Cabelos

Shampoo sólido: o que é, onde vive, do que se alimenta?

04/03/2018

* Post atualizado em maio de 2020.

shampoo sólido

Sempre que cito shampoo sólido aqui no blog (ou até lá no YouTube), muita gente me pergunta a respeito. Perguntei se vocês queriam que eu falasse mais sobre o assunto e várias pessoas disseram que sim – então tá aqui o post!

Shampoo sólido: os que eu conheço

Olha, até hoje já testei três tipos de shampoo sólido. No caso, são os que vou mostrar aqui hoje. Acho que não existe nenhum outro além desses, mas estamos sempre aí, atentas para novas invenções e novidades haha. Por enquanto, os que já usei foram esses:

shampoo sólido

Shampoo sólido Morte Súbita, Lola Cosmetics

Como vocês podem ver, esse é o único que não vem no formato de ‘sabonete’. Ele tem uma textura firme e mais arenosa, com grãozinhos de açúcar. Ele serve para uma limpeza um pouco mais profunda nos fios (como um antirresíduos) ou para usar depois de química/coloração. Tem um cheiro delícia, faz bastante espuma e limpa super bem os fios. A resenha completa dele está aqui.

Shampoo sólido Lush

É o branquinho na foto, redondo. O shampoo sólido da Lush é o que conheço melhor e mais uso – tanto que já resenhei muitos aqui no blog. Amo real, nunca fico sem – é meu fiel parceiro de viagens. A fórmula dele tem sulfato e ele funciona exatamente como um shampoo tradicional, só que em formato de sabonete.

Para usar, é só molhar o couro cabeludo e esfregar levemente a barra. Ele começa a fazer espuma em seguida, exatamente como um shampoo líquido. Dura muito (segundo a Lush, o mesmo que 750 ml de shampoo líquido – e eu acho que é por aí mesmo), tem vários tipos diferentes e acho maravilhoso.

Infelizmente não tem mais Lush por aqui :(. Quem quiser pode se aventurar nas compras internacionais porque o site inglês entrega aqui. Os shampoos custam cerca de 9 libras (+ 9 libras de frete pra cá).

Shampoo sólido Trópica Botânica

Já o shampoo sólido da Trópica Botânica tem o formato parecido (ele vem numa barra grande, eu que cortei em pedacinhos menores para facilitar), mas fórmula diferente. Ele não tem sulfato, que é o ‘detergente’ responsável por remover componentes como silicones dos fios, por exemplo. O que faz dele um shampoo muito mais suave para os fios. Ele é indicado para quem faz técnicas como low poo e no poo – e também pode tranquilamente ser usado por quem está com os fios ressecados, danificados.

Ele faz uma limpeza gentil nos fios e faz bem pouquinha espuma. Justamente por causa disso, se você for usar, é importante lembrar de se adaptar a ele. Não adianta usar cremes ou finalizadores com silicone, por exemplo, pois o shampoo não vai removê-los, e eles vão se acumulando no cabelo deixando aspecto pesado. É para quem busca uma forma mais natural de limpar os fios – eu fiz uma experiência de algumas semanas usando ele e curti bastante.

Shampoo sólido: em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá, tá tendo vídeo três vezes por semana.

você pode gostar também destes posts

24 comentários

  • responder Júlia 04/03/2018 às 15:12

    Na verdade, quem faz no poo não usa shampoo, por isso o nome “não poo/não shampoo”. Ou seja, quem faz no poo não pode usar nem esse shampoo sólido, nem qualquer outro shampoo.
    Quem faz low poo (“pouco poo/pouco shampoo”) pode usar shampoos liberados.
    E não tem como alguém fazer low poo e no poo. Ou a pessoa faz um, ou faz outro.
    Outra coisa importante, quem faz no poo ou low poo não pode usar sulfatos e petrolatos; silicones são liberados para as técnicas. Mas quem faz no poo só pode usar silicones solúveis em água e quem faz low poo pode usar solúveis e insolúveis.
    Portanto, se a pessoa faz low, e o shampoo é liberado para low, ela pode sim usar cremes e finalizadores cheios de silicone se quiser.
    Uma última coisa, seria interessante colocar a composição do shampoo para as pessoas confirmarem se ele é mesmo liberado para quem faz low poo porque não dá para confiar no que as marcas falam. É fundamental ler as composições antes de comprar produtos se a pessoa faz no poo ou low poo.
    Faço no e estudo muito sobre o assunto, por isso te corrigi. Espero que não se ofenda.

  • responder Links da Semana: como fazer amigos na vida adulta? - Lu Ferreira | Chata de Galocha 04/03/2018 às 23:52

    […] – Shampoo sólido: o que é, onde vive, do que se alimenta? […]

  • responder Andressa 05/03/2018 às 00:40

    Tem mta gente fazendo shampoos e condicionadores em barra de forma mais natural e sem aditivos quimicos. No insta @umanosemlixo ela indica alguns, como a @fefapimentanatural e a @ewealquimias. Achei interessante citar pra ver como existem mto mais alternativas no mercado..

    • responder Marina Fabri 05/03/2018 às 10:13

      Sim, são todas propostas parecidas com o da Trópica Botânica, fazem parte da mesma categoria, voltados para quem não usa sulfatos.

  • responder aline 05/03/2018 às 02:15

    aqui no RJ tem uma moça chamada Fefa Pimenta q vende xampus solidos maravilhosos, de mesmo nome. Vale muito a pena!

  • responder Cris 05/03/2018 às 09:36

    Olá, a coiffer tb tem o limpante capilar da técnica low poo… ?

  • responder Manu Toniazzo 05/03/2018 às 09:46

    Experimentei os da Lush por influência dos teus posts e não me arrependi… continuam como meus preferidos, mesmo depois de uma obsessão em encontrar shampoos sólidos de outras marcas (e mais em conta, rsrs). Nessa busca conheci uma saboaria da qual me tornei fã também e recomendo: https://www.sementesdegaiasaboaria.com/ . Já fiz algumas compras por lá e até agora gostei de tudo.

  • responder Lola 05/03/2018 às 10:43

    Aeeeeee finalmente um sem sulfato! Sempre que você fala dos shampoos sólidos da Lush, nos vídeos de viagens por exemplo, eu quero comprar. Até ia comprar quando fui pra SP, procurei no site antes pra escolher um mas vi que todos têm sulfato, tenho cabelo cacheado e só uso produtos liberados, aí não rola!
    Agora simmm vou comprar um pra próxima viagem, esse da Trópica Botânica 😀

  • responder Lola 05/03/2018 às 10:43

    Aeeeeee finalmente um sem sulfatos! Sempre que você fala dos shampoos sólidos da Lush, nos vídeos de viagens por exemplo, eu quero comprar. Até ia comprar quando fui pra SP, procurei no site antes pra escolher um mas vi que todos têm sulfato, tenho cabelo cacheado e só uso produtos liberados, aí não rola!
    Agora simmm vou comprar um pra próxima viagem, esse da Trópica Botânica 😀

  • responder Links da semana: como fazer amigos na via adulta? - Lu Ferreira | Chata de Galocha! 05/03/2018 às 14:38

    […] – Shampoo sólido: o que é, onde vive, do que se alimenta? […]

  • responder maurine 05/03/2018 às 15:01

    ” Ele serve para uma limpeza um pouco mais profunda nos fios (como um antirresíduos) ou para usar depois de química/coloração. ” Amora, n se deve usar nenhum tipo de esfoliante no couro cabeludo uma semana antes ou uma semana depois da quimica ou coloração, especialmente em quem tem couro cabeludo sensivel(reforçando aqui- especialmente, mas n só) .Químicas e colorações podem sensibilizar o couro mesmo que minimamente e, vc vai lá e esfolia achando q está tudo bem e acabar sensibilizando mais o couro. Especialmente usuarias de hidróxidos como hidroxido de guanidina, de sódio, lithium e “cálcio” que são bem irritantes a pele do couro cabeludo. (pq tou colocando cálcio entre aspas: pq o hidroxido de calcio sozinho n alisa, ele precisa ser “aditivado ” com outra coisa, a forma mais comum é se misturar com hidróxido de sódio ou carbonato de guanidina, formando a famosa guanidina.Mas…tem salões que juram que usam “hidróxido de cálcio” no relaxamento das clientes e como a galera n sabe disso, acha q de fato tem só hidróxido de cálcio lá. Enfim….se eu falar só sódio, guanidina e afins, a galera que faz relaxamento com “hidróxido de cálcio” vai achar q n é com elas. rs)

    • responder Marina Fabri 05/03/2018 às 15:11

      Essa sugestão de uso é da própria empresa, não fui eu que inventei, e pra uma empresa colocar essa informação no rótulo, o produto precisa ser testado para aquela função pela Anvisa antes de ser aprovado para produção/venda 🙂 tenho usado nas últimas semanas e não tive problema algum de couro cabeludo sensível.

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 05/03/2018 às 15:13

    Olha nunca testei, mais confesso que fiquei curiosa para testar, porem da impressão que deixa cabelo ressecado rsrrss, pensei na praticidade para carregar em viagen
    beijos lindona

  • responder Márcia Daniella 06/03/2018 às 15:44

    Sou apaixonada pelos sólidos da Lush. Já tive quatro, todos ótimos <3

  • responder Links da semana – Paula Toledo 06/03/2018 às 17:03

    […] Shampoo sólido: O que é, onde vive e do que se […]

  • responder Mari 07/03/2018 às 12:13

    Comprei o da Lush pela sua sugestão e estou gostando bastante. Eu preferia q não tivesse sulfato, por isso demorei mais p comprar, mas aí uso qdo o cabelo está mais oleoso.

    Como vc já usou vários, vc tem alguma dica pro shampoo não ficar grudando na latinha? eu tento não guardar cheio de agua, mas msm assim ele está meio umido… eu tenho q ficar batendo a latinha qdo vou usar pra ele soltar

  • responder Claudia 08/03/2018 às 01:07

    Thaís, tem uma lojinha de chás e produtos naturais na rua comendador macedo, no centro, chamada Chá & Arte, vi xampu sólido em barra lá esses tempos, o preço era razoável mas eu não trouxe, acho q vou lá procurar de novo.

    • responder Claudia 08/03/2018 às 01:12

      Ops… Marina.

  • responder Núbia Moraes 08/03/2018 às 07:24

    Tambem achei que faltou foto dos componentes da fórmula, mas gostei sim do Post!

  • responder Ivania 15/03/2018 às 15:55

    Adoro os produtos da Semente de Gaia! Também gostei de todos os shampoos sólidos que comprei. Marina, vale a pena visitar também o site da Fefa Pimenta e da Jaci Natural. Os produtos são incríveis! Cremes, finalizares…óleo fácil…tudo muito bacana =)

  • responder Produtos veganos para os cabelos: veja algumas indicações 05/05/2018 às 18:03

    […] por aqui, acho ótimo, prático, dura muuuuito e ainda dispensa embalagem de plástico, que tal? Aqui já falei tudo sobre como usar shampoo sólido. Ah, importante: nem todos os shampoos sólidos da Lush são veganos, mas esse aí em específico, o […]

  • responder Shampoo e condicionador sólidos: testei as versões em barra da Bob 12/10/2020 às 09:59

    […] Por mais que agora esse tipo de produto esteja mais em alta, eu já falo de shampoo e condicionador sólidos há muitos anos por aqui. Sempre levo para viagens, pois levo pouca bagagem (e levar uma versão sólida do shampoo significa que não preciso levar mais um frasco). Já fiz também por aqui um post em que explico as diferenças entre os shampoos em barra que eu con…. […]

  • deixe um comentário