Cabelos Guias

Como arrumar a franja? Veja o que faço na minha!

18/06/2024

Finalmente cortei o cabelo e veio novidade por aí! Se você segue a gente no Instagram, já deve saber que tô franjuda de novo! E isso com certeza me leva a colocar alguns passinhos a mais na rotina de cuidados capilares. Pois quero mostrar a seguir como arrumar a franja de uma forma fácil e amigável para as desajeitadas como eu!

Como arrumar a franja

Não vou focar nas coisas de banho porque nesse ponto continua tudo igual, tá? O que mudou mesmo foi a parte da secagem, com certeza. Uso meu secador velho de guerra Tourmaline Íon, da Taiff, para essa tarefa (aqui a versão atual dele).

#1 Proteção térmica

Ao sair do chuveiro, sempre desembaraço os fios com minha amada escova Tangle Teezer – o modelo com cabo se chama The Wet Detangler. Ele é perfeito para usar nos cabelos úmidos! Feito isso, entro com algum protetor térmico, que é essencial para não danificar as madeixas por causa da fonte direta de calor. Aqui embaixo estão 4 opções perfeitas para fios lisos e finos como os meus, com links para os produtos e para suas resenhas:

#2 Secagem + escova

Aí sim eu vou responder à pergunta: como arrumar a franja? Para isso, comprei uma escova redonda de cerdas naturais em tamanho médio – é a Madeira Pro, da Belliz (tem aqui). O ideal seria ter comprado uma maior e outra menor do que essa, porém, fiquei no meio termo porque foi o que achei na loja quando procurei.

E, quer saber? Está dando certo! Primeiro, seco os cabelos com o jato quente de qualquer jeito mesmo. Depois que a raiz está sequinha, uso o secador na vertical para baixar o frizz e manter o alisamento. Então, coloco a escova embaixo da franja, rodando para dentro enquanto vem o ar quente. Isso faz com que os fios fiquem menos lambidos, sabe? Depois, arrumo as laterais rodando a escova para fora, também com o jato quente.

Não sou muito boa de escova não, tanto que no restante das madeixas ou não faço nada ou passo minha escova secadora da Philco (que é muito grande para usar na franja). O modelo mais atual dela se chama Soft Beauty Rose. Mas assim: mesmo sendo desajeitada, esses movimentos na franja que o cabeleireiro me ensinou dão certo, viu?

#3 Finalização

Uma coisa legal de fazer para fechar com chave de ouro todo o trabalho é passar um óleo finalizador na extensão e pontas. Aqui embaixo estão 3 opções que eu vou alternando:

#4 Manutenção

Bacana, né? Contudo, entretanto, todavia… A franja é um SER com vontade própria, hahahaha! A minha fica linda assim que eu termino de ajeitar – só que, se estiver calor, a coisa muda de figura rapidamente. Pois é, eu tive a brilhante ideia de cortar no frio curitibano de 10 graus, esquecendo que no outono de São Paulo faz 30 de máxima! Tô orando pra esfriar e eu poder ficar em paz.

Infelizmente, eu suo pra caramba na testa e na cabeça, o que faz as mechas grudarem na pele e os fios levantarem voo com o frizz. É um saco? É. Fico feliz? Não. Mas o que fazer, né? Vou manejando conforme posso. Comprei uma escova de bolsa com espelho na Shopee (aqui, ó) para carregar comigo e pentear os cabelos quando sinto necessidade.

Se a bichinha fica oleosa, já taco shampoo a seco! Atualmente, estou usando o Fresh, da Batiste (compre aqui), e estou gostando bastante. É um bom quebra galho que deixa um aspecto limpo e, de quebra, dá uma modelada legal.

Resumindo: minhas dicas de como arrumar a franja são boas, porém, tudo vai depender do seu tipo de fio, do corte feito, das condições ambientais… Enfim, há muitas variáveis!

Em vídeo

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário