Se tem uma coisa que eu adoro é assistir a filmes baseados em fatos reais (seja contados antes em algum livro ou inéditos pro cinema)! E como andei vendo 2 desse tipo recentemente, resolvi fazer uma listinha de 5 – extensível para mais sempre! – dos que me emocionaram. Aproveita que hoje é domingo, pega a pipoca e dá aquela choradinha gostosa também!
Intocáveis (2011)
Não confunda esse com “Os Intocáveis” (1987), aquele filme do Brian de Palma que traz Robert De Niro como Al Capone, um gângster que existiu de verdade também. Esse longa é ótimo, mas não é o caso aqui! Tô falando apenas de “Intocáveis” (2011), um filme francês que conta a história de amizade entre um cara da periferia de Paris – hilário, por sinal – com um tetraplégico milionário. O filme é muito sensível e bonito – chorei feito criancinha assistindo! Vi que está disponível no Telecine Play, dentro do NET Now, que é o que tenho aqui em casa, e também no Netflix.
Lion: Uma Jornada para Casa (2016)
Vamos falar de um filme que me fez chorar nível hard! Não tinha visto “Lion” (2016) quando estreou nos cinemas, então corrigi esse terrível erro dias atrás. Que longa mais lindo, sério! Ele conta a história verdadeira de um menino que se perdeu da família ainda pequeno e é adotado por pais australianos. Depois de anos vivendo bem, ele se dá conta de que precisa reencontrar suas origens. Menção honrosa para o ator mirim que interpreta Saroo quando criança – meu Deus, que criaturinha mais FOFA! <3 O filme está disponível para locação no NET Now por R$ 5,90 e tem ~DE GRÁTIS~ (pra assinantes, claro) no Netflix.
Na Natureza Selvagem (2007)
Esse é um favorito dos aquarianos! hahahaha Brincadeiras à parte, “Na Natureza Selvagem” (2007) é excelente para nos fazer lembrar do nosso lugar de privilégio no mundo – e olhar com mais empatia para tudo e todos que nos cercam. Christopher McCandless decide abandonar a zona de conforto e desaparecer pelos Estados Unidos em busca de quem é em essência. Depois de muitos encontros e aventuras, adota um novo nome: Alexander Supertramp. O filme é muito bonito e, para alguns (como eu), traz revelações importantes sobre a própria vida. Disponível no Netflix.
12 Anos de Escravidão (2013)
Me dói só de imaginar a época da escravidão tanto aqui quanto fora do Brasil. Agora pense em assistir a um filme baseado em fatos reais em que uma pessoa negra, já livre, é capturada e vendida como escrava – e assim permanece por 12 anos! Esse longa é extremamente tocante e muito difícil de assistir. Tem cenas bastante realistas, de cortar o coração. Mas, como o título mesmo sugere, há uma redenção ao fim. Prepare a cabeça (e o lencinho) para esse se quiser assistir! “12 Anos de Escravidão” (2013) está no Netflix e no Telecine Play.
O Discurso do Rei (2010)
Nossa, me lembro de ter assistido a esse filme no cinema e ficado muito emocionada (ao fim, devo dizer). Ele trata da história de um rei inglês – George VI – que enfrentou, de verdade, problemas sérios de gagueira, o que o impedia de falar em público. Depois de um tratamento de choque com um especialista – que rende momentos bem engraçados, inclusive – ele precisa encarar seu primeiro desafio: posicionar o reino em relação à guerra iminente. Colin Firth está perfeito nesse longa, PERFEITO! “O Discurso do Rei” (2010) é mais chatinho de encontrar, mas a nossa leitora Amanda disse que entra esse mês no Netflix, olha que beleza (valeu, guria!). <3
E então, gostou das indicações? Qual dos filmes baseados em fatos reais é seu favorito de todos os tempos?
Aproveita esse domingo cultural e rola a tela para baixo porque a Marina indica num post 5 autoras mulheres que ela adora ler!
30 comentários
Lion é demais <3
O Discurso do Rei entra esse mês na Netflix
Opa, que belezinha saber disso! Obrigada!
Como assim disponível de “graça” no netflix e net now? Ambos são serviços pagos rs.
hahahahaha, ahhhh, cê entendeu, né?
Thaís!! 2 filmes tb baseados em fatos reais e q eu recomendo demaaaais são: Livre, com a Reese Whiterspoon, ela tá MARAVILHOSA!! E o filme realmente mexe com vc… E o q eu assisti esse fds é Temple Grandin, não é novinho, mas olha.. que filme!! Chorei bicaaas.. com a Claire Danes, tb maravilhosa!! Assiste e me fala! Esse segundo, faz vc ver certas coisas com outros olhos! É isso… Bjão!!
Mel, adorei as dicas! Não vi nenhum desses e já estão anotados aqui! <3
Os filmes “Até o último homem” e “Invencível”tbm são muito bons….e Lion é muuuito legal!!bjs Thaís
Opa, também amei e anotei suas dicas! Obrigada! <3
“Intocáveis” é mesmo muito lindooooo
acredita que nunca gostei de filmes baseados em fatos reais?
exatamente pela maioria ter final triste
beijos sua linda
Mas menina, nem sempre são, viu? Tirando um deles, todos têm um final muito bonito! 🙂
Lion é mesmo de chorar… assiti por recomendação da Lara Nesteruk e amei!!
#laretes <3
Quero muito ver O Discurso do Rei! quando parei pra pensar, que descobri: é sobre o pais da Rainha Elizabeth! Vi a série “The Crown” e adorei! O Rei George é um dos personagens mais marcantes, pra mim.
Isso mesmo! 🙂
Oi Thais,
Eu amo filmes baseados em fatos reais, mas confesso que eu preciso me preparar psicologicamente para os dramas, mexem demais comigo.
Assisti Into the Wild semana passada e gostei muito do filme, mas confesso que a história me deixou brava com o personagem. Ele é um cara muito teimoso e como mãe me deixou brava!
Ontem assisti Lion e achei ainda melhor, chorei horrores, mas vale cada lágrima, que filme lindo.
Vou ficar uma semana remoendo cada cena.
Já assisti os outros também e fiquei com vontade de rever o Discurso do Rei, porque confesso que não me lembro mais.
Esse Intocáveis é simplesmente perfeito, é um filme muito sensível e bonito, difícil até acreditar que seja baseado em fatos reais.
Beijos
Fabiana
Também preciso de um certo preparo psicológico, como você! hahahaha O 12 Anos de Escravidão foi TENSO! Beijo, querida!
Lion e Intocáveis <3 assisti os 2 várias vezes e sempre choro, lindos <3
Na natureza selvagem tb, sou aquariana!! hahaha , verdade, esse filme é ótimo e tb chorei mto, que trilha sonora tb, tudo de bom!
Já anotei pra ver os outros 2… Doze anos de escravidão já fiquei comovida de ver o trailer..
Outros filmes mto bons são "Até o último homem", que já foi citado nos comments, e O homem que viu o infinito, como o Dav Patel mesmo ator de Lion, vale a pena!
Anotado! Adoro o Dev <3 #íntima
Assisti O Discurso do Rei e adorei. Até me identifiquei um pouco com a gagueira! Realmente Colin Firth está ótimo.
12 Anos de Escravidão é excelente! Lupita Nyong’o me fez chorar nas duas vezes que assisti. Recomendo fortemente o livro também!
<3
Sem querer ser chata mas já sendo… baseado em histórias reais ou em fatos (se o reais). Se é fato é pq é real. Aprendi depois de anos cometendo esse erro nos meus textos…
É um vício de linguagem mesmo e acabei me esquecendo disso, hehehehe
Já adicionei todos na minha listinha!
Mudando de assunto..
Thaís, vi o post da busca do gloss perfeito que não cola nem transfere .. ele existe!
É da marca lip sense… Você pode esfregar a boca em qualquer lugar que não sai nem cola! Experimente!!
Júlia, tem razão! Outra leitora me lembrou deles no post! QUERO/PRECISO, hahahaha!
Estou em casa por conta de uma mega gripe e vendo essas preciosidades. 12 anos de escravidão é fantástico. Agora tô vendo Lion.
Melhoras, querida!
Ainda não assisti nenhum desses, e olha que tem alguns clássicos aí, né?! Vou aproveitar que estou de férias e assistir! 😉
Obrigado pelas dicas, ainda não conhecia Na Natureza Selvagem