*Conteúdo atualizado em 2023
Por melhor que seja sua relação consigo mesma e com os outros, pode ser que em algum momento da vida você se sinta carente. Nessas horas, não dá para ignorar o sentimento: o melhor é se acolher de imediato para depois buscar o porquê do que está acontecendo. Ao longo dos anos, fui me fortalecendo a ponto de quase não sentir carência como antes, mas até hoje tenho um rol de pequenas atitudes que me ajudam quando ela porventura dá as caras.
É por isso que dedico esse post a mostrar 5 coisas para fazer quando você está carente! São sugestões que funcionam comigo e, quem sabe, podem ser interessantes para você também.
#1 Tome um banho gostoso
É engraçado porque, se me pego carente, noto que preciso me sentir, de alguma forma, abraçada. E a água, para mim, é um santo remédio! Melhor ainda se for quentinha e eu puder relaxar o corpo e a mente de verdade. Então, ligo uma música calma, diminuo a luminosidade (às vezes acendo até umas velas), pego o sabonete mais cheiroso e massageio o corpo com calma. O segredo dessa prática está em se concentrar no momento presente, acalmando todos os sentidos.
#2 Procure a companhia de quem ama você
Não estamos falando aqui de dependência emocional, certo? Até porque isso precisa ser tratado de maneira mais ampla, em especial com a psicoterapia. Mas buscar aqueles que amam você verdadeiramente pode ser um bom jeito de melhorar um momento de carência. Vale pai, mãe, irmãos, primos, os melhores amigos, a vizinha de anos, o vô… Não importa, desde que seja aquela pessoa com a qual você esteja disposta a trocar carinho de forma natural.
#3 Mime-se com coisas simples
Muita gente, sem perceber, acaba colocando um curativo frágil em cima da carência com coisas que podem ser autodestrutivas, como exagerar no álcool ou fazer compras desenfreadas online. Então, quando eu digo para você se mimar, é com atitudes bem simples mesmo, como colocar aquele filme que te faz rir pela milésima vez, ir na sua confeitaria favorita e escolher um doce, se permitir um tempo livre para ler algo que gosta… Pense nisso como um carinho de você para si mesma.
#4 Busque conforto espiritual
Independentemente de religião, quando a gente de alguma forma se dirige a uma força superior de luz, acaba encontrando conforto. Sempre que sinto vontade ou necessidade, me concentro e então agradeço, converso, compartilho com Deus. Faz um bem danado e me dá mais clareza sobre os meus sentimentos. Outra boa ideia, especialmente se você não tiver nenhuma crença, é meditar. Pode parecer difícil no começo, mas eu prometo que tudo se organiza para melhor, de uma forma ou de outra.
#5 Não fique na inércia
Cortinas fechadas, luz apagada e cama desarrumada pode fazer parte de um quadro de depressão, mas, se vieram em decorrência de um sentimento de carência, só o tornam pior. Você fica se sentindo solitária e meio perdida em meio à sensação. É por isso que agir é o primeiro passo para chacoalhar tudo o que está rondando seu coração. Se eu me pego nessa vibe errada, trato logo de levantar, deixo a luz entrar e vou fazer alguma coisa, por mais banal que seja.
Se ficar carente é algo corriqueiro para você, procure ajuda. A terapia é um passo fundamental para seu autoconhecimento! Nesse post, mostro que, mesmo sem grana, é possível começar.
Nesse vídeo, dou 5 dicas para quem quer começar a fazer terapia a partir da minha própria experiência, já que frequento psicólogas desde os meus 19 anos:
Espero ter ajudado quem volta e meia sente a carência pegar. Se você tiver mais dicas, compartilha aí!
84 comentários
Oi Meninas, adorei a dica.
Estou grávida e vivo carente, uma chatice hahahaha.
Um banho quente é sempre reconfortante.
Beijos
http://www.estilogisele.com.br
hahahaha, tadinha! Deve ser complicado mesmo. Hormônios a mil! Mas logo passa e você vai ter amor de sobra com o baby! <3
Obrigado!
Obrigada por esse post, Thais, tava precisando. Ando com essa vibe carente me rondando desde que fiquei solteira. Boa semana!
Pra você também, Pauline! 🙂
Já cometi o erro de ir às compras e foi um desastre, rs, rs. Hoje estou mesmo praticando o “mimar-se com coisas simples”. O importante é sempre ,durante o dia , fazer algo que nos deixa muito felizes, mesmo que seja só por alguns instantes. 😀
Perfeito, Márcia! O exagero nas compras é sempre um sinal de alerta, por isso até coloquei como exemplo! Que bom que você está melhor! 🙂
Você sempre arrasa nesse tipo de post Thai.
Não tem coisa melhor do que se mimar quando estamos meio para baixo. Aquele cafezinho, nem que rápido, com uma amiga. As vezes comprar um shampoo ou creme para o cabelo diferente já nos dão aquele calorzinho no coraçao,afinal estamos cuidado de nos.
Verdade, Sacha! <3
Olá boa noite! Me chamo Marçal tenho 38 anos, estou correndo atrás dos meus sonhos(com uma certa sensação de atraso) no sentido de achar que na minha idade já era pra ter conquistado muita coisa, já estar tendo uma família com filhos. Desculpa! Nessas horas não vejo vantagem em ser solteiro não. Um abraço!!
Estou passando momento tristeza na minha vida quando tem muita gente comigo eu me sinto sozinho no meu mundo .
oi matheus, se precisar conversar estou aq ok?
Estou adorando seus posts, thais! A tal da carência é ruim demais. Passei por um término de namoro muito tenso e tive que aprender a lidar com ela! Hoje não falo que sou expert, mas aprendi a ficar bem comigo mesma 🙂
E realmente, se o espiritual não estiver bem parece que a vida está toda em desequilíbrio (pelo menos pra mim). Hoje não consigo ficar sem orar, ir pra minha igreja e etc. Me ajudou demais com muitas coisas!
Você arrasa, thais! bjsss
Obrigada, querida! Estamos juntas nessa! <3
Estou adorando seus posts Thais. Obrigada! Sempre acompanhei o blog e de um tempo pra cá as vezes sinto como se tivesse falando pra mim. Moro em Curitiba há 4 anos, e infelizmente não tenho família por perto, então a solidão bate de forma dolorosa as vezes. Principalmente num domingo de folga, onde nem o trabalho tem para destrair a cabeça. Obrigada novamente pelo post. Continue com eles, nos fazem muito bem!
Poxa, Bianca, fico feliz! <3
Eu procuro estar perto de pessoas que me colocam para cima, como vc disse nao e dependencia emocional, mais e estar perto de pessoas que nos fazem bem..E sempre coloco um hino em meu quarto e começo falar com Deus apresentando tudo que esta em meu coração, meso ele sabendo, as vezes ele quer nos ouvir
bjssss
É verdade, Zilandra! O importante é se aproximar!
Oi Thaís,
Carência é um sentimento que uma hora ou outra,pega todo mundo ,não tem jeito…até aquela pessoa que vc acha que tem a vida “perfeita”…
Adorei as dicas!!!
Quando estou carente, sempre vejo vídeos no YT e acesso blogs legais como o CDD rs assim a gnt se distrai , o tempo passa e a carência tb…
Continue com esses posts reflexivos,com os seus textos e suas dicas, ajudam muito a nós,leitoras!!! <3 <3
Obrigada, Viviane! De perto, a vida de ninguém é perfeita! E nem tem que ser!
Estou adorando seus textos Thais! São verdadeiros ensinamentos, e lições que em algum momento da vida precisamos lidador e dar a volta por cima. Parabéns pelos ótimos textos trazidos e os temas abordados. Bjos
Obrigada, Malu – a íntima! hahahaha
Acho que vc resumiu bem o que dá pra ser feito, a partir disso podemos pensar em várias coisas, né? Assunto importante.
<3
Oi, Tata!!! Boa tarde! Ótimas dicas. A bíblia diz que não é bom que o homem fique só… A solidão não é boa companheira para nenhum ser humano, pois somos seres sociais. É verdade que, às vezes, e só às vezes precisamos de um tempo a sós para meditar, refletir… Mas, em outros momentos precisamos confraternizar, partilhar o que quer que seja. Então, interagir com alguém nos momentos de carência… É sempre uma boa opção. Comigo sempre deu certo. Bjs
Verdade, Sonia! Acho que somos mesmo seres sociais. Mas quando encarada da forma correta, a solidão também pode ser muito esclarecedora! Beijo grande!
Oi, Thais… Apesar de acompanhar o blog e o snap de vocês, raramente entro em contato.
Só queria agradecer, esse post meio que salvou meu domingo. Eu vi ele às 15h, quando já tava decidida a passar o dia dormindo embaixo das cobertas com a janela fechada (apesar do céu azul lá fora). Levantei da cama, tomei um banho, peguei fones de ouvido e fui andar pelo bairro. Comprei uma coca e uma pipoteca (quem nunca?) e voltei muito melhor! No fim das contas acabei limpando o carro, arrumando o guarda-roupas, fazendo a sobrancelha e agora tô devorando a pipoteca pra poder tomar banho, fazer uma hidratação no cabelo, colocar um pijama e aí sim – na hora certa – dormir. Parece pouco, mas foi muito! Muito obrigada!
Pipoteca + Coca-Cola = Vida!!! ( respondi no post abaixo, pq ainda sou meio leiga nisso.) Mas você falou sobre a cura para todos os males hahahah
Pipoteca + Coca-Cola = melhor pessoa! hahahaha Fico imensamente feliz em ter ajudado você de alguma forma. <3
estou numa fase mega carente…
sempre me sinto melhor após arrumar o quarto, agora posso dizer que é comprovado: sair da inércia ajuda a dar um up!
bjokas
http://www.apenasobservo.com.br
Pipoteca + Coca-Cola = Vida!!!
<3
Eu adoro fazer o dia do spa…esfoliação, hidratação, máscara facial, etc. Quando nos sentimos mais bonitas, nosso espírito se ilumina, né?
Pura verdade, Priscila! Sou super a favor do spa caseiro! 🙂
Claro, estou amando seus posts e dicas idem. Adorei as dicas, principalmente a que nos diz pra sair da inércia. Tenho a tendência de ficar sem vontade de fazer absolutamente nada. Acho legal essa coisa de se ocupar com alguma coisa e focar. Funciona!!!!
Bjo.
Também adorei essa parte do texto, porque tenho tendência a ficar jogada no sofá quando estou em um bad day…. Texto sensacional!!
Com certeza, meninas! 🙂
Um coisa que funciona muito e que ainda traz mil outros benefícios é ir malhar, treinar, correr, qualquer coisa que envolva suar e se mexer. Depois um banho, uma refeição saudável e saborosa e tudo no mundo se ajeita. 🙂
Pra mim isso funciona muito bem também!
Depois que a endorfina “pega”, parece que tudo melhora!
Ah, a endorfina! Realmente uma boa forma de melhorar o dia! 😉
Encontrar o conforto sozinha às vezes pode ser muito difícil, eu gosto, nesses momentos, de encontrar os amigos, conversar com a família (que moram cmg), sair pra dar uma volta, espairecer, me distrair vendo um filme, coisas assim.
http://www.issoaquiloetal.wordpress.com
Isso é ótimo!
Acho que todo mundo tem os seus momentos de carencia né? Comigo o banho sempre ajuda,e também fazer alguma coisa pra me sentir bonita,tipo fazer as unhas ou hidratar o cabelo…apesar de que nesses dias nao sinto vontade de fazer nada,mas para o nosso próprio bem temos que nos esforçar. Outra coisa que você citou e que eu também recomendo é buscar o conforto espiritual. Parabéns! Esse com certeza funciona. Pois conversando com Deus podemos abrir nosso coração,desabafar. Sempre sinto aliviada ao fazer isso. Bjs
<3
Ameiiii as dicas! S2 S2
Moro sozinha há dois anos, sou concurseira, paço a maioria do tempo estudando. mas, às vezes fica difícil, como estou em busca da realização de um sonho, preciso ter foco, mas, como é do ser humano, rs, às vezes bate a carência. Algumas dicas eu já praticava e realmente dão certo, agora irei testar as outras. 😉 #soufãdevcs
Poxa, Érica, obrigada!
Uma coisa boa também é dar um up no visual. Sei lá, uma maquiagem bonita, uma roupa mais arrumada e sair. Não ficar em casa. Ir ao cinema sozinha, passear na livraria sem ter ninguém te apressando, ver uma exposição… Sei lá, qualquer coisa onde você vá ver vida.
Bjs
Boa, Cinthya! 🙂
Bom dia Thais, bom dia meninas! Conheci o blog a pouco tempo e já (garrei) amor. Eu sinceramente não faço o perfil carentona, mas depois de três anos solteira é raro não passar por momentos assim, ( quem nunca)rs… Mas enfim estou aqui para dizer o quanto achei seu post bacana, o que vc disse sobre o banho no budismo chamam de felicidade genuína, fico feliz de saber que algumas pessoas conseguem atingir esse nível de prazer com coisas tão simples, (eu consigo uhulll!!!). Meu conselho é sejam felizes com o pouco ,ou muito que vcs tem, um banho quentinho, uma cama aconchegante, o cheiro da roupa limpinha, o sabor da comida simples de mãe. Isso só o tempo é capaz de nos ensinar, mas na duvida o quanto antes aprendermos melhor, hoje me poupa de reclamar tanto. O blog é lindo e me identifico muito com todas vocês, continuem assim escrevendo de forma simples e abordando temas do mundo real. Ah, gostaria de um post sobre a opinião de vocês quanto ao uso da pílula AC ( caso ainda não tenha). Obrigada, beijão meninas
Mary, que comentário mais legal! Muito bonito o que você escreveu. <3 Não conheço essa pílula AC, vou olhar pra ver o que é! 😉
Uai pípula ac é pílula anticoncepcional não é não? kkk
Huauhauhauha Obrigada amada! Pilula “AC” é anticoncepcional sim. Parei com a pílula tem uns dois meses e senti minha vida mudar rs, sou outra mulher, muito mais feliz, bem disposta, cheia de libido (muita libido mesmo, libido saíndo pelos poros, medo dessa libido hahahah). Gostaria muito saber a opinião de vcs a respeito, e saber se mais alguém se identifica com esses meus sintomas de felicidade sem fim hahah
Eu, eu! Hahaha.
Thais, AC é só abreviação pra anticoncepcional XD
Acabei de parar e já estou sentindo uma diferença enorme! Humor, libido, disposição, libido, apetite, eu já disse libido? Hahaha, me entenderam, né?
Eu acho que a gente negligencia muito os riscos da pílula, e mais ainda os médicos! Muitos não explicam os riscos e efeitos colaterais, só saem receitando qualquer coisa… Depois a gente leva uma vida de m**** e nem sabe o motivo…
Anticoncepcional não é pra todo mundo e tem que ser muito bem avaliado antes de começar o uso.
Gostei desse post, sou uma garota autista, e felizmente eu também já sou dona de uma gatinha tricolor que me ajuda quando tô carente 🙂
(Era pra ser um comentário, mas agora já foi ;-;)
ERRR, que monguinha eu! hahahahaha Nem me liguei!
Então, eu tomo pílula faz bastante tempo já porque odiava minha menstruação irregular que muitas vezes me pegava de surpresa. Mas já usei adesivo, injeção… E detestei. Hoje tô bem ok com a pílula, acho que ela não altera em nada minha libido (risos) e nem meu dia a dia. Mas vai saber, né… Talvez se eu parasse de tomar é que veria. Enfim, por enquanto tudo certo, é algo que precisaria pensar bem antes de decidir parar, sabem?
Eu vejo a carência como algo bem perigoso. Já cheguei a me envolver com pessoas que não valem a pena por pura carência.
Eu também sou carênte. Acho que nasci assim. Kkkk O ruim é que tenho depressão também e, as duas juntas me deixam muitas vezes bem inérte. Pra você ter noção eu sempre desisto dos meus projetos. Um exemplo recente é o meu blog. Nem cheguei a divulga-lo, pois ainda não tem conteúdo o suficiente pra isso. Mas toda aquela vontade foi embora e deixei ele de ladinho. Quando sinto essa carência não tenho vontade de fazer nada! Estou tentando mudar isso, mas é difícil.
Amei o post. Aliás, adoro esse blog. Acompanho vocês há tempos, mas nunca fui de ficar comentando. rs Vou tentar ser mais participativa.
Beijinhos
Participe mesmo, Karina, você tem muita coisa a oferecer! <3
Preparar um banho, colocar uma música gostosa e ficar cantando sem dúvidas me fazem muito bem!!
Ahhh.. e se estou na rua, e é durante a semana, ainda me dou de presente uma coxinha da Dois Corações!! rs
Já viu alguém ficar carente/tristinha comendo coxinha!? hahahaha
Não neah!? 😀
COXINHA DA DOIS CORAÇÕES, COMO NÃO FICAR FELIZ? <3
Eu adoro ir ao cinema! Pode ser qualquer filme, pra mim o gostoso é o ritual de escolher o filme, entrar na sala com um pouco de pipoca e relaxar por um tempinho… Também gosto de tomar um banho bom, por minha roupa favorita, arrumar o cabelo…
Só temos que tomar cuidado, como já falaram ali em cima, pra não tentar suprir nossa carência com coisas que podem virar um vício ou descontrole – como comprar ou comer compulsivamente, tudo precisa de equilíbrio.
Com certeza, Helo! O conforto está nas coisas simples! <3
A ideia do banho sempre dá certo pra mim, é onde relaxo e esqueço todos os problemas, o problema é a conta de luz depois, hehe.
HAHAHAHA, é verdade. Por mais casas com banheira!
Eu faço questão de assistir seriados. Esquecer do mundo hehehehe. Mas vai depender bastante de como vou estar na hora. :p
Muito legal as dicas, eu tenho uma ótima, sento numaivraria com cafeteria, como aquela torta gostosa e fico umas duas horas lendo livros e revistas que gosto. Saio renovada e informada! Hahaha
Muito legal as dicas, eu tenho uma ótima, sento numa ivraria com cafeteria, como aquela torta gostosa e fico umas duas horas lendo livros e revistas que gosto. Saio renovada e informada! Hahaha
Maravilhosa! <3
“Não fique na inércia”, meu marido me falou isso ontem. falou para eu parar se só ficar na frente da TV e ir fazer algo que eu goste para me sentir bem. ele falou isso com tanto carinho que foi realmente o que eu fiz e melhorei bastante.
Que amor! E ele está certo! <3
Olá, Thais. Ando muito carente e, isso faz-me muito mal. Obrigada pelas dicas. bjo
o-oi! e sempre fui carente e minha timidez sempre estraga as coisas, eu queria mais carinho do meu namorado um pouco mais velho oque fasso!? pode me ajudar?
Me sinto mal de tempos em tempos…vou usar as dicas. 🙂
Obrigada pelas dicas… ando muito frágil e carente, pois me separei recentemente e tudo perdeu a cor…
Adoreiii as ideias
Bom adorei ! Sou uma pessoa meio bipolar em sentimentos e humor, eu queria uma pessoa que estivesse grudada comigo 24hrs e que conversasse comigo nos meus momentos de carência e tristeza as vezes sinto como se ninguém importasse comigo me sinto solitária, mais eu acho que se eu tivesse alguém assim comigo eu enjoaria da pessoa, help preciso parar de ser assim ?.
Bom adorei ! Sou uma pessoa meio bipolar em sentimentos e humor, eu queria uma pessoa que estivesse grudada comigo 24hrs e que conversasse comigo nos meus momentos de carência e tristeza as vezes sinto como se ninguém importasse comigo me sinto solitária, mais eu acho que se eu tivesse alguém assim comigo eu enjoaria da pessoa, help preciso parar de ser assim ?.
Bom adorei ! Sou uma pessoa meio bipolar em sentimentos e humor, eu queria uma pessoa que estivesse grudada comigo 24hrs e que conversasse comigo nos meus momentos de carência e tristeza as vezes sinto como se ninguém importasse comigo me sinto solitária, mais eu acho que se eu tivesse alguém assim comigo eu enjoaria da pessoa, help preciso parar de ser assim ?.
É faz um tempo que não tenho ninguém eu cheguei na fase da carência de quere ombro amigo um carinho .. choro todas noite
Karol as vezes eu tambem choro,mas não é todas as noites queria ter uma pessoa que me mimasse e estivesse comigo a todo momento, isso seria maravilhoso,não é?
Obrigada me ajudaram bastante, eu estou super carente desde que eu descobri que o garoto que eu gosto possivelmente já tenha namorada.
Sou home, mas fui procurar saber como lidar com esses sentimentos sem… machucar outras pessoas. Obrigado pelas palavras e dicas, Thais!
Eu não sei , não tenho certeza se sou carente , mais que eu escondo uma necessidade imensa eu escondo, de tá 24 horas abracada com um homem , gostaria muito, porém tem um lado q me impede isso , parece uma repressão, visto que a minha mãe faleceu em 2016 , o meu grande amor tb em 2020 , e meu irmão em 2021, mas por muitas outras coisas que ouvi, que passei fora essas pessoas me deixou meio que na defensiva, então não consigo me abrir a ponto de trazer alguém aqui pra casa por medo do futuro , de sofrer, de me apegar a uma pessoa pra ser traída depois lá na frente, medo de ser machucada , em fim não consigo botar pra fora o q eu sinto, quero saber q devo fazer???
Adorei essas dicas, felizmente eu tenho uma amiga felina que me ajuda quando eu tô carente, sou autista, odiava barulhos altos quando era pequena, mas hoje em dia nem me importo,
Meu pai morreu quando eu tinha apenas 9 anos, mas como sou autista, não tive reação (ele morreu na minha frente). Mas hoje em dia eu tô bem 🙂