Quem me segue lá no meu Insta pessoal (@thaismarques86) deve ter visto que fiz minhas primeiras – e únicas, por enquanto – tatuagens no ano passado! Coloquei uma âncora e um coração entre o calcanhar e o tornozelo de cada pé com um tatuador brasileiro que estava atendendo em Dublin (Bimbo Ink).
Foto ~artística dos meus bebês! <3
Na época, a orientação dele foi aplicar Bepantol – por sorte, levei minha bisnaguinha do Brasil e usei todo santo dia, no começo até mais de uma vez por dia. Tudo cicatrizou nos conformes e eu fiquei satisfeita.
Continuei com ele mesmo até ver uma dica dada pela Lara Nesteruk no Snapchat: Aquaphor para tatuagens! Coincidentemente, o produto, que antes era vendido apenas em outros países, chegou ao Brasil na mesma época (nesse post, a Marina fala dos benefícios para a pele ressecada).
Já tava toda agitada querendo garantir o meu e acabei descolando uma versão mini da fórmula gringa – cujo nome na embalagem é apenas Aquaphor; por aqui, está escrito Eucerin Aquaphor (o fabricante de ambas as versões é o mesmo). Tratei de começar a usar pra ver qual era!
Mas o resultado nas tatuagens já cicatrizadas eu conto no fim do post para vocês. Percebi que, apesar de o Aquaphor ser amplamente recomendado pelos tatuadores (em especial no exterior), ainda existem várias dúvidas a respeito. É por isso que fiz uma super pesquisa que quero compartilhar!
Aquaphor para tatuagens – perguntas e respostas!
Comparativo entre as embalagens do Aquaphor vendido no Brasil e o gringo (50 g)
O que é o Aquaphor e para quê ele serve?
O Aquaphor é uma pomada indicada para a pele extremamente seca que promete restaurar sua versão mais macia e saudável.
Qual é a fórmula do produto?
A composição contém poucos ingredientes. Na versão brasileira, são:
Ingredientes: Paraffinum Liquidum, Cera Microcristallina, Ceresin, Lanolin Alcohol, Panthenol, Glycerin, Bisabolol
Já na versão gringa, a fórmula é levemente diferente:
Active ingredient: Petrolatum (41%) – Skin protectant
Inactive ingredients: Mineral Oil, Ceresin, Lanolin Alcohol, Panthenol, Glycerin, Bisabolol
Muitas pessoas torcem o nariz para cosméticos com derivados de petróleo na composição. A afirmação mais recorrente é a de que eles apenas dão a sensação de pele mais hidratada, mas que na verdade não possuem poder hidratante. Pelo que já estudei, o que acontece é que tais produtos formam uma espécie de filme protetor sobre a pele, retendo a umidade do próprio organismo.
O tema é super polêmico por outras razões também. Há quem ache antinatural passar algo que vem do petróleo na pele, por exemplo. Eu, pessoalmente, não ligo para nada disso – o mercado possui opções diversas e sempre vou querer testar e escolher a que melhor se encaixa para mim. No caso do Aquaphor para tatuagens (o gringo), está sendo tão bom quanto esperava – mas, mais uma vez, já chego lá.
Aqui tem um texto muito interessante escrito por um farmacêutico a respeito dos derivados de petróleo na indústria cosmética. Baseio uma parte do texto a seguir no que está escrito lá.
O que muda da fórmula brasileira para a gringa?
Assinalei acima em negrito o que se mantém entre as duas composições e em itálico aquilo que muda. Na versão brasileira, o ingrediente número um é a parafina líquida (= óleo mineral, que está descrito em segundo lugar na fórmula gringa). Depois, vem a cera microcristalina. Já o petrolato, ou vaselina, é o principal composto na formulação gringa.
Basicamente, esses 3 ingredientes principais são derivados do petróleo. O que muda mais expressivamente a fórmula gringa é que são 41% de vaselina, substituída por parafina líquida (ou óleo mineral) na composição brasileira – sem uma determinação de quantidade.
De acordo com a minha pesquisa, a vaselina (petrolato) apresenta maior potencial hidratante para a pele seca quando comparada ao óleo mineral (parafina líquida) em estudos disponíveis na literatura científica. Isso quer dizer que a substituição dela como ingrediente principal na versão brasileira pode mudar a forma de ação do produto numa comparação com a versão gringa. Atenção! Eu disse PODE, porque na prática não vi muita diferença entre um e outro (usei o da Marina certa feita).
Aquaphor é igual Vasenol?
Não. A versão vendida lá fora do Aquaphor possui 41% de vaselina, enquanto a geleia feita pela Vasenol é 100% vaselina. Além disso, existem os ingredientes extras no Aquaphor, que incluem o pantenol, um bom agente para a regeneração da pele. Na versão brasileira, não há vaselina.
E o Aquaphor para tatuagens?
Comparação de antes e depois do Aquaphor (a tatuagem não entortou, eu que mudei de posição)
Finalmente, né! hahahaha Dito tudo isso, vou comentar da minha experiência. A região onde tenho minhas tatuagens é de uma pele bastante fina, seca e suscetível a agressões (meias, botas, raspões não-intencionais…). Como falei anteriormente, não usei o Aquaphor quando elas estavam recém-feitas, apenas agora por fins de manutenção do desenho, então não sei dizer se ele ajuda na cicatrização.
Os tatuadores dizem que sim, que é bacana usar o produto assim que bandagem plástica é retirada. A própria Lara usou o gringo e gostou – na minha próxima, vou tentar e aí atualizo esse post pra contar da experiência. Para uma proteção da pele e da cor, estou gostando bastante do Aquaphor. O que uso frequentemente é o gringo, como expliquei, mas já passei o nacional e senti a mesmíssima coisa. A sensação que tenho é de que ele reaviva o preto e deixa a região mais macia.
Sensorial do produto brasileiro versus o gringo na pele: praticamente a mesma coisa
Como a Marina já havia relatado, essa pomada é, justamente, grossa e chata de absorver. O que eu faço é usar no pós-banho uma pequena quantidade e ir deitar. Como as tattoos são pequenas, isso não me incomoda em nada. No dia seguinte, se for pegar sol, passo protetor.
A verdade verdadeira é que para uma tatuagem durar bem os cuidados do cotidiano são super importantes. E manter a pele com a hidratação em dia, além de protegê-la do sol, é fundamental. No primeiro quesito, sinto que o Aquaphor está me ajudando!
Ufa, então é isso. Desculpem aí pelo post enorme, mas queria deixar tudo bem esclarecido! E, se houver alguma farmacêutica de plantão que vir algo de errado, por favor, é só avisar. Como disse, fui bem criteriosa na pesquisa, mas a gente que é leiga pode falhar também!
17 comentários
Muitos fazem tatuagem mais nao tem os cuidados necessarios ne?
eu nao tenho coragem de fazer rsrsrrs
mais acho bonito, com certeza quem tem vai amar a dica
bjs
Post tá bacanérrimo e super informativo. Ainda não tinha ouvido falar do produto.
Eu moro nos usa e uso aquaphor na minha filha pra tudo, desde queimadura de frio, sol, até qdo ela se machuca… não fico sem! A pomada é maravilhosa!
Que legal!
Thaís, não me dei bem com a bepantol na minha primeira tatoo, me deu alergia, acredita? Fiz a segunda e usei a cicaplast, que é maravilhosa e cicatriza super rápido.
Bom saber para minhas próximas! 🙂
Artigo maravilho. É super imortante prestar atenção em todos os produtos que será usado na pele,com um artigo desses todo explicativo dar até gosto de ler
Parabéns meninas ! Também tenho um blog de moda visitem lá e sejam bem vindas.
http://meninacharming.blogspot.com.br/?m=1
Artigo maravilho. É super imortante prestar atenção em todos os produtos que será usado na pele,com um artigo desses todo explicativo dar até gosto de ler
Parabéns meninas ! Também tenho um blog de moda visitem lá e sejam bem vindas.
Já usei Aquaphor e adoro!! É otimo!
Bjs
Parabéns pelo cuidado com as informações no post, Thais 🙂
Eu sou uma das que não usa produtos derivados de petróleo principalmente por causa desse fato de ele agir apenas como um filme sobre a pele, retendo a hidratação própria (também pelo fator ambiental da coisa, mas aí é papo pra outra hora). Minha pele tende a ser seca, então eu avalio que realmente preciso de uma ajudinha externa para hidratar e mantê-la saudável.
Cuidados com a tatuagem são controversos né, cada tatuador fala uma coisa!
– Já ouvi recomendação do bepantol (eu não curto ele pra nada :P);
– Já ouvi que não é pra passar nada, e sim deixar a pele respirar que é o oxigênio que vai ajudar a cicatrizar (tomando cuidado para não haver muito atrito);
– E também já usei pomada manipulada pelo próprio estúdio sem nada de óleo mineral na fórmula (que foi ótima por sinal).
O importante é dar tudo certo no final ;D
🙂
Já tinha visto a Lara comentando…
gosto demais dos snaps dela e dos produtinhos que ela indica no geral…
Não tenho tatuagem, mas sou team bepantol pra tudo, pele ressecada, lábios, cutículas, cabelos (na versão líquida) e até pra fungo descobri que serve também.
Achei esse produto muito interessante! Ainda terei a minha primeira tatuagem e lembrarei dele! 😉
[…] 2 primeiras tatuagens, lembro de ter usado Bepantol a pedido do tatuador e depois migrei para o Aquaphor. Deu tudo certo, mas confesso que de um ano para cá desleixei bastante com os […]
[…] vi o Aquaphor ser recomendado para uso pós-tatuagem por tatuadores gringos. No entanto, eu mesma nunca experimentei dessa forma! A Eucerin diz que ele […]
Fiz minhas primeiras tatuagens no mês passado e desde então tenho passado o aquaphor comprado aqui no Brasil mesmo.
Eu trabalhei como propagandista da Linha Eucerin por quase quatro anos e, na época, as dermatologistas sempre perguntavam quando o Aquaphor viria para o Brasil, pois é excelente no pós peeling para a regeneração da pele.
Sendo assim, como eu já tinha meu Aquaphor em casa desde o ano passado ( quando usei um ácido no rosto), deduzi que seria bom para as tattoos.
Tem sido excelente e até dá mais vida à tatuagem, ressaltando sua cor.