Você sabe o que é CBA? E que ele vem de plantas amazônicas, tinha ideia? Pois chegou a hora de entender mais sobre esse ativo natural que está ganhando vez na formulação de cosméticos para pele e cabelo.
O que é CBA?
CBA é a sigla para Cannabinoid Active System. O nome faz lembrar outra coisa, né? Mas, nesse caso, a palavra “cannabinoid” não tem relação direta com o Cannabidiol, também conhecido por CBD, que é extraído da Cannabis sativa (maconha). A nomenclatura só é próxima porque ambos têm um gatilho de atuação semelhante em nosso organismo, sendo considerados fitocanabinoides. A diferença é que o CBA é proveniente da biodiversidade Brasileira, em especial, da Amazônia.
Como aqui no Brasil o CBD tem uso liberado apenas para fins medicinais (mediante prescrição médica aprovada pela Anvisa), suas propriedades cosméticas, já bastante exploradas em outros países, acabam ficando de lado. É aí que entra o CBA como alternativa. Embora ainda não existam estudos suficientes para comprovar por A + B seus benefícios, a substância já é autorizada pelo órgão brasileiro. Sendo assim, estão pipocando por aí alguns produtinhos de pele e cabelo com o ingrediente!
Apenas pra reforçar: não, você não vai ficar chapada se usar um creme ou shampoo com CBA (nem mesmo com CBD), tá? hahahaha
Pra quê serve?
Pesquisas promissoras mostram que o CBA possui ação anti-inflamatória e ajuda na reparação de tecidos. Por conter ácido linoleico, o composto também é capaz de penetrar mais fundo nas camadas da pele. Considerando tudo isso, dá para dizer que ele pode acalmar rostos sensíveis e melhorar quadros de acne, por exemplo! Nos cabelos, esse canabinoide tem potencial de relaxar as cutículas dos fios, diminuindo a aparência do frizz e melhorando a maciez.
Onde encontrar
O principal motivo para a fama do CBA é o fato de ele ser um ingrediente natural, algo que tem um enorme apelo dentro da indústria cosmética. Sendo assim, você pode encontrá-lo em formulações de marcas menores e independentes, bem como na lista de ativos de grandes fabricantes. Eu encontrei até mesmo o primeiro alinhamento capilar de uso profissional do Brasil com CBA! Aqui embaixo, cito alguns produtos que contêm o composto:
- CBA Plants Portier: shampoo preparatório + creme de realinhamento capilar para uso profissional
- Balm CB2 Simple Organic: hidratante facial em stick para todos os tipos de pele (compre aqui)
- Óleo para Barba Calmante CB2 Don Alcides: alivia irritações e reduz a vermelhidão na pele (compre aqui)
- Linha CBA Amazônico Maria Margarida: hidratante + tônico que acalmam a pele (compre aqui)
- CB2 Wellness Balm Anna Pegova: bálsamo calmante e anti-inflamatório para peles sensíveis (compre aqui)
- Linha Chapada que já foi Mar Lola Cosmetics: sabonete em barra + manteiga hidratante para relaxar (compre aqui e aqui)
- Bio-Desodorante de CBA & Camomila Bergamía: protege as axilas do mau odor e da inflamação (compre aqui)
- Máscara Maria Natureza Reconstrução Reparadora Salon Line: efeito calmante, relaxante e rejuvenescedor (compre aqui)
Vale dizer que algumas marcas falam em CBA, CBA Amazônico e CB2 – é tudo a mesma coisa, tá?
Agora que você sabe o que é CBA, me conta: usaria? Eu já estou testando algumas coisinhas e volto com uma resenha completa por aqui, combinado?
Comente!