A gente vive falando de perfumaria por aqui, né? E, apesar de esse ser um universo fascinante, sei que ainda gera algumas dúvidas! Pensando nisso, quero ajudar você a entender melhor sobre perfumes! O vídeo abaixo é o primeiro de uma série que pretendo fazer sobre o assunto. Nele, falo sobre as questões mais básicas – afinal, temos que começar por algum lugar! Saca só:
Não consegue ver o vídeo agora?
Então aí vai minha aulinha em alguns tópicos importantes!
Do que é feito um perfume?
Sendo bastante simplista, um perfume é fruto da mistura de água, álcool e óleos essenciais ou compostos aromáticos. Os óleos essenciais são retirados de flores, plantas e ervas por meio de métodos variados, sendo o mais comum a destilação. Também são usados para a produção de aromas os compostos aromáticos sintéticos, ou seja, manipulados em laboratório. Ah! Compostos animais estão – ainda bem! – caindo em desuso na perfumaria atual.
Qual a diferença entre eau de parfum, colônia e tudo mais?
O que determina a intensidade de um aroma é o grau de diluição no solvente (como a água) dos óleos essenciais ou dos compostos aromáticos presentes na fórmula. As classificações mais usadas são as seguintes:
- Parfum: é a versão mais concentrada, possuindo de 20% a 40% (sendo 25% a média) de óleos essenciais ou compostos aromáticos.
- Eau de parfum: encontrado mais facilmente em lojas que o citado acima, tem variação de 12% a 18% (sendo 15% a média) na quantidade de essência.
- Eau de toilette: forma mais branda que a mostrada anteriormente, também está bastante disponível no mercado e contém de 8% a 14% (sendo 10% a média) de óleos essenciais ou compostos aromáticos.
- Eau de cologne: a famosa colônia possui de 3% a 7% (sendo 5% a média) de essência.
- Splash: tem baixíssima concentração de óleos essenciais ou compostos aromáticos, em média 1% apenas.
Na prática, o que isso quer dizer?
Que quanto mais essência tiver seu perfume, de menos você precisará para ficar cheirosa e por mais tempo o aroma permanecerá na sua pele – essas vantagens significam também que mais caro ele ficará.
E aquela história das notas?
Muitos dizem que, assim como na música, uma fragrância depende do bom arranjo de seus componentes. Nesse caso, a harmonia vem de três notas: de saída, de coração e de fundo. Olha só a diferença:
- Notas de Saída (Cabeça): como o nome mesmo diz, são aquelas sentidas logo que o frasco é aberto. Trazem a primeira impressão sobre o perfume.
- Notas de Coração (Corpo): demonstram a personalidade da fragrância, seu tema principal. Por evaporarem mais devagar, podem ser sentidas logo depois de reconhecido o cheiro inicial.
- Notas de Fundo (Base): são o segredo da fixação de um perfume. É o aroma que fica na pele e às vezes pode durar dias fundido a ela.
E então, esclareci as principais dúvidas? Pretendo fazer mais conteúdo a respeito de perfumes e gostaria muito da sua ajuda: me conta aqui nos cometários quais são os outros temas relacionados que você quer aprender? <3
5 comentários
[…] Conteúdo Republicado. Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) original deste conteúdo. Acesse o link original. […]
Mulher vc deu foi uma aula pra gente
SHOWWWW
Beijossss
Adorei! Não entendia esse negócio das notas, agora ficou bem claro.
Super bem explicadinho, adorei e com certeza entendo bem melhor agora! 😉
Sempre tive esta curiosidade de distinguir uma nota de outra.
Consegui entender perfeitamente a definição de cada uma delas.