Que tal aprender comigo as diferenças entre shampoo e condicionador a seco? Numa interpretação básica dos nomes, eles já parecem produtos inconfundíveis, mas no uso podem acontecer dúvidas comuns que vou explicar a partir de agora!
Shampoo a seco
O shampoo a seco existe há mais tempo no mercado, então você provavelmente já deve estar familiarizada com ele. Mas não custa relembrar! Como o nome sugere, o produto trabalha na oleosidade dos fios. É perfeito para usar entre uma lavagem e outra. Claro que não substitui o shampoo tradicional, mas dá uma boa disfarçada de maneira prática e rápida. Sou fã há anos!
Para usar, siga as instruções da embalagem. Em geral, os fabricantes pedem de 15 a 30 cm de distância para o jato, que deve ser apenas sobre a raiz! Vale massagear com a ponta dos dedos o couro cabeludo para ir soltando os cabelos. Escovar também é uma opção, caso você queira um visual mais alinhado.
Mas você sabia que, além de dar um aspecto de limpeza, o shampoo a seco também tem outras utilidades? Uma delas é dar mais volume para a raiz. Eu passo o jato na parte de trás das mechas para conseguir esse efeito. Isso pode ajudar em penteados como meio presos ou rabos de cavalo!
Só fique esperta: shampoo a seco é um ótimo aliado, mas chega um ponto em que não tem jeito, é só lavando o cabelo! Quando usado em excesso, ele piora a oleosidade. De todo modo, poder ser excelente caso você use muitas fontes de calor nos fios e queira dar um espaço maior entre as lavagens para prejudicá-los menos.
Condicionador a seco
Pronto, agora chegou o momento de falar do item que talvez gere mais curiosidade: o condicionador a seco! Ele é um pouco menos popular que o shampoo a seco e criado, claro, com um propósito diferente! Evidentemente, não substitui o condicionador normal e deve ser usado nos fios secos.
Pense no produto como um complemento! Você pode lavar, condicionar, secar e, depois que os fios esfriarem, passar o condicionador a seco. Ele funciona como um finalizador mesmo, sendo adequado para dar aquele refresco nos cabelos limpos.
Outras funções dele são dar brilho, maciez e proteção aos cabelos rapidamente. É bom para quem tem os fios ressecados, porque mantém a hidratação em dia. Também forma um filme protetor e sela as cutículas, sendo um aliado para a diminuição do frizz. Se você tem cabelos finos que embaraçam com facilidade, pode ser uma boa ideia, porque confere emoliência.
O modo de usar é como o do shampoo a seco, só que aqui você deve concentrar os jatos na extensão e pontas! Vale usar com moderação, de 2 a 3x por semana, já que é um finalizador e pode vir a pesar. Se o cabelo estiver sujo, pode acentuar o problema!
Pode usar tudo junto?
São produtos para necessidades e momentos diferentes. Melhor não, assim você garante que o cabelo não vai pesar.
Comente!