Perfumes

Perfumaria de nicho: o que é, afinal?

10/10/2024

Você sabe o que é, afinal, perfumaria de nicho? Veja a seguir do que se trata essa parte do universo das fragrâncias.

Antes de qualquer coisa…

Não é exagero dizer que, apesar da grande desigualdade social que ainda enfrentamos no mundo, os perfumes estão mais acessíveis do que nunca. Hoje, existem opções para diversos gostos e bolsos. É verdade que as mais famosas ainda são as fragrâncias de grife, que constituem objeto de desejo para uma grande parte da população. Mesmo assim, se a ideia for simplesmente cheirar bem, não é mais tão difícil chegar lá do que há séculos atrás.

Especialmente se lembrarmos que a perfumaria já foi coisa da realeza, que mantinha pessoas especializadas em criar fragrâncias exclusivas. Os perfumistas estavam sempre em busca de novas matérias-primas e combinações únicas para agradar a poderosa clientela. Por sorte, o tempo passou e atualmente achamos perfumes em farmácias, catálogos, lojas de departamento, sites e por aí vai. Contudo, a arte da criação olfativa ainda segue sendo bastante valorizada, o que nos leva ao tema desse post.

Perfumaria de nicho: o que é?

perfumaria de nicho

Sendo assim, temos atualmente a perfumaria de nicho – também chamada de alta perfumaria. Não adianta: a humanidade está sempre em busca do novo e do exclusivo. Afinal, quantas vezes você já viu alguém sonegar o nome do cheirinho que estava usando? Agora pense numa pessoa que nem precisa esconder qual perfume usa porque ele é tão inacessível que dificilmente será possível imitar sua escolha. Pois é: estamos falando aqui de valores altíssimos e poucos frascos colocados no mercado.

Sim, há bastante elitismo nessa história toda. É aquela coisa, né? No capitalismo, quem tem a grana para dar, leva. A verdade é essa. Por outro lado, a perfumaria de nicho possibilita uma liberdade de criação muito maior para os perfumistas, que não precisam responder às demandas específicas da indústria – como público-alvo e valor de fabricação, por exemplo. De maneira mais independente, eles podem fazer alquimias antes impensadas que levam a fragrâncias absolutamente únicas e muito especiais.

Além disso, o acesso a matérias-primas de altíssima qualidade, mas pouco disponíveis, ajuda no desenvolvimento de perfumes muito autorais. A equação leva em conta, portanto, todos esses fatores: artesania, originalidade, ingredientes primorosos e um centramento muito grande na fragrância – não tanto no marketing. É como uma obra de arte criada para a autoexpressão do autor, não necessariamente visando sua venda (ainda que o lucro seja incrível, já que tem gente disposta a desembolsar muito para vivenciar tamanho luxo e exclusividade).

Onde encontrar

perfumaria de nicho

Não sou uma grande conhecedora da perfumaria de nicho, porém, me vem à mente a Neeche, que oferece fragrâncias nesse estilo a um seleto grupo de compradores. Para quem quiser conhecer, as lojas ficam aqui em São Paulo, duas em shoppings luxuosos e uma no aeroporto de Guarulhos. O que se vende por lá são histórias, emoções e memórias de grandes perfumistas em frascos que levam a um universo lúdico, livre, que se conecta com pessoas – falando assim, dá até vontade de experimentar, né?

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Maria De Fátima Sineiro 16/10/2024 às 23:08

    Eu já ysei o dolce cabana layth blue e não gostei muito.Tem perfumes nacionais melhires.

  • deixe um comentário