Voltei, voltei com mais dicas literárias – dessa vez, são cinco livros com histórias reais, ou seja, de não ficção! Ultimamente bastante gente tem vindo me dizer que leu alguma coisa que eu indiquei e curtiu – fico muito feliz, sério! <3
Livros com histórias reais que eu amei ler
Ligeiramente fora de foco, Robert Capa: é uma autobiografia do fotógrafo húngaro – ele ficou famoso pelas fotos de guerra e nesse livro ele conta sobre a época da Segunda Guerra Mundial. Diferente do que provavelmente você pensou, esse livro é MUITO divertido apesar do tema pesado – Capa era um ótimo contador de histórias e é impossível não gostar dele e das confusões em que ele se metia. A edição também é linda e cheia de fotos dele. Imperdível, sério (se eu conseguir convencer UMA pessoa a ler esse, já fico felizona).
É isso que eu faço – uma vida de amor e guerra, Lynsey Addario: esse já indiquei por aqui, cês lembram? É um livro escrito por uma fotojornalista americana que também cobriu várias guerras, conflitos e outros problemas ao redor do mundo. Um livro incrível, daquele tipo que você não consegue largar – recomendo muito!
Aprendiz de cozinheiro, Bob Spitz: para quem não curte nada relacionado a guerras, esse livro do Bob Spitz é muito legal – é sobre como o autor estava se sentindo perdido depois de completar 50 anos, se divorciar e terminar um grande projeto profissional – ele resolve largar tudo pra aprender a cozinhar na Europa e o livro é o relato (bem divertido) da experiência dele.
Vozes de Tchernobil, Svetlana Aleksiévich: a autora (que ganhou o Nobel de literatura, inclusive) é natural da Bielorrússia, bem pertinho de onde aconteceu o desastre nuclear de Tchernobil, em 1986. Nesse livro, ela conta toda a história da tragédia por meio de histórias de quem estava lá e viveu os acontecimentos. É um livro triste, bem triste… Mas é super interessante justamente porque em geral a gente só meio que sabe o que houve, e ela conta como as pessoas de lá lidaram com isso.
Um de nós, Asne Seierstad: quem gosta de livros de não-ficção talvez conheça o nome dessa escritora – foi ela que escreveu O Livreiro de Cabul, que ficou bem famoso há alguns anos. E como ela é norueguesa, agora ela resolveu contar a história do maior ataque terrorista da história do seu país, que aconteceu em 2011, e no qual 77 pessoas morreram. Um livro super interessante!
Versão em vídeo
E, é claro, sempre é bom lembrar: se você ainda não é inscrita ou não acompanha nosso canal no Youtube, por favor corre lá e se inscreve, assiste e manda para as amigas! Temos postado muita coisa legal e adoro ler e responder os comentários, então vamos conversar por lá também? Inclusive, estamos perto dos 60 mil inscritos, #ajudanóis!
22 comentários
oii.. eu sei que não tem absolutamente nada a ver com o post mas to apaixonada pelo tom do seu cabelo.. rs
Você sempre só descoloriu para chegar nesse tom?
Eu já sou loira, mas meu cabelo nao é só descolorido, mas ele nunca fica no tom que eu quero e eu amei o seu!
Obrigada e desculpe o comentario fora de contexto.. rs
Sim, ele é só descolorido. Aqui tem um post sobre esse assunto – https://www.coisasdediva.com.br/2016/07/tudo-sobre-meu-cabelo/. Beijos!
ótimas dicas!
comprei o kindle a pouco tempo e fiz o plano ilimitado. mas me arrependi, nao acho livros interessantes.
Você acha que vale a pena?
sugestão: vocês poderiam fazer um post indicando livros que estejam no plano unlimited.
Beijos! Adoro o blog!
Que legal! Curti as indicações, deu vontade de ler alguns deles!
Adorei o post, Marina!
Pode voltar mais vezes com essas dicas de livros!!
Bjs 😉
A livro da Addario vai virar filme num projeto de Steven Spielberg e protagonizado por Jennifer Lawrence, me interessei no primeiro pois adoro IIGM certamente lerei…. e o da Chernobyl acho facinante como os eslavos em geral sao um povo forte e quase nunca ouvido…. vou comprar os dois ja pra aproveitar no carnaval
Aprendiz de cozinheiro está na minha listinha de desejo de próximas leituras
Tb adorei o aprendiz de cozinheiro… achei uma leitura leve e divertida mesmo…
Marina, adoro seus comentários literários, amo ler!! Queria te pedir umas dicas legais de livros com autores brasileiros! Beijos!
Gosto do Milton Hatoum e Daniel Galera. Bjs!
Não foi meu comentário!
Vamos tentar de novo:
Gostei das indicações! Vou atrás de algumas!
Eu gosto muito de dois livros chineses: “As Boas Mulheres da China” e “Cisnes Selvagens”. O primeiro foi escrito por uma jornalista, reune várias histórias de mulheres chinesas e relata como é difícil ser mulher em um país tão diferente do nosso.
E Cisnes Selgavens complementa: conta a história de 3 gerações de mulheres: a avó, que foi concubina; a mãe, que fez parte da Revolução Chinesa, e a filha, que é o resultado de tudo isso.
Maravilhosos!
Cisnes selvagens e mullheres da China sao otimos… gosto mais de Cisnes… tudo nomlivro impressiona, o ocorrido, a epoca e politicas, personalidsdes…. eu ja li mais de 1x
Oba, gostei dos dois 🙂
AMO suas dicas de livro, Marina! E gostei muito do vídeo! A ideia de fazer pequenos resumos e nos contar é ótima!
Estou lendo uma indicação sua, A filha perdida (Elena Ferrante).
Fiquei encantada por esse Aprendiz de Cozinheiro. Esses dias mesmo tava perguntando no twitter sobre livros que tenham culinária, cozinha e afins como pano de fundo. Eu uso muito a ~gastronomia~ como terapia, sabe? Perdi o emprego recentemente e tô muito em uma vibe de cozinhar e ler sobre isso.
Eu nao tenho kindle, mas tenho um kobo que amo do fundo do coração <3
Adoro esse tipo de post/vídeo seu, Marina!
Beijão!
Se vocês ainda não LERAM Persépolis, da Marjane Satrapi, corram (“leram”, porque muita gente viu o filme mas não leu o livro, mais completinho e maravilhoso). Tem em qualquer livraria.
Se gostarem, aproveitem para ler Bordados, da mesma autora (em Português só achei na Amazon).
Marina, já leu Muito longe de casa, do Ishmael Beah? É relato sobre a vida do autor como menino-soldado na guerra civil da Serra Leoa. É muito bonito, apesar de angustiante e de partir o coração. Dá uma procurada. Não sei se é teu tipo de livro, mas acho que vale a pena pra todo mundo.
Nossa! Que boa surpresa ver Ligeiramente Fora de Foco por aqui! É um livro sensacional! Já que gostou desse, vc PRECISA ler “Um Diário Russo” do proprio Robert Cappa com o John Steinbeck. Está esgotado, mas procure em sebos! Vale muito a pena! Bjo!
Já tinha visto o vídeo e já comecei a ler Vozes de Tchernobil por tua causa.
Ele já tava na lista porque tinha visto várias recomendações, mas passou pra frente depois da recomendação.
E já baixei o Um de nós no Kindle também! Mas confesso que quero ler todos!
Adoro tuas dicas!
Eu costumo gostar mais de ficção pq sou apaixonada por peronagens hahaha mas fiquei interessada em alguns, principalmente o primeiro , ligeiramente fora de foco
Adoro suas recomendações de livros, sempre vejo com carinho e anoto os que mais me interessaram! 😉
Marina, adorei suas indicações!! Eu pesquiso guerras e desastres antropológicos, e os livros que vc indicou estão muito dentro dos assuntos que abordo – tirando o da cozinha, claro. Vou procurá-los o quanto antes!!!