Se tem uma coisa que me incomoda são as pernas inchadas! Elas não ficam assim todos os dias, mas quando está muito calor ou passo tempo demais em pé/sentada já começam a dar sinais.
Como boa jornalista (e, especialmente, curiosa!), achei que seria bacana entender melhor sobre o inchaço na região. Por isso, conversei com a Dra. Deise Dallagrana*, que é fisioterapeuta aqui em Curitiba. Minhas descobertas divido agora com você, olha só!
Sobre inchaço
CDD: O que é o inchaço?
Dra. Deise: O termo médico para inchaço é edema, que é causado pela retenção de líquidos nos tecidos. Pode ser causado devido a má circulação ou por uma inflamação, que costuma ocorrer nas mãos, braços, tornozelos, pernas, pés e barriga.
CDD: Quais são os sinais de que as pernas e os pés, mais especificamente, estão inchados?
Dra. Deise: Quando o inchaço é causado pela má circulação, além das varizes (veias dilatadas ou distorcidas que se tornam visíveis), outros sinais são:
- Peso nas pernas
- Dificuldade de calçar meias e sapatos
- Inchaço na pele (aumento do tamanho)
- Pele com aspecto esticado e brilhante
- Dores, formigamentos
- Rigidez nas articulações (joelhos, tornozelo, pés)
- Pele seca, fria ou com escamas
- Coceira nas pernas
Quando as pernas e pés estão inchados devido a uma inflamação, o local fica bastante dolorido, com aumento de temperatura (quente) e com manchas vermelhas, quase sempre acompanhado de febre. A piora do quadro se dá com as pernas pendentes (para baixo) e a melhora ao deitar-se com as pernas elevadas (para cima).
Causas do inchaço nas pernas e pés
CDD: O que pode causar inchaço nas pernas e nos pés?
Dra. Deise: Algumas das causas são:
- Inatividade física
- Permanecer em pé ou sentado por muito tempo
- Período gestacional (gravidez)
- Menstruação e pré menstruação
- Uso de pílula anticoncepcional
- Menopausa
- Pós cirúrgicos
- Queimaduras
- Épocas de calor (verão)
- Uso de remédios
O edema pode ser causado também por algumas doenças, entre outras, como:
- Doença renal
- Insuficiência cardíaca
- Diabetes
- Alergias
- Artrite
CDD: Por que o inchaço nessas regiões é tão comum em mulheres? Há alguma razão específica?
Dra. Deise: Devido a questões hormonais e metabólicas, pré disposição genética, biotipo, entre outros. Além de alguns fatores que acabam potencializando os demais, como o stress, por exemplo.
Como melhorar o problema
CDD: Como desinchar pernas e pés naturalmente?
Dra. Deise: Sempre recomendo às minhas pacientes as seguintes práticas:
- Tomar chá diurético
- Fazer escalda pés com água quente. Colocar em um recipiente aproximadamente 3 litros de água morna e deixar os pés mergulhados durante cerca de 3 a 5 minutos. Se tiver bolinhas de gude, colocar dentro do recipiente e deslizar os pés sobre elas. Para finalizar, lavar os pés com água fria
- Beber 2 litros de água por dia
- Elevar as pernas à noite em uma posição confortável. As pernas devem ficar acima do nível do coração para ajudar no retorno venoso
- Praticar exercícios físicos
- Evitar ficar muito em pé ou sentada
CDD: Qual a importância da drenagem linfática para quem convive com inchaço diário na região?
Dra. Deise: A drenagem linfática manual é uma técnica que estimula o sistema linfático, eliminando o excesso de líquidos e toxinas do organismo. Dessa forma, é muito indicada para quem apresenta o inchaço contínuo, pois ela reduz a retenção hídrica, regenera os tecidos, melhora o sistema imunológico e a oxigenação sanguínea. Isso favorece um bom relaxamento e equilíbrio do sistema linfático, diminuindo o inchaço e os desconfortos causados por ele.
CDD: Com que frequência é preciso fazer as sessões para evitar o inchaço? Por que?
Dra. Deise: A frequência indicada para realizar a drenagem é a cada 2 ou 3 dias. Isso porque durante esse período o sistema linfático – que foi previamente estimulado na drenagem – desacelera e volta a reter líquidos e toxinas, formando novamente o inchaço. Então, se faz importante uma continuidade, para que os resultados permaneçam.
Gostou?
A ideia de falar com a Dra. Deise veio porque tenho sentido a maior diferença no inchaço das pernas com as sessões que faço com ela do método Renata França. Se você não conhece, ele lembra a drenagem linfática, mas os movimentos são diferentes e dá para ver os resultados logo na primeira sessão!
Fiz a ela algumas perguntas relacionadas às diferenças e semelhanças entre a drenagem e o método. Porém, como esse post já está ficando enorme, vou colocar o conteúdo por aqui na sequência, combinado? Se prepara que vai ter foto minha de antes e depois dessas de cair o queixo!
Espero ter esclarecido com a ajuda da Dra. Deise as principais questões sobre pernas inchadas. Se você tiver mais alguma dica ou dúvida, não deixa de compartilhar nos comentários! <3
*Contatos
7 comentários
Eu descobri aos poucos que tinha inchaço nas pernas, mas é mais por má circulação do que por varizes ainda, se eu faço exercícios e me movimento, melhora. Comecei a usar Varicell e achei bom, mas com certeza os exercícios são a melhor solução. Porque não senti essa dor ou pernas pesadas.
Gostei do post 😀
http://www.ziperchique.com.br/2018/08/biocolor-tons-de-vermelho.html
Amei das dicas porque sofro muito com inchaço quando passo o dia todo sentada. De sair com sapato larguinho e chegar com o pé apertando MUITO. Mas achei que faltou uma observação de que, dependendo do grau de inchaço e de sintomas associados (como calor local, vermelhidão), é imporante procurar um médico!
[…] você caiu aqui de paraquedas, recomendo que leia antes o post sobre inchaço nas pernas e pés! Nele, a Dra. Deise Dallagrana*, que é fisioterapeuta, fala sobre sintomas, causas e como melhorar […]
Meus tornozelos incham muito
Cai com a perna aí contrário diz rx médico disse que não é nada mas foi tanto é está suoer inchado só passou uns medicamentos…queria saber o que fazer
Amei as super dicas e os conselhos de como melhorar nossa circulação sanguínea, viver bem e saudável!
Bom dia Drª. Gostei da dicas.
Minha mãe tem 89anos, está com pneumonia e já foi medicada, porém esta com as pernas e os pés muito inchados, dói quando aperta e ela sente gelar. O que a Dar. recomenda?.
Desde já agrdeço.