Se você segue a gente no Snapchat (se não, segue lá: coisasdediva mesmo!), já viu que eu dei um spoiler desse post por lá há alguns dias, então o tema de hoje é esse aí mesmo: como fazer um terrário! Um terrário basicamente é um ‘mini jardinzinho’ com plantas como suculentas e cactos.
Eu aproveitei que tinha comprado esses de vidro para tirar algumas fotos do processo e mostrar aqui para vocês – mas a verdade é que é tudo bem simples, você vai basicamente escolher o recipiente que você quiser, escolher as plantinhas que mais gostar e organizar tudo como preferir, não tem fórmula certa!
Como fazer um terrário?
Você vai precisar de:
um terrário (você pode usar um tipo esses que aparecem no post, que foram comprados no Mercado Livre, ou usar um recipiente de plástico/vidro como um aquário, por exemplo).
um pedaço de manta de jardinagem (é um material que parece um feltro e que ajuda as raízes das plantinhas que você for plantar não percam os nutrientes da terra ou apodreçam) para forrar o recipiente.
areia e terra.
suculentas e cactos da sua preferência (as suculentas que aparecem nesse post são da Esalflores e os cactos são do Pão de Açúcar).
se você quiser, pode usar pedrinhas, cristais ou miniaturas para decorar também.
Para começar, é bom forrar o chão do local onde você vai fazer com jornal (ou fazer direto na grama). Depois, corte a manta de jardinagem do tamanho adequado para o seu recipiente – ela precisa cobrir o fundo e um pouquinho das laterais. Por cima, coloque uma camada fina de areia e terra misturadas; depois um pouquinho só de terra. Pronto, a base do terrário já está pronta.
Agora, você vai separando as plantinhas que quer colocar nele, vendo se cabem e se curte a combinação – aí é só tirá-las do vasinho com cuidado para não arrebentar a raiz, colocar no terrário e ir completando com terra até que todas estejam bem assentadas e com as raízes cobertas.
No caso desse modelo de terrário que aparece no post, ficou meio difícil colocar as pedrinhas para decorar – ele só em essa abertura que é uma portinha e ficou praticamente impossível alcançar os cantinhos. Então acabou que deixamos assim mesmo, só com terra. Como os cactos e suculentas precisam de pouca água, você só precisa borrifá-los tipo uma vez por semana.
Além de ter gostado muito do resultado final dos meus terrários, ainda me diverti muito fazendo – é super terapêutico e você esquece da vida escolhendo e arrumando as plantinhas, já quero fazer outros!
Um obrigada especial para a Fefa, minha amiga que me ajudou com o post (e que me deu um terrário de aniversário e me fez gostar deles!)
8 comentários
que lindoo
AMEIII
Super decora e dar vida ao ambiente
bjs
Que lindoooo! Vou mostrar para mamis. Ela vai adorar!!!!!
Muito lindo o modelo que tu usou! Adorei os formatos 😀
Pena que sou relapsa e não cuido nem de mim, quiça de plantinhas :~
Um beijo,
Foca no Glitter
Que lindo! Deve ser muito bom mesmo fazer algo tão delicado e bonito! Eu amei
Já fiz terrário na época da escola, mas aí a gente tampava com plástico filme e deixava no sol pra água evaporar, condensar no filme e chover de novo, a ideia era fazer um terrário autosustentável rs. Mas esses com cactos e suculentas ficaram muito lindos, já quero fazer pra pôr no meu quarto.
http://www.issoaquiloetal.wordpress.com
[…] DIY: como fazer um terrário […]
Muito lindo o trabalho, Marina 🙂
Que lindo! Adorei aprender, sempre quis fazer um terrário! 😉