Já tinha feito um vídeo da seção ‘Leia Mulheres‘ por aqui há algum tempo. E dessa vez aproveitei o ensejo do Dia Internacional da Mulher para indicar mais coisas que são feitas por mulheres inspiradoras! Selecionei não só livros, mas também filmes, série, podcast e criadoras de conteúdo.
Leia mulheres: e assista e escute também!
Livros
Vamos começar com os livros? O primeiro é Hibisco Roxo, o quinto livro da Chimamanda Ngozi Adichie que eu li! Nessa história, a autora nigeriana mostra uma família rica de Enugu, na Nigéria, que sofre com a intolerância do pai da família, um católico fervoroso. Ela escreve de uma forma que você não quer largar o livro, recomendo muito!
Esse segundo, O Caminho de Casa, eu ainda não acabei. Mas já tô amando tanto que quis indicar antes mesmo do fim. É de uma autora natural de Gana, mas criada nos Estados Unidos. Ela conta a história de duas meio irmãs que acabam tendo destinos muito diferentes – uma delas vira escrava. A história começa no século XVIII e vem até hoje. Yaa Gyasi escreve de forma muito bonita, impossível parar de ler!
Para terminar, um dos meus favoritos do ano passado – a autobiografia de uma fotógrafa de guerra. Lynsey Addario conta como se tornou fotógrafa e conta do seu trabalho, em que cobriu muitos conflitos recentes ao redor do mundo. Maravilhoso!
Filmes e séries
Entre meus escolhidos para assistir, inclui dois filmes e uma série – vi todos recentemente e tenho amado. Estrelas Além do Tempo, que ficou super famoso há alguns meses, era um que até hoje não tinha visto. Se você também não viu, VEJA! É a história real de três matemáticas negras que trabalharam na Nasa nos anos 1960. Uma história para se inspirar e pra se indignar muito também!
Um filme super recente (teve várias indicações ao Oscar desse ano e ainda está nos cinemas) que eu amei foi Lady Bird. Fala sobre se tornar adulta – e de como esse processo é confuso e maravilhoso. Me identifiquei um pouco com a Lady Bird (só um pouco mesmo, já que fui uma adolescente muito mais tímida haha).
Já entre as séries, descobri outro dia Younger. É um seriado daqueles com episódios de 20 minutos, que são fáceis e rápidos de ver. É a história de uma mãe recém divorciada de 40 anos – ela tenta voltar ao mercado de trabalho mas não consegue por conta da idade. Aí ela mente que tem 26 anos e consegue! É uma série leve e engraçada, mas que fala de um tema importante: o quanto a sociedade nos considera cada vez mais irrelevantes à medida que envelhecemos. Enquanto devia ser o contrário, não?
Criadoras de conteúdo
E, entre as criadoras de conteúdo, indico um podcast, um canal no YouTube e um Instagram. O primeiro é o Mamilos, comandado por duas mulheres, Ju Wallauer e Chris Bartis, que debatem toda a sorte de temas polêmicos – tem de gordofobia a intervenção militar no Rio. Os programas são super inteligentes e ao mesmo tempo leves e muito gostosos de ouvir!
Outra mulher incrível que fala sobre mil assuntos com muita inteligência e desenvoltura é a Louie, do Louie Ponto. Acho ela uma fofa – se você não conhece, vale a pena dar uma olhada no canal dela.
E, por fim, para quem curte astrologia e ~good vibes~, o Instagram da Isa Mezzadri é muito legal. Ela faz previsões e explica várias coisas legais sobre astrologia. Também amo as dicas e fotos de viagem!
Leia mulheres: em vídeo
Os vídeos em que indico coisas que não são cosméticos e maquiagens – como livros, filmes, enfim – são os que eu mais gosto de fazer. Infelizmente, também são os menos vistos. Então, se você está por aqui e curte ler, dá uma olhada no vídeo também. Números não são tudo que importa, mas eles importam também, sim. Apoie os criadores de conteúdo de quem você gosta. Se inscreve lá, tá tendo vídeo quase todo dia! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 100 mil inscritos? <3
11 comentários
Marina, os vídeos com suas indicações de livros e filmes são os que eu mais gosto! Procuro sempre ler e assistir as coisas que você indica e nunca me arrependo.
oba, obrigada <3
Sou só amor por Chimamanda ! <3
Adoro posts assim!!!
Comecei a ler “Para educar crianças feministas” e estou gostando.
Quanto a Younger estou louca pra assistir, só vi o primeiro episódio, mas não consigo achar em lugar nenhum pra assistir 🙁
Podia ter posts assim mensalmente 🙂 🙂
Mas tem, indico todos os meses no post de favoritos aleatórios 😉
Esse blog e um almanaque , cheia de coisa boas, aqui aprendemos e encontramos de tudooo
Obrigada pelas indicações lindona
Li o “Sejamos todos feministas” da Chimamanda e amei!!! Quero ler mais livros dela! =)
Eu adoro Younger !!!!!!!!!!!! conheci pq passava a propaganda nos intervalos de RuPauls drag race ahhahahaha achei promissor e aí estou, muito apegada ahahahha
Marina adoro esses seus vídeos!
Obrigado pela resposta
Valeu Gean, obrigado pela informação.