Fazia tempo que não indicava alguns livros por aqui, então resolvi fazer um novo post! Tentei balancear bem as indicações, mas escolhi alguns que acho que tem a ver com essa época de férias – a maioria é bem leve e tem um toque de humor que acho que combina com o verão.
Dessa vez não tem foto dos livros por motivos de: excesso de bagagem, risos. Não pude trazer muitos livros para Paris quando vim, então hoje em dia eu leio mais no iPad e no Kindle mesmo, apesar de sentir falta dos livros físicos.
Mas vamos ao que interessa:
Reparação, Ian McEwan: Ele é um dos meus escritores preferidos, tanto que já indiquei aqui no blog vários títulos dele. Mas faltava Reparação que, aliás, acredito ser o mais famoso (tem um filme com a Keira Knightley, inclusive, chama Desejo e Reparação). O livro começa num dia muito quente de verão, quando uma menina, Briony, vê um incidente envolvendo a irmã mais velha e um amigo de infância e inventa toda uma história envolvendo os dois. Depois disso, ela passa a vida tentando consertar os equívocos que causou entre eles e na família.
—–
Que Sejamos Perdoados, A. H. Holmes: Vi que esse livro tinha ganhado um prêmio, o Women’s Prize for Fiction, e simplesmente adorei a capa, então resolvi ler. Me diverti muito – é meio difícil definir o gênero, acho que o que chega mais perto é dizer que ele é uma comédia dramática. É a história de um homem que tem toda a vida transformada depois que o irmão tem um ataque de fúria e se mete em uma série de acidentes. Me diverti muito lendo, chorei de rir sozinha numa praça enquanto lia a passagem que o protagonista sofre um derrame. Mas já aviso que o humor da autora é super negro mesmo.
“Não existe razão para o mundo estar ruim como está, a não ser o fato de que as pessoas são passivas pra caralho, ficam paradas, e se concentram no que é impossível e não no que é possível”.
—–
O Torreão, Jennifer Egan: Lembrava que já tinha indicado aqui um livro da Jennifer Egan, A Visita Cruel do Tempo, que é um livro que eu adoro. Aí fui ver quando era e fiquei chocada que isso já tem um ano! Hahaha, foi nas indicações de livros para ler no ano passado! Mas enfim, vamos com O Torreão esse ano – adoro a escritora e esse livro tem todo um clima meio de romance policial (hora da Dica Literária com Marina, haha: romance é um gênero literário, significa que é um livro escrito em prosa. Não tem nada a ver com romance romântico 😉 ). É a história de um homem que se reencontra com um primo, que acabou de comprar um castelo medieval que ele comprou e quer transformar em um hotel. Só que o castelo ainda é ocupado por uma baronesa sinistra que era a antiga dona e a partir daí toda a história vai ficando meio assustadora.
—–
Tudo se Ilumina, Jonathan Safran Foer: Não tenho grande atração por histórias de ficção sobre holocausto, acho todas meio clichê. Já esse livro… É uma ótima exceção! É a história de um judeu que resolve ir para a Ucrânia tentar encontrar uma senhora chamada Augustine, que salvou seu avô dos nazistas. E lá ele conta com a ajuda de um guia meio atrapalhado que não fala inglês muito bem. Uma história ao mesmo tempo muito engraçada e sensível. Tem um filme inspirado no livro – o personagem principal é interpretado pelo Elijah Wood. Aliás, falando em filme, Extremamente Alto e Incrivelmente Perto também foi feito com base no livro de Safran Foer (o nome é o mesmo).
“Quando Brod pergunta a Yankel porque ele pensa sobre a mãe dela, embora isso o faça sofrer, e ele diz que não sabe por quê, é uma questão importante. Por que fazemos isso? Por que as coisas dolorosas são sempre eletromagnetos?”.
—–
Foras da Lei Barulhentos, Bolhas Raivosas e Algumas Outras Coisas Que São Tão Sinistras…: Na verdade o nome do livro ainda não acabou haha (aqui tem inteiro), e foi justamente por isso que ele me chamou a atenção. É um livro de contos escritos por vários escritores de quem gosto muito – tipo o próprio Safran Foer aqui em cima, Neil Gaiman, Nick Hornby e outros. Um livro bem leve e fácil de ler, com contos divertidos e um tanto inocentes.
Espero que gostem – me contem se já leram ou vão ler algum desses :).
62 comentários
Tbm estou lendo mais no iPad, mas os livros físicos são muito mais charmosos!
Apesar de me dizerem que o Kindle é ótimo para isso (bem melhor que tablets), ainda não comprei um…
Está ai um hábito que eu perdi e vivo tentando recolocar na minha vida: ler! Li tanto na infância e adolescência… Agora nem consigo me lembrar mais qual foi o último livro que li =(
Sugestões beeem vindas. Bem incomuns 🙂 adoro! Eu leio no kobo (que seria o kindle da livraria cultura). Também por falta de espaço pq não se compara aos livros reais.
Eu gostei das dicas; mas, senti muita falta da indicação de autores nacionais. Vocês não leiem literatur a nacional, não, meninas? Hahahahah… Tem muita coisa legal por aí.
Escolho os livros que leio mais pelo estilo do que pela nacionalidade dos autores – o que não quer dizer que não leia autores brasileiros. Apenas fiz uma seleção que considerei interessante para o contexto do post ;).
Mas fique à vontade para indicar os seus livros nacionais favoritos, Fafá. A gente vai adorar saber mais dicas.
Romance é um livro em prosa e outras coisas a mais TB…por exemplo,conto TB é em prosa,mas não é romance:costuma ter menos personagens, ser menor,se concentrar em um fator só, enquanto que o romance é o contrário…
Gostei das dicas, e como não li nenhum dos indicados vou adicionar na minha lista de leitura de 2015.
Gostei do filme Desejo e Reparação e fiquei curiosa para ler o livro. Vai para minha lista infinita de leituras.
Ta aí um hábito que eu não consigo desenvolver!! Ler livros! Adoro ler e escrever, porém gosto de coisas rápidas, notas, crônicas e etc, mas livros com longas histórias me causam uma certa preguiça! Meu marido consome livros, igual água! E ele gosta de livros GRANDES, tipo grandes mesmo! O Hobbit, Senhor dos Aneis.. ele leu um dos livros do Harry Potter em uma madrugada!! Queria gostar, mas não me prendo! Infelizmente….
Acho fofo aquelas fotos ou cenas de filme de pessoas com cobertores, meias, canecas de café saindo fumacinha e livros e mais livros em volta da cama! Queria ser assim…. mas sou calorenta demais para usar meias, inclusive no inverno! Não sou grande apreciadora de bebidinhas quentes e não consigo desenvolver esse amor pelos livros!! Será que devo procurar um psicólogo? ?? Hahahahahahah….
http://www.beautyterapia.com.br
Já fiquei com vontade de ler ” Que sejamos perdoados” pela descrição que vc fez!!! Vou correr para ver quanto tá na Amazon pra ler no kindle
Marina, já li Reparação e simplesmente amei! Um dos meus livros favoritos da vida, uma pena que li depois de ter assistido o filme.
Bjs
Oi marina, onde você comprou esta capinha para o Kindle?
Gostei das indicações, o livro: “A Visita Cruel do Tempo” já estava na minha listinha, pois vi no instagram do blog e resolvi ler. Bjs.
Comprei no eBay 🙂
Nossa, que felicidade ver meu autor favorito aqui no CDD.
Fui atrás de Tudo se Ilumina após ver o filme, que eu amei! É um dos meus filmes favoritos. Lembro que na época fui atrás do livro mas não o encontrei, deixei encomendado e enquanto esperava resolvi comprar Extremamente Alto e Incrivelmente Perto.
Extremamente Alto é, na minha opinião, o melhor deles. O filme não fez jus ao livro, talvez eu tivesse muitas expectativas, não sei.
Marina, leia Extremamente Alto… Vc vai adorar!
Marina, nem te conheço, então não repare ser intrometida, mas pelo estilo de livro que você costuma indicar aqui no blog, acho que gostaria muito de um que eu acabei de ler, “Schroder” (Editora Intrínseca, Amity Gaige), já ouviu falar? Acabei de ler e me apaixonei… 😉
Já assisti Desejo e Reparação e amei, com certeza vou ler esse livro assim que puder!
O filme Uma vida iluminada, inspirado (não sabia!) nesse livro é muito bom! Vi no cinema por acaso e me marcou muito.
Quanto às dicas, todas anotadas, gracias!
Eh tão bom achar autores legais, né?? Vou procurar sobre o Safran – se tem conto dele no mesmo livro que tem Gaiman, deve ser bom! Rs
Meu último vício é Lionel Shriver, que escreveu Precisamos Falar Sobre Kevin, e todos os outros dela são tão sensacionais quanto! Recomendo muito!
Precisando de um livro diferente,que não leis e direito 🙁
Adorei as dicas! Também prefiro o livro físico, mas quando se trata de viagens, o Kindle é mesmo uma mão na roda. Eu tenho um Kobo Glo, e com essa onda de falta de energia aqui em SP, ele tem quebrado bem o galho.
Beijocas!
http://www.chatadoslivros.blogspot.com.br
Marina,gostei das dicas,quero ler Reparação.
Bjussss.
Eu amo ler e amo livros
Amo ler, não passo um dia sem meus livros!
Também prefiro os físicos, mas comprei um Ipad e tenho dado uma chance aos e-books.
Gostei da dica de O Torreão, vai para a minha lista de desejados!
Beijos.
Adorei as indicações, já fiz minha listinha pra as leituras de 2015, mas quem sabe essas opções consigam se encaixar ainda.
Ótimas opções Marina!! Tô a procura de uns livros pra ler, vou pesquisar esses títulos que indicou! Obrigada!
Amo ler *-* mas prefiro ler com o livro em mãos 🙁 mas enfim, gostei do O Torreão, parece ser divertido 😀 e do Tudo se ilumina 🙂
Oi Marina, amo indicações de livros, me formei há algumas semanas e medicina e por causa do curso muito puxado e por não conseguir parar de ler até terminar de o livro, passei seis anos longe das livrarias agora formada e curtindo um sabático entre provas de residencia e um emprego virei a louca dos livros. Quero aproveitar pra indicar o que estou lendo nesse momento e que já considero um dos melhores que já li. Se chama A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert de Joël Dicker, é um romance – mas romance mesmo – policial que conta a historia de um escritor que pede ajuda ao seus mestre e melhor amigo -Harry Quebert – a escrever seu segundo romance e descobre que ele esteve envolvido em um assassinato há 33 anos atrás de uma menina de 15 anos cujo cadáver é encotrado enterrado no seu jardim e acreditando que na sua inocência, inicia uma investigação para elucidar o caso. É supeeeer envolvente, super bem escrito enfim, é incrível! Espero que seja do seu interesse ????
Não conheço nenhum desses livros :OOO Chocada! Mas uma coisa é boa: a lista inteira serve pra mim né? http://simsemfrescura.blogspot.com.br/
Dicas anotadas!!!! O último que eu li, e por sinal gostei bastante, chama-se “O ladrão do tempo”, de John Boyne. Acho que a Marina iria curtir, vários trechos se passam em Paris! 🙂
Marina, você prefere ler no Ipad ou no Kindle?
Faço mestrado e preciso economizar nas folhas para ajudar o meio ambiente hehe
porém, preciso de recursos que me permitam destacar partes do texto – como grifar – o kindle tem essa ferramenta?
Tem, sim. Eu gosto dos dois, na verdade – acho o design do aplicativo do ipad mais bonito e é um pouco mais fácil de usar. Por outro lado, a luz me cansa bastante a vista – e eu costumo ler no metrô e por bastante tempo, por isso acabei optando pelo Kindle, que não me cansa os olhos nem nada.
Oi, Daniele! Olha só, o Kindle tem as funções de grifar partes do texto e de adicionar notas também, além de, como a Marina falou, ser bem menos cansativo para a vista, o que no caso de quem usa pra estudar é ótimo! Eu uso para os textos da faculdade e adoro.
Agora, a coisa mais chata do Kindle, na minha opinião, é a leitura de arquivos pdf nele, então se você usa muito pdf e com muitas imagens e gráficos, acho que um tablet seria melhor para você – o kindle é em preto e branco e ele lê o pdf como imagem, logo ou vc converte o arquivo (e isso só serve se for aqueles pdfs em que tem uma folha por página, não xérox de livro) ou byte-bye funções de grifar – aliás, nem só as funções, ler aqueles pdfs com gráficos e xérox de livros no kindle é insuportável!!
Espero que tenha ajudado um pouco! Se ainda tiver dúvidas, existem muitos vídeos no youtube que mostram todas as funções do aparelho, vantagens e desvantagens. :p
opa se ajudou! o que mais tenho é pdf com gráficos para ler hahahahaha vou quebrar o cofrinho de uma vez e comprar um ipad
obrigada meninas 🙂
Adoraria ter um tempinho a mais pois amo ler! Adorei as dicas. Bjs
Kindle é uma mão na roda para viagens!
Amo Reparação, é um dos meus livros favoritos. Mas odeio Briony na mesma medida. Nunca assisti o filme e acho que nem vou assistir, porque nunca gosto dos filmes baseados nos livros que amo, exceto Orgulho e Preconceito.
Obrigada pelas dicas Marina! Adoro qdo vcs indicam livros! ????
quero ler tooooodos! 😉
Adorei as dicas. Uma pena que sejam difíceis de achar onde moro, sempre tenho que apelar para a internet.
Marina, acho legal quando vc dá dicas de francês, já que nem todo mundo sabe e a pronúncia é completamente diferente da escrita. Mas já essa dica do romance policial não ser uma história romântica (!) é tão básica que acho que acaba insultando as leitoras. Eu sei que não foi sua intenção e claro que posso estar errada e ser a única maluca que achou isso, mas tive essa impressão.
Agora que pensei melhor, pode ter gente que não saiba e eu que acabei insultando O.O
Ignorem a segunda parte desse comentário, gente, e desculpa se ofendi alguém 🙂
Fiquei interessada pelo “Tudo se ilumina”, mas está esgotado em várias livrarias…Estou lendo “Extraordinário” (JR Palácio). Uma graça, encantador!
Eu AMO ler!! Adoro os livros da Agatha Christie, recentemente li o “Os elefantes nunca esquecem” e gostei muito, uma pena que com essa correria do dia a dia não tenho tanto tempo para ler, mas sempre dou um jeitinho. Esse “Reparação” parece ser bem legal!
Nossa, eu tava mesmo necessitada de indicações de bons livros, livros mais incomuns, inclusive! Amei e vou atrás de uns bons 2 ai que me chamaram atenção, hehe adoro as dicas de leitura!
Marina, adoro quando você indica livros aqui no CDD, já coloquei na minha lista de 2015!
Adoro o filme Desejo e Reparação e maneira como ele termina misteriosamente! Graças a tua dica, Marina, até já encomendei o livro!! 😉
Uma boa leitura é sempre bem vinda. Comecei a ler Uma vida sem limites e estou gostando muito. Uma lição de vida 🙂
Eu ainda nem consegui ler suas indicações do inverno e já vem outras para o verão hahaha
Minha lista tá cada vez maior graças ao Livrada (amo esse blog) e a você.
Marina, não sei se é só comigo, mas toda vez que entro no site de vcs aparece esse endereço no lugar: http://192.168.1.1/wizardoi
Tentei acessar vários outros sites, e não tem esse problema, é só com o Coisas de Diva mesmo. Só tô conseguindo acessar o site pesquisando posts específicos pelo google.
PRa mim tá normal..
Tanto computador, celular ou tablet,…
Dá uma limpada nos cookies.. às vezes pode ser isso…
Tava desde ontem assim e agora parou de direcionar do nada. Se voltar a direcionar pra essa página, aviso por aqui.
Anotados…
Adoro suas sugestões… muita coisa me agrada..
Amo leitura, tanto que me formei em Letras… hahah! E não tem nada como cheirinho de livro novo…
Tbm prefiro o livro físico, mas tenho lido mais em e-reader. Tenho um Kobo que é meu xodó…acho que pra transportar é mto mais prático ebook mesmo. Pesa nada e vc pode levar vários de uma vez só..
Marina tem um gosto fantástico para livros ?
Eu quero le todooooooooooooooooooooooooooooooooooooos
Eu já assisti Desejo e Reparação, e é lindooooooooooo. Amooooooooooooooo
E também já assisti Tudo se Ilumina, é maravilhoso e tão tocante.
Fiquei com desejo de ler “Que sejamos perdoados”!
comprei alguns livros nas minhas férias. as férias já acabaram e eu não li nenhum
Essas meninas são muito cultas!!! parabéns!!!
Todos os livros muito interessantes, mas esse Reparação parece ser incrível! Agora com o término da facul vou colocar a leitura em dia! 😉
[…] Se o seu negócio são os livros para ler mesmo, aqui tem 5 sugestões de ótimos livros para ler no seu tempo livre. […]
Li um livro que mostra um monte de efeitos nocivos da cafeína que tem no café, chocolate, chás, refrigerantes e energéticos… achei esse livro lá na Amazon com br e o nome dele é DECAF ME Sonhos Vitalidade Criatividade. vale a pena ler.