deu sorte de conseguir ver um fim de dia em cada um deles – e os dois foram lindos! Na Mureta, o clima é super tranquilo, dá para pegar uma cerveja ali no Bar Urca (o pastel de camarão também é muito bom) e ficar batendo papo por ali.
Já no Arpoador o clima é mais de praia mesmo – tanto que ficamos um tempo por ali à tarde e depois fomos direto ver o pôr do sol na pedra. E estava lindo, recomendo também!
O que fazer no Rio de Janeiro: dar uma volta por Santa Teresa
Um dos bairros mais antigos do Rio – e também um dos mais charmosos! As ruas tem os trilhos do bondinho no meio (ele circula ainda, mas infelizmente não tivemos tempo de pegar) e são cheias de casas enormes e antigas. Fomos até lá pra almoçar depois do Mirante – fomos no Armazém São Thiago, que tem bem aquela vibe de bar antigo (já que é mesmo).
Adorei a região, apesar de ter explorado pouco. Queria ter ido no Parque das Ruínas e Escadaria Selaron, que ficam por ali, mas não deu. Fica pra próxima!
Onde ficar e como se locomover
Nós ficamos no Zii Hotel*, que fica em Botafogo. É um hotel funcional, novo, com decoração moderninha e localização boa. Ali em volta tem várias opções de bares e restaurantes, além de farmácias, supermercados e etc. Além disso, ali da rua do hotel mesmo dá para ver dois cartões postais do Rio: o Cristo Redentor de um lado e o Pão de Açúcar do outro.
Como estávamos em quatro pessoas, a gente se locomoveu durante esses dias de Uber mesmo – nenhuma das distâncias era muito longa, então foi tudo ok. Até pra chegar do aeroporto é bem rápido (do Santos Dumont, no caso).
Pra reservar hotéis em qualquer lugar do mundo, eu sempre uso o Booking.com, que é super prático e nunca tive problemas. E quem reservar usando esse link aqui ainda ganha R$ 50 de desconto em estadias.
* A estadia no Zii Hotel foi uma parceria com o blog.
11 comentários
Ahh, Rio <3
Adorei as dicas, vou ao rio em breve, o post veio a calhar! Adoro sua redação, Marina! Beijos!
Ah, Marina, como sempre, suas fotos são divinas! Já te pedi uma vez faz um tempo, mas vou pedir de novo (cara de pau rs): dá umas dicas de fotografia pra gente!
bjos
Puxa, muito obrigada <3 fico super feliz e sempre tento melhorar! Mas anotei a sugestão pra um post futuro!
Cada llugar mais lindo que o outro
quero muito conhecer o Rio
Pirei nesse cafe da manha kkkk
beuhis
Meu maio no Rio está quase garantido, rs, rs! Oremos para que eu possa ir !
Faltou o sítio burle marx, Marina rs
Faltou muita coisa hehe, mas como comentei, eu tinha pouco tempo, não dá pra ver tudo
fotos lindas, adorei as dicas!!
Tenho muita vontade de conhecer o Rio, mas na atual situação vou esperar mais um pouco… quem sabe a poeira baixa!
Por enquanto vou conhecendo o Brasil a fora…
[…] O que fazer no Rio de Janeiro: cinco sugestões incríveis […]