Fiz um post por aqui com algumas dicas culturais não tem muito tempo… Maaaas tenho assistido e lido tanta coisa legal! Resolvi fazer mais um. Até porque sei que muita gente está mais em casa mesmo nesse período, então boas opções de séries e livros nunca são demais, certo?
Dicas culturais: livros
Herdeiras do Mar, Mary Lynn Bracht: esse foi o livro de julho do meu clube do livro! Rola lá no meu Instagram literário, caso alguém queira participar (juro que é bem legal!). É a história de duas irmãs sul-coreanas, nascidas na época da ocupação da Coreia pelo Japão na Segunda Guerra Mundial. É muito interessante (e triste!) pois por mais que esse seja um livro de ficção, muitos dos fatos são reais. E ainda retrata uma profissão incrível e muito antiga – as Haenyeo, mulheres que praticam mergulho livre na ilha de Jeju.
Torto Arado, Itamar Vieira Junior: já esse foi nosso livro de junho! E meu livro favorito desse primeiro semestre! Que incrível é a história de Bibiana e Belonísia, nascidas no interior da Bahia… É um livro com tantas, mas TANTAS camadas, que é impossível resumi-lo em poucas linhas. Aqui e aqui eu falei mais sobre ele, mas recomendo pra todo mundo.
Mrs Dalloway, Virginia Woolf: esse clássico da Virginia Woolf é o único que ainda não terminei de ler. Mas já tô gostando tanto… Quis colocar ele aqui também. Sabe quando um livro chega pra você na hora exata? Foi isso que aconteceu, parecia que eu precisava lê-lo agora e tem sido uma experiência incrível. A história se passa toda num único dia, em que Clarissa Dalloway vai dar uma festa em sua casa, num dia de verão em Londres.
Dicas culturais: séries
Normal People: essa acabou de chegar por aqui! Dá para ver em um streaming que chama Starzplay (tem 14 dias grátis, é mais do que suficiente). A série é baseada no livro de mesmo nome, Pessoas Normais, da Sally Rooney. E a história acompanha Marianne e Connel, dois adolescentes que se conhecem ainda no colégio, na Irlanda, e que tem uma ligação muito forte. A fotografia é linda, os atores são ótimos.. Eu gostei muito!
Curta Essa: essa é uma série documental da Netflix que tem como apresentador o Zac Efron. Vou ser sincera: não gostei nem dele nem do outro apresentador, Darin Olin. Mas a série é tão interessante que ignorei essa parte kkk. Cada episódio é sobre soluções sustentáveis em algum país diferente. Os temas são bem legais e o episódio sobre a Costa Rica só serviu pra eu me convencer que no dia que eu for pra lá, certamente não volto haha.
Casamento à Indiana: é tipo um reality show que mostra o dia a dia de uma casamenteira indiana e seus clientes. É bem legal tanto para conhecer esse costume quanto para ver como é forte a tradição indiana, mesmo entre quem já saiu do país ou mesmo nem nasceu lá! Essa também é da Netflix.
Para ouvir
Há anos eu adoro ouvir podcasts! Mas, majoritariamente, sempre ouvi mais programas de notícias e atualidades. Até fiz um post por aqui há bastante tempo sobre. Acontece que atualmente tenho preferido ouvir coisas mais leves e divertidas. Entre os podcasts, ouço bastante o É Nóia Minha, no Spotify. E, fugindo um pouco do formato, mas ainda entre as opções para escutar, ouvi recentemente meu primeiro audiolivro.
Foi o Mulher Maravilha, do Chico Felitti, que ouvi no aplicativo Storytel. É uma biografia da Elke Maravilha e é muito legal! A Elke foi e ainda é uma figura muito icônica da TV e cinema brasileiros – por isso mesmo foi muito legal ouvir sua história. Que, como vocês devem imaginar, é surpreendente. Elke foi uma mulher totalmente visionária! Ah, o Storytel tem um mês grátis para quem quiser testar e é tempo mais do que suficiente. Eu escurava os capítulos sempre à noite, quando estava fazendo meu skincare e me preparando para dormir – foi uma experiência legal.
Em vídeo
E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3
2 comentários
Amo suas dicas!!! Já comprei meu livro de agosto do clube do livro! Bjokas!
Eu sou uma pregadora da palavra do Torto Arado hahaha Eternamente grata por essa dica de livro! Herdeiras do Mar eu também amei! Mrs. Dalloway eu tenho e nunca li, vou ter que reparar este erro logo!
A série Pessoas Normais me pegou de um jeito!… que eu fiquei completamente obcecada por Marianne e Connell 🙂 E gostei muito mais da série do que do livro, o que é um fato inédito! Amo suas dicas, Marina! (Acho que você já deve ter percebido, sempre comento em tudo no @livrosdamarina hahah) ;*