Já ouviu falar num prato típico chamado Barreado? Pois dia desses fui até Morretes, que fica bem pertinho de Curitiba, para passear e provar mais uma vez desse quitute paranaense.
Vídeo: almoço e passeio em Morretes
Toda minha experiência está nesse vídeo, que está mais para um clipe pois é rapidinho, e mostra como é o Barreado e também o clima gostoso de Morretes.
No nosso canal tem 6 vídeos por semana, se inscreva para não perder os conteúdos que criamos por lá.
O barreado
O barreado é um prato típico de Morretes e é encontrado em praticamente todos os restaurantes da região. Trata-se de uma carne cozida bem temperadinha que acompanha farinha e banana.
Barreado: o prato consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como a paleta, a maminha e o patinho, temperados com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho e cozida até desmanchar. O preparo é misturado à farinha de mandioca e servida com arroz e banana-da-terra fatiada.
Como chegar em Morretes
Morretes fica a aproximadamente 70 km de Curitiba, você pode chegar até lá pela BR277 ou pela Estrada da Graciosa, que é mais bonita, mas fica com um trajeto um pouco mais longo. Também existe uma trilha que pode ser feita a pé pela Serra do Mar, mas só fiz isso uma vez quando era adolescente e nem me lembro mais onde é a entrada da trilha e nem se é segura atualmente. Quem souber, conta!
Também existe a possibilidade de fazer a descida de trem até Morretes voltando de ônibus. É uma experiência interessante e bonita para quem não conheço muito a nossa região. Existem vários valores e pacotes de serviço, você pode saber mais sobre eles aqui. Eu fiz a descida no trem normal quando era mais nova e achei bem bacana, nunca fui no trem de luxo, então não sei dizer se vale a pena. Mas se fosse escolher, faria o passeio que é acompanhado de degustação de cervejas. RISOS
A cidade de Morretes está situada na zona fisiográfica do litoral paranaense, estendendo-se da encosta da Serra do Mar para o leste e limitando-se ao oeste com os municípios de São José dos Pinhais, Piraquara e Quatro Barras; ao norte com o município de Campina Grande do Sul; ao nordeste com o município de Antonina e a Baía de Paranaguá; ao leste com Paranaguá e ao sul e sudeste com o município de Guaratuba. (via Wikipedia)
Onde comer em Morretes
O restaurante mais famoso é o Madalozo, mas confesso que não curti tanto assim da última vez que fui. A comida não estava tão gostosa, sabe? Lá, o valor por pessoa para comer o barreado é de R$48, se não me engano. Com rodízio de frutos do mar, fica R$62.
As leitoras do blog recomendaram fortemente o Vila Morretes e o Casarão, se fosse você, apostaria num desses dois.
Conheça também a Feirinha do Largo da Ordem que acontece todo domingo aqui em Curitiba.
9 comentários
adoro passeios assim, sem muita programação anterior
BEIJOS
Adoro Morretes!! Acho uma graça!
Já fiz o passeio de trem há uns anos atrás de descida, ano passado fiz de subida e almoçamos no Casarão (super indico tb!), e também já fiz a trilha do Caminho do Itupava <3 passa pelas ruínas da casa Ipiranga, no santuário do Cadeado, tem uma vista linda do Marumbi <3 <3 heheh
Um dia ainda volto pra subir o pico Marumbi!
* também queria fazer o passeio com degustação de cervejas!! hahaha
Adoro passear em Morretes, cidadezinha super charmosa! 😉
JÁ fiz o passeio de trem e incluía o barreado no pacote. Foi otimoooo! Prato saboroso demais! E o passeio lindo.
Eu passei um carnaval em Curitiba e fiquei encantada com a cidade. Todo ano fujo do carnaval em Salvador, rsrs. Aproveitei e fui à Morretes no trem de luxo e amei. O prato tb é delicioso. Só recomendo ir num período mais fresco, pois o clima estava super abafado por lá e isso me incomodou bastante.
A cidade é realmente muito quente e úmida! Passa fácil dos 35 graus no verão e, por causa da umidade e da serra, fica uma verdadeira panela de pressão.
Fiz o passeio de trem e achei bem bacana, mas cansativo. Leva 4h o percurso. Sinceramente, não gostei do barreado
Ah, também vale muito a pena visitar a cidade na Festa Feira! Acontece todo ano, geralmente entre o último final de semana de abril e o primeiro de maio. O centro histórico fica cheio de barraquinhas com artesanato e comidas típicas, é uma delícia pra passear! E agora entre agosto e setembro deve acontecer a Festa das Flores.
A cidade é MUITO quente no verão, então sugiro que incluam no passeio nessa época uma visita a um dos rios ou cachoeiras que tem por lá, rsrs. O barreado nos restaurantes nem sempre é dos melhores por causa da demanda, acabam usando congelado =\ Reforço a recomendação do Vila Morretes (meu casamento foi lá) e do Casarão que, inclusive, são dos mesmos donos.
Obrigada pelas indicações das feirinhas!