Não sei se vocês lembram, mas já fiz um post com algumas sugestões de livros escritos por mulheres aqui no blog antes, e várias meninas gostaram das dicas, resolvi aproveitar uma ‘desculpinha’ para indicar mais alguns. E a minha desculpinha é: o maravilhoso e novo livro da J. K. Rowling, a oitava história da saga Harry Potter, que eu terminei de ler há pouco tempo e quis indicar aqui! Bora?
Livros escritos por mulheres
Já que já falei de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, vamos começar com ele! O livro na verdade não tem só a J.K. Rowling como autora, mas como ela é a criadora de todo o universo de Hogswarts, vamos considerar assim. Ele na verdade é o script da peça que está sendo encenada em Londres e mostra o que aconteceu 18 anos depois do fim do sétimo livro – ou seja, se você é Potterhead como eu, LEIA, porque não tem sensação melhor que a de estar perto de personagens que já amei tanto na infancia/adolescência. E também quero dizer que fiquei muito feliz porque nós, sonserinos, finalmente tivemos JUSTIÇA (haha). Tem aqui.
Para quem também gosta da J. K. Rowling, já falei também sobre os livros policiais que ela escreveu com um pseudônimo aqui.
Outros livros escritos por mulheres que eu adoro e queria muito indicar são esses aí em cima. Amor, de Novo é um livro lindo e sensacional da escritora iraniana e vencedora do Nobel Doris Lessing. É a história de uma mulher de 65 anos que desistiu do amor depois da morte do marido. Depois de 20 anos nessa, o amor acaba encontrando ela de novo, e na forma de dois homens mais novos.
Curiosamente, outros dois livros que separei para sugerir aqui também são histórias de amor: Fazes-me Falta, da escritora portuguesa Inês Pedrosa, e O Amante (em algumas edições o título é O Amante da China do Norte, mas é o mesmo livro), da vietnamita Marguerite Duras. O primeiro é como se fosse uma troca de cartas entre um casal, só que um deles já morreu. Se você é aquele tipo de pessoa que está na fossa e gosta de se afundar em mais coisas tristes, esse livro é uma boa pedida (haha). Já o segundo é uma história mais ou menos autobiográfica – Marguerite nasceu na antiga Saigon, no Vietnã, quando o país estava sob domínio francês, e narra os encontros que teve com um chinês rico, quando ainda era adolescente. Esse livro é o mais célebre dela, é vencedor do prêmio Goncourt, super famoso na França, já que ela se mudou para lá ainda jovem (e até hoje segue sendo uma escritora muito querida dos franceses).
Outro dia também indiquei aqui alguns livros que acho que combinam com cada signo, quer ver?
Para terminar, vou indicar um livro diferente da nigeriana Chimamanda Adichie (já que vocês já devem ter cansado de me ver indicando Americanah haha): Sejamos Todos Feministas. É um livro curto, dá para ver inteiro e em algumas horas e, se você tem Kindle, dá para baixar gratuitamente lá pelo site da Amazon. Esse livro na verdade é um ensaio/discurso da Chimamanda sobre ser feminista no século XXI – recomendo para todo mundo, ela tem um texto incrível e acho o livro essencial para entender um pouco melhor nossa sociedade.
Bônus: quero ler!
Da outra vez coloquei aqui alguns livros que ja estavam na minha listinha futura, então aqui vão os meus da vez: Aguapés, da Jhumpa Lariri (ela é americana filha de indianos, por isso o nome – vi esse livro dela numa lista de títulos que o Obama queria ler durante esse ano e me interessei haha) e Amiga Genial, da italiana Elena Ferrante.
E aí, ficaram com vontade de ler algum desses? 😉
21 comentários
É mesmo bom esse do HP? Ja sei de alguns spoilers e, sinceramente, não achei muito lógico oO
Massa tenho de ler pra saber, né! rss
Tenho uma indicação também, é a minha escritora favorita: LIONEL SHRIVER. É dela o “Precisamos Falar Sobre Kevin”, mas todos dela são geniais: “O ano pós-aniversário” e “Dupla Falta” são demais! Todos têm aquele quê de verdade que incomoda a gente. Super recomendo sempre!
Vou procurar! 🙂
E sobre HP, eu amei! Bjs
Marina, amoo suas indicações de livros. Li A garota do trem e 1Q84 pelas suas indicações. Pretendia te indicar Amiga genial (achei o nome bem bobolhoca p um livro tão bom!), já li os dois primeiros e estou ansiosa pelos próximos. Gostei mto e acredito que vc tbm irá gostar. Bjos
Preciso conter minha ansiedade por “criança amaldiçoada”. Não lerei em inglês pq eu canso demais e não acho que eu “renda” da mesma forma na leitura.
No meio de tanto besteirol por aí, vem a Marina com essa avalanche de sugestão de qualidade. Adoroooo! Fiquei com vontade de todos. 😡
Estou esperando a versão do livro do Harry Potter em português mesmo, estou muuuito ansiosa, com certeza irei amar, a J.K Rowling poderia lançar muitos mais! <3
Chimamanda <3
Todos da Elena Ferrante são super recomendados!!!!! Aguapés achei meio mais ou menos…
Marina, to lendo amiga genial e gostando muito. Você já leu algum da Joyce Carol Oates? Vc recomenda algum dela?
Já li “As Cataratas” e amei, super recomendo!
Eu AMO os posts sobre livros!!
Já li “Fazes-me falta”! É maravilhoso!!!
TO doida pra ler a “Amiga Genial”, vi naquele perfil do instagram subway book review e fiquei curiosa! Aliás, sempre rolam umas dicas interessantes por lá, de uma forma diferente.
Adoro suas dicas, já li diversos que vc indicou… Americanah é o próximo da lista.
Sue Monk Kidd A invenção das Asas (maravilhoso) e A vida secreta das abelhas (o filme é ótimo). E qualquer livro de Isabel Allende, mas o mais incrível é A Ilha sob o Mar, a história de uma escrava haitiana. Lindíssimo.
Harry Potter e Sonserina <3
Adoro esse tipo de post, Marina! Obrigada pelas sugestões e pela dica da Chimamanda na Kindle store. Acabei de baixar.
Posso deixar uma recomendação também? Terminei há pouco Just kids, da Patti Smith. Ela fala da vida e da descoberta da identidade artística dela e do Robert Mapplethorpe na Nova Iorque do início dos anos setenta. Dá pra fazer uma baita lista de coisas pra ler e escutar quando ela fala da cena local e do moradores do hotel Chelsea.
Grande beijo.
Ahhh, quero ler esse, já tava até na listinha! 🙂
Mulheres que correm com os lobos. Um livro atemporal, fantástico…Me ajudou a me entender, me descobrir…e já li 3 vezes..pq sou dessas que quando gosta , gosta mesmo.
a amiga genial é um dos melhores livros que ja li. Sao 4 livros na verdade, e apenas 2 estao traduzidos para o portugues. Vc vai amar.
não, já tem todos traduzidos para o português da tetralogia da “amiga genial”! pra mim é a melhor autora contemporânea desse gênero. li tudo num embalo só…
[…] Amiga Genial, Elena Ferrante: eu disse aqui no blog outro dia mesmo que esse livro estava na minha listinha de leituras futuras – não estava planejando […]
Ai amei, mais livros pra eu pôr na minha listinha (que só aumenta e diminui bem devagar rs). Quero muito ler o do HP, só esperando lançar em português.
http://www.issoaquiloetal.wordpress.com