Já faz tempo que estamos ouvindo sobre as novas regras para os protetores solares, mas só agora as mudanças estão aparecendo nos produtos. Daí vem a dúvida, você sabe o que mudou?
Eu achava que sim, mas depois que a Josiane perguntou aqui no blog o que era PPD caiu minha ficha. Eu não sabia! E por isso fui pesquisar mais sobre o assunto.
Veja só, existem dois tipos de raios solares que podem ser prejudiciais para a pele: o UVA que é responsável pelo fotoenvelhecimento – e pelo aparecimento do câncer de pele – e o UVB, que gera ardências e queimaduras. Os dois são TENSOS, mas até agora os protetores brasileiros só indicavam a proteção para os raios UVB, estes que queimam a pele.
Agora nos rótulos, além do FPS, também veremos a informação sobre a proteção contra os raios UVA, aquela que protege contra o envelhecimento. Essa nova informação está marcada no rótulo como FPUVA (fator de proteção ultra violeta A) ou PPD.
Segundo a Dra. Ursula Metelmann, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, o FPUVA é medido através do índice chamado PPD. Estes índices são testes de laboratório que verificam o quanto o filtro solar (creme) permite ou não a passagem da radiação A. Esses índices ainda são novos, e temos no mercado PPD de 4 a 33. Ainda não existe uma regra para avaliar o mínimo necessário, mas de qualquer maneira, quanto maior o índice melhor.
Ainda segundo a Dra. Ursula: “No caso do FPS os estudos são mais antigos e consagrados e o que se admite hoje, nessa mudança é que fatores de proteção menores do que 15 não são o suficiente para proteger para o câncer de pele, ou envelhecimento cutâneo”.
Então já viu, para o dia-a-dia, escolha FPS de 15 a 30. Para a praia, de 30 a 50. E não enrole, se você não reaplicar o produto a cada 4 horas não adianta nada. Estou aqui de olho hein, não quero ver leitora do blog toda queimada porque não usou protetor direito. Não me faça passar vergonha! 🙂
As novas regras da Anvisa também aumentaram o valor mínimo do FPS de 2 para 6 e elevaram o número de testes para os produtos que dizem ser resistentes à água. Os fabricantes terão dois anos para se adequar às novas regras.
Atualização: A Monica deu uma informação bem boa aqui nos comentários e que não ficou muito clara no post, olha só: “Só para constar: protetores solares bons sempre tiveram proteção contra raios UVA. O que não existia era uma regulamentação sobre como avaliar essa proteção nem sobre o mínimo de proteção necessária (por exemplo, alguns vinham só escrito “proteção contra UVA”, outros com “UVA: alta proteção” ou ainda “proteção UVA +++”). Aí, a gente ficava sem saber realmente o quanto o protetor protegia. Agora, padronizaram isso com o PPD de 4 a 33.”
Dica: Se vc se perde no meio do UVA e UVB, use o truque para decorar as siglas. O “A” pode ser relacionado a “aging”, os raios do envelhecimento. E o “B” a “burning”, os raios que queimam. Já posso virar professora de cursinho?
123 comentários
Foda é que todo mundo que eu conheço e eu tb achava que qualquer protetor solar protegia de câncer de pele quando na verdade só protegem de queimaduras… Me senti muito enganada agora
Eu tbm
Pois é…
Chato isso né? =/
Isabella
Eles tinham a proteção UVA antes, mas não vinha escrito na embalagem de quanto era a proteção.
bjs
Mas sabe o que é…
Tem algumas marcas que não oferecem mesmo a proteção UVA, como Neutrogena ou Sundown. As marcas que oferecem, escrevem no mínimo o UVB/UVA na embalagem. Quando há maior proteção UVA, dae sim parece UVA+++
;D
Ah e tem um post muito interessante sobre protetor solar e saúde aqui ó: http://loucaporcosmeticos.blogspot.com.br/2011/02/filtro-solar-engorda-e-da-celulite.html (Estudioso e blogueira de confiança, viu?!)
Bjão!
Complicado isso!
Ué, primeira coisa que eu fiz depois de ler o post, foi olhar se o meu protetor tava dentro das novas normas ou não. O meu é da Neutrogena e ele indica que tem proteção UVA/UVB sim. Só não tem esses “+++”.
Ah então desculpa generalizar!
É que comprei sem prestar atenção o neutrogena ultra light e um hidratante pras mãos(um lixo) com fps e ambos só diziam FPS 30, no more!
bjos
Voce foi OTIIIMAA Sá!
Muiiiiiiito boa a explicação!
Já pode se tornar prof!!
Muito esclarecedor! Ótimo post!
Gostei de saber. Eu sempre achava que era tudo a mesma coisa e nem estava “ligada” nestas mudanças rsrsrs. Bjinhos.
Só para constar: protetores solares bons sempre tiveram proteção contra raios UVA. O que não existia era uma regulamentação sobre como avaliar essa proteção nem sobre o mínimo de proteção necessária (por exemplo, alguns vinham só escrito “proteção contra UVA”, outros com “UVA: alta proteção” ou ainda “proteção UVA +++”). Aí, a gente ficava sem saber realmente o quanto o protetor protegia. Agora, padronizaram isso com o PPD de 4 a 33.
Isso Monica.
Coloquei seu comentário no post, acho que assim fica mais claro.
Obrigada!!
Nossa, muito bom saber mesmo.
Tbm me sinto enganada todo esse tempo, mas é bom ficar informada agora.
Excelente post, Sabrina!
Também não sabia das novas regras, vou prestar mais atenção quando comprar protetor solar.
beijo!
Post perfeito!!!
Parabéns, Sabrina!
Pode ser professora de cursinho e de dermatologia também! Pois muitos médicos não conseguem passar as informações com a sua habilidade!!! Hehehe…
😉
Muito bom o post, gostei muito, não entedia nada sobre isso, eu sempre achei que todo protetor protegia contra câncer de pele, ótimo saber.
Excelente postagem! Bastante esclarecedora!
Vale a pena acrescentar que o UVA a gente se expõe até na sombra!!!
Sabrina, você é ótima! Além de ser um assunto muito importante, você escreve muito bem, é muito claro e divertido o seu jeito de falar com a gente! 🙂
Muito Bom.
Parabéns pelo post!
Bjs
Post de utilidade pública!!!
Adorei!!
Prof nota 10!
Adorei a dica!!! Besos
Nossa, eu não sabia q os protetores antigos não tinham essa proteção UVA!
Ótimo o post Sá!
Bruh
Até tinha, mas não vinha escrito na embalagem qual era o fator de proteção.
bjs
[…] diretamente na fonte: Coisas de Diva window.location = […]
chorei com a ~ilustração~ do UVA, hahaha
É pra lembrar dela quando for tomar sol!
🙂
Dá pra associar o UVA como o raio solar que vai ter deixar uma uva……….passa!!!=)
Bjoo
hahahaha essa associação da Cristina foi ótima!!!
Adorei essa, vou lembrar disso 🙂
Hehehehehehe!!! Caraca, se eu já não curtia tomar sol, depois da uva passa, então… Nem!
Chorei de rir e de medo! hahaha
adorei sabrina, seus posts são os melhores, amo!!!! sempre algo pertinente. sabe se lá fora a regra existe? compro kilos de protetor solar quando viajo pq é muito mais barato, mas sem esse fator uva não rola mais. bj.
Acredito que sim, mas não tenho certezona.
bjs
Excelente post Sa! Muito esclarecedor!!
Já até salvei aqui como favorito, pois além de ser super importante
sabermos tudo isso, é questão de saúde né?
Obrigada por nos passar isso de forma tão clara! =D
Ótimo post!! Também não sabia das novas regras. Vou olhar na embalagem do que comprei. Bjs!!!
Muito legal e esclarecedor o post. Eu achava que o FPS era tudo junto, proteção contra UVA e UVB. VOu ficar de olho agora…
Gurias, PARABÉNS pelo post! Assunto mega importante, e que estava mesmo precisando demais esclarecimentos e informações! Beijão.
parabéns pelo post Sabrina =), não só útil mas super necessário, eu já me submeti (confesso que consciente pq ninguém no seu juízo perfeito se expõe ao sol acreditando que não faz mal) a queimaduras serias de segundo grau e hoje a consequência foi câncer de pele, quase morar no dermatologista, “pintas” e mais “pintas” para retirar o que resulta em cicatrizes por tudo, sair de casa sem proteção no mínimo 60 no verão e 30 no inverno sem pensar o que é um saco por que meleca…tudo por que achava que pele clara demais no verão fica feio, por futilidade não me cuidei um pouquinho e agora sou obrigada e me privar de muita coisa.Gente se joooga no protetor sem dó e pensa que muito bronze é bonito hoje e amanhã vira sarda.beeijos
Ótimo post! UTILIDADE PÚBLICA!!!rsrsrs Muito esclarecedor, não vivo mais sem o CDD!!!!!
É, eu tb escolhia protetor pelo FPS só… Escolhia logo um cinquetão/sessentão e achava que tava protegida… Muito bom esse post, vou compartilhar porque outras branquelas, como eu, podem se salvar!
😉
beijos!
Ta chegando o verão e nunca é demais falar sobre proteção solar. Querem investir em beleza e saúde? Comprem um bom protetor e usem todos os dias, reaplicando de 3 em 3 horas. A maioria de nós, leitoras do CDD, é esclarecida, nao tem cabimento nao se proteger. É muito triste ver 4, 5, até mais pessoas com câncer de pele todos os dias e esse habito estar longe de ser plenamente difundido no Brasil. Fora o fotodano e as lesões pré-malignas. Se cuidem! Melhor ser chamada de branquela do que ficar doente. Beijos!
Apoiada!
Concordo total e sou branquela mesmo com orgulho porque uso protetor até qdo tá nubladão e frio, sai prá lá cancer de pele, gente os homens tbém, nossos maridos, namorado, filhos, etc, fiz meu marido acostumar a usar o protetor, agente tem que cuidar tbém de quem agente ama né 😉
Sabrina, parabéns pelo post! Excelente explicacao, e é um assunto bem sério, que realmente precisa ser falado. ^^
mtooo boa a dica! não tinha entendido pq as embalagens mudaram, mas já vou me atentar ao FPUVA também!
Olha eu estou aqui com meus três protetores aqui: o Anthelios Ac 40 (com uvb 40 e pdd 25, um dos poucos que já indica), o Photoprot 100 (fdp 100 e pdd – só ‘deus sabe’) e o Coppertone ultraguard fps 50 e pdd também não indicado.
Pelo que pesquisei, existe uma gradação meio que universal da proteção UVA, aqueles sinais de + (quanto mais destes sinais, maior é a proteção UVA), os bloqueadores japoneses usam este sistema de gradação. Então é ficar atenta e buscar, por hora, protetores com bastante sinais +++ até aparecer a indicação.
Outra diferença importante, para saber de quanto em quanto tempo é preciso reaplicar o protetor, é saber se há filtros físicos ou não no seu. Por exemplo, o meu photoprot 100, não tem filtros físicos, ou seja, mesmo a proteção para queimadura sendo 100, preciso reaplicar de 2 em 2 horas.
Já comprei o anessa (japonês) com filtro físicos (é o cão chupando manga para tirar da pele, só com demaquilante o bichinho saí) e este sim, só preciso reaplicar de 4 em 4 horas.
Em geral, os vendidos no brasil não tem os tais filtros físicos, o que implica em reaplicar de 2 em 2 horas. obs: nem sempre um bloqueador com filtros físicos será mais espesso ou difícil de aplicar que um filtro normal, a duração e o nível de adesão na pele é que são bem diferentes em relação aos filtros comuns.
Marcia
Nesse momento eu queria te rum botão de CURTIR nos comentários para poder curtir o seu.
Obrigada pelas informações!
bjs
Eu tenho um Anessa da Shiseido, mas acho q esse não tem filtro físico, pq sai fácil. é esse branquinho que vc diz?
Luciane, o meu era dourado.
Sá, valeu! 😉 Eu sempre aprendo muito aqui, é boa a sensação de contribuir um pouco.
essa de filtro físicos é interessante….
tenho uma amostra dourada, achei que era pro corpo.. vou testar..
Super Interessante!
Queria ter um desse de 4 em 4…
pq a preguiça de reaplicar é muiiita de vez enqdo!
Que interessante! Vou até pesquisar o que que tem de especial nesses físicos exatamente; não sabia desses detalhes.
Obrigada pela dica sobre reaplicação! 😉
Otimo post!
Agora entendi porque sempre passo o bloqueador solar no rosto e sempre acabo com manchas de sol, passo o ano inteiro cuidando com tira manchas etc… e uma idazinha a praia nas férias fico toda manchada !!!!!!!
Sabrina vc é fantástica!! Sou fã! Esse blog mora no meu coração =D
Amei o post!
Post de utilidade pública, vou até compartilhar no face. Mas como as marcas tem 2 anos para se adequar às regras, nem todos os protetores tem essa informação (PPD) no rótulo, não é? Além desses mostrados no post, vc sabe me informar mais algum?
Parabéns pelo post Sá! Muito esclarecedor! Não fazia nem idéia desse novo índice. Mas resumindo: devemos sempre procurar PPD acima de 15 então? O que tenho aqui em casa indica o seguinte: Adcos bloqueador FPS UVB 55 / PPD 20 (97% UVA). Sorte que comprei certo antes mesmo de ter essas informações!
Galera…adorei o post. Parabéns!!!
Nâo sou dermatologista, nem nada…mas sei que o Minesol Oil Control possui esses filtros…
Olha oq diz a embalagem:
“…Com seu sistema de filtros solares fotoestáveis (Tinosorb S + Tinosorb M), de altíssima eficácia e longa duração (permanece na pele por até 8 horas), previne o envelhecimento cutâneo prematuro ou fotoenvelhecimento (rugas e pigmentações cutâneas)… ”
Minha dermato indicou esse pra mim, estou fazendo um tratamento para acne com ácido e passo exatamente 8 horas no escritorio…como as luzes fluorescentes também são prejudiciais achei ele excelente…além de reter um pouco a minha oleosidade… =]
O preço dele aqui no centro de SP está em torno de R$ 55/R$ 60 mas, pra mim, dura uns 2 meses..então compensa…=]
Espero que gostem da dica =)
Vanessa, o filtro vai perdendo a capacidade de barrar ao longo do dia, então continuamos absorvendo a quantidade necessária de uva para sintetizar vitamina D. Cujo os efeitos são bem severos se não sintetizada.
Outra vantagem dos filtros é barrar partículas físicas que podem entupir poros, ressecar a pele e ajudar no aparecimento de manchas. Por isso a mudança dos protocolos de filtro, estamos cada vez mais vivendo em grandes aglomerados urbanos, mais poluídos, mais expostos à radiação.
Mas sim, eu também acho que tem uma paranoia comercial em cima do filtro solar, não vamos esquecer de que este é o mercado de cosméticos, afinal.
Usar todo dia é importante, mas isso não significa que a sua pele ficará jovem para toda vida, que nunca irá aparecer uma mancha (olha eu aqui com trinta, filtro desde os 15 e com manchas…rsrsr). Mas ajuda a manter a pele saudável. Mas é isso: prevenção e ajuda, não o milagre da juventude eterna.
Marcia acho que me expressei mal…não quero ser jovem pra sempre !! =D
A única coisa que quis deixar claro é que existem produtos bons no mercado, e que não são tão caros!
Tenho a pele bem clara e com acne, por isso nunca usei o bloqueador devido a textura, qndo achei esse achei o máximo!
Agora que reaplicar o protetor 3x ao dia parece até ficção científica né?! …pq a menos que vc seja dona da empresa que trabalha vc poderá sair 3x para reaplicar tudo (protetor+maquiagem)…além do que quem trabalha e estuda (oi!) pra levar tudo na bolsa é um saco!
Enfim…ou ficamos cheias de rugas e com risco de doenças sérias na pele ou ficamos tortas de tanto peso nos braços por conta das bolsas lotadas de cosméticos! =p
Ps. concordo com você em relação à indústria de cosmético e o apelo que tudo é o básico agora…tudo temos que ter e usar.. 😉
Pois é, acho que também me expressei mal, não quis dizer que você pensou que era ‘juventude eterna’, foi só um jeito de ironizar com a pressão do mercado para que compremos protetor solar (e por um preço absurdo aqui no Brasil, não é mesmo?)
Eu ando importando alguns japoneses, dão de 10 a zero em tudo que já testei da minesol e da la roche posay, e nunca pago mais do 40 reais para proteção 50 fps.
Eu aplico pela manhã, e reaplico um protetor em pó ao meio-dia – oi Maybelline de 12 dilmas, te amo ;). É o que dá para fazer. Deixo um frasquinho de 10 ml na bolsa se precisar sair no meio da tarde (o sol é bastante ‘ardido’ aqui em Campinas) e ando investindo nos protetores com filtros físicos (vi que o minesol tem e anthelios ac também) para durar um pouco mais.
Mas reaplicar de duas em duas horas, sinto muito. Só de férias na praia…rsrs
Post muito didático! Gostei.
Oi Sá sou leitora assídua do CDD, mas nunca comentava #tristeza
Amei o post, super esclarecedor! Mas acho que faltou apenas um parentese importante. Sei a importância do uso diário de protetor, uma coisa na qual eu falho totalmente, já que aplico apenas no rosto, quando o correto é aplicar em todas as partes do corpo expostas ao Sol! Detesto a textura dos protetores, e eu particularmente uso no rosto porque compro base/hidratante com FPS, rsrsrsrs.
Mas vou me adequar melhor, é apenas uma questão de costume né!
MAs acho que também é legal falar da importância dos raios UV-A, eles não são tão vilões assim poxa, rsrsrsrs. Infelizmente não vou saber explicar direitinho, mas sei que apenas os raios UV-A sintetizam a vitamina D, tão necessária para nossa saúde, inclusive da pele! Sem contar que sem vitamina D, não existe absorção de Cálcio… E também sei que FPS acima de 8 bloqueia UV-A… não sei em que intensidade, mas sei que bloqueia.
Então a orientação é pegar 15 min de Sol pela manhã, entre as 7:00h e as 10:00, quando o Sol está mais ameno, SEM PROTETOR, isso é o bastante para nosso organismo sintetizar a vitamina D que precisamos!
Acho que o segredo é o equilíbrio, mas na dúvida, eu super apoio o uso do protetor, é mega essencial, e os raios UV-B também causam câncer a longo prazo ok.
é esquisito saber essas coisas, mas é que eu faço fisioterapia, ainda to bem no começo do curso, mas eu prestava atenção nas aulas de biofísica… rsrsrsrsrsrrs
bjaooo flor, amo o blog!
Legal esse parenteses tbm Lidia!! =D
Super curti o post, dias atrás estava vendo a Mariana (Viiixxxen) falando sobre isso num vídeo sobre BB Cream, ela até que tava explicando direitinho, mas eu não dei muita importância na hora, o que agora, obviamente, me fez ficar curiosa e voltar a ver o vídeo, já que eu eu estou super interessada em comprar um BB Cream.
Tá de parabéns, Sabrina! É o CDD servindo bem para servir sempre! (Eu adoro essa sua frase)
Ótimo post Sá!
Lembrando que deve ser usado em qualquer estação né!
beijão!
Nossa Sá, esse seu post foi ótimo, eu não sabia dessa história de PPD, mto informativo. Vc tá de parabéns por fazer um post tão completinho. Por isso que eu AMO o Coisas de Diva, sempre tão eficientes.
E pra mim esse post foi melhor ainda já que eu praticamente trabalho no sol… Não dá pra marcar bobeira, não mesmo! Em qqr época do ano, ainda mais agora que tá chegando o verão…
Beijos e parabéns mais uma vez!!!! 🙂
Sim, você já pode virar professora de cursinho! hahaha
Aliás, seus posts são sempre muito úteis! Todos aqui do CdD, na verdade.
Quem tem cerca de 30 anos vai compartilhar comigo como os protocolos mudaram acerca de aplicação de protetor.. antes era pra aplicar quando ía a praia ou exposição prolongada ao sol.. depois a recomendação passou a ser pra aplicar todo dia, depois as dermatologistas mandavam aplicar pelo menos duas vezes ao dia.. e agora, na última vez que fui na dermato ela me mandou reaplicar a cada três horas… qual será o próximo protocolo? he eh
Ótimo post. Super esclarecedor!!
Beijo!
Esmaltes da Luluzinha
Como sempre arrasa nos posts né Sabrina!
Vou mandar pra minha mãe esse post!!!!
bjs
Adorei o post!!! Suuuuper util!!! Só agora entendi sobre as mudanças, estava tudo confuso….rs.
Bjosss
Olá, trabalho na Johnson e gostaria de esclarecer que os protetores das linhas Sundown, Neutrogena e ROC obedecem uma proporção de 1/3 de PPD para FPS, de acordo com os padrões internacionais de produção de protetores solaes. Assim, o fator 30 possui PPD 10. Acho bom explicar para que vocês não achem que foram enganadas ao usar os produtos das linhas acima rs. Bjs!
bom saber
Gostei muito do post! =D
Realmente eu também estava por fora dessas mudanças! hehehehe
Muito esclarecedor Sabrina! Ótimo!
Sabrina e/ou meninas,me tirem uma dúvida,please!:Quando vamos reaplicar o protetor,devemos fazê-lo,por cima do que já “derreteu”,ou o certo é lavar o rosto,e aí sim,reaplicar?Pq não é sempre que lavo rosto antes de reaplicar,e sinto que to fazendo errado….
Sabrina
Não sei, mas posso ver com minha dermatologista. Só preciso esperar ela voltar de viagem, dai faço outro post sobre reaplicação de protetor.
bjs
A minha dermato recomenda que seja com o rosto limpo. Tá, né, a cada 04 horas você vai lá, lava o rosto, tira tudo que tem lá e passa protetor. Daí, com isso, resolvi usar maquiagem à prova d’água nos olhos e protetor com cor de base no dia a dia, pra poder ser feliz.
A minha não, manda colocar em cima mesmo, o importante é passar… imagina ter que lavar o rosto cada vez que reaplico protetor, vou ter um treco!
Bacana essa informação. Realmente é algo que passa batido se a gente não prestar atenção. Nunca tinha me perguntado a respeito disso. Recentemente comprei outro protetor solar para o rosto (aqui no Rio as coisas que antes funcionavam muito bem em São Paulo, não estão mais dando muito certo no clima daqui) e agora que li esse post é que fui reparar e notei que está escrito “UVA+++” hehe) enquanto outro fator 50 que uso quando vou à praia nem vem nada escrito.
Sabrina, arrasou nesse post super esclarescedor e tbém não deixa de ser mais um ALERTA prá quem não usa protetor diariamente faça sol, faça chuva.
Não sabia da reaplicação a cada 4 horas,pensei que servia so na praia,depois de se molhar no mar!!Que vergonha!!Pior que me pega bem no horário do almoço e eu nunca reaplico!!!Tô de olho agora!!!Valeu meninas :**
Valeu Sabriana. Eu não sabia dessa, também achava que todos os protetores serviam para proteger do câncer de pele, vou ficar de olho.
Ótimo post e esclarecimentos, Sá! Mas o que me pega mais é ter que reaplicar várias vezes ao longo do dia, tenho que vencer a preguicinha em benefício a saúde! 😉
Valeu,Sabrina!
Sabrina….que fofa. Muito obrigada por esclarecer minha duvida assim tão bem. Adorei o método de correlacionar as letras com as palavras, muito bom, nao esquecerei mais. Bj….
Otimo post Sá….as vezes não comento aqui por falta de tempo, mas passo TODOS os dias por aqui, esse post não pude deixar de comentar pq é de grande utilidade sabermos de algo tão importante pro nosso dia-a-dia, alias pra nossa vida ne? pq queremos ser musas por muito tempo e estar com a pele em dia é fundamental…obrigada!!!
beijoss
muito bom o post sá! vou passar adiante as informações!
Eu era dessas que nem sabia que tinha mudado! hahaha
Mas nem vai mudar minha vida, como já foi dito, os bons já tinham a proteção UVA e UVB, só não tinham uma escala padronizada pra UVA ainda no Brasil!
DÚVIDA QUE ME CONSOME: já que temos que aplicar o protetor solar de 2 em 2 horas, como fazemos? Já que depois que passamos o protetor pela manhã, cobrimos ele com camadas e camadas de produtos de maquiagem? Passo ele por cima da maquiagem mesmo? Como vocês fazem?
Tbm tenho essa dúvida Alina!!!
Fora que tenho uma preguiça sem fim de ficar reaplicando…
Alina
Eu não sei como é o correto, vou perguntar para a dermatologista.
bjs
Oii!
Gostei bastante da matéria e nem me atentava a isso. Mas olha, tem protetor que já vinha sim com o UVA terminado. Eu tenho um da marca Cetaphil aqui SPF50+/UVA 28. Tenho ele desde o semestre passado 🙂
Bjuss
Ahh, mas ele é estrangeiro!!! Tinha deixado passar que vc estava falando das marcas nacionais. Desculpa!
[…] que falei sobre protetor solar esses dias? Então, este da SkinCeuticals é um protetor físico. Sabia que existe também este […]
[…] que falei sobre protetor solar esses dias? Então, este da SkinCeuticals é um protetor físico. Sabia que existe também este […]
Olá, Meninas, ADOROOO o Blog de vocês, leio todo santo dia =D
sobre protetor solar, queria dar um alerta, para que todas façam o teste no pulso antes e esperem 48 horas ou até mesmo 72 horas, se não tiver nenhuma reação pode passar o protetor tranquilamente.
eu sou alérgica a vários protetores, e já fiquei com reações horríveis pelo corpo e rosto. então TESTEM antes de passar o protetor pelo corpo e rosto. não custa nada esperar 3 dias… pior é ficar esperando 10 dias pra a reação passar e fora caixas e caixas de anti alérgico.
beijocas.
Oi, Keka (mamis me chama assim, mas eu odeio!)! Eu li num blog desses da vida sobre isso, a blogueira postou algumas fotos da reação que ela teve. Por conta disso, o médico dela ‘eliminou’ vários itens da vida dela, por conta de uma substância x (que não me recordo agora) que está presente em protetores e outros cosméticos.
oi Rachel, também me chamo Rachel com CH =D
eu também li em algum lugar que o maior índice de alergias vem de protetor solar..
não posso usar várias marcas, a única que não me deu reação alérgica foi os da linha da Nívea.
estou fazendo um tratamento pra clarear umas manchinhas de espinhas no rosto, e como o gel noturno é forte, o meu dermatologista recomendou usar um protetor facial mais forte que o que eu sempre uso [ nívea facial fto 15] e como não achei um nívea de fator mais alto [60] comprei um outro, fiz o teste de reação no pulso, mas não esperei 24h, e esse outro me deu uma reação absurdamente forte, meu rosto ficou deformado por 6 dias. assustei a família inteira heheheh.. só hoje que meu rosto voltou ao normal.
Só quem passa por isso, depois fica a neurótica de não passar qualquer produto no rosto sem antes fazer e esperar pelo menos 48h.. hahahha..
beijinhos.
Pois é, xará, eu nunca tive problemas com protetor solar, já tive com hidratante que tinha fator de proteção, meu rosto irritava, não a ponto de me deixar um monstro, mas também não esperava muito, corria para o banheiro e lavava o rosto, daí, por um bom tempo, tive medo de hidratantes com fator de proteção, mas nunca mais aconteceu nada nem parecido com isso que aconteceu com você.
Ainda bem que está melhor, não é!?
[…] Coisas De Diva: as meninas explicaram AQUIde forma simples e objetiva as mudanças que aconteceram nas classificações dos protetores […]
[…] a poluição e os raios UVA. (Quer entender o que isso significa? Então dá uma olhadinha nesse post ótimo que a Sá fez aqui esses […]
[…] a poluição e os raios UVA. (Quer entender o que isso significa? Então dá uma olhadinha nesse post ótimo que a Sá fez aqui esses […]
Sá..fiquei um pouco confusa!!O FPS indica proteção pra UVB, é isso??
Isso!!!
Nossa.. eu nem sabia q ia mudar!
Bem informada q sou! rs
[…] um post muito bacana explicando as novas regras de comercialização dos bloqueadores solar, clique aqui e fique por […]
Existe um protetor solar marca ADATINA NORMALIZE com filtro 60 e que dura 12 horas, é maravilhoso, indicado pela minha dermatologista, o único incoveniente é que não se acha em qualquer lugar e o preço é em torno de R$ 70,00….para uma aplicação diária tá valendo, só não sei se tem proteção PPD 🙂
Queria saber o PPD do Minesol Oil Control FPS 70, mas nele só diz que tem proteção UVA e UVB, não indica o número 🙁
Meninas,
só para complementar…PPD, significa:Persistent Pigment Darkening. A tendencia é proteção contra UVA, UVB e luz visivel (são os protetores solares com pigmento!)
Adoro o blog!
Bjs
Sabrina vc é ótima, gosto da sua espontaneidade sempre colocada nos seus comentários!
Isso faz a diferença no seu blog!
Sucesso!
Bjussss
Obrigada!
Talvez isso explique o pq eu tenho manchas na testa mesmo usando sempre FPS 45. O sol de Brasília é tenso acaba com a pele, ohhh saudades da minha Curitiba.
Alguns esclarecimentos sobre os raios ultravioletas A e B.
Começando por seus efeitos negativos.
UVB – este atinge a epiderme e é responsável pela queimadura solar, causando uma inflamação crônica no tecido que pode aparecer em até 12 horas após sua exposição, após a vermelhidão ir embora a pele começa a descascar, ou seja, é a epiderme se desprendendo devido ao dano causado. A camada basal (mais profunda da epiderme) aumenta a produção celular para repor o que foi eliminado. Quando se tem UVB incidindo na sua pele se tem uma intensa proliferação celular = intensa divisão do material genético, provocando mutação neste material. Por isso quando se tem uma exposição crônica ao longo dos anos pode ocorrer o desenvolvimento de câncer de pele. Portanto, o UVB pode causar: queimadura solar, bronzeamento lesivo, eritema, reações de fotossensibilização podendo levar ao câncer de pele.
UVA – este passa pela epiderme e atinge a derme, nela ele destrói as fibras de sustentação da pele (colágeno, elastina) provocando efeitos tardios que é o envelhecimento precoce da pele, além disso esta área é ricamente vascularizada com intensa proliferação celular e aí entra a mesma situação do UVB.
Efeitos imediatos ou agudos:
Irritação cutânea; Queimaduras; Alergias; Agravamento de doenças como lupus
eritematoso, vitiligo, herpes, eczemas; Reações de fotossensibilização induzida
por fármacos como tetraciclinas, tiazidas (antibióticos).
Efeitos a longo prazo ou tardios:
Envelhecimento prematuro da pele; Predisposição ao câncer de pele
Portanto, os filtros solares, mesmo os antigos protegem sim contra o câncer de pele!
A diferença entre os FPS basicamente está no tempo de exposição permitido sem a necessidade de reaplicação, porque o fator 15 protege cerca de 93% contra UVB, 30 cerca de 96%, 50 cerca de 98% e o 100 cerca de 99%, vale dizer que nenhum protege 100%. Já o UVA deve ser no mínimo um terço da proteção contra UVB.
Ah! Protetores solares natural: suor e melanina
A melanina produzida distribui-se desde a epiderme até o estrato córneo onde absorve a energia da radiação ultravioleta, sofrendo oxidação, transforma parte da energia em calor e utiliza parte da energia para estabilizar radicais livres produzidos na pele pela radiação ultravioleta.
A incidência de radiação ultravioleta sobre a pele provoca o aumento da temperatura corporal, estimulando a produção de suor, no qual está presente o ácido urocânico, que tem ação anti-solar química, absorvendo a energia da radiação ultravioleta.
Nem tudo são trevas, como foi dito anteriormente pela lidia.
Quando se tem uma exposição moderada, claro que em horário não crítico (10 – 16). Vale dizer que as pessoas que possuem maior quantidade de melanina necessitam de mais tempo de exposição.
Transformação de Ergosterol em Vitamina D (feito pelo UVB, não UVA)
Ativação de enzimas e hormônios
Ação antisséptica
Ação anti-seborreica.
Sistemas de proteção da pele: Estimulantes da produção de melanina; Filtros solares físicos; Filtros solares químicos
Estimulantes da produção de melanina: Também chamados de autobronzeadores ou
bronzeadores sem sol, uma vez que provocam ou aceleram o escurecimento da pele, mesmo sem exposição à luz solar. Seu efeito protetor dá-se pelo aumento da
concentração de melanina na pele.
Filtros solares físicos: São sempre substâncias inorgânicas capazes de
refletir ou dispersar a radiação solar, formando assim uma barreira à transferência de energia para a pele.
Com relação a (luz visivel (são os protetores solares com pigmento!)) que foi dito.
Filtros solares químicos: A maioria dos filtros solares químicos são compostos aromáticos dissubstituídos que apresentam um grupamento carbonila e um substituinte amina ou metoxila, doador de elétrons, normalmente em posição orto ou para ao grupamento carbonila. O grupo cromóforo dos filtros solares químicos
é o responsável pela absorção da energia proveniente da radiação solar, utilizando parte dessa energia para provocar transições eletrônicas entre os orbitais ligantes e antiligantes do grupo cromóforo. Ao retornar ao estado fundamental, por meio de fluorescência, relaxamento vibracional, reações fotoquímicas ou declínio radioativo, conforme a estrutura do cromóforo, convertem a radiação UV em radiações de maior comprimento de onda (luz visível que foi dita), inofensivas ao organismo.
Vale dizer que hoje os filtros solares são químicos e físicos, melhorando a proteção.
Outra coisa, diferença entre protetor solar, filtro solar e bloqueador solar.
Protetor = Todos são pois protegem contra os raios ultravioletas.
Filtro = Todos são pois filtram os raios ultravioletas.
Bloqueador = Na verdade pode-se dizer que nenhum é bloqueador pois não impedem que 100% dos raios ultravioletas penetrem na pele, o que se pode dizer é que são bloqueadores parciais.
Desculpa se tinha essa informação nos comentários, não consegui li ler tudo. Entrei em contato com sac do minesol, já que falaram muito bem dele nos e blogs, pois queria saber sobe o ppd, já que não e’l está especificado na embalagem. Me mandaram a seguinte resposta: “Ficamos felizes com o seu interesse por nossos produtos. Quanto à sua dúvida, informamos que PPD não é uma substância e sim um teste que mede a proteção contra raios UVA. Nós, da Johnson & Johnson, decidimos não incluir o número referente ao PPD porque, além de não ser oficial ainda gera muita confusão com dúvidas que número é o fator e que número é o PPD. O símbolo UVA dentro de uma circunferência representa que o produto tem pelo menos uma relação de 3 de proteção UVB para 1 de UVA. Está é uma determinação do órgão regulatório europeu.” Legal né!
[…] Ele é hipoalergênico, não-comedogênico, livre de parabenos, óleo mineral e álcool. É ideal tanto para peles sensíveis quanto para peles problemáticas ou com acne. Ele vem em quatro cores – 13, 21, 23 e 27 – e tem FPS 25 PA+++ (esse PA+++ é o fator de proteção contra raios UVA, responsável pelo fotoenvelhecimento e câncer de pele – aqui tem um post sobre o assunto).. […]
Oi! Sabrina! Sabe me dizer se o cetaphil fator 50 tem este ppd alto?
Não sei dizer. 🙁
[…] versão à prova d’água do All Around Safe Block da Missha, que é uma marca coreana, tem FPS 50+ PA++++. Segundo a marca, ele é feito para quem procura proteção no caso de atividades ao ar livre, […]