O post de hoje foi sugestão de uma seguidora lá no nosso Instagram. A Fabiane, também conhecida como @rosatatuadamakeup, me pediu dicas para ser feliz sozinha – mesmo namorando, tendo amigos ou convivendo com a família! Achei o tema bacana e resolvi escrever para ela e para você que deseja manter sua individualidade independentemente da situação!
Embora já tenha falado sobre o assunto diversas vezes, acredito que ainda possa render conversa! Fiquei aqui pensando na dificuldade que algumas mulheres têm de cultivar o senso de si quando vivem cercadas por muita gente. Hoje é fácil pra mim, até porque moro sozinha. Mas isso já foi uma questão quando namorava, vivia com a família ou trabalhava fora.
É por isso que quero ajudar com o que já aprendi ao longo do caminho!
Mas antes…
Para começar, tenho uma pergunta: quantas horas por semana você passa efetivamente sozinha ou com a atenção voltada apenas para dentro? Não vale contar o período de sono! hahahaha Se são poucas, pergunte-se a razão. É a maternidade? O cuidado com algum familiar? O relacionamento amoroso que demanda tempo? Ou quem sabe o excesso de trabalho?
Somente com o olhar crítico sobre suas relações é que você poderá colocar a prioridade em si. Não se sinta egoísta. Todo mundo precisa de equilíbrio na vida. <3
Agora sim!
Vamos supor então que você tenha um tempinho a mais para curtir a própria companhia. Minha amiga, aí é que a coisa começa a ganhar graça! Imagina só aquele universo de possibilidades se abrindo e…
Você sem a MENOR ideia do que fazer para aproveitar os momentos solo com qualidade! hahahaha
Acontece muito. E tá tudo bem! O primeiro passo é usufruir desse tempo para se autoconhecer. Sim, cá estou eu falando em autoconhecimento pela milésima vez! É que sem ele nada vai parecer tão interessante assim e você vai começar a questionar por que raios inventou de ficar sozinha.
Aí é contigo, porque vale tudo: meditação, terapia, regressão, tarô, astrologia, livro de autoajuda, yôga… E por aí vai. Inclusive, uma das partes mais divertidas é se experimentar em tantas possibilidades e ir observando aquelas que melhor funcionam para você! Ah, e um recado: isso é para o resto da vida, viu? Melhor fixar na agenda.
E as dicas para ser feliz sozinha?
A boa notícia é que os insights vão surgindo desde o começo do processo. Seu jeito de pensar e de agir muda, o que naturalmente guia você para o novo. Assim é que começam a aparecer outras vontades. Aquelas coisas que jamais concebeu fazer (ou, melhor ainda, fazer sozinha).
E assim você se pega fazendo uma performance – ruim, mas cheia de intenção – na frente de desconhecidos durante um show do Vanguart. Ou então se vê chorando de emoção ao ver o Big Ben pela primeira vez – sem ligar pros demais turistas que estão te achando meio louca*.
*Histórias fictícias que acabei de inventar. COF, COF.
Então você volta pra casa, pra roda de amigos ou pro trabalho cheia de histórias pra contar. Das divertidas às desastrosas. Você vai se tornando uma pessoa mais interessante porque sabe genuinamente, sem interferência de ninguém, pelo que é interessada.
Ah, é, tenho que dar as dicas para ser feliz sozinha. E preciso? Acho que você – e acredito que a nossa amiga Fabiane também – entendeu. Infelizmente, não existe fórmula mágica: basta viver consciente de si e de peito aberto pra todo resto. Bom fim de semana!
Foto: Amanda Lavorato
10 comentários
A dúvida que fica é: se eu tô sozinha, mas estudando ou rolando o feed do Instagram, ou vendo vídeos banais no YouTube, conta como momento sozinha!?
Eu faço muito isso! Acho difícil ficar sozinha, em silêncio, só “olhando pro teto”!
Sou agitada demais! Se eu ficar sozinha e sem atividades on-line, eu vou sair e correr, sempre me movimentando! Seja física ou mentalmente!
Eu sou completamente avessa a meditação ou yôga! Me sinto ultra desconfortável em atividades desse tipo!
A dúvida que fica, no final, é: o que é estar sozinha!?
Pessoa confusa e geminiana tornando a discussão mais sem rumo! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Saber aproveitar a própria companhia não é fácil. Apesar de estar acostumada por ter morado sozinha, ir ao cinema sozinha, e aproveitar meus momentos, muitas vezes abri mão de fazer coisas esperando por alguém que um dia seria “a companhia”. Mas chega uma hora que você entende que dá pra fazer muito sozinha e que isso pode ser o passo que irá mudar a forma como você se enxerga. Estou nesse processo…
Oi Thaís! Ótima reflexão! Preciso dizer que adoro ler seus textos e estou amando o aplicativo de vocês. Não posso participar de nenhuma missão pois não tenho redes sociais, mas está tudo bem! Voltando ao assunto de ser feliz sozinha, eu sou casada mas muitas vezes saio sozinha, vou ao cine sozinha, para mim já está sendo uma prática, eu gosto muito e indico. Bjs
Olha, eu sou dessas que fica arranjando milhões de coisas pra fazer o tempo todo. Vivo ocupada. Maaaas esse ano resolvi que precisava tirar um tempo pra mim, assim, comprei um monte de máscaras faciais e duas vezes por semana tiro um tempo pra me cuidar, pra ficar paradinha sem pensar em trabalho, em boy, em compromissos… nadaaa só curtindo meus instantes de tranquilidade! To adorando ???
Olha, eu sou dessas que fica arranjando milhões de coisas pra fazer o tempo todo. Vivo ocupada. Maaaas esse ano resolvi que precisava tirar um tempo pra mim, assim, comprei um monte de máscaras faciais e duas vezes por semana tiro um tempo pra me cuidar, pra ficar paradinha sem pensar em trabalho, em boy, em compromissos… nadaaa só curtindo meus instantes de tranquilidade! To adorando ???
Suas reflexões sempre incríveis
[…] Dicas para ser feliz sozinha (mesmo tendo […]
[…] Dicas para ser feliz sozinha (mesmo tendo […]
[…] Dicas para ser feliz […]
Na grande maioria das vezes, a felicidade está nos detalhes, nos pequenos prazeres cotidianos, e não na conquistas de grandes objetivos. Este artigo traz uma abordagem bem interessante: https://marcozero.blog.br/15-dicas-para-ser-mais-feliz-2/