Vocês já ouviram falar em escovação a seco para a pele do corpo? Pois bem, eu até já tinha ouvido falar – é uma técnica que existe há muito tempo – mas nunca tinha investigado a fundo. Mas comecei a ver cada vez mais pessoas falando sobre isso que fiquei com vontade de testar. Por isso, comprei a escova da Holistix há algumas semanas. Desde então, venho fazendo a esfoliação e hoje vim contar um pouco sobre minha experiência.
Escova Holistix
A escova que eu tenho usado para a técnica é essa aqui abaixo.
Ela é feita de madeira certificada e cerdas vegetais. Segundo a marca, as cerdas são resistentes e biodegradáveis, feitas a partir de uma planta, a Agave Cactus. A higienização deve ser feita com água e sabão – tem no site deles um esquema de como fazer. Eles indicam que a escovação pode ser feita até três vezes na semana, de acordo com sua pele.
Escovação a seco
A técnica de esfoliação com a escova consiste em passá-la no corpo topo, começando sempre das extremidades para o centro do corpo. Ou seja, você começa pelos pés, passa para as panturrilhas e aí coxas. Depois das mãos você vai para braços. Nesse caso, os movimentos são sempre ascendentes, debaixo para cima, sempre em uma direção única. E como o próprio nome indica, isso é feito sempre com o corpo seco, sem nenhum produto aplicado.
Essa técnica ajuda a esfoliar a pele. Como as cerdas são firmes, você consegue remover as células mortas e impurezas que se acumularam na superfície. Além disso, os movimentos ajudam a estimular a circulação e o sistema linfático, o que contribui também para diminuir o inchaço.
A escovação a seco também faz parte das técnicas da medicina ayurvédica.
O que achei?
Bom, vamos começar falando sobre a escova. Eu escolhi comprá-la porque achei que seria mais ergonômica e fácil de usar. E de fato é. Mas é claro que, se você preferir, pode fazer a escovação com outros acessórios, como uma bucha vegetal, por exemplo. A escova da Holistix tem as cerdas bem firmes – é óbvio que o objetivo não é machucar a pele, mas a ferramenta não pode ser muito suave ou você não consegue os efeitos desejados.
Aos poucos, fui pegando o jeito e entendendo a melhor pressão pra minha pele – comecei fazendo umas duas vezes na semana. Aí me empolguei e fiz três, haha. Hoje em dia, algumas semanas depois da empolgação inicial, eu vario a frequência dependendo do tempo e vontade. Às vezes faço duas vezes na semana, às vezes faço mais.
Mas de qualquer forma, eu ADOREI! Aos poucos a pele vai ficando muito mais macia (mais do que com qualquer outro esfoliante que já usei). Além disso, a sensação no corpo é muito gostosa – como você estimula a circulação, você sente uma energia muito gostosa. Eu gosto de fazer antes do banho – faço a esfoliação, entro no banho, saio e hidrato muito a pele. Gostei muito! com certeza um novo hábito que adotei nesse ano e pretendo manter.
Escovação a seco: versão em vídeo
Preço e onde comprar
Eu comprei minha escova direto no site da Holistix mesmo (acho que eles só vendem online). Paguei R$ 89.
4 comentários
Fiquei curiosa com essa escovação a seco, vou tentar aqui com uma bucha vegetal nova. Após o uso vocês lavam só com água ou não tem necessidade?
Linkei no post a indicação de como higienizar a escova.
Adorei o feedback!
Eu comprei junto com o raspador de lingua e já estou usando!!
Adorei! A minha sensação com a escovagem foi mesmo essa que descreveu!