Dicas Pele

Adesivo hidrocoloide para acne: vale a pena usar?

22/10/2024

Faz um tempinho que caí num limbo do Tiktok e dele não consegui sair mais: o de meninas que usam adesivo hidrocoloide para acne. O negócio é mais ou menos assim: elas se filmam tirando o curativo de cima das espinhas para checar se ele foi capaz de absorver todas as “porcarias” (tipo oleosidade, pus), livrando o rosto do incômodo.

A partir daí, acontecem fenômenos variados. Às vezes, as espinhas não estão prontas e não sai nada delas. Em outras situações, o adesivo hidrocoloide fica até grosso de tanta secreção retida. Com sorte, o próprio pontinho de acne sai grudado no curativo. Isso tudo pode ser satisfatório para pessoas malucas feito eu, que gostam de ver esse tipo de coisa. Porém, a questão é: será que vale a pena manter esse tipo de rotina na pele acneica? Vamos descobrir a seguir.

Adesivo hidrocoloide para acne

O adesivo hidrocoloide é usado para o tratamento de feridas em geral. Ele é discreto e impermeável, absorve secreções, protege o ferimento de infecções e deixa a pele respirar. Sendo assim, ajuda na cicatrização de lesões e pequenos cortes. No caso da acne, pode entrar na fase mais “madura” da espinha ou até mesmo depois que aconteceu a extração. Tem gente que usa ele bem no comecinho do processo com a esperança de que “puxe” mais rápido a espinha pra fora.

Fato é que diversas marcas têm suas opções de adesivo hidrocoloide para acne. Eu mesma já testei algumas e achei a experiência interessante, embora hoje não tenha mais espinhas – ufa! – para continuar meus experimentos. A maior diferença em relação aos curativos tradicionais é que eles já vêm cortadinhos em formato redondo e em tamanhos variados, facilitando o uso. Certos tipos acrescentam também ativos secativos, como o ácido salicílico. Nesses casos, é importante não repetir por muitos dias seguidos o uso, já que podem irritar a pele do local.

Mas vale a pena usar?

Depende. Primeiro, quero ressaltar quando vale a pena usar. Se você está com uma espinha protuberante (com ou sem pus), o curativo pode ser uma boa opção. Isso porque ele:

  • Pode ajudar a vencer a tentação de cutucar;
  • Minimiza os danos de ficar colocando a mão no rosto;
  • Absorve possíveis secreções, criando um ambiente favorável à cicatrização;
  • Disfarça a própria acne e permite o uso mais seguro de cosméticos por cima.

Para aplicar, é preciso estar com o rosto as mãos limpas. Se for usar uma pinça, ela precisa estar higienizada também. Depois dá para seguir com skincare e maquiagem normalmente, tá? O ideal é ficar de 6 a 12 horas com o adesivo hidrocoloide, tendo atenção a descolamentos nas bordas ou excesso de secreção retida. Nesses casos, é bom efetuar a troca rapidamente.

Agora vou contar quando NÃO vale a pena usar. Se você está com uma espinha interna, não vai adiantar – é mito que o curativo vai trazê-la para a superfície. O máximo que você vai ver é o adesivo reter o sebo natural da pele, sendo que a tendência é o nódulo se manter e ir diminuindo naturalmente com o tempo (caso você não mexa, né)!

Outra coisa que vejo bastante é a mulherada metendo um ADESIVÃO feito para outros tipos de machucado no rosto. Isso só serve para iludir a mente de que as espinhas vão emergir mais rápido. O que se vê, mais uma vez, é a oleosidade absorvida no curativo – nada mais. Caso você sofra de acne severa, a dica é: procure um dermatologista. Infelizmente, os adesivos hidrocoloides amenizam a situação, mas não são uma forma de tratamento. Então, melhor cuidar da causa e aliviar os sintomas até que desapareçam.

E aí, ajudei você a entender melhor sobre o assunto?

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário