Caso você seja uma pessoa que gosta muito do mundo da maquiagem, deve estar acompanhando a grande movimentação de marcas de influenciadoras no mercado nacional. Temos Bianca Andrade saindo da Payot para sua marca própria, Bruna Tavares se unindo a Kiss New York e Mari Saad encerrando contrato com a Océane para criar a Mascavo. O mercado está borbulhando, mas será que vale mesmo a pena comprar maquiagem de blogueira?
Maquiagem de blogueira: vale a pena?
A minha resposta para essa pergunta é: depende. De qual blogueira estamos falando? Você conhece o trabalho dela? Sabe quem ela é? O que ela vem fazendo durante os anos em que ainda não tinha sua marca de maquiagens? Como tudo na vida, não podemos generalizar e colocar toda uma categoria de profissionais no mesmo balaio.
Mas eu posso te dizer sem dúvidas que eu boto a maior fé nas marcas das blogueiras que eu gosto e acompanho. Assim como eu mesma faria, sei que elas não colocariam o nome delas em produtos que não acreditam. Além disso, assim como eu, elas já testaram uma infinidade de produtos e falam diretamente e diariamente com quem também usa e testa uma quantidade absurda de produtos: as “heavy users” de maquiagem.
O segredo do sucesso
A minha aposta para o segredo do sucesso das marcas das influenciadoras se deve principalmente à proximidade que elas, e que nós também, temos com os consumidores. Todas elas estão conversando e escutando diariamente o que as leitoras e seguidoras esperam de cada produto.
A cada vídeo de maquiagem postado ou a cada resenha feita, são inúmeros os comentários sobre aquele determinado item. “Eu queria que essa base durasse mais”, “esse batom poderia ter uma embalagem mais resistente”, “essa máscara seria perfeita se a escovinha fosse um pouco menor”… A gente tem a chave do sucesso de cada produto na caixinha de comentários das redes sociais. As influenciadoras sabem exatamente o que seu público espera de cada produto, elas entendem o que a maioria das pessoas querem numa maquiagem.
Sendo assim, elas sabem, por exemplo, como deveria ser uma base ideal para seu público. Elas sabem o que seus seguidores esperam daquela base. O desafio é fazer com que a indústria fabrique essa “maquiagem dos sonhos”. As vezes é possível, as vezes não, em outras o produto chega bem próximo ao que seria o esperado. Mas caso a blogueira seja uma pessoa séria e comprometida, ela tem o segredo do sucesso na palma das mãos.
O ideal x o possível
Como exemplo do que comentei acima, vou te contar uma história aqui do Coisas de Diva. Muitos anos atrás iríamos lançar um produto com a nossa marca. A gente sabia exatamente como ele deveria ser e como as pessoas que nos acompanhavam gostariam que esse produto fosse.
Essa parceria seria com uma marca bem pouco conhecida, mas o que aconteceu é que, enquanto a gente tinha esse projeto do produto ideal, a marca tinha uma formulação já pronta. Por mais que ressaltassemos como era importante que o produto atendesse às expectativas daquele momento das consumidoras, a marca não queria começar uma formulação do zero. Tendo que adequar testes, fabricação e até equipamentos. A ideia não seguiu em frente.
Mas com essa história eu te mostro como algumas empresas focam naquela formulação que já possuem, que é mais simples e que já está adequada à sua produção. Sem dar atenção ao principal fator de vendas: entregar o que o consumidor deseja naquele momento. As vezes, quem cuida das redes sociais ou do canal de atendimento da marca, não tem nenhuma voz diante ao marketing ou ao desenvolvimento de produtos. E este é o grande elo fundamental que as blogueiras são: elas conectam os desejos atuais e urgentes dos clientes com a produção efetiva dos produtos. No nosso caso, não houve sinergia com o fabricante, mas quando as duas pontas se conectam e o fabricante acredita na influenciadora, o sucesso é garantido.
Também existe o caso de marcas que estão hiper focadas em tendências do futuro e em equipamentos de última geração mas não atendem os clientes em produtos super básicos, como uma base de boa cobertura e com sensação leve. Olham tanto para as super tecnologias que não entregam o “arroz com feijão” que os clientes estão pedindo.
Quem fabrica?
Além disso tudo que comentei, é importante ter em mente que a influenciadora não está fabricando seus produtos num lugar próprio. Geralmente existe uma parceria de produção com alguma outra marca já consolidada como Payot ou Eudora, por exemplo.
Também existem fábricas terceirizadas, tanto nacionais como estrangeiras, que fabricam maquiagens para outras empresas de beleza. O próprio grupo Boticário, que é um fabricante de cosméticos e maquiagens, produz itens com outras marcas, você sabia disso? Aqui mesmo em Curitiba temos a Schwan Cosmetics que desenvolve e produz maquiagens para outras grandes marcas brasileiras. E tudo com muita qualidade, posso te garantir. A fábrica produz, mas a marca é de quem compra a produção, consegue me entender? O batom é produzido pela Schwan mas a marca que está estampada na embalagem é da Quem disse, Berenice?, sabe como?
Sendo assim, é preciso entender que os produtos fabricados por blogueiras não são itens “amadores”, mas sim produtos fabricados por empresas que já trabalham com isso durante muitos anos. A produção não é algo “de fundo de quintal”.
Maquiagem de blogueira é ruim?
Agora vem um ponto que eu tenho certeza que você está pensando. Você comprou a base de uma blogueira e achou a embalagem ruim, ou o enfase do blush da outra deixou a desejar. Não é o ideal, mas isso pode acontecer.
Assim como já comprei muita maquiagem da MAC que me deixou decepcionada e assim como já comprei base caríssima que joguei meu dinheiro no lixo. Toda marca nacional ou estrangeira possui itens muito bons e outros que são ruins. Até hoje, em 15 anos de Coisas de Diva, não teve uma única marca que saiu ilesa. Sempre tem algo que não é assim tão bom. Não tem jeito!
Sendo assim, não dá para pegar tanto no pé das maquiagens das blogueiras. “Ah Sabrina, então você tá passando pano pra blogueira?”. Eu não! Minhas resenhas tão ai e não me deixam mentir. Mas o que estou dizendo é que não dá pra generalizar e dizer que tudo que tal marca faz é ruim porque um produto não é lá aquelas coisas.
Blogueiras e blogueiras
Estou sim defendendo a minha classse, mas também sei do grande ranço que as pessoas possuem com esse tipo de trabalho. Existe tanta gente amadora no mercado, que a fama acabou se espalhando e a credibilidade das “blogueirinhas” não é das melhores.
Também sei que você vai alegar que a blogueira X é uma trambiqueira que engana as pessoas, e infelizmente isso acontece mesmo. Assim como existem dentistas que não são bons profissionais, ou como esteticistas que não possuem conhecimento do que fazem. Em toda profissão existem os bons e os maus profissionais. Não tenho como negar.
O que nós como clientes e consumidores precisamos fazer é escolher quem é bom de verdade no meio de tantas opções. Eu sei quem tem um trabalho sério e em quem eu posso confiar. Você sabe? Se não souber, as resenhas do Coisas de Diva sempre estarão aqui para ajudar. 😉
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