Que a vitamina C é um dos queridinhos do skincare a gente sabe bem. Mas você sabe escolher entre produtos com vitamina C pura ou derivados? Sabe as diferenças entre os dois ativos? Pois é justamente sobre isso que vim falar aqui hoje. Bora?
A Vitamina C é um ativo que promete luminosidade para a pele, além de ajudar no clareamento de manchas e na produção de colágeno. Acontece que, em geral, no rótulo a gente encontra apenas o nome do ativo, sem a indicação se aquela é a versão pura ou um derivado. Então é bem comum que muita gente nem saiba o que está usando exatamente.

Vitamina C pura ou derivados? Qual a diferença?
Para começar, a vitamina C pura é uma molécula muito instável. Assim que você abre um frasco do produto e ele entra em contato com o ar, seu processo de oxidação já começou. Ou seja, com o passar dos dias, o produto que em geral é transparente ou levemente amarelado, vai ficando cada mais escuro. E o cheiro de vitamina C (é um cheiro bem característico!) vai ficando mais forte. Além disso, sua eficácia vai aos poucos diminuindo também.
É exatamente por isso que sempre dou essa dica: vai abrir um produto com vitamina C pura? Use até o final! Sem ficar alternando com outros, sem deixar de lado ou esquecê-lo na prateleira. Do contrário, você acaba perdendo seu dinheiro. Mora com alguém que também curte skincare? Aproveite pra dividir, assim vocês usam o produto com sua máxima potência.

Os derivados de vitamina C vieram como uma forma da indústria de cosméticos produzir produtos que fossem mais estáveis. Ou seja, sem a oxidação tão rápida que acontece com a versão pura. Por isso os produtos com derivados podem ser usados com mais calma, sem essa corrida contra o tempo (haha). Por outro lado, esses ativos não são tão potentes quando a vitamina C pura. Os efeitos na pele são mais leves e demoram mais a aparecer.
Como diferenciar
Como comentei lá em cima, nem sempre a informação de que um produto contém vitamina C pura ou derivados está clara no rótulo. Por tanto, não tem jeito: é preciso ler as letrinhas miúdas. Leia a listagem de ingredientes. Se nela estiver contido o termo “ácido ascórbico” ou então “ácido l-ascórbico” (ou mesmo sua versão em inglês, ascobic acid), então esse produto contém vitamina C pura. Já se encontrar outros como ascorbyl palmitate, magnesium ascorbyl phosphat, tetrasubstudies lipophilies ascorbates, ou ascorbyl glucoside, o produto tem um derivado de vitamina C.
Existem vários, sendo esses que eu citei alguns dos mais comuns. Basicamente, se o produto não tiver o ácido ascórbico na lista, ele é um derivado.
Vitamina C pura

Dentre os produtos que tem vitamina C pura na composição, tenho duas indicações que funcionaram super bem pra mim. O primeiro é o Salicyli C10, da La Roche Posay. Esse é, provavelmente, meu produto favorito com esse ativo. Acho que dá para notar a diferença na pele muito rápido – em um ou dois dias – e esse efeito é mara! Pele mais uniforme e luminosa. Tanto que usei o meu até a última gotinha.
Atualmente estou testando o Liftactive da Vichy (em breve sai resenha só dele!). Ele é MUITO leve, praticamente líquido mesmo. A pele absorve muito rápido – mal tenho tempo de espalhar! E tô achando super bom também. Se você procura algo bem leve (já que o Salicyli tem uma textura mais viscosa), vai nesse!
Lembrando que, se você tem pele oleosa, aqui tem algumas indicações de produtos com vitamina c.
Derivados de vitamina C

Já entre os produtos com derivados de vitamina C, ressalto dois que usei recentemente e que funcionam super bem pra mim. O primeiro é o A-Oxitive, da Avène. Já usei uns dois frascos dele e considero um dos melhores nessa categoria. A textura é de sérum leve, espalha fácil e deixa a pele bonita, iluminada e hidratada.
Outra boa opção é o Vitamine C, da linha da Marina Smith. Também super leve, não pesa na pele e ainda deixa um toque aveludado. Também sinto que deixa a pele macia e mais luminosa. Ah, o cheirinho dele é uma delícia!
Recomendação de uso: em geral, a maioria dos fabricantes indica o uso de produtos ou vitamina C ou derivados pela manhã. Isso porque esse é um ativo que combina bem com o protetor solar na tarefa de evitar o envelhecimento precoce da pele. Mas se preferir aplicar à noite, sem problemas também.
Versão em vídeo
E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3
15 comentários
Adorei o conteúdo. Tenho o active C10 e ele oxidou muito. Assim que abri o creme era levemente esbranquiçado e agora está todo alaranjado. Pra mim que não uso a vitamina C todo dia vale mais a pena comprar o derivado.
Os cosméticos com vitamina C pura costumam ter validade bem curta. O Salicyli C10 mesmo tem só dois meses!
E é sempre bom pensar também no que a nossa pele precisa realmente, antes de investir.
Sim, eu achava que essa vitamina C era o que eu precisava, colágeno, elasticidade, luminosidade. Mas a dermato barrou, Vitamina C é péssima pra quem tem pele sensível e rosácea. É possível que tenha gente sabotando a própria pele sem saber.
Por favor, onde vc viu sobre essa validade de dois meses? Não duvidando, mas tenho o produto e não encontrei a informação, entrei em contato com o Sac e responderam que é pra considerar o prazo de validade impresso na embalagem.
Oii! Sou nova no assunto, quem tem pele oleosa não pode usar a vitamins C pura ou tem alguma marca específica? Obrigada!?
O post com indicações pra pele oleosa está linkado aí em cima.
Eu uso o da Adcos, é maravilhoso. Só deixa a pele um pouco grudenta na hora.
Adorei o post. Muito esclarecedor.
Adorei, para mim sempre foi uma confusão de qual comprar!
[…] Em geral, o melhor horário momento para aplicação da vitamina C é pela manhã. Eu explico isso n…. […]
Amei a explicação. A primeira que eu usei era derivada, o hidratante antioxidante da Sallve. Eu gostei demais dele. Minha pele ficou ótima! Agora estou usando o Salicyli C10, e também amei muito ele. Minha pele super aceitou e ficou maravilhosa! Ele tá quase no fim, e a cor dele tá de um laranja bem escuro. Mas eu acho q ele continua deixando minha pele bonita.
[…] Vitamina C pura ou derivados? Entenda a diferença entre os ativos […]
[…] Entenda tudo sobre Vitamina C pura e seus derivados. […]
[…] melhor absorvível pela pele. A fórmula conta com 2% de tetraisopalmitato de ascorbila – o ativo é, por tanto, um derivado de vitamina C e não sua versão […]
[…] C pura, para que fique mais estável. Porém em contato com a pele, ela volta a sua forma original. Ou seja, costuma ser mais potente enquanto antioxidante do que as versões derivadas. E isso eu achei incrível, porque é uma vitamina C pura mais estável. Até o cheiro é mais […]