Outro dia estava reparando em como a gente (digo isso em geral, eu, vocês, no blog, na vida real) fala muito mais sobre produtos como máscaras de hidratação do que sobre a coisa mais básica que tem para se falar sobre cabelo: lavagem! Talvez seja justamente por isso, porque é algo tão básico, que a gente faz desde sempre, que acabamos nem dando muita bola.
Aí resolvi fazer esse post para que a gente pudesse trocar umas dicas sobre o assunto e também porque fiz umas perguntas para o Guilherme Cassolari, que é cabelereiro da Natura, sobre isso. Vamos lá, então!
Existe uma frequência padrão para isso ou tudo depende do tipo de cabelo? Como descobrir a frequência ideal?
Guilherme: Existe um consenso de acordo com o tipo de cabelo. Cabelos Secos não precisam de lavagem diária, uma vez que não há excesso de oleosidade junto ao couro cabeludo. Cabelos Normais idem, não precisam ser lavados diariamente, pois não apresentam características irregulares. Já cabelos Oleosos necessitam ser lavados todos os dias, para não deixar os fios pesados e sem volume. O mesmo vale para cabelos mistos – por conta do couro cabeludo oleoso, é necessária a lavagem diária.
Outra dúvida: Já ouvi dizer que, para quem tem tendência à oleosidade no couro cabeludo, lavar os fios com muita frequência pode agravar isso. É verdade? Por quê?
Guilherme: Não. O excesso de oleosidade aparece desde o couro cabeludo. Por isso considero essencial a lavagem diária dos fios, com produtos adequados ao cabelo oleoso. Se não forem lavados, os fios ficam pesados e sem volume.
Eu, Marina, tenho os cabelos normais, sem tendência à oleosidade (uma benção para quem tem franja!), então eu mesma fui descobrindo a frequência ideal para lavar, que varia. Quando o clima está muito quente ou eu suei, óbviamente lavo todos os dias. Em períodos de clima ameno ou fio, lavo um dia sim, um dia não (no invernão curitibano até consigo ficar dois dias sem lavar).
Claro, isso depende de pessoa para pessoa, tudo depende das características do cabelo e couro cabeludo. Mas depois de muitos anos lavando os cabelos todos os dias, sempre acho que o melhor é evitar lavagens excessivas, se não forem necessárias, porque né, lavar muito, secar, fazer babyliss/chapinha obviamente vai danificando os fios.
Outra dica para conseguir espaçar mais as lavagens é ter sempre um shampoo anti-resíduos para usar uma vez por semana ou a cada 10 dias, tudo depende das características do seu cabelo. Sempre fiz isso e acho que colabora muito para evitar a oleosidade. Meus preferidos são o da Farmaervas (marca ótima e baratinha, o da Natura, que tem um cheirinho de hortelã bem refrescante e esse pré-shampoo do O Boticário, que não é bem um shampoo, mas o efeito é basicamente o mesmo).
Recentemente também passei a adotar essa forma aqui de lavar, diluindo o shampoo em água antes de aplicar – achei que nem ia fazer diferença, mas no fim uso menos produto do que usava antes e ele faz muito mais espuma. Acho que assim é mais fácil de espalhar o shampoo de forma homogênea e o cabelo parece sempre limpinho por mais tempo.
E vocês? Com que frequência lavam os cabelos?
36 comentários
Eu lavo todo dia (chuif!) por causa do couro cabeludo, que é oleoso. Nunca tinha pensado em usar um anti-resíduos, pasme! Vou tratar de adquirir esse da farmaervas!
Por outro lado, você acha que máscaras de argila verde para esse caso ajudam? Uma vez vi um salão que fazia esse tipo de máscara para o couro cabeludo – um tratamento de 10 a 15 sessões, que prometia reduzir a oleosidade…
Aqui em Portugal não existem champôs anti-residuos, nem ninguém sabe o que são! Vou procurar o do Boticário, pode ser que ajude no meu cabelo mega oleoso 🙁
Eu lavo duas vezes por dia. De manhã e à noite depois de praticar exercícios. Meu cabelo é seco mas a raiz é oleosa, então não consigo passar a mão na raiz e sentir aquilo peguento, lavo mesmo, ainda mais que aqui é muito quente, depois de suar não tem jeito, tem que lavar mesmo.
Adorei o post! mas comigo é um pouco diferente… como tenho cabelos secos e com química, não lavo com frequência, pra não piorar o problema. mas uso vez ou outra xampu antiresiduo.
http://www.belezacompartilhada.com.br
Olá!
Na minha opinião, o melhor shampoo pra cabelo oleoso é o Senscience Oily Scalp! Pensa numa sensação de cabelo realmente LIMPO? Ele te proporciona! Amoooo e nao troco por nenhum outro! Já usei mais de 40!!! Kkkk beijos
Eu faço luzes, então meu cabelo é seco. Lavo meu cabelo com 04 tipos de shampoo e entre eles está esse da Natura, anti resíduos. Lavo meus cabelos dia sim, dia não.
Já tinha ouvido a Ju Romano falar sobre diluir o shampoo, mas não vi diferença no meu.
Flaviana
http://www.flavianamuniz.futwebblog.com.br
Tenho o cabelo cacheado, e prefiro lavar todos os dias para deixá-lo mais ajeitado! Mas depois que comecei a frequentar um salão especializado e aprendi o jeito certo de lavar o meu tipo de cabelo, tudo mudou! A verdade é que não existe uma fórmula mágica, temos mesmo que ir testando o que se adapta melhor ao nosso tipo de fio… mas uma coisa é fato: shampoo anti-resíduo ajuda demais!!
Fiquei feliz de ler esse post pelo simples fato de, finalmente, alguém me autorizar a lavar meus cabelos mistos todos os dias! Simplesmente não consigo ficar sem lavá-los, acho a sensação horrível – mas sempre ouvia gente dizendo que não pode, que agride demais e blablabla. Agora posso lavar sem culpa! 😀
Tenho os fios finos, com cachos largos nas pontas, pouco volume, oleosidade na raíz e comprimento normal. Por causa dos cachos, o ideal é não lavá-los todos os dias, mas a raíz pede, né? Ainda mais morando no Rio.
Com o tempo aprendi um segredo para conseguir lavar meus fios a cada 2 dias: Uso shampoo sem sulfato e com ação antibacteriana somente na raíz e condicionador hidratante sem silicone, óleo mineral e parabeno no comprimento. Assim, o shampoo limpa bem o couro cabelo sem ressecar os fios e o condicionador hidrata bem o comprimento sem pesar em nada. E funciona, viu? Mesmo no verão infernal do Rio o cabelo permanece limpinho com esta frequência de lavagem.
Como aqui no Brasil infelizmente ainda não temos essa cultura de produtos de beleza mais naturais, compro os meus no iHerb. O shampoo que eu mais gosto é o Tea Tree & Blue Cypress da Nature’s Gate e o condicionar é o hidratante de Aloe Vera da mesma marca. São baratinhos, média de U$ 6,00 cada um e rendem bastante (o condicionador em um frasco com mais de 500 ml).
Fica a dica!
Mas por que shampoo com ação antibacteriana?
Carol, o óleo de Tea Tree (melaleuca para nós) tem essa função natural. Ele ajuda a reduzir a oleosidade e manter o couro cabelo saudável, evitando problemas como caspas, coceiras… É muito importante nesse calorão (ainda mais para quem mora no Rio como eu) porque a gente transpira muito o dia inteiro, inclusive na cabeça. Já o extrato de cipreste é descongestionante e estimula a circulação sanguínea.
Mas por ser orgânico e 100% não tem químicas fortes como a maioria dos shampoos desse tipo.
Eu nunca tive problema de caspas e afins, mas a oleosidade da raíz sempre me incomodou. Esse shampoo fez o meu cabelo crescer mais maleável, brilhoso e mais forte e a oleosidade deixou de ser um problema.
Joana, sabes se esse xaumpu contém sal? Como fiz uma dessas escovas, a cabeleireira disse pra usar xampu sem sal, caso contrário, o efeito dura pouco (diz a cabelereira que não tem formol)
Natali, na verdade esse sal na composição do shampoo que as pessoas falam é somente responsável pela espuma e “encorpamento” do produto, se chama cloreto de sódio. É puro marketing porque ele pode interfere no ressecamento dos seus fios. Sua escova não irá durar menos por causa do uso do cloreto de sódio. O que faz a escova durar menos – e maltrata super os fios – é o láuril sulfato de sódio, o sal que é realmente abrasivo (é usado, por exemplo, em detergentes de louça) e está presente na fórmula na maioria dos produtos que dizem ser “sem sal”. Ou seja, somos enganadas pela industria dos cosméticos que nos vende produtos “sem sal” que são cheios de sulfato de sódio. Mentira deslavada.
Esse shampoo que eu citei da Nature’s Gate é totalmente livre de sulfatos (incluindo o lauril) e também de cloreto de sódio. No lugar, é o usado o disodium laureth sulfosuccinate, que é um ativo derivado do coco que remove impurezas de uma forma muito mais suave, sem tantos danos aos fios e sem causar tanta alergia e irritação ao couro cabeludo.
oops “É puro marketing porque ele ‘não’ interfere no ressecamento dos seus fios”
Joana, muito obrigada pela explicação, você foi muito gentil! Agora a minha missão é de tentar encontrar marcas nacionais sem o sulfato de sódio (tenho trauma de compra pela net, por conta de cartão clonado)
O meu cabelo é bem ressecado do comprimento às pontas (é bem longo) e tem raíz oleosa. Lavo no máximo duas vezes por semana. Já utilizei alguns anti resíduos e até agora o que mais se adaptou ao meu cabelo foi esse de argila O Boticário. Ele cuidou de limpar, sem ressecar o comprimento. Mas só o uso de 15 em 15 dias.
Tenho o cabelo de normal, tento lavar ele conforme a necessidade, mais ou menos como você faz. Eu parei de lavar todo dia desde que li a divulgação de uma pesquisa da Unicamp que mostra que lavar com xampus normais (com sulfatos, como a grande maioria) causa danos irreparáveis no cabelo, que nenhum outro tratamento capilar conserta depois. Por isso nem penso em esfregar meus fios…
Tem um shampoo anti-resíduos da Mahogany com alfa-hidroxi ácidos que é ótimo! Mas só da para usar no máximo uma vez por semana!
E essa nova onda de shampoo sem sulfato? Alguem ja aderiu a essa moda?
Para alguns não é moda, mas necessidade.
Se eu usar shampoo com sulfato a reação alérgica é feia, fico com urticárias que ardem o pescoço como se fossem fogo. Só posso usar shampoo para bebês da Johnson ou Extreme Mild da La Roche, que é difícil de encontrar no Brasil.
Tenho cabelo cacheado, que é naturalmente mais seco, então imaginem meu desespero quando meu couro cabeludo começou a ficar oleoso e criando caspa já no dia seguinte às lavagens. Moro em Recife, onde faz um calor DO CÃO [agrava o problema] e shampoos anticaspa são uma tragédia, pois ressecam demais meu fios.
A solução foi USAR DOIS SHAMPOOS na hora de lavar o cabelo. Uso primeiro um transparente, que limpa melhor [usava o Johnson’s de cabelos cacheados, mas agora mudei pro Brilho Extremo da Pantene e estou amando!], e depois um comum, de aspecto perolado, que é mais hidratante. Deu super certo. Ah, e também diluo o shampoo antes de passar.
Obrigada Joana pela explicação! Tenho que pensar mais pra ver se vou aderir, ainda estou na dúvida! (eu = a clássica mulher que não consegue se decidir) bjo!
O shampoo anti resíduos com melhor custo-benefício é o Seda amarelinho! É incrível como ele limpa,o cheiro é uma delícia e o preço excelente.
A raíz do meu cabelo é mega oleosa, então lavo todos os dias. Mas, com o tempo, fui aprendendo a lidar melhor com meu cabelo.
Sempre uso shampoo transparentes. Os brancos deixam a aparencia de oleoso mais rapido. E como meu cabelo é bem ondulado, diluo apenas o shampoo na agua. O condicionador eu passo só no comprimento, sem excesso e tiro bem ele.
Lavar em agua fria tambem ajuda bastante. E claro, shampoo anti residuos uma vez por semana e hidratacao nas pontas tambem.
Com o tempo voce vai percebendo o que faz bem para seus fios.
Lavo todos os dias. Tenho cabelo misto, uso franja e moro em Salvador, logo, impossível n lavá-los diariamente se quiser manter uma imagem legal.
Abç
Eu lavo todos os dias.Meu cabelo é muito fininho (como diz minha mãe, “temos quatro fiapos”), liso e oleoso, então não dá para pular um dia de lavagem sequer. Já ouvi muita gente dizendo que agride demais, resseca, dá queda de cabelo, blá, blá, blá, mas eu faço isso há uns 7 anos e não senti nenhuma piora! Pelo contrário: meu cabelo continua super oleoso, não faço hidratação, nada, só passo um creminho pra pentear leve nas pontinhas, e nem é todo dia!
Para mim, o shampoo “queridinho” é o Elseve Citrus.Cr, ele segura a oleosidade do cabelo como nenhum outro, com a vantagem de não ressecar as pontas.Adoro!
Já segui por um tempo essa dica de lavagem da Lia, mas não consigo manter um ritual de beleza com frequência…hehe.
Lavo todos os dias, há muitos anos. Tenho cabelo misto e suo na cabeça, é impossível não lavar. Acostumei tanto que no inverno mantenho a rotina, mas aí seco com secador. Como meu cabelo já é liso e fininho (na verdade, é muito parecido com o da Sá), não tenho química, o que facilita tratar, bastando não descuidar da hidratação.
Depois que passei a fazer definitiva no cabelo, meu couro cabeludo passou a ser oleoso. Ou seja, agora tenho cabelo misto 🙂 Então é lavagem dia sim, dia não 🙂 Nem fico com o couro sujo, nem com os fios tão ressecados 🙂
Ter cabelo oleoso é difícil, às vezes, mesmo lavando todos os dias à tarde, à noite ele já está pesado e oleosíssimo…
esse shampoo antirresíduos da Natura funciona muito bem, deixa leve e cheiroso, mas para quem tem química não rola…
Só corrigindo, cabeleireiro*
é estranho mas é o correto, bjs
Eu tenho a raiz um pouco oleosa, mas quando não consigo lavar todos os dias eu dou uma disfarçada com um talco amigo, hehe, sei que não é o ideal, mas disfarça bem a oleosidade quando preciso! 😉
Lavo todo santo dia, não consigo tomar banho e não lavar o cabelo.
Para passar o shampoo, eu espalho um pouco do produto em cada parte da cabeça(um pouco em cima ,dos lados e na parte de trás,o equilalente a duas moedas),e antes de passar o condicionador tiro toda a água/umidade do cabelo, fica muito mais macio fazendo isso!
Eu uso o anti-resíduos da Natura e amooooo..
deixa o cabelo ‘fresquinho’, e uso a cada 15 dias…
Como tenho cabelo misto, acabo lavando todos os dias… ainda mais com esse calor absurdo que tem feito em Curitiba.
meu cabelo fica suado demais na academia, aí não tem como não lavar todos os dias, mas não uso muito secador para não danificar, deixo secar natural
Eu lavo os cabelos todos os dias.Tenho a raiz bem oleosa,dependendo do clima parece até que o óleo escorre pra testa, e se não faço escova não consigo ficar um dia que seja sem lavar,mesmo no inverno.Se estou fazendo escova,lavo umas duas vezes na semana pra refazer a escova.