Se você tem reparado que seus fios têm caído numa quantidade maior do que o normal, caiu no post certo! A queda de cabelo feminino pode acontecer por diversos fatores e tem solução, viu? Confira a seguir várias perguntas que fiz para a dermatologista Patricia Ogawa, que é expert em tricologia – ou seja, o estudo dos cabelos! Bora ver?
Queda de cabelo feminino
Coisas de Diva: Qual a quantidade média de fios que uma pessoa saudável perde por dia? Em que momento é prudente desconfiar de alopecia?
Dra. Patricia Ogawa: A quantidade normal de queda de cabelo numa pessoa saudável é, em média, entre 60 e 100 fios. Essa quantidade varia de acordo com cada pessoa e de acordo com o dia também. A gente deve começar a se preocupar quando nota que esse padrão de queda mudou. Se a quantidade de fios que se acumulam ao final do banho, no travesseiro ou no chão aumentou significativamente. Outro sinal de alerta é se você notar uma redução do volume do cabelo ou áreas no couro cabeludo com falhas.
Alopecia
CDD: Quais são os tipos de alopecia mais comuns?
PO: A gente tem dois tipos principais e mais frequentes que são o eflúvio telógeno e a alopecia androgenética, que é mais conhecida como calvície.
No eflúvio telógeno, observa-se um aumento da queda do cabelo. Ele acontece por um desequilíbrio do ciclo capilar, secundário a alguma infecção (como a Covid-19), alguma alteração da tireoide, anemia, estresse intenso… Então tem vários gatilhos que podem causar o eflúvio telógeno.
Já na calvície, o que se observa é um alargamento da risca do cabelo e um afinamento progressivo dos fios. Não é uma queda importante: é como se os fios estivessem desaparecendo ao longo do tempo. É uma alteração progressiva, não é de uma hora para outra, e é muito comum que familiares tenham um quadro muito semelhante, já que a calvície tem um forte componente genético.
CDD: Quais fatores contribuem para a queda acentuada de cabelo?
PO: Nós sabemos que os cabelos refletem a saúde do nosso organismo como um todo. Então má alimentação, dietas restritivas, tabagismo, estresse e radiação solar podem se associar a queda e alterações na haste do fio. Mas uma coisa importante para citarmos é que lavar o cabelo não aumenta a queda! Nem o comprimento dele. Então lavar os fios com uma menor frequência ou cortá-los não reduzirá a quantidade que se desprenderá.
CDD: Como saber o que está acontecendo quando o cabelo passa a cair muito?
PO: É muito importante uma avaliação dermatológica completa com a tricoscopia. Esse é um exame em que se utiliza o dermatoscópio para examinar o couro cabeludo como um todo e definir com mais detalhes o que está acontecendo – algo que a gente não consegue observar a olho nu. Com o exame, é possível fechar o diagnóstico na grande maioria das vezes.
Minoxidil e suplementações
CDD: Qual a sua opinião sobre o uso de Minoxidil para o crescimento dos cabelos?
PO: O Minoxidil é um dos principais tratamentos para algumas doenças do couro cabeludo – mas não todas. Por isso, o diagnóstico é tão importante! Ele vem sendo estudado há muitos anos e a versão mais conhecida é a tópica, em loção aplicada diretamente no couro cabeludo. Nos últimos anos, o Minoxidil via oral também vem sendo estudado. A apresentação é em cápsula, que vai ajudar a prolongar a fase de crescimento dos fios, bem como no seu engrossamento. Lembrando que, em qualquer caso, trata-se de uma medicação que deve ser administrada com acompanhamento médico porque pode ter efeitos colaterais.
CDD: E sobre as suplementações via oral, seja em cápsulas ou comestíveis, como a biotina, qual a sua opinião?
PO: É importante saber que até o momento não temos grandes estudos que indiquem que qualquer tipo de suplementação como essas ajude na queda do eflúvio telógeno. O que elas podem ajudar é na qualidade da haste, mas não encurtarão o tempo de queda. Além disso, não devem ser utilizadas sem recomendação médica. Lembrando que a biotina pode alterar o resultado de alguns exames de sangue, então quem faz uso deve suspender antes da coleta.
Leia mais: que tal resolver o frizz no cabelo também?
Gostou de saber mais sobre o assunto? Recomendo seguir a Dra. Patricia no Instagram, já que lá ela dá mais muitas dicas sobre cabelos e pele.
1 Comentário
Acompanho também o @peledeimperatriz, que sempre tem ótimos posts/stories sobre o assunto, com muita ciência e explicação. Desmistifica / problematiza muita coisa que nos é vendida como certa. Acho bem interessante!