Como sempre faço por aqui, aproveito os feriados para indicar alguma coisa diferente para fazer nesses dias de folga. E o tema de hoje é: os melhores podcasts, segundo minha opinião, claro. Então olha aí meus favoritos atuais:
Melhores podcasts: os meus favoritos!
Xadrez Verbal
Como a imagem aí indica, o Xadrez Verbal é sobre política história e atualidades. Quem comanda o podcast é um historiador, Filipe Nobre Figueiredo, mas sempre tem mais gente comentando com ele a pauta do dia. Eles basicamente comentam acontecimentos atuais, explicam e contextualizam os assuntos de forma bem divertida. Gosto do fato de que eles falam de vários países ou notícias que não ganham muita repercussão em meios de comunicação mais tradicionais. Inclusive fiquei felizona com um programa cujo tema principal é um país que vou visitar em breve (#mystérios).
Fronteiras Invisíveis do Futebol
Já comentei sobre o Fronteiras Invisíveis do Futebol um tempinho atrás. Inclusive, foi ele que me motivou a fazer esse post/vídeo, porque várias pessoas me pediram para falar mais sobre o assunto. Então aqui está ele novamente – um dos apresentadores é o mesmo do Xadrez Verbal, Filipe Figueiredo, junto com outro historiador, Matias Pinto. Em cada programa, os dois comentam uma cidade, estado, país, território, enfim. Não é um programa sobre futebol, apesar de eles abordarem isso também – é mais sobre a história e tretas históricas daquele lugar. Eles comentam um pouco sobre futebol também, mas eu meio que não dou muita bola para essa parte dos programas, risos.
Anticast
Comandado por Ivan Mizanzuk, que é um designer (adoro ele, inclusive), o Anticast é meio que um programa variado sobre tudo. Eles falam sobre atualidades, polêmicas e outros temas (às vezes divertidos, às vezes absurdos. O programa sobre lei antiterrorismo brasileira me fez gargalhar no ônibus. Também comentaram sobre temas como Queermuseu, nazismo de esquerda, reforma trabalhista e até memes.
Um milkshake chamado Wanda
Esse podcast, Um milkshake chamado Wanda, é comandado pelo Phelipe Cruz, do Papel Pop. Ele é basicamente sobre cultura pop – música, séries, filmes. É muitíssimo divertido e dá para pegar muitas dicas legais do que assistir ou ouvir. Amei o último programa, em que eles comentam Blade Runner 2049, um dos filmes mais maravilhosos da atualidade pra mim!
Mamilos
O Mamilos é um podcast bem famoso, mas eu demorei para começar a ouvir. Já tinha ouvido falar dele, mas foi só depois que algumas leitoras me indicaram que fui atrás mesmo. E gente, quanto tempo perdi. Comandado pelas inteligentíssimas e fofas Juliana Wallauer e Cris Bartis, o podcast é, basicamente, sobre temas polêmicos. Elas falam sobre pedofilia, sobre arte, sobre reforma política, enfim, os temas são bem variados.
Um que recomendo fortemente é o episódio 122, sobre mindfulness e comunicação não violenta. Juro, mudou minha vida – até hoje eu lia muita coisa, tipo matérias, relatos, etc, sobre mindfulness e achava lindo, mas simplesmente não entendia direito o que era. Até que, com ajuda desse programa aí, finalmente entendi! Até já anotei os títulos de livros e filmes que são citados e vou atrás já!
Extra: 10% Happier
Agora uma sugestão extra. Digo extra porque esse infelizmente é em inglês. Quem comanda é o Dan Harris, que aborda vários temas que tenham alguma ligação com meditação. Além dos programas normais, em que ele entrevista alguém ou fala sobre um assunto específico, ele também faz algumas meditações guiadas. Esse é um assunto pelo qual me interesso bastante, mas que ainda conheço pouco, então adoro também.
Podcasts: onde ouvir?
Eu ouço os meus no aplicativo padrão que vem no iPhone mesmo. Já detestei esse aplicativo e tentei outros, mas nunca achei um que amasse. Até que, nessa nova versão do iOS eles mudaram bastante coisa e fiquei satisfeita, então uso esse mesmo.
E, claro, aproveita que você já tá por aqui e se inscreve lá no nosso canal. Tá tendo vídeo quase todo dia, estamos preparando o conteúdo com carinho e queremos vocês por lá também! Estamos quaaase quase nos 80 mil! <3
Quem tem mais sugestões para minha listinha de melhores podcasts? Me indica nos comentários!
22 comentários
Mamilos é maravilhosooooo!
Comecei a ouvir podcasts recentemente por causa do Nexo, um jornal online de ultra mega qualidade e os podcasts são no mesmo nível. Falam muito sobre cultura, literatura, política, sempre por experts e de uma forma bem clara. O link é esse aqui: http://feeds.feedburner.com/NexoPodcast
E eu que não sabia que o Nexo tinha podcast??? :O
Eu gosto de escutar quando estou fazendo serviços domésticos, principalmente a entediante tarefa de passar roupa. Ouço o Tecnocast e esses dias descobri o Alô Ciência. Vou tentar o Mamilos, que pareceu bem interessante.
Marina, chuto que o país misterioso que vais conhecer é a Finlândia…acertei? (não pergunte porque acho, puro chutômetro rsrs)
Beijos!
Marina, de onde é essa blusa? Que linda!!!
Amo podcasts mas confesso que não tenho ouvido tanto quanto gostaria. Sempre que posso ouço Anticast, Mamilos, Rapadura Cast (comentários sobre filmes que estão estreando e noticias desse meio), Bibotalk (sobre teologia), e um que conheci a pouco tempo é o Mundo Freak tem muitas curiosidades. Também recomendo o Projetos Humanos que é dividido por temporadas e o responsável é o Ivan Mizanzuk do Anticast. Adoro quando estou sozinha no trabalho e coloco um podcast para ouvir direto do site deles mesmo. Bjs
Melhor post! Adorei as dicas da Marina, e as suas aqui no comentário também, Lílian! :-*
Oi Marina, já adoro suas resenhas de produtos coreanos e agora vc também ouve podcast??? #amo
Sou ouvinte de podcasts há mais de 3 anos e realmente esses que vc passou são ótimos ( principalmente o mamilos S2) mas se eu puder te dar uma dia ouça o Escriba café (comece pelo capitulo da expedição do Shackleton, sério), para mim o melhor podcast BR. A produção e a voz do narrador são tudo de bom. E nas gringas tente o Liar city ( comece pelo capitulo do Michel Jackson), super divertido!!! Beijoss
Adoro o xadrez verbal. Vou escutar o mamilos agora 🙂
Obrigada, Marina! Estou começando no mundo de podcast, e estou seguindo suas recomendações! Ficarei de olho nas suas dicas sempre!! <3
Obrigada por esse post! Ameeeiii :))
Sempre escuto podcasts indo e voltando do trabalho. Gosto muito do http://www.portalcafebrasil.com.br/todos/podcasts/
Os meus:
Troca o disco;
Rapaduracast;
poeira zine;
dwbrcast ( da minha série favorita Doctor Who);
crazy metal mind;
whocares podcast;
rebobinator;
collector’s room.
Égua, Marina! Amei essa dica! Nunca tinha ouvido podcast e adorei! Obrigada! 😀
Marina, pra escutar no celular, vc usa algum aplicativo?
Depois que vi que já tinha no post! Bejinhos!
Adorei as dicas, indo ouvir alguns agora mesmo! 😉
Nossa, vc ouve praticamente os mesmos que eu! 😀 Amo o Anticast e o xadrez verbal, mas tem um de besteirol que eu simplesmente adoro chamado Decrépitos. É com o João Carvalho que sempre aparece no AntiCast.
Já ouvi o Mundo Freak Confidencial também, principalmente por causa da Tupá Guerra, mas larguei de mão há alguns meses. A Tupá participa do Ponto G, um podcast voltado para mulheres que fizeram e fazem história ( interessante saber a vida delas).
Só um adendo o Matias pinto não só é membro fixo do xadrez verbal como é o apresentador fazendo escada pro Felipe Figueredo ele sempre abre o podcast com o já tradicional bordão Bom crepúsculo ouvintes…
Marina, ótimas indicações. Vocês sempre têm dicas certeiras. Eu e meu marido acompanhamos o Fronteiras invisíveis do futebol. Não sei se você viu, mas eles leram um comentário no programa sobre a Libéria de uma leitora que passou a acompanhá-los após sua dica. Ela citou você e o blpg. Muito bacana!!
Ouvi, sim! Fiquei super feliz <3
[…] adoro ouvir podcasts! Mas, majoritariamente, sempre ouvi mais programas de notícias e atualidades. Até fiz um post por aqui há bastante tempo sobre. Acontece que atualmente tenho preferido ouvir coisas mais leves e divertidas. Entre os podcasts, […]