Opa, opa! Hoje temos resenha de um novo coletor menstrual que testei. Uma vez que a Lunette tirou sua operação do Brasil, achei bacana experimentar o produto da Violeta Cup, marca nacional que entrou no mercado não tem muito tempo. Bora ver comigo o que achei dele?
Coletor Menstrual Violeta Cup
Antes de mais nada, acho legal falar do tamanho do coletor, algo que em geral deixa a mulherada bem confusa. Na caixinha do Violeta Cup, há algumas instruções a esse respeito – em tese, meu tipo deveria ser o A (tenho 31 anos e não tenho filhos). No entanto, recebi o B e ficou tudo ok.
As recomendações para a escolha do tamanho do copinho variam entre as marcas – e, no fim das contas, há muito o que se investigar! É por isso que acho tão importante fazer resenhas e mostrar fotos desse tipo de produto. Além disso, recomendo mesmo que, antes de escolher, você veja o post que fiz e também pesquise outros conteúdos com comparativos entre modelos – isso pode ajudar bastante!
Nas minhas pesquisas, descobri esse canal do Youtube com muitos comparativos e informações interessantes! Vale o clique.
Achei a apresentação do Violeta Cup bastante caprichada! A caixinha contém várias informações, além de que há, em seu interior, uma espécie de guia para a usuária com tudo o que é preciso saber antes de usar. Fora isso, há um saquinho de pano para guardar o coletor menstrual e o produto em si.
Esse copinho, em específico, é fabricado em silicone médico (há modelos de outras marcas feitos em TPE, uma espécie de borracha). O meu é transparente, mas a Violeta Cup também oferece o produto em roxo. O único inconveniente dessa característica é que, com o passar dos meses, o coletor menstrual vai ficando mais escurecido por causa da presença constante de sangue – observei isso no Lunette e ainda é cedo para dizer que o mesmo vai acontecer com o resenhado de hoje, mas acredito que é natural.
O que achei do produto
O formato do Violeta Cup é um pouco diferente do formato do Lunette, com o qual estava acostumada. O que rola é que o primeiro é mais alongado como um todo e possui o cabinho maior. Em termos de firmeza do material, ambos são parecidos: deve ter algo de inerente ao silicone transparente utilizado em copos menstruais, ao meu ver – são flexíveis, porém não muito moles.
No Violeta Cup, há também várias marcações para que seja vista a intensidade do fluxo. O meu é moderado e, muito embora a marca diga que não há diferença de capacidade entre os tipos A e B, achei que esse está de bom tamanho para mim.
Está escrito também na embalagem que a altura do colo do útero não interfere na escolha do modelo. Como comentei no post explicativo sobre coletores menstruais, isso faz sim a maior diferença. É super importante que você fique de olho no comprimento do seu copinho:
Se tem o colo do útero alto, como eu, vai ficar ok com um coletor mais alongado, como é o Violeta Cup. Porém, se tem o colo do útero baixo, precisará de um copo mais curto e até mesmo vai sentir que precisa cortar o cabinho.
O Violeta Cup é realmente mais comprido e fino, se você for reparar pelas fotos. Para mim isso não teve muita influência. O que senti mesmo foi que, com ele, eu precisei mudar o jeito de colocar o coletor menstrual (inclusive a dobra). Sempre usei a dobra em C com o Lunette, mas com o Violeta Cup ela não me permitiu um encaixe perfeito – tanto que tive um pequeno ~acidente no primeiro dia de uso.
Percebi que, no meu caso, o melhor mesmo é fazer aquela dobra de botão de rosa. Isso me permitiu colocar o coletor no lugar certo – a partir disso, não rolou nenhum vazamento. Porém, notei também que o Violeta Cup é mais escorregadio, o que significa que vai descendo dependendo dos movimentos pélvicos. Não experimentei me exercitar com ele, mas fiquei um pouco cabreira com isso. Posso experimentar com toda a coragem que me cabe e contar pra você depois.
Resumindo
No fim das contas, o que digo é: se você tem colo do útero alto, se já tem certa experiência em encontrar a melhor dobra e se está em busca de um coletor menstrual com um bom preço (uma unidade sai por R$39,99), o Violeta Cup pode ser uma ótima escolha.
A realidade é que cada mulher é uma e essa foi minha experiência – que pode ser a mesma que a sua ou não! Por isso, mais uma vez reforço: leia muitas opiniões, pesquise modelos, compare propostas antes de comprar o seu copinho! Depois de escolhido, ele vai te acompanhar por muito tempo.
22 comentários
Comprei o tamanho A, e confesso que a primeira menstruação foi um desastre rs.
Sofri ~acidentes do segundo ao quarto dia, na próxima espero me acertar melhor. Nunca tinha usado, espero me adaptar bem, vou adorar uma vida sem absorventes
Gabi, continue firme e forte! É chatinho no começo, mas depois você se acerta. <3
Eu uso o da In Ciclo que é praticamente igual. Me senti muito mais confortável depois que cortei a pontinha. Corti inteira.
quanto as manchas, depois de muito tempo descobri que deixando 5.min no cloro ele fica novinho de novo. Depois só la o com água e sabão neutro e deixo no saquinho dele até o próximo ciclo.
uso faz mais de 2 anos.
Eu uso o inciclo também, porém mesmo cortando a pontinha, ele me machucava ao sentar (mesmo colocando de forma que não vaze, demorei pra me encontrar no uso hahah sempre giro ele lá dentro e assim sei que ele não vai vazar, esse truque que funcionou), aí pra conseguir usar eu virei ele do avesso. É mais chato de lavar mas foi a solução. Pretendo colocar o diu mirena, se não eu ia investir no coletor da marca Korui que tem mais tamanhos!
Que dica boa, amiga! <3
Eu uso esse e acho perfeito. Super recomendo. Não sei como um dia usei absorvente.
Alguém que já usou absorvente interno e o coletor, vê diferença?
Eu senti uma diferença absurda! O coletor vc não sente de forma alguma e em nenhum momento, eu tenho baixo fluxo então higienizo de 12 em 12h (que é o máximo, mas na verdade eu troco 3x ao dia). Coloco o celular despertar pra lembrar de tirar. É outra vida sabe? Vale cada centavo. Só tem pessoas que demoram pra se adaptar. Eu demorei 4 ciclos. Uso há quase 2 anos.
Gostaria muito de usar, até tenho um da Fleurity. Mas tenho dois problemas: o primeiro é que não consegui achar um jeito bom de colocar pra ficar no lugar, até hoje. Tentei de várias formas, achei até que fosse o próprio coletor, mas acho que todos são meio iguais, né?
Mas o problema maior é que fico fora de casa por mais de 12 horas, e só tem banheiros públicos onde trabalho e estudo, daqueles que a pia fica fora, sabe como? Não acho muito legal lavar o trequinho ali com todo mundo olhando…
Leva uma garrafinha de agua com você, dai voce passa uma agua e descarta no vaso mesmo….ou lenço umidecido. Garante a limpeza e você não utiliza a pia com todo mundo olhando! 🙂
Thais, olha que coincidência: comprei o meu coletor essa semana!!! Ainda não chegou, mas estou na expectativa ( comprei o Meluna). Eu fiquei naquela dúvida cruel sobre qual marcar comprar. Confesso que quanto ao tamanho a escolha foi mais fácil..espero não ter errado. Eu queria te pedir que, se possível em um futuro, fazer uma resenha comparando coletores de silicone e os de TPE. Essa foi minha maior dúvida. O que me ajudou demais foi um canal no Youtube chamado Precious Star Pads. Sério, essa menina é uma Papa dos coletores hahaha.
bjos
PAPA DOS COLETORES, hahahaha, adorei. Guria, até hoje só usei de silicone, se não me falha a memória. Tem um canal brasileiro chamado Papo de Copinho que é muito bom também, recomendo!
Olha até hoje tento me adaptar ao Coletor mas, ainda acho extremamente desconfortável. Pra colocar machuca. Mesmo sendo de silicone não é confortável. Uso em casa, pois não sinto segurança em sair pra trabalhar com ele devido ao fluxo intenso. Infelizmente não tem como provar antes. Cada uma vai ser diferente. Tenho amigas que utilizam numa boa. Penso que é uma alternativa sustentável porque me sinto culpada pela quantidade de absorvente que utilizo no período menstrual e do lixo que isto se transforma depois. Sinceramente as empresas de absorventes deveriam pensar mais nisso e utilizar na sua propaganda pois tenho certeza que muitas mulheres pensam nisso também.
Comprei o violeta cup A mas não consigo formar o vácuo, ele não abre. Comprei esse tamanho pq tenho 30 anos mas to pensando seriamente em comprar um A. Tô amando usar o coletor mas ainda sofro com pequenos vazamentos por ele n abrir totalmente
Pode ser que ele esteja grande demais para seu canal, por isso não forma o vácuo!
O primeiro que comprei tb n conseguia abrir ele, e achei super comprido pro meu tamanho, então comprei um lumma easycup cbc(colo baixo e pouco fluxo) e me adaptei bem melhor, ele abre mais fácil e tem uns detalher pra ajudar em baixo. Ainda não me adaptei totalmente pra tirar sem fazer lambança(sempre faço no banho) mas é só adquirir mais prática
Lendo e anotando tudo, pra quem sabe tomar coragem um dia. 😉
nao tive coragem de testar ainda mulher rsrsrrss
beijos
Depois de tantos relatos positivos acho que vou aderir ao uso. Depois que meu baby nascer vou testar com certeza.
Yay! <3
Estou pesquisando para comprar meu primeiro copinho, descobri sobre eles mais ou menos no começo desse ano e ameeei a ideia de abandonar os absorventes pois tenho uma alergia horrorosa, e usar o interno da um trabalhão pois são muitas trocas (medo de vazar), e o absorvente só consigo usar o noturno para não ter problemas… Agora no fim do ano decidi de vez comprar o copinho, mas estou super indecisa por qual marca optar, até mesmo por ser o primeiro, vi alguns relatos que o Lumma é bem mais fácil de retirar por causa das pétalas inferiores, mas o Violeta Cup também tem uma excelente apresentação além do custo, e ambos possuem kits com copos para esterelização do copinho. Alguma dica pra uma iniciante?
Tenho 2 filhos e 24 anos colo médio alto acabei d fazer a minha compra o violeta tipoB será q fiz a compra certa amiga?