Se você nos acompanha nesses quase 14 anos de CDD, deve ter aprendido como a gente avalia um produto até ter o veredito sobre ele, né? Mas será que acaba colocando isso em prática no SEU dia a dia? Pensando nisso, resolvi hoje fazer um conteúdo diferente por aqui. Vem comigo ver dicas preciosas para você comprar cosméticos melhor!
Comprar cosméticos melhor?
Sim! Para além de ver nossas resenhas, vídeos e demais conteúdos internet afora, a ideia é que você vá apurando seu senso crítico sobre os itens de beleza que adquire. Isso pode te ajudar a decidir se mantém um determinado produto na sua vida ou se é hora de mudar – tudo com suas devidas razões!
Para isso, criei uma sigla que vai auxiliar você na hora da avaliação: ESR! E de embalagem, S de sensorial e R de resultado. Confira a seguir como ser uma blogueira de si mesma usando essa técnica!
Embalagem
Observar como determinado cosmético está disposto pode ser de muita valia para a tomada de decisão sobre a compra. Existem situações em que a embalagem torna a experiência de uso muito mais atraente e simplificada. Por outro lado, há momentos em que ela não acaba não sendo a escolha ideal para conter aquele produto, dificultando o processo.
Outro ponto de observação é a quantidade por frasco. Tem vezes em que um pequeno potinho custa uma fortuna – ou um potão custa uma pechincha. É bom verificar se existem opções de tamanho ou possibilidade de refil, que barateia o custo. Ah! E que tal ver se rola MESMO usar até o fim sua compra? Porque tem umas embalagens que olha… São quase impossíveis de abrir.
Sensorial
O sensorial nada mais é que sensação durante a aplicação e depois dela. Isso tem tudo a ver com a textura – ou veículo – do produto. Ela pode ser mais cremosa, mais viscosa, mais aquosa e por aí vai! Todas são válidas e têm sua razão de ser. A questão maior é se sua pele ou cabelos aturam numa boa tais características! Fique de olho.
A espalhabilidade entra também na jogada: será que determinado item requer muita ou pouca quantidade para cobrir a região desejada? É simples ou trabalhoso para aplicar? E a absorção, como é? Acontece rápido ou demora? Todas essas questões influenciam diretamente no rendimento percebido no cotidiano.
Resultado
Para comprar cosméticos melhor, é preciso que você também fique atenta ao resultado. Aquela velha perguntinha: será que funciona mesmo? Então, vale super observar as promessas da marca sobre o produto e o que, de fato, aconteceu. Mas não esqueça que é pra usar conforme a recomendação do fabricante para esse comparativo, certo?
Outra questão é verificar o tempo que aquele item durou na sua mão. Será que terminou rápido demais? Uma dica é marcar o início do uso em algum lugar (pode ser até na própria embalagem) e verificar depois.
Balanço final para comprar cosméticos melhor
Munida de todas essas informações colhidas ao longo do tempo é que você poderá definir se aquele produto tem, de fato, um bom custo/benefício e se merece ficar ou não na sua vida. Um bom jeito de complementar a decisão é ver se existem itens similares no mercado com a mesma proposta, com bons resultados e um preço mais atraente, por exemplo.
Aqui no CDD, fazemos questão de escrever pontos positivos e negativos sobre os cosméticos que resenhamos, com comparativos e fórmulas – tudo para ajudar você!
Veja as dicas em vídeo
Aqui embaixo, comento com mais detalhes minha metodologia de análise. Espero que as dicas ajudem mesmo você a comprar cosméticos melhor, minha amiga!
Comente!