Fazia um tempinho que não indicava o que ler por aqui, né? Então hoje trago alguns livros escritos por mulheres – são vários títulos de cinco autoras que eu amei ler:
Livros escritos por mulheres: 5 autoras para conhecer já
A Visita Cruel do Tempo, Jennifer Egan: eu li esse livro tem um tempinho e amei tanto que eu sempre dava ele de presente em aniversários. E sempre recebi feedbacks positivos. Ele é construído de uma forma um pouco diferente – cada capítulo é narrado por um personagem, e assim a história vai pulando de pessoa em pessoa para você conseguir construir a narrativa. Todos os personagens são ligados ao mundo da música – músicos, produtores, pessoas que trabalham em gravadoras, etc.
Onde comprar? Aqui.
Vááários, Chimamanda Ngozi Adichie: acho que todo mundo conhece a Chimamanda, mesmo que não ligue o nome à pessoa. Sabe a música Flawless, da Beyoncé, que tem uma mulher dando um discurso feminista no meio? Pois a voz – e o texto, claro – são da Chimamanda. Enfim, Chimamanda é maravilhosa, acho que todo mundo devia conhecer. Ela tem dois livrinhos (no sentido de tamanho mesmo) chamados Sejamos Todos Feministas e Como Criar Crianças Feministas que são ótimos, dá para ler em uma tarde jogada no sofá e vão te fazer pensar muito.
Já na parte de ficção, indico muito Americanah, sobre uma nigeriana (a autora também é da Nigéria) que morou anos nos Estados Unidos e depois revolve voltar para Lagos. Lá, ela precisa se readaptar ao país natal. E também recomendo Meio Sol Amarelo, que inclusive estou lendo agora. Um livro MUITO impressionante sobre duas irmãs gêmeas nigerianas e como as vidas delas acabam sendo diferentes. A história se passa nos anos 1960 e é incrível para entender um pouco sobre a Nigéria, país sobre o qual eu sabia pouquíssimo. Incrível, de verdade.
Onde comprar? Sejamos todos feministas, Como Criar Crianças Feministas, Americanah, Meio Sol Amarelo.
Série Napolitana, Elena Ferrante: não vou me alongar nesse, né? Antes que alguém me xingue hahaha. Amo os quatro livros dessa série e já falei muito por aqui. É a história de duas amigas que nasceram em um bairro pobre de Nápoles. É sobre amizade, mas também sobre amor, sobre política, sobre a passagem do tempo, é até sobre a máfia italiana. Irresistível.
Onde comprar? A Amiga Genial, História do novo sobrenome, Histórias de quem vai e de quem fica, História da menina perdida.
Uma Vida Pequena, Hanya Yanagihara: um livrão, literalmente (são quase 800 páginas). Conta a história de quatro amigos desde que saem da faculdade até a meia idade, com foco em Jude. Jude é meio misterioso e aos poucos vai revelando o que passou quando criança. É um livro triste e maravilhoso, me tocou muito. Recomendo a todos, sempre, mas raramente consigo convencer alguém porque as pessoas ficam meio apavoradas com as críticas online. Não leiam as críticas, leiam só o livro haha.
Onde comprar? Aqui.
Persépolis, Marjane Satrapi: uma história em quadrinhos escrita por uma menina iraniana. É muito legal porque, assim como a Nigéria da Chimamanda, eu conhecia (e conheço) muito pouco sobre o Irã. E adorei saber um pouco mais. Na história, que é autobiográfica, Marjane conta sua vida dos 12 até uns 20 e pouco anos – nesse período, que é entre as décadas de 1970 e 1980, o Irã passou por uma revolução. Ótimo para quem gosta de entender melhor o mundo, como eu. 🙂
Onde comprar? Aqui.
Onde comprar Kindle?
Kindle Paperwhite (que tem iluminação embutida)
Kindle sem iluminação (como o meu)
E para quem quiser saber mais, falei aqui sobre minha experiência com o Kindle e aqui. Aqui falei sobre onde comprar capinhas.
Livros escritos por mulheres: em vídeo
E, claro, aproveita que você já tá por aqui e se inscreve lá no nosso canal – tá tendo vídeo quase todo dia, estamos preparando o conteúdo com carinho e queremos vocês por lá também! Estamos quaaase quase nos 70 mil! <3
E, claro, se tiver algum livro que gostaria de me indicar, deixa aqui nos comentários!
13 comentários
Chimamanda é o máximo! Adoro
Amo Persepolis e gostei de Americanah. Vou procurar sobre os outros indicados. Aproveito pra indicar um dos melhores livros que já li: A vida invisível de Eurídice Gusmão, da brasileira Martha Batalha. É absurdamente bem escrito e super impactante. Sobre a vida (invisível) das mulheres nos anos 20 no Rio e que poderia ter sido incrível se lhes fosse dada a oportunidade. É maravilhoso, só leia hahah
Marina, Chimamanda é maravilhosa!! Acabei de ler Meio Sol Amarelo, tem o filme, sabia?? Tocante, chocante!! Não deixe de ler dela também Hibisco Roxo que conta a história de uma menina nigeriana criada por um pai extremamente católico. Eu amei! Estou lendo agora Americanah, mas ainda no comecinho e ainda não comecei a me empolgar. Assista a esse vídeo dela, fiquei apaixonada… https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc
Beijos e boa semana!!
Adorei as indicações…
aliás adoro demais posts com indicações de livros e filmes…
Vou deixar aqui a indicação de um projeto muito lindo que está se espalhando pelo Brasil (e já existe em Curitiba faz um tempo) chamado Leia Mulheres. Mais info: https://leiamulheres.com.br/ (Tem página no FB também, além de grupos divididos por cidades).
Marinaaaaa, eu comprei A Amiga Genial por causa da sua indicação e o resultado foi comprar o resto da série napolitana todinha! hahaha Persépolis já está na minha lista e Chimamanda no meu coração. E como já confio em vc vou adicionar a Hanya Yanagihara também.
Marina, eu amouuuuuuuuu esses posts de indicação de literatura!!! Todos excelentes. Obrigada!
Perdi o hábito de leitura desde ano passado, devido estudar muito para concurso, mais olha amo conhecer novos livros e novas autoras
Grande beijo
Volto sempre por aqui porque encontro pautas como essa. Adoro recomendações de livros e já li algumas de suas indicações, como a Elegância do Ouriço, que gostei bastante. Agora, um dos livros que mais gostei nos últimos tempos aparece aqui : A Visita Cruel do Tempo <3
bom gosto!
Volto sempre por aqui porque encontro pautas como essa. Adoro recomendações de livros e já li algumas de suas indicações, como a Elegância do Ouriço, que gostei bastante. Agora, um dos livros que mais gostei nos últimos tempos aparece aqui : A Visita Cruel do Tempo <3
bom gosto e bom tema!
Marina, querida!!!
Há tempos que penso em passar por aqui para te agradecer por ter me apresentado ao Kindle!!!
Até ler um post teu (de março, acho) não conhecia esta coisinha maravilhosa.
Quando li, me apaixonei pela ideia e comprei um Paperwhite, conforme teu conselho.
Hoje estamos vivendo um caso de amor profundo e verdadeiro. Já até comprei um para minha mãe, que amou também.
Assinei o Unlimited da Amazon (uma espécie de Netflix de livros), que é muito interessante e disponibiliza milhares de títulos!
E claro que já comprei uma capinha linda no Aliexpress!
Enfim, só posso te agradecer.
Super beijo!!!!
Sempre bom dicas de livros, ainda mais escrito por mulheres, adorei! 😉
[…] Veja também: sugestões de livros de autoras mulheres! […]