Guias Pele

Como melhorar a pele do rosto sem gastar? A 5ª dica é incrível!

12/11/2024

Se você não sabe como melhorar a pele do rosto sem gastar dinheiro em cosméticos, chegou ao post certo! Saiba que algumas mudanças na sua rotina podem fazer toda a diferença para a melhoria do aspecto e da saúde de um dos nossos maiores cartões de visita. A verdade parece óbvia, porém, muitas vezes a gente esquece usá-la a nosso favor: a pele reflete o cuidado que temos com nosso organismo – e pequenas atitudes diárias podem trazer grandes resultados! A seguir, vou compartilhar dicas simples e acessíveis para você dar aquele up no seu rostinho a custo zero (ou com o que já tem em casa).

#1 Não tome banho muito quente

O banho quente, apesar de ser super relaxante, pode ser também prejudicial, especialmente se for uma prática frequente. Isso acontece porque a água em alta temperatura remove a camada de proteção natural da pele, chamada de manto hidrolipídico, composta por óleos e substâncias que ajudam a mantê-la saudável. Esse desequilíbrio pode levar ao ressecamento, ao aumento da sensibilidade e até ao efeito rebote em quem tem o rosto oleoso. Se você quer mesmo ajudar sua pele, é hora de começar a encarar pelo menos um banho morno, vai?

#2 Hidrate-se bem ao longo do dia

É aquele clichê real, minha amiga! Você só achava que não sabia como melhorar a pele do rosto porque esqueceu que uma das coisas mais fáceis já está a seu alcance: beber bastante água! A hidratação interna ajuda a pele a manter sua elasticidade, evitando o aspecto ressecado e a formação precoce de linhas finas. Tente levar uma garrafinha com você e criar o hábito de beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia. Você consegue!

#3 Priorize o sono de qualidade

Dormir bem não é só para descansar o corpo e a mente – é também o momento em que a pele se regenera. Durante o sono, o organismo aumenta a produção de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade. Tente estabelecer uma rotina, com pelo menos 7 a 8 horas de descanso, e veja a diferença depois! Seu rosto vai acordar mais descansado e com um aspecto mais saudável. Dica extra: se conseguir, tente dormir de barriga para cima. Assim, você evita a formação lenta e contínua das ruguinhas de travesseiro que se formam ao pegar no sono de lado ou de bruços.

#4 Evite tocar muito o rosto

Nossas mãos acumulam muita sujeira ao longo do dia e tocar o rosto com frequência pode transferir essas impurezas para a pele, causando acne e irritações. Tente evitar esse hábito e, sempre que possível, lave as mãos antes de aplicar qualquer produto no rosto. Ah, e não preciso nem falar sobre a mania de ficar cutucando cravos e espinhas, né? Apesar de eu achar muito satisfatório, sei que isso abre portas para microrganismos que levam a infecções e podem surgir manchas ou cicatrizes mais tarde.

#5 Lave fronhas, toalhas e acessórios com frequência

Manter a roupa de cama, as toalhas de rosto e os pincéis ou esponjinhas de maquiagem sempre limpos é essencial para cuidar da pele! Não dá para esquecer que esses itens acumulam sujeira, oleosidade, bactérias e até células mortas. Quando entram em contato com o rosto, podem causar inflamações, irritações e até o aparecimento de acne. Veja algumas dicas a seguir:

  • Fronhas: Troque semanalmente ou, se você tem pele oleosa ou acneica, até duas vezes por semana.
  • Toalhas de rosto: Use uma toalha dedicada ao rosto e troque a cada dois ou três dias.
  • Pincéis de maquiagem: Lave semanalmente com um sabonete neutro ou produto específico e seque bem antes de guardar.

#6 Use proteção física ao se expor ao sol

Proteção física é tudo aquilo que encobre a pele, evitando a chegada direta dos raios solares. Pense em chapéu, viseira, boné, óculos escuros… O sol emite radiação ultravioleta (UV), que pode prejudicar o rosto (e o corpo) de várias maneiras, especialmente se a exposição for frequente e prolongada. Além do filtro solar, com esses acessórios você evita o envelhecimento precoce, reduz o risco de câncer de pele, previne manchas e melasma e força menos os olhos por causa da claridade, evitando rugas.

#7 Cuide da sua alimentação

Veja só como melhorar a pele do rosto é algo que vem de dentro para fora também! A real é que uma boa alimentação faz toda a diferença. Invista em frutas, legumes e alimentos ricos em antioxidantes, como cenoura, abóbora e laranja, que contêm vitamina C e betacaroteno, ótimos para a pele. Além disso, folhas verdes escuras são ricas em vitaminas e ajudam a combater a inflamação. Outro ponto importante é reduzir o consumo de açúcar, já que seu excesso pode contribuir para o envelhecimento precoce. Pois é, estudos mostram que o danado interfere na formação de colágeno, dá para acreditar?

Como melhorar a pele do rosto sem gastar

E aí, será que agora você sabe como melhorar a pele do rosto sem gastar nada, só com os recursos que já tem? Pois espero ter ajudado a abrir sua mente em relação a isso! Sempre lembrando que um skincare diário e o tratamento adequado de questões de pele são super importantes também, claro!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário