Cabelos Dicas

Tudo o que você queria saber sobre franja curtíssima!

18/06/2016

Já faz tempo que a franja curtíssima caiu nas graças de algumas famosas como Mallu Magalhães, Katy Perry, Sabrina Sato e Beyoncé. Mas a verdade é que o estilo, que a princípio causava a maior estranheza, está se popularizando – numa busca no Pinterest pelos sinônimos em inglês (baby fringe ou baby bangs), dá para encontrar uma infinidade de referências!

franja curtíssima

O batom é o Cinza, da Panvel

Eu mesma cortei a minha – e quando digo isso, foi porque fiz sozinha mesmo, em casa, por puro impulso de mudança! Mas, sinceramente, não recomendo que ninguém faça igual porque as chances de não dar certo são grandes! A franja curtíssima pode seguir diferentes estilos e se a ideia é que seja bem retinha melhor deixar a empreitada nas mãos de um profissional.

Se a ideia atrai você, leia com carinho esse post! Reuni as dúvidas mais comuns a respeito das baby bangs. Quem sabe você termine a leitura com mais segurança para experimentar! Vamos lá?

franja curtíssima

Só existe um tipo de franja curtinha?

Que nada, gata! Em primeiro lugar, os comprimentos podem variar desde uma franja mais ~conservadora, que termina a apenas um dedo das sobrancelhas, até aquela bem curta mesmo, que deixa mais ou menos uns três dedos de testa (a partir das sobrancelhas) aparecendo. Outra questão é o tipo de corte: tem aquele bem retinho, o arredondado, os desfiados – que podem ser orientados para o lado, formarem uma espécie de arco ou então seguirem um desenho reto.

franja curtíssima

Será que vai combinar com o meu tipo de rosto?

Apesar de os profissionais dizerem que franjas curtíssimas combinam com rostos arredondados e quadrados, eu acho que o negócio é você se sentir bem. Então, vá para frente do espelho, pegue umas mechas do comprimento e coloque em cima da testa, simulando como ficaria. Eu fiz isso e pude ter uma ideia melhor! Se você entender de Photoshop, também vale dar uma brincada por lá posicionando a franja recortada de uma imagem em cima da sua foto.

Uma coisa que é verdade – e eu não vou mentir – é que as baby bangs ressaltam o formato do rosto, porque expõem mais algumas regiões, como a testa, que geralmente ficam emolduradas por outros cortes de cabelo. A minha, por exemplo, é meio grande, então agora que a franjinha está crescendo percebi que o comprimento ideal para ela não é aquele super curto.

E os cuidados no dia a dia, como são?

Pois então. Você vai precisar dedicar um tempinho a mais para o seu cabelo, sem dúvida! A franja curtíssima parece ter vida própria – ela amanhece como quer, não tem jeito! É por isso que, toda vez que vou sair de casa, dou um jato de secador de cima para baixo, assentando os fios onde têm que ficar. Quem não tem cabelo super liso, que nem eu, pode usar chapinha para dar aquela acertada também. Mas é bom lembrar de proteger os fios da alta temperatura com algum produto antes, combinado? Ah, e quando a franja vai ficando muito oleosa, taco shampoo seco nela. Funciona!

A região da testa fica mais oleosa?

Fica sim. A minha tá cheia de bolinhas! Isso acontece porque rola um abafamento da pele com o cabelo que fica por cima. Estou tentando tratar com produtos específicos e, especialmente, mantendo as mãos longe da testa. É difícil porque a tentação de ficar pegando na franja para ajeitar é grande! Mas né, como sempre digo: toda decisão de beleza tem seu ônus!

A franja curtíssima chama muito a atenção?

Sim! Muitas pessoas passaram a olhar diretamente pra minha testa na rua. No começo, fazia cara feia e ficava na defensiva, pensando: “ah, vocês que não entendem nada!”. Mas aí, depois de uns dias, simplesmente desencanei. Querem olhar? Que olhem! Querem julgar? Que julguem! Afinal de contas, não cortei pros outros aprovarem ou desaprovarem, cortei foi pra mim! <3

franja curtíssima

Mas não é só gente muito alternativa que corta?

Discordo. Eu não sou ~alternativa e cortei a minha! Aliás, eu sempre fui bem conservadora com cabelo. Mas sei lá, estou me arriscando mais, saindo da zona de conforto, e tem sido bem legal! Muito tempo atrás, quando a Mallu Magalhães tinha a dela, achava que jamais combinaria comigo. Só que a gente vai mudando de pensamento, de atitude – e quando vê, a tal franjinha tem tudo a ver sim! Basta querer.

Cortei e detestei. E agora?

Aí, minha amiga, você vai precisar de paciência. Dá para usar tiaras jogando a franja para trás, colocar grampinhos para prender ela de lado, mudar a risca do cabelo para disfarçar um pouco… Mas, lembre-se: tudo na vida é um risco, né? Se a gente não experimentar, nunca vai saber! Cabelo cresce!

Ufa! Espero ter ajudado quem está com vontade de aderir à franja curtíssima. Se você resolver cortar, posta foto no Insta com a hashtag #vinocoisasdediva para eu ver como ficou?

Fotos: Pinterest

você pode gostar também destes posts

29 comentários

  • responder Elania Rodrigues 18/06/2016 às 14:07

    Tem que ter muito estilo pra usar franja curtinha.. Em você ficou perfeito esse corte!
    Esse batom é lindo Sabrina, amei!!

    http://misslaniia.blogspot.com.br/

  • responder Thaís 18/06/2016 às 14:23

    Na época da Mallu Magalhães também não curtia ainda. Mas agora acho lindo. Adorei a sua, está linda! Pra quem está buscando referências, a Thalita do Casa de Colorir está linda de franjinha curta também.

  • responder Myrian 18/06/2016 às 14:49

    Você ficou com jeito de menininha com essa franja. Ficou legal, gostei. Só não gostei da parte em que vc diz que a testa fica mais oleosa. Aí já incomoda.

  • responder Cris v. 18/06/2016 às 15:02

    Você é linda Thaís! E essa franjinha te deixou com o rosto meigo. Eu usei na infância, hoje em dia não me vejo usando mais.

  • responder Márcia Daniella 18/06/2016 às 15:15

    Como diria a Hebe, “é uma gracinha” 😉

  • responder juliana 18/06/2016 às 16:29

    Tem que ter atitude…do tamanho que tu cortou, não arrisco, mas volta e meia corto minha franja…

  • responder Zilandra Batista Rodrigues 18/06/2016 às 18:00

    Eu preciso sair de mina zona de conforto..tenho o mesmo corte de cabelo a tempos rs rsrss
    Gostei dos dferentes formatos de rosto que vc mostrou e como fica de franja…
    acho que deixa o rosto mais angelical
    GRANDE BEIJO
    Vc e linda

  • responder Fernanda Gabriela 18/06/2016 às 21:44

    Eu acho que fica mesmo lindo em rostos mais quadrados e bonitos. Acho uma coisa muito moderna e atual, mas longe de mim essa franjinha. Haha

  • responder luiza 18/06/2016 às 22:00

    nossa ficou tao ruim quanto o batom azul

  • responder Cris v. 18/06/2016 às 23:18

    Esse batom cinza da Pavel é lindo! Mais não entendi o site disse q tava esgotado e pedir pra avisar quando chegasse e me mandaram e’mail 5 minutos depois, fui lá e tá esgotado.

  • responder Carol 19/06/2016 às 00:30

    Menina, acho que vc devia pensar pelo lado positivo. Será que as pessoas não estão te olhando porque vc tá bonita? Ou porque não é um corte tão comum?
    Eu achei que ficou bem legal e combinou muito com vc!!! Bjs…

  • responder Anne 19/06/2016 às 10:04

    Achei que a franjinha super combinou com vc! Eu já cortei franja, mas não assim curtinha, e não é pra mim kkk não tenho paciência pra ficar arrumando, eu sempre prendia com um grampo, ou colocava uma tiara!
    http://www.simpleness.com.br

  • responder Ana Flora 19/06/2016 às 12:04

    Linda! Amo baby fringe! Eu tinha o cabelo no bumbum e baby fringe, pensa o povo aqui no MS me encarando na rua, kkkk! Há um mês cortei o cabelão na altura do maxilar, mas a baby fringe continua, algumas vezes mais certinha, outras mais desfiadinhas, e ao contrário do que muita gente acha, tipo, tem que ser a alternativa, discordo. Baby fringe me remete à delicadeza, doçura, algo bem Amélie Poulain!

    • responder Thais Marques 20/06/2016 às 14:58

      Fico até imaginando você de franja curtinha e com esse nome bonito, Ana Flora! Delicadeza pura! <3

  • responder Bárbara 19/06/2016 às 21:38

    Nesses anos todos que acompanho o blog nunca vi seu cabelo mais bonito que agora! Nossa Thaís… ficou linda com esse corte! Super combinou com você! E olha que nunca fui fã de franjinhas curtíssimas, mas em você ficou muito legal!

  • responder Paula Reggiori 20/06/2016 às 13:26

    Eu acho tão lindo esse tipo de franja, mas para mim não dá haha
    Ficou linda em você! *-*

    Um beijo,
    Foca no Glitter

  • responder Cah 20/06/2016 às 22:30

    Thais, eu comprei o Creaclip que comentei antes e cortei a franja. Tô me adaptando mas gostei do estilo bonequinha de luxo rs… bjos 😉

  • responder Julia Kubrusly 21/06/2016 às 17:29

    Minha franja é curta, mas como o cabelo todo é bem curto e uso ela de lado, não fica essa impressão de franja super curtinha no meio da testa. Eu adoro meu cabelo, mas realmente quando acorda tá tudo espetado pra todo lado, mas nada que um borrifador de água e pente não resolvam rs.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Gabriela R. Salomon 24/06/2016 às 14:28

    Vc ficou muito estilosa, Thais (: heeh

  • responder Miriã Andrade 24/06/2016 às 22:46

    Combinou muito com você essa franja, Thais, ficou linda, como sempre! 😉

  • deixe um comentário