Hum, mas que sugestivo o título desse post! HAHAHAHA, desculpem, não podia perder a piada. Mas o assunto hoje é seríssimo: depois de muito me enrolar, finalmente comecei a usar coletor menstrual! E, como muitas leitoras já haviam me indicado essa modalidade, resolvi contar por aqui a minha mais sincera experiência!
Uma breve anedota
Muito tempo atrás, lembro que minha ex-cunhada (por parte de irmão!), desapegada que sempre foi, me deu um copinho de silicone NA MÃO e disse: “sabe o que é?”. Eu não fazia nem ideia, mas era o tal coletor menstrual! Delicadamente, devolvi pra ela (porque né, vejam bem, é um treco muito íntimo, na minha opinião) e perguntei como era, coisa e tal. Achei interessante, mas pensei comigo: “acho que eu nunca me acostumaria com esse negócio”.
O coletor menstrual Lunette
Jamais diga nunca, Thais. Jamais. Tudo porque, ano passado, uma amiga (a Mariana, que viajou pros Estados Unidos comigo – ela já é FAMOSA por aqui, então posso citar, hahahaha) me disse que uma colega de trabalho dela representa no Brasil uma empresa de coletores menstruais e me perguntou se eu tinha interesse em experimentar. Não disse nem que sim, nem que não, deixei no ar. Mas aí, recentemente, o assunto voltou à tona e eu falei: “manda pra cá essa parada que eu vou ver qual é”. Pois muito bem.
A representante da marca, que inclusive é finlandesa (mesma origem dos coletores, aliás) e mora aqui em Curitiba, entrou em contato comigo e enviou os copos menstruais em dois tamanhos – já chego nesse assunto! Eles são da marca Lunette, que é distribuída aqui no Brasil exclusivamente pela Kevosai.
De antemão, achei o design da caixinha muito bacana – sim, sou dessas que adora uma embalagem bem-feita! Além da cor do coletor menstrual (são várias!) e do tamanho dele (são dois!) estarem bem visíveis na etiqueta, há também uma prévia em desenhos de como utilizar o produto. Fora isso, as informações estão em português (de Portugal, mas dá para entender bem, tirando algumas partes engraçadas pela diferença entre o que falamos aqui).
Dentro, além do produto em si, com um saquinho para armazenamento, tem uma espécie de bula com tudo o que a gente precisa saber sobre coletor menstrual. Li tudo muito cuidadosamente e descobri, por exemplo, que antes da primeira utilização é legal fervê-lo por 10 minutos numa panela funda (o silicone não derrete, só é preciso cuidar para que não encoste no fundo). Achei as explicações super completinhas!
Há uma divisão bem interessante sobre o passo-a-passo de uso. Aprendi como dobrar e colocar, quanto tempo posso ficar com o coletor (são 12 horas no máximo, mas o ideal é remover e lavar de duas a quatro vezes ao dia), como devo retirar e limpar, de que jeito é melhor guardar o produto… Enfim, tem tudo!
Bom, como disse antes, a Lunette tem um coletor maior e um coletor menor. Acho, aliás, que a maioria das marcas também possui e algumas fazem a venda das duas modalidades no mesmo pacote. Tive a sorte de receber os dois para ver com qual me adaptaria melhor, mas lá no site há um teste bem legal para que cada mulher descubra o seu tamanho ideal antes de efetivamente comprar.
Em cada coletor, há marcações que determinam o fluxo – no maior, vão de 7,5 ml a 15 ml; já no menor, vão de 5 ml a 13,5 ml. Notem que a maior diferença de um para outro é o diâmetro do copo – no mais, o formato é o mesmo, o que muda de fato é a capacidade, que vai depender das necessidades de cada uma. Ah, e não se atenham às cores como um indicativo que determina o tamanho, pois cada um deles tem opções em lilás, azul, coral, amarelo e transparente (os dois últimos foram as minhas escolhas).
A Sabrina também falou do coletor menstrual aqui comparando as marcas Inciclo e Fleurity, veja neste link.
Tá, mas o que você achou, afinal?
Então, o que vou contar aqui é relacionado à minha primeira experiência – talvez, com o tempo, acabe me acostumando com muita coisa. Usei os dois coletores durante meu último ciclo, que, em geral, dura uns quatro dias. Depois de seguir todas as instruções dadas pelo fabricante, decidi começar pelo menor. Quando coloquei pela primeira vez, não senti dificuldade – o silicone é maleável, então deu tudo certo. Como tava toda cheia de medo, usei um protetor diário como garantia para eventuais escapes!
Mas não aconteceu nadica de nada – fiquei que nem louca checando a situação de hora em hora no banheiro, hahahaha! Aí, umas quatro ou cinco horas depois, achei que tava na hora de retirar e limpar. Foi então que percebi que meu fluxo tinha aumentado e parti para o maior. JESUS. Quase morri pra colocar, sério. O silicone do maior me pareceu, não sei porquê, um pouco mais firme, difícil de controlar. Mas foi. Um tempão depois, fui tomar banho e resolvi tirar ali mesmo, de cócoras (favor não imaginarem a cena – ok, já imaginaram, paciência, hahahaha). E opa, saiu certinho, sem drama.
E assim segui pelos dias seguintes usando o coletor menstrual maior. Colocar foi ficando menos difícil, mas eu tive que ter bastante paciência e acho que ainda vão alguns ciclos até pegar a manha de vez. Agora tirar fora do banho, minha gente… É sempre um parto (risos)! O fabricante diz que não pode puxar pela pontinha, que tem que segurar pela base para evitar vazamentos. Mas quem disse que eu consigo fazer qualquer coisa dessas? O vácuo que se forma lá dentro é gigantesco. Minha sorte é que eu trabalho em casa e posso fazer a sessão toda com calma, sem pressa.
Gostei muito que, uma vez colocado, o coletor não me atrapalhou em nada. Não senti que tava ali dentro, sabem? Fiquei meio receosa no comecinho, como disse, mas ele só vazou um pouco uma vez em que ultrapassei as 12 horas (um belo dia em que coloquei no começo da noite e dormi mais do que devia na manhã seguinte).
O que tenho a dizer é que achei a experiência toda interessante – e ela tem seus lados bons e ruins. O lado bom é que poxa, dá pra comprar o coletor uma vez e nunca mais gastar com absorvente. Fora isso, fazemos um bem pra natureza gerando menos lixo e também podemos ir pra praia, pra piscina, pra cachoeira e sei lá mais o quê sem preocupações! O lado ruim é que demanda um certo tempo para se acostumar com a coisa toda.
É que, quando escolhemos usar o coletor menstrual, temos que estar abertas para as mais diversas situações: ter trabalho pra colocar, achar difícil tirar e, especialmente, aprender a lidar com o próprio sangue. Eu não faço o tipo nojentinha, mas mesmo assim achei meio estranho ter que lidar assim, tão DIRETAMENTE, com isso, hahahaha! Porque não tem jeito, né, a cada retirada é uma boa lavada com água e sabão no próprio coletor e também nas mãos (não achei meios de fazer um serviço limpo ainda).
Fiquei pensando com meus botões que deve ser meio chatinho pra quem trabalha fora, porque nem todo banheiro tem a pia assim, do ladinho, como a minha em casa. E aí, segundo a própria Lunette, dá para fazer a limpeza com papel higiênico ou toalhinhas umedecidas, mas sei lá, ia ficar toda tensa com a lambança, pra falar bem a verdade. Minha sorte é que passo a maior parte do tempo por aqui, então pra mim funcionou e quero continuar usando. Se alguém tiver alguma dica para evitar situações embaraçosas fora de casa, me conta, por favor!
Ufa, esse post ficou enorme, eu sei. Mas espero ter ajudado mesmo com a minha visão sobre coletor menstrual! Esses da Lunette custam R$ 179,90 cada e estão à venda por aqui.
162 comentários
Oi Thais, que ótimo ver um post sobre esse assunto no blog! Sempre fui curiosa para experimentar o coletor menstrual, pois usar absorventes externos me causa grande alegria na região. Acabei comprando um coletor da marca InCiclo, acho que é brasileira, e paguei R$ 79,00 com uma revendedora. Porém, tentei utilizá-lo por três ciclos, e nada do bendito dar certo! A primeira vez que tentei colocar, foi um custo, acabei me machucando e desistindo. No segundo ciclo, consegui colocar com maior facilidade, porém o coletor ficava dobrado lá dentro, me incomodando profundamente. A terceira e ultima tentativa consegui colocá-lo com mais facilidade, utilizando uma outra dobra, mas ainda me senti incomodada e com medo de perder o dito cujo lá dentro! Cortei metade da haste, pois acabava me beliscando, mas aí fiquei com medo de não conseguir tirar mais. Acabo me sentindo um pouco frustada, pois me preocupo bastante com a quantidade de resíduos que produzo nessa época… Lendo seu relato me deu um ânimo a mais, vou tentar utilizá-lo mais uma vez, quem sabe né? Bjos!
Oi, Mari!
Já me intrometendo aqui, eu também comprei esse da InCiclo. Eu acho que toda mulher que se aventurou com o coletor teve uma experiência no mínimo curiosa! Hahaha
Eu também demorei bastante pra conseguir usá-lo com facilidade. A “dobra” que eu achei mais fácil foi aquela em que você empurra a borda com um dedo em direção ao fundo e fica tipo um botão de rosa. Quando a ponta passa pela entrada da vagina eu solto com cuidado, pra ele voltar ao formato inicial e vou empurrando. Para ter certeza de que está certo, introduzo um dedo e passo em volta de todo o coletor pra ver se não há dobra ou o colo do útero está para fora. Você não precisa ter medo de ele se perder lá dentro! O colo fica mais baixo nesse período do ciclo. Mas caso tenha dificuldade para retirar o coletor, é melhor ficar de cócoras e fazer uma forcinha pra ele descer.
Também tive receio de cortar a haste, mas foi a melhor coisa! Aí de fato ele ficou imperceptível!
É como dizem: a prática leva à perfeição! Espero ter ajudado!
Tenta com a marca importada, infelizmente ainda há superioridade…
Procura no youtube uma dobra chamada meia diamante, é a mais facil q tem, pra mim q tenho o canal estreito foi a unica q deu certo.
Obrigada pela força, meninas! Vou tentar mais uma vez, no próximo ciclo. Um beijão para vocês!
A dobra meio diamante também foi a única que deu certo comigo. Se quiser outra marca, tem a Holycup. Ela tem origem alemã e é ótima, também tem várias cores e custou 79,90 assim como o Inciclo.
Oi meninas, o bom disso tudo é estarmos conversando sobre o assunto. Falar sobre nossos corpos, nossa saúde,nossos medos. Eu tenho 1,57 e 48 kg uso 36, meu ciclo é de 5 dias mais só uso o coletor em 3. Faço musculação (hahahaha não adianta nada é só condicionamento mesmo) e tinha medo de vazamentos.Nunca ocorreu mais na dúvida uso preto e evito fazer muito esforço.Eu tinha alergia e usar coletor foi recomendação do gineco e treinei colocar/tirar em casa mais nunca precisei retirar no local de trabalho.É preciso achar uma posição confortável e ter calma. Gente o sangue é limpo e não uma secreção nojenta tipo limpar o nariz durante a gripe, ele não vai se “perder” lá dentro pois não tem como sair por outro lugar 🙂 Vamos procurar maiores informações no face citado abaixo, vamos ter mais informações a respeito de nossa saúde e corpos e ainda ajudar nosso bolso e o meio ambiente. Liberdade,informação ,água e uma panelinha de vidro/ágata. Viva os novos tempos .
Sabe o que resolveu pra mim? Mesmo cortando o cabo vazava sempre e me incomodava o cabinho, era horrível e eu já estava indo pro quarto ciclo também. Como eu já tirava fácil, comecei a usar o meu inciclo do lado avesso, e meu Deus, é muito amor mesmo! Nunca mais alergias e nem desconforto. Melhor coisa do mundo!
Só amor em ver vocês se ajudando nos comentários! <3
Thais, menina! Quando eu vi você no snap eu vim correndo pra cá! Eu uso o coletor menstrual -não dessa marca, uso o Meluna- há mais ou menos uns 6 meses. Senhor, foi o melhor investimento da minha vida, junto com a furminator pros meus gatos haha. Eu tenho alergia a absorvente e toda mês quando precisava usar, era mais uns 15 dias depois do fim do ciclo me besuntando de hipoglos, como estamos todas sendo íntimas por aqui acho que não tem porque fazer a envergonhada haha. Me adaptei logo no primeiro ciclo, e não sinto nada bem pra colocar nem pra tirar. Não faço lambança pra tirar em casa, mas confesso que na rua é meio complicado, nem sempre tem papel, sabonete e afins, além de não dar pra sentar, que é como eu prefiro colocar. Mas graças a Deus raramente preciso esvaziar na rua. Continua usando, menina, vai mudar sua vida, e continua fazendo um update pra gente, por favor, nunca te pedi nada HAHAHA.
Beijos, te adoro!
Pode deixar! Vou atualizar ele sim! Agora é esperar o próximo ciclo e as novas aventuras, hahahaha! Beijo, querida! <3
Que bacana ver um blog falando sobre o coletor! Uso coletor há um ano e não volto a usar absorvente JAMAIS! Parece meio esquisito no começo, qdo ouvi falar a primeira vez há 6 anos atrás, achei um absurdo. Hoje não fico tão irritada nos meus ciclos, não me desanimo só de lembrar que minha menstruação está chegando!!! Indico demais!! Lembrando que existem marcas mais acessíveis e tão boas qto o Lunette.
Temos que quebrar esses tabus bobos, né? Obrigada pela força! 🙂
Gente, eu nunca nem tinha ouvido falar nisso, não é meio anti higiênico não?
Pq assim. É sangue coagulado, então pode trazer algum tipo de infecção, vou perguntar pro meu médico.
Não é sangue coagulado não. O coletor é muito mais higiênico e saudável do que o absorvente interno,por exemplo, ele não junta unidade o que aí sim geraria uma infeccao. É muito bom. Conversa com seu médico sim e procure se informar, vai valer a pena!
Lorenna, o sangue só coagula em contato com o ar. O coletor menstrual fica dentro da vagina de maneira que forma um vácuo, ou seja, o sangue não desce e não entra em contato com o ar, sendo assim ele não coagula, não fica com odor nenhum e não causa infecção nenhuma.
Acho interessante conversar com o médico, mas alguns deles são um pouco fechados às novidades, então talvez seja interessante procurar algumas opiniões.
É mais higiênico que o absorvente comum, pq nele o sangue fica fora do contato direto com o ar, diferente do que acontece no abs comum, em que o sangue vai oxidando e entrando em contato com as bactérias. Mas se qualquer forma, é isso q deve-se respeitar o tempo que vc pode ficar com ela, as 12h n são só pelo fato dele poder encher e transbordar.
O meu é o Meluna e realmente no começo é mais chatinho mesmo, mas com o tempo a gente vai pegando o jeito e as coisas ficam mais rápidas. Mas quem aqui quando começou a menstruar já se acertou no começo e nunca teve vazamentos ou comprou marca que não gostou? A gente sempre se esquece disso e já quer usar como se fosse expert, rsrsrs.
Tem um grupo no facebook que tem muitas informações a respeito, tipos de dobras, características de cada marca, compensa dar uma olhada lá.
Verdade, Nelma! Quantas vezes não passei por apertos na escola quando minha menstruação começou a vir? Tudo é adaptação! 🙂
Oie, sei que já faz tempos que vc fez esse comentou, mas qual.nime do grupo no face? Hoje foi meu primeiro dia de uso, foi difícil pra caramba pra colocar,l. Antes eu dava ouvido a amigas que acham nojento, mas aí pensei elas que se sabem, não pagam minhas contas, eu tenho o período menstrual de 6 dias e muito intenso, gastava em.media uns 15 obs e mais 1 pacote de absorvente noturno e 1 de absorvente diário , imagina o gasto pra quem ganha pouco. Então comecei hoje espero que me adapte
Thaís. E para fazer xixi? Trabalho fora e adoraria usar, mas fico desencorajada, porque sou do tipo que menstrua uns 5 ou 6 dias e com o cíclo bem forte nos primeiros dias. Você achou tranquilo passar 12 horas com ele? Não dá pra retirar ele fora de casa sem fazer lambança né?
O canal vaginal e urinário são diferentes, colega 😛
Dá sim! Vem com a prática! É a mesma coisa se fazer xixi com o abs interno, Mas sem a cordinha nojenta rs
Fazer xixi é normal, não muda nada. Você consegue ficar até 12 horas dependendo do seu fluxo, eu consigo ficar 12 geralmente. Esvaziar na rua é meio chato, mas não faz sujeira não
Gente !!! Sem querer ofender ninguém, não é a intenção, confundir canal urinário com o vaginal ……vamos estudar mais sobre o assunto 🙂 conhecer o próprio corpo é fundamental para nossa saúde e bem estar. Bjs a todas.
Acho q ela não confundiu… só quis saber se atrapalha de alguma forma.
Da sim!! É só dar uma apertadinha bem no início do copinho pra tirar o vácuo e aí vc puxa. Eu faço sentada mesmo, aí jogo o sangue no vazo e enxaguo na pia e limpo com o sabonete, sem stress, sem sujeira, sem alergias, sem desconforto. Melhor invenção!
Xiii. Acho que não ficou muito clara a minha dúvida do xixi e até sermão de não conhecer meu corpo levei. Rs. Faz parte, né? Obrigada pelo toque de que são dois canais diferentes (não deve ser mesmo todo mundo que sabe, sei lá) e muito válido o conselho sobre pesquisar o próprio corpo (sempre, sempre, sempre o melhor caminho), mas o medo é do troço soltar de mim na hora do xixi. Rs Tipo: fiz xixi e de “bônus” veio o meu coletor junto. Pelo que entendi de vocês escreverem, ele faz um “vácuo” dentro de você e não cai nem por decreto?
Obrigada meninas pela dica da marca que tem 4 tamanhos e pela da garrafa d’Água no banheiro também. Estou entusiasmada pra tentar!
Luisa, se o seu fluxo é realmente intenso, o coletor não dura as 12 horas.
O meu fluxo nos dois primeiros dias era muito grande (precisa trocar o absorvente interno super no máximo a cada duas horas), então o coletor durava 8 horas em mim sem vazar.
Agora que tive algumas mudanças hormonais, meu fluxo diminuiu, então consigo manter as 12 horas, no máximo, quando necessário.
Luisa, tenho uma dica que pode ajudar você e outras possíveis usuárias ou interessadas em tirar dúvidas sobre os coletores: é o grupo no Facebook “Coletores Brasil”.
Eu adorei, lá tem informações que não encontrei em lugar algum. Sobre a possibilidade dele perder o vácuo quando fizer xixi existe sim, li algumas meninas falando que já aconteceu, mas não é comum. Teve gente que deu azar de deixá-lo cair no vazo :\
Obs.: tenho 30 anos, descobri que temos 2 canais diferentes (vagina e uretra) só depois dos 20, quando comecei a usar absorventes internos. Não somos ET’s, só não nascemos sabendo como muitas pessoas 😉
O meu ciclo é absurdo também e nunca tive problemas
Oi Luisa, como no comentário anterior, não tive a intenção de ofender ninguém, nem a mãe de ninguém, nem a educação formal de ninguém, perdão se ofendi. Não sei sua idade, trabalho com pré-adolescentes e na maioria das vezes somos nós que passamos a informação. Não nasci sabendo apenas fui levada ao ginecologista aos 12 quando menstruei e por motivos profissionais tenho que me informar sempre. Novamente perdão e bjs a todas
Tenho o mesmo receio até hoje. SEI QUE OS CANAIS SÃO DIFERENTES. (nao to brava. foi só pra frisar que sei rs)
Mas quando vou fazer xixi e faço aquela leve forcinha sempre me dá um mini panico dele cair no vaso que todo mundo usa. enfim.
Tenho um inciclo e to afim de comprar outro pq acho o inciclo de um silicone duro demais e pra encaixar é um parto. Já tem SETE CICLOS e continua um parto.
Então, Luisa, na verdade eu não sinto diferença alguma na hora de fazer xixi não! Mas pra fazer o número dois são outros quinhentos. Com aquela forçadinha que a gente dá (hahahaha, tá tenso falar de um jeito não chulo), fico com medinho que o coletor de desloque e sinto que preciso tirar para lavar.
Luisa, meu ciclo é bem intenso e eu uso o MeLuna M (escolhi o MeLuna pq tem 4 tamanhos diferentes e 3 maleabilidades diferentes). Eu levo uma garrafinha de água pro banheiro. Tiro, passo água. E enxugo com papel mesmo. Fiz lambanca uma vez so! Vale muuuuito a pena. Eu to apaixonada pelo meu!
Isso! O meu fluxo é bem parecido com o seu. Nossa! Eu Tô muito empolgada pra testar agora! Muito obrigada pelas dicas!
Pagina no Facebook.
https://m.facebook.com/inciclodf/
Eu tenho e a proposta é excelente. Ja treinei usando ele e não deu nada! Mas assim, só uso quando sei que dentro de 12h vou voltar pra casa para tirar… Sim… Eu fico 12 horas com ele, pq não dá para trocar no trabalho. Pensa só: limpar sangue com papel ou toalhinha de limpeza, na boa, banho de gato isso. Não rola por de volta nessas condições. Aí para lavar, vc tem que tirar, sair da “casinha” ir la lá lavar na pia, voltar pra “casinha” para colocar… Na boa, ou vc compra dois, ou entao, pra mim não rola.
Mas é só levar um copo ou garrafinha com água junto. É o que faço quando tenho que trocar no banheiro do trabalho, já tenho até uma garrafa de ‘mini coca-cola’ na gaveta para quando precisar. Só tenho que ter cuidado para não derrubar o coletor no vaso quando estou limpando..
Gostei da ideia da garrafinha, Fernanda! 🙂
Ok. Devo dizer que, depois do seu relato, a possibilidade de adquirir um pra experimentar está mais plausível. rss
Ja tinha lido (pouco) a respeito, não conseguia entender como uma boa ideia. Sempre pensei na bagunça pra retirar, derramaria tudo! Mas é bem isso, um processo de adaptação. Encontrar o melhor formato, a marca que mais se adapta ao nosso corpo e ir na fé.
Eu detesto absorvente externo, abomino.
Uso internos há anos e to bem feliz. É prático, não ocupa espaço na bolsa, muito difícil vazar se trocar a cada 4 horas. É outra vida.
Imagino que com o coletor, deve ser ainda melhor.
Pensarei mais a respeito.
Obrigada mesmo por compartilhar!
Vale a pena, amiga. Se você já está de boas com o interno, vai gostar. É BEM diferente e BEM melhor. Exige um pouco de prática pra pegar o jeito de colocar e tirar, mas não é nada de outro mundo. E sabe aquela sensação seca o interno, quando já não estamos mais tão menstruadas? Como o coletor não absorve nada, os fluidos da sua vagina vão estar lá. O coletor não sai rasgando como o interno. Fora que os internos são caríssimos! Investe, vale a pena! :***
Eu não menstruo mais por conta do anticoncepcional, mas com certeza compraria de uma marca mais em conta para experimentar.
Dizem que o fato do sangue não entrar em contato com o ar faz com que a mulher se sinta menos melecada e sem cheiro…acho ótimo, além de ajudar a natureza.
Oi!
Sou dessas que demorou a utilizar o coletor, mas daí se rendeu. É maravilhoso. Sempre tive alergia a absorvente, e achava muito pouco higiênico também, aquela sensação de que eu inteira poderia acabar mofando – mesmo trocando com regularidade.
Padecia, e muito, mas somos programados a evitar mudanças, acho, e por isso a demora.
Incentivada por (várias) amigas, acabei cedendo e comprei o meu.
Não vou dizer que foi amor à primeira vista, senti algumas dificuldades até pegar o jeito. Mas pensava no quanto eu gostava da ideia de não produzir mais tanto lixo, e de como eu poderia me livrar de tanto desconforto e de tanta alergia.
Insisti e o resultado e maravilhoso. Há mais de um ano comprei o meu e nunca mais gastei nenhum centavo com absorventes e absorventes internos – cada vez mais caros.
Nunca mais tive alergia e desapareceu a paranoia de vazar ou de ficar tempo demais com um absorvente interno, por exemplo, e depois ter complicações – como ao dormir demais -, afinal, não tem problema, como você mesma apontou, ficar com ele por mais tempo. Sem efeitos colaterais.
O meu é da marca Inciclo e custou menos da metade desse aí. É ótimo, é prático, qualidade do material irrefutável.
É ótimo, de verdade. Em todos os sentidos, para todo mundo, e pro mundo também. Nunca tive problemas com ele, só demorei um pouquinho para me adaptar.
Acho que se há alguém com dúvidas, acho que vale pesquisar e conversar com quem usa até sanar as dúvidas que existirem e, se for o caso, testar.
E para aquelas que, um dia, como eu, pensam “ah, mas é muito esquisito pensar que tirar um copinho com sangue, descartar o sangue, higienizar e colocar de novo… credo!”, minha conclusão: no dia em que me dei conta que ficava com sangue num monte de algodão que passava horas úmido e tocando minha pele até que eu trocasse (e imagine então os internos, que eu tanto utilizava), meninas, comprei na hora. Sei lá que houve mas isso me ajudou muito! ahaha
Valeu pelo teste aí… acho esse tipo de produto revolucionário!
Beijos!
Sempre olhei com cara de “essas mulheres querem salvar a natureza a qualquer custo! O.o” porque achei que só pelo bem do planeta alguém usaria isso!
Mas lendo teu comentário me empolguei pelos benefícios que isso pode trazer pra minha qualidade de vida no período menstrual! Ai ai, vou tomar coragem! Achei super legal as meninas compartilhando as experiências sem meias palavras, foi muito útil!
Que comentário excelente! É quase um mini post dentro do meu! <3
Eu também uso coletor faz um tempo já, nunca mais volto a usar absorvente (só se eu deixar o meu cair na privada de novo, mas espero que não aconteça!). É incrível como a umidade interna fica diferente e é sensacional não ficar “fedendo”, porque o sangue está ali, bonitinho, sem ser decomposto em contato com o ar.
Uso o inciclo como algumas meninas daqui também e é BEM mais barato (assim, metade do preço, paguei R$ 80,00). O que eu recomendo e que foi ótimo pra mim é cortar essa ponta bem rente ao fundo do copinho e dar uma lixadinha que ele fica mais confortável. Claro, tomando cuidado pra não furar. Nos dois primeiros dias do ciclo, isso ajuda bastante, porque você pode deixar ele mais pra baixo sem machucar ou incomodar, já que o colo do útero está mais baixo e o risco de vazamento é maior. E também ajuda na hora de se certificar de que ele desdobrou certinho, lacrando a passagem, e na hora de tirar também, porque ele não fica tão em cima (e nem tem que ficar, tá?).
Para trocar em banheiro público ou no trabalho, um lenço umedecido na bolsa dá uma ajuda, mas realmente não é tão confortável quanto trocar em casa. Se eu puder evitar, com certeza evito.
Em relação ao número de trocas, imagino que você estivesse empolgada com o primeiro ciclo, eu pelo menos fiquei, mas pode tirar menos vezes, viu? A não ser nos dias de fluxo muito intenso, ele aguenta mais de 10h (não se deve ultrapassar o limite de 12h com ele, entretanto). Eu costumo trocar de manhã e à noite, exceto nesses dias mais intensos, aí troco de 8 em 8h.
Pra facilitar na hora de colocar, tem várias dobras possíveis. Eu me adaptei mais com dobrar um lado até o fundo e segurar as laterais, achei mais fácil de desdobrar do que ao meio, que é a dobra que costuma vir nas caixinhas.
Em relação à dificuldade para por e tirar, fica tranquila, a gente se acostuma. Lembro (nossa, faz tanto tempo) de não saber colocar o absorvente direito na calcinha quando menstruei aos 12 anos e de sofrer uns vazamentos, então pode deixar que você se adapta! Hahahaha
Bom, essa é minha experiência e são as coisas que aprendi com o tempo e o que funcionaram pra mim. Espero ter ajudado de alguma forma. =)
Do mais, boa sorte, provavelmente você não vai mais viver sem ele.
Oi Pâmela, legal o seu relato! Fiquei com uma dúvida: você disse que o coletor não deve ficar muito para dentro, mas quando eu coloco, sinto que ele se desloca naturalmente mais para dentro, mesmo que eu o tenha deixado numa posição mais inferior… acho que isso gera um pouco do meu medo de “perder” o coletor dentro do meu corpo, e também de cortar mais a haste do coletor (pois realmente ela me incomoda muito, mas é um ponto de “apoio” para retirá-lo, né? Enfim, mas é muito bom ler esses relatos! 😉
Mari, seu colo do útero deve ser um pouquinho mais alto, é normal. Mas desencana que não vai sumir, o útero é como um funil estreito, o coletor não entra ali não 😉
Verdade, não tem como perder ele lá dentro mesmo! E Pâmela, obrigada pela encorajamento! Vou continuar! <3
Pasma! Como eu nunca tinha ouvido falar nisso??????? Não mestruo mais há uns 4 anos por conta do anticoncecpcional, mas qd mestruava só usava absorventes internos pq odiava usar “fraldinha” HAHAHAHAHHA. Me perdoem que ainda usa, mas acho nojento. Além daquela sensação horrível qd vc levanta e sempre desce aquele coágulo enorme. E sempre me senti estranha pq a maioria das minhas amigas nem consegue usar absorvente íntimo qt mais um coletor! Achei o máximo! Enooooooooorme avanço! Deve ser trabalhoso para se acostumar, mas é como dizem e é verdade, se colocar direito não irá senti-lo. Mesmo sem fluxo, vou procurar e comprar. Adorei a novidade!
HAHAHAHA, fraldinha foi ótimo!!!
Que anticoncepcional você toma? Injetavel?
Ah, sobre a higienização fora de casa, eu também prefiro evitar. Mas quando preciso, uso lencinho, água e papel, pra lavar direitinho em casa depois.
Tenho umas questões: eu comprei uma panelinha própria para ferver o negócio no início e no final do ciclo. Diz que como é feita de ágata, é esmaltada, tem menor risco de liberar metais que prejudiquem o silicone. Será que é real mesmo?
Segundo: sobre praticar esportes com ele. Eu fiz hidrobike e foi óóóteeemooo! Não entrou água e também não vazou! Já com pilates… deu um escapada! Eu acho que como a gente tem que fazer força na musculatura pélvica, isso prejudica o “vácuo”. Ou ainda, como eu estava me iniciando no uso dele, talvez eu não tenha colocado tão bem como eu coloco hoje. Mas eu fiquei com receio de testar de novo. Alguém aí já testou no pilates? 😉
Faço pilates há uns anos e nunca tive problemas quando usei o coletor. Tenta uma vez com absorvente externo só pra lhe dar mais segurança, mas acredito que não tinha feito vácuo quando vc testou na primeira vez.
Oi, eu uso no crossfit. Muito agachamento, corda, corrida, abdominal… nunca tive problema
Vish, esse lance de ferver na panela especial eu nem sabia! Usei uma leiteira normal mesmo!
Ótimo tema! Sinceramente depois que comecei a usar o coletor há um ano não troco por nada!! Uso da easy cup mas tenho amigas que usam o Lunette e amam! Gente é muito confortável! Nunca mais tive alergias ou problemas… Realmente precisa pegar a manha de colocar e tirar mas isso também é bom porque a gente acaba conhecendo o próprio corpo… E no final do primeiro ciclo com um pouco de paciência e gentileza já dá pra pegar bastante prática, no começo eu só conseguia colocar deitada, fui treinando e agora é ok do jeito que eu preferir, pra
Mim tb deu mais certo dobrar as duas “laterais” formando um ‘c’ aí checo se a base dele abriu diretinho e pronto… Achei muito mais tranquilo do que absorvente em termos de lidar com sangue etc…Muito simples e higiênico. Quando eu fico o dia inteiro fora é super tranquilo também e em todo o caso com a prática a gente se sente segura para esvaziar fora de casa etc mas acho que só se o fluxo for realmente intenso porque ele segura mega bem! Super apoio distribuir isso no sus gente, saúde pública, ambiental e econômica rsrs… Copinho e Clue = mudaram minha vida rsrs
Meu Deus, achei gênia esse ideia de distribuírem no SUS ou pra pessoas carentes!
Já pensei em experimentar. Eu uso pílula, e meu fluxo é ridículo de fraco. Dura dno máximo três dias. A dificuldade é esse negócio de precisar esvaziar o copo se tiver fora de casa, deve ser complicado. Vou experimentar um dia desses, bom ler opiniões de que usou incentiva a testar. Com certeza a natureza agradece pela diminuição do lixo gerado. Só acho que para popularizar e incentivar as pessoas a aderir, deveria vender em farmácias também, e não só online.
Vi para vender na Panvel!
Se seu fluxo é leve, é pouco provável que precise tirar fora de casa, já que vc pode ficar com ele por até 12h. Não conheço sua rotina, mas quem sabe se você se organizar de colocar o coletor logo antes de sair e tirar quando chegar?
Sobre popularizar, realmente é complicado. Marcas de coletores concorrem com gigantes de cuidados pessoais. E vendem um produto que não é descartável, ou seja, vendem menos unidades do que a Unilever. Mas já está melhorando. O Inciclo pode ser comprado com vendedoras e existe em algumas lojas físicas.
:***
Sempre tive muita alergia de absorvente (só uma marca fica mais tranquila por 3 dias, só que meu ciclo dura em média 5),
alergia do nível de ter que usar bepantol pra não ficar “assada” e o coletor foi a salvação.
Ganhei o primeiro de uma amiga que passava pelo mesmo problema. Tanto o que ela me deu quanto os que comprei depois são da Fleurity. Meu fluxo é POWER (do tipo que precisa de absorvente noturno nos primeiros dias) e o tamanho menor é suficiente. No site da marca dá opção de comprar o kit com um de cada tamanho, mas explica que o maior normalmente é mais adequado a quem já teve filho. Quando eu comprei, paguei cerca de 120 reais no kit com dois (vem com os saquinhos) mais frete.
Colocar e tirar no início é meio chatinho, mas logo se descobre qual a melhor forma de dobrar o copinho pra adaptar a colocar.
Achei interessante, mas pela dificuldade de colocar e também pq acho nojento jogar sangue na pia. Eu não experimentaria. Fico imaginando minha irmã lavando isso na pia e depois minha escova de dente caindo na pia. Cruzes. Sem falar que vai que um parente vai na sua casa e lava isso na sua pia? Cruzes. Mas pra quem não tem nojo de ter o próprio sangue coagulado e de outras mulheres na pia, acho válido usar.
*desconsidere a palavra “coagulado”
E quando vc corta o dedo cozinhando, vc faz o que? Lava na pia né? 🙂
Sério, eu fiquei muuuuitos anos pensando na ideia de usar coletor e não cedia por causa de nojinho de sangue.
Atualmente eu superei isso e uso coletor e é só amor <3 hahahah
Sério, sangue e corrimento são coisas normais do corpo, não tem que ter nojinho não.
E quanto a lavar na pia.. sério que esse é um problema pra vc? Qualquer coisa deixa um produto de limpeza no banheiro e limpa a pia a cada esvaziada 🙂
Eu lavo no chuveiro e jogo o conteúdo no vaso sanitário. Se seu ciclo for meio fraquinho como o meu, dá pra ficar 12h com ele e vc só precisa tirá-lo em casa.
um adendo: o você joga o sangue no vaso, dá descarga, mas tem que lavar na pia, e após higienizar a pia com água sanitária ou outro produto, pois as pessoas vão escova dente ali etc., em casa você já deixa o produto do lado da pia e pronto, mas na rua, como proceder pra deixar o local higienizado pra outras pessoas?
Gente, sério, qual é o problema de lavar na pia? Só lavar a pia depois. Escorrer a água e tal. Pode ter certeza que o sangue da menstruação deve ser mais limpo do que a saliva que a pessoa escovou o dente.
Acho que a gente tem que parar com essa ideia que o sangue da menstruação é sujo. Só acho.
Eu concordo! É sangue igual o sangue de quando corta a boca escovando dos dentes.
[…] muito estou querendo comprar um coletor menstrual e adorei esse relato super sincero da […]
Bom, eu uso o Inciclo há mais de 2 anos. Foi a melhor coisa que fiz por mim mesma. Depois de alguns malabarismos para achar a posição, a dobra, a apertadinha para retirar o vácuo na hora de tirar, cortar o cabinho que me incomodava, estou realizada!
O truque é ir tentando. Eu achava que iria encher e vazar se eu usasse 12 horas, mas com o tempo você fica conhecendo seu ciclo e seu fluxo e acaba “sabendo” que horas retirar para esvaziar. E outra, a gente acha que menstrua uma jarra de suco, vai ver é duas colheres de sopa, durante todo o ciclo. Absorventes enganam muito.
Quando alguém diz que é nojento, eu nem insisto; cada um sabe como quer lidar com seu corpo. O pior é a pia. Mas gente, o povo cospe e escarra na pia, menstruação não pode? Reflitam sobre o tabu. Mas eu noto que a grande maioria das meninas que resistem ao coletor o fazem por causa da “rua”. A rua assusta, rsrsrs. Como usar um banheiro que não é o seu, nem sempre é limpo, não tem espaço, não tem pia junto ao vaso? Algumas dicas:
– Conheça seu fluxo primeiro. Use quando estiver em casa, observe cada dia, use pra dormir. Tire e recoloque em tempos marcados. Entenda que o canal vaginal é isso mesmo, um CANAL, por onde o fluxo ESCORRE. Logo, se você insere o coletor dobrado, ao desdobrar lá dentro é óbvio que algo vai ficar abaixo da borda do coletor. Isso vai escorrer, não tem jeito. Não é porque está vazando.
– Ache sua posição de conforto, mas ache também uma “emergencial”. Eu gosto de colocar e tirar de cócoras. Mas tem banheiro por aí que não dá nem para virar, quanto mais agachar. E eu sou estabanada, derrubo coisas. Se for me abaixar sobre um vaso, meu coletor vai cair lá dentro, é a lei de Murphy. Minha posição de emergência é fingir que estou montada a cavalo, hahahahaha. Funciona. E eu sempre tampo o vaso. Aliás fujo de vaso sem tampa, aí também não, né? Ah, e o coletor fica quase saindo mesmo, não é nada igual ao absorvente interno que você tem que socar até onde o dedo vai. Olha que fácil!
– Leve na bolsa uma minigarrafinha d’água (que eu não faço, o lance do vaso aberto) ou leve lenços íntimos umedecidos. Uma esfregada e está novo, recoloque o coletor. Entenda que isso nem é preciso, é só esvaziar e recolocar. O coletor não precisa ser lavado a cada retirada, basta as mãos estarem limpas. “Ah, mas como vou entrar em banheiro público e manter as mãos limpas?”. Mana, tem técnicas ninja pra isso desde que o mundo é mundo. Se vira nos 30 do mesmo jeito que você fazia quando precisava trocar os absorventes, uê.
Agora sobre uso e cuidados:
– ferver no final do ciclo antes de guardar, em vidro no microondas, em panela de ágata ou vidro no fogão. ALUMÍNIO e outros materiais estragam o silicone.
– o melhor sabonete para lavar o coletor no banho ou em casa é o granado glicerina. Mas só se você quiser, água basta.
– o saquinho de guardar: eu lavo com sabão de coco e deixo secar ao sol.
– seu coletor pode escurecer, é normal. Eu costumo ferver com um pouco de bicarbonato de sódio, água oxigenada de 10 v serve também. Clareia um pouco.
– você vai notar que o coletor tem uns furinhos perto da borda. Aquilo é pro vácuo. Não tenha medo que o coletor vai sumir lá dentro do útero, nem tem condições físicas pra isso acontecer. Pra tirar, enfie o dedo e aperte próximo aos furos; o ar entra e você puxa o copinho pela base, em pé! rsrs, nem precisa de cabinho.
No facebook tem um grupo, coletores brasil- menstrual cups que tem muitas meninas discutindo casos e casos de coletor. Se alguém tiver dúvida, não estiver adaptando e tals, acho que as admins ainda aceitam membros.
Deem uma chance ao copinho! :*
Melhor comentário, rindo litros com a “posição montada num cavalo” hahaha. Ja usei, mas não me adaptei bem da primeira vez, o cabinho me incomodou, fiquei com receio de corta-lo de vez e perder o copinho la dentro (dããã). Lendo tantos depoimentos me animei de novo. Valeu pelas dicas!! ;*
Lucia, adorei o seu comentário! Vc falou tudo, tudo de uma forma muito legal. Há 5 anos comecei utilizar o coletor menstrual e não o troco por nada! Tenho os mesmos cuidados que vc tem para higienizar e a minha posição para colocar e tirar é como se estivesse montada a cavalo kkkk. Tenho apenas um coletor e, até o momento, não vejo a necessidade de comprar outro. Só suspendi o uso no pós-parto…tive que ficar uns 6 meses sem usar…e foi horrível! Absorvente externo é muito desconfortável e me causa uma alergia absurda. Beijos
Lucia, que comentário completo! Sério, MUITO obrigada por ter compartilhado suas dicas! <3
"E outra, a gente acha que menstrua uma jarra de suco, vai ver é duas colheres de sopa, durante todo o ciclo." - ISSO É MUITO FATO e com o coletor a gente descobre mesmo!!!
Mas eu não uso isso nunca! Nem sob tortura. A ideia é ainda mais nojenta que os malditos absorventes. Definitivamente, menstruar é um horror.
É por conta desse tipo de pensamento que acredito que o coletor não é para todas! Eu e várias mulheres podemos achar que é maravilhoso e tal, mas não podemos esquecer que cada uma tem suas questões a respeito do próprio corpo. E tudo bem!
Se você tem nojo/medo de sangue, não use! Apesar de com o uso a gente perceber que menstruamos muito menos do que imaginamos.
Se você não conhece/não quer conhecer intimamente seu corpo, vai ser bem difícil usar. Porque como pode observar pelos comentários, é uma saga de tentativa e erro, que envolve se tocar. Sabemos que isso é tabu para muitas(os).
Eu acho menstruar um saco. Mas tento levar isso da melhor maneira possível. É a nossa natureza. Sei que existem meios de interromper isso, mas vai saber se isso tem consequências negativas. Sem contar que adoro como minha pele fica boa no primeiro dia da menstruação! Dá até pra comer torresmo! hahaha
Use o que te faz feliz! 😉
Vou testar o coletor.. mais o lance de lavar na pia de jeito nenhum né.. vou lavar com a ducha higiênica sob o vaso sanitário ou no boxe.. mais na pia nem pensar..
Não é recomendado lavar nada a não ser o ânus com a ducha higiênica (nem seu coletor nem sua vagina, mesmo que você não use o coletor). Como a ducha está ali do lado do vaso, acaba pegando muitos micróbios. Usar a ducha é colocar tudo isso em ali na flora vaginal.
Eu comprei o meu copinho no site do Ali express, paguei em torno de 5 reais.
Demorou uns meses pra chegar, mas chegou, fervi direitinho e usei sem problemas. Sinceramente acho um absurdo pagar tão caro num copo de silicone.
Porque no ali vende copinhos sem nenhuma regulamentação. Vai saber o que vc tá comprando. Não recomendo.
Bom, as meninas estão arrasando nas dicas!
Uso há quase um ano e vão minhas contribuições:
– Quem usa DIU PODE SIM usar coletor, é só ter cuidado para não puxar as cordinhas juntos. Não, o vácuo que forma não vai deslocar seu DIU. Já fiz 3 ultrassons nesse quase um ano e o DIU está lá certinho;
– O tamanho maior é mais recomendado para quem tem filhos, independente do fluxo, por causa da dilatação do colo do útero (mesmo quem fez cesária). Escolha seu primeiro coletor baseada nisso. E provavelmente você menstrua menos do que pensa. Se realmente tiver um fluxo MUITO forte, considere limpar mais vezes.
– É possível “esterilizar” o coletor com pastilha de lavar dentadura/ mamadeira ou gotinhas de lavar verdura. Bom pra quem não quer ferver no fogão ou no microondas. No fogão, pode usar uma caneca esmaltada (dessas “de roça”). Cuidado pra não esquecer no fogo. Muita menina já queimou o coletor assim. No microo, potes de vidro ou plástico próprio pra microondas, sem tampa! (E não, não tem problema. Tem a ver com polaridade do material, agora esqueci a explicação ~científica. Mas uso a técnica sem problemas).
– Coletor NÃO é nojento. Você nunca mais vai se limpar com papel higiênico e sair aquela sangueira toda (e quando deixam papel menstruado na lixeira? Isso sim é nojento!) Você vai poder se secar depois do banho com toalha BRANCA.
– No começo é meio chato, mas é prática. Você vai descobrir a posição de colocar mais confortável, a dobra que você gosta mais. Na internet tem uma infinidade de informação. (Coloco e tiro sentada no vaso e uso a punchdown. Já experimentei Meluna, Yuuki e FemmyCycle. Gosto mais do Yuuki e do Femmy, mas o Meluna é fácil de achar e não é exatamente ruim. Só gosto mais dos outros, rs. Até desapeguei dele. Ah! Coletor vai em autoclave, então, se você quiser, e topar, meio que é seguro usar um usado. Eu não usaria, mas sou fresca.)
– Parece bobo, mas é uma alegria não se preocupar com absorvente. Não se incomodar com ele pregando na bunda. Não ter que pedir pro namorado comprar porque está sem. Pra muita mulher a menstruação é um tormento. Pra essas, recomendo fortemente o coletor. Melhora muito todo o desconforto!
Mais dicas incríveis!!! E guria, poder sair do banho menstruada usando toalha branca não tem preço! Quantas vezes já me estressei com as manchinhas? Mil!
Que bom saber que não sou a única que tem alergia a absorventes… Hoje faço uso de contraceptivo continuo, é muito difícil eu ter fluxo menstrual, mas confesso que fiquei tentada a comprar um pra quando acontecer.
Nossa, qta dica boa aqui nesses coments!
O que tenho feito para esvaziar o copinho qdo não estou consigo chegar a tempo em casa é usar o banheiro especial, que tem uma pia dentro (sim, eu sei, é banheiro especial, eu não devia usar, mas no meu trabalho temos uma equipe pequena, não atendemos ao público…e é 1x ao mês, no máximo ;/)
Mas de maneira geral tenho conseguido trocar somente em casa mesmo, de 12 em 12 h.
E gente, de fato o absorvente é muito mais trabalhoso em termos de higiene…O interno eu não uso pq teimo que a cordinha fica molhada de xixi… O externo é uma lambança no primeiro dia,aff….
EU tb cortei o cabinho, pq me incomodou no primeiro dia…Fora isso, recomendo o coletor pra todo mundo: não deixa cheiro, é mais ecológico, faz a gente ter mais consciência e contato com o q ocorre no nosso corpo
Simplesmente adorei teu bom senso! Empatia é tudo! <3
Acho mto valido, mas eu só usaria em casa tb. Acho complicado para quem trabalha fora e usa banheiro super compartilhado. A natureza agradece e o bolso tb.
Mas dá pra ficar horas sem precisar esvaziar. Eu passo cerca de 14h quando dou plantão, pois esvazio às 6h e só volto pra casa quase às 20h.
Adorei ver resenha do coletor aqui, pois este é de longe meu blog favorito. Uso o Meluna há mais de um ano e não me imagino usando absorvente outra vez. No início também só tirava de cócoras, e agora coloco e tiro rapidinho em qualquer lugar. Já troquei até em aeroporto e limpei com uma garrafa de água. É questão de acostumar, mas a sensação usando é muito melhor!
Que demais esse post! Coletor é vida e liberdade gente! Menstruar se tornou algo divertido no final das contas… rs
Eu também fiz um texto sobre isso contando minha experiência:
https://estrelamari.wordpress.com/2016/03/31/coletor-magia/
Grande beijo!
Mari
Opa, vou ler! <3
eu amo usar! Uso faz um ano, e pra mim foi a melhor invenção , pq o abs normal eu ficava sentindo o cheiro de sangue o dia todo e ja estava usando o interno ha anos, só que depois de dois dias me sentia ressecada, acho q o algodão acaba absorvendo muito mais q o sangue.
Bom quanto ao coletor uso o da In Ciclo e me adaptei desde a primeira vez. Achei mara. O único cuidado que eu tenho é o de me certificar que ele não ficou dobrado.Troco ele sim em qualquer banheiro, viro o sangue no vaso e quando não tem pia uso o lenço umedecido que eu eu carrego sempre na bolsa. Não atrapalha na hora do xixi e não fica cheirando, como qdo vai trocar o absorvente.
Posso usar qualquer modelo de calcinha, oq garante sensualidade até naqueles dias! 🙂
HAHAHAHAHA, miga, você é a melhor pessoa. Te amo! <3
Sou louca apaixonada no coletor, uso já tem uns anos e cara melhor coisa que eu fiz na vida experimentar isso… mudou minha vida sério!!! odiava ficar menstruada e ter q ficar trocando de absorvente sempre pq tenho mto fluxo e fora q no absorvente o sangue fica ali parado esquentandoo ai fica com um cherinho ruim já no coletor o sangue não tem cheiro nenhum de sangue normal sem odor!!!
Thais do céu to viciada no seus snaps kkkkkkkkk juroooo muito bommm você me representa!!!!
Meninas não tenham medo de experimentar!!!! beijosss
Linda!!! Obrigada pelo carinho! <3
Thaís, eu comecei a usar o coletor tem uma meses já (uso o inciclo) e pra mim, no início, foi meio difícil de me acostumar. Mas agora, não volto p o absorvente comum por nada! Mesmo com os “contras” de dar mais trabalho, os “prós” pesam mais p mim. E olha, eu trabalho fora de casa e nunca precisei esvaziar na rua. Limpo de manhã, quando tomo banho p ir trabalhar (trabalho meio período, então passo menos tempo na rua) e dps d noite, pouco antes de dormir, sempre atentando p as 12h máximas. Fiz um post no meu blog contando um pouco da minha experiência com dicas q não achei em lugar nenhum (tipo, cortar as unhas até pegar a prática hahaha!). Se me der licença, deixo aqui para caso outras meninas e até mesmo vc possam ver pq acho q são dúvidas q passam na kbça de tds: http://www.balaiodadany.com/2016/02/coletor-menstrual-o-que-voce-quer-ou.html?m=1 bjs e obrigada por compartilhar sua experiência conosco! 😉
Oba, Dany! Vou ler seu relato também! 🙂
Meu Deusssss, esse post só serviu pra acordar e alimentar uma vontadezinha que andava adormecida de testar o coletor! hahahahah Maravilhoso você falar sobre isso no blog, Thais! O coletor é muito amor e aqui rola uma simpatia tremenda, mas nunca tive disposição (principalmente na parte financeira da coisa, não vou mentir) de testar o bendito. Agora a lombriga se reinstalou. Amei o post e definitivamente to amando os comentários! hahahah <3
<3 <3 <3
O post foi super esclarecedor. Mas ainda não me sinto encorajada a experimentar. Quem sabe um dia.
Adorei o post Thaís. Já li sobre coletores menstruais e sempre tive muita vontade de experimentar,mas ficava com medo de não dar certo. Agora lendo o seu post e os comentários de quem já usa,com certeza vou comprar o mais rápido possível. Bjs
Oi Thaís! Uso a 6 ciclos já é posso garantir que foi a melhor coisa que fiz! Agora, é super normal alguns incômodos na s primeiras vezes, mas depois q vc pega o jeito não incomoda nada e é a coisa mais pratica do mundo!! Rsrs já viajei de ônibus, já fui pra boteco, praia..já testei em várias situações, e não troco por nada, só em 1 dia que meu fixo e bem Intenso que ainda estou usando o absorvente pra dormi, se não acabo acordando no meio da noite para esvasia-lo.
Eu uso o inciclo e adoro, pra mim foi libertador! Troco duas vezes ao dia, de modo que consigo trocar sempre em casa, e nunca ficou cheio. Enqto estou usando, nem sinto o copo, é muito confortável. Demorei um pouco pra pegar o jeito de colocar e tirar, mas agora é mto rápido. Pra mim o mais fácil é sentada no vaso sanitário. Pra tirar, introduzo dois dedos e puxo pela “Bundinha” do copo, dando uma apertadinha pra perder o vácuo. Hj me incomodo quando esqueço de colocar o copo e tenho q usar absorvente convencional ou OB… Sei que cada uma tem uma experiência, mas vale tentar, pq depois q a gente adapta não quer saber de outra coisa! Bjos
Thais adorei o post! Temos que parar de ter vergonha de falar no assunto né não?!
Eu tô super afim de testar… Mas como tenho ciclo muito intenso fico meio assim. As vezes uso um interno do super e um noturno mesmo assim tenho sérios vazamentos.
Só fico pensando no esvaziar fora de casa… Não deve ser tão simples né.
Beijos
Eu sou super a favor da ideia, especialmente pra gente se conectar mais com o corpo. Não há motivo pra ter nojo do sangue menstrual (fobia, ok, compreensível. Mas nojo?) e não precisa ser do Greenpeace pra querer usar. Não é só o lixo produzido que incomoda, o absorvente comum dá cheiro, assaduras… O interno resseca demais o canal vaginal e pode causar choque tóxico… Enfim.
Apesar de adorar o conceito, eu ainda não uso. Tenho muita agonia de colocar coisas em mim. A única vez que tentei colocar um OB passei muito mal, fazer exames é muito difícil pra mim também… Eu quero muito experimentar, mas tenho receio.
Só de olhar, achei a textura do amarelo mais maleável mesmo, o transparente pareceu ser levemente mais rígido (sim, vejo texturas através de imagens, rsrs). Mas oh, vou dividir com vocês uma coisa que decidi me libertar esse mês: ANTICONCEPCIONAL! Quero minha libido de volta! Hahahaha
Uso há anos por ter SOP, mas resolvi fazer a louca e parar de usar… AC é outra coisa que a gente usa como se fosse super de boa mas não é… Também traz vários riscos que ignoramos. Vou esperar pra ver como fica meu ciclo sem AC (se eu tiver, né…).
Helo tu falou algo que é verdade hein?!
AC é algo que um dia eu gostaria de poder deixar de usar.
Mas eu tomo porque tenho Metrorragias eternas(já cheguei ficar 26 dias com sangramento intenso) e no mês que tomo errado por esquecer algum dia parece que vou morrer de tanto sangrar…por isso a idéia do coletor pra mim ainda é meio distante.
E a questão da libido pra mim o que acabou com a minha é o palhacitos(vulgo Excilex pra depre/sindrome do pânico). Mas por um lado é bom…ser solteira e com libido intensa num dá não rs
Era super pra vc Heloisa, apertei o responder errado hahahah =)
Sim Heloísa, realmente vc percebe texturas através de imagens… rsrs. Vc está certa. Esse branco é mais rígido e mais desconfortável. O amarelo é mais maleável. Comprei um da Dauf, não é legal, por ser rígido. Dói um pouco pra colocar, e a gente fica sentindo ele lá dentro. Sou muito sensível!! Sofro até mesmo para colher o material para PCCU. Uma ultrassonografia intravaginal então ??. Então para quem tem a região íntima sensível como eu, não se empolgue e compre o por meio que der, baseado somente no tamanho. Verifique a questão da textura tbm.
Post de utilidade pública! heheheh Muito bom o texto, Thais 🙂 Maaas eu não sei porque, mas não conseguiria usar. Tenho sensação de que vai incomodar, e medo que vai sair e causar a maior tsunami kkk. Quem sabe, um dia eu posso mudar de ideia e usar, não é? heheh
Parei o anti na mesma época que comecei a usar o coletor (novembro) e posso te dizer, é outra vida. Ok, tô cheia de espinhas (tenho 27 anos), mas a libido compensa tudo. Tem gente que percebe melhora de humor também, mas eu não garanto porque mudei tanta coisa nessa fase da vida, que nem sei se posso atribuir isso ao coletor.
Oi, Julia
Acho que seu comentário era pra mim, rsrs. Então, menina! Tô doida pra ver como vou ficar sem AC… Já estou me preparando pras espinhas e excesso de pelos, mas não vejo a hora de voltar a libido e parar com essa retenção louca de líquidos!
#vemnimimtestosterona XD
Ótimo post, como não tenho problema nenhum com absorvente comum, não tenho interesse em trocar, mas informação sempre é bom, e ler os comentários da para ter mais opiniões.
Da para utilizar os coletores para fazer atividades físicas? Alguém ja usou?
mariana, nunca usei pq não pratico, mas no manual do meu coletor (da marca inciclo), ele é recomendado pra atletas sim.
Sim!
A única coisa que não dá pra fazer de coletor (não esse “copinho clássico” pelo menos, de silicone) é transar com penetração vaginal. Pra isso existem os “soft cups”, que vende na farmácia. Mas é outra proposta, meio que outra coisa.
Exercício físico rola sim. Tem MUITA menina em grupo de Facebook que põe foto fazendo poledance, circo, bicicleta. Tudo com coletor. Eu mesma já nadei e fiz hidro, normal!
Eu uso pra fazer CrossFit sem problemas.
Eu uso o coletor da marca inciclo e tive um pouco de dificuldade pra me adaptar, mas agora que consegui, acho uma maravilha.
No começo não conseguia encaixar direito e ficava sentindo um incômodo, com o tempo fui aprendendo a posição correta e agora não sinto que to usando ele.
Trabalho fora e fico mais ou menos 12h fora de casa (vida de paulista!:()). Vou ao banheiro normalmente, não retiro o coletor, só quando chego em casa, aí tomo banho, faço a higienização e coloco novamente.
Uma vez que vc se adapta ao produto, acho muito difícil voltar a usar absorvente. Recomendo demais.
Feliz de ver esse assunto por aqui, os coletores são a melhor solução da vida!!
Usei por 6 anos – demorei uns 3 ciclos pra me acostumar – e amava. Só parei pq coloquei o DIU Mirena e minha menstruação quase não desce, são gotinhas.
Acho interessante esclarecer que é importante ferver ANTES e DEPOIS de cada ciclo (eu fervia o meu por 6 minutos, que eram as indicações do manual).
As meninas arrasaram nos comentários! Imagina o impacto ambiental que geraria se a maioria das mulheres parasse de usar absorvente 😀
Oiii meninas!
Mesmo com todos os comentários e dicas, não podia deixar de vir aqui dar minha opinião.
Uso a mais de 6 meses e foi a melhor escolha que eu fiz.
– Sobre colocar é isso que as meninas falaram, a prática leva a perfeição, levei uns 3 ciclos pra acertar ele bem (também corte a haste)
– Sobre tirar fora do banho, com o tempo vc tbm pega o jeito, a noite tiro no banho, mas de manhã tiro no vaso sanitário mesmo, jogo o sangue no próprio vaso e lavo com água e sabão na pia sem grandes preocupações, pois como as meninas falaram, o sangue não está com cheiro e não está coagulado.
Sobre trocar fora de casa/ em banheiro público, é só questão de programação, com o tempo conhecemos mais nosso corpo e nosso fluxo e não tem crise!
Boa sorte a todas!! E não desistam pq os absorventes só fazem mal!
Gostaria muito de testar, porém não me dou com absorvente interno e a preocupação é não me acostumar. Estou lendo todas as dicas das leitoras, quem sabe me animo.
Adorei a naturalidade com que vc tratou o assunto! Chega de tabus 😉
Estou curiosíssima pra testar, só fico com aflição desse ‘cabinho’, parece que machuca. Vi em fotos um modelo que o puxador é um bolinha achatada, parece melhor
Interessante! Se você preferir, pode cortar o cabinho do seu, porque ele não é feito para puxar mesmo – só ajuda na localização do coletor para que você puxe pela base!
Comecei a usar no meu último ciclo. Foi muito prático e continuarei a usá-lo. Nos 3 primeiros dias por medo de vazamento, troquei no meio do dia pelo reserva e usei o absorvente mini para não manchar a calcinha. Percebi que perco menos sangue do que imaginava. É libertador dormir e acordar sem manchas no lençol e tb praticar corrida sem medo do sangue escorrer pelas pernas. Comprei da marca Fleurity um kit com 2 e gastei apenas R$ 101,90 com frete numa promoção.
Então, eu já tentei usar o.b. várias vezes, com o pequeno e com o médio, e simplesmente não consigo viver enquanto ele está dentro de mim… Me sinto incomodada e só penso nele, enquanto to sentada, de pé, andando, trabalhando ou o que for. Talvez eu esteja colocando mt pra fora (mas já tentei enfiar o maximo e ainda me incomodou). Enfim, se não tenho boas lembranças do o.b. acho q esse deve ser pior, ou não?
Mas seria perfeito se funcionasse pra mim 🙁
Oi, Thaís. Já usei o.b e odiei a sensação. Fiquei até com dor de cabeça de tanta aflição. Já o coletor, vc simplesmente esquece que ele está dentro de vc, já perdi a conta de quantas vezes passei das 12h recomendadas por esquecer que tava menstruada e com ele (isso não é saudável, é bom deixar até um alarme se for o caso, mas é só pra tentar mostrar que quando vc se acerta com ele, é quase inacreditável como é tranquilo ficar menstruada).
Não sei se alguém já falou aqui, mas o grupo no face Coletores Brasil – menstrual cups tem muita informação e é bastante organizado. Foi o que me salvou quando queria achar que marca comprar, qual o melhor pra mim, como colocar, enfim, é bem informativo.
Eis a minha dúvida também Thaís, não suporto o.b, chego a ter calafrios enquanto estou com ele. Já tentei de tudo e não vai. E o medo de perder a grana e não se adaptar, obrigada pela dica Jade!
O problema do absorvente interno é que ele “chupa” toda a umidade da vagina. Fora aquela cordinha que nunca acerta, ou puxa, ou embola, ou belisca. Como o silicone não briga com seu corpo, duvido muito que te incomode. Eu cortei o cabinho inteiro do meu, uma forcinha de cócoras e ele sai e eu puxo. Ele desliza, não é aquele arranco do interno. Tenta!
Oi Thais, eu fiquei curiosa com uma coisa, como que faz para fazer xixi? rs Tem que tirar ele, né?! Beijos
Não! A via urinária não é na vagina.
Lizi, são canais diferentes. Inclusive, uma das melhores coisas do coletor é usar o banheiro sem que o sangue desça junto.
Uso o Inciclo e meu único arrependimento é não ter comprado antes!! Oh maravilhaaaaa!!
Dormir sem medo de acordar toda “breada” pq o absorvente saiu do lugar, sair de casa de manhã e só precisar esvaziar a noite, não exalar nenhum cheiro, não fazer volume na roupa… São tantas emoções hahahahaha
AMO!
SÃO TANTAS EMOÇÕES! hahahahahahaha
Eu uso desde novembro e confesso que no primeiro ciclo tive muita dificuldade de tirar, mas acostuma com o tempo. O que facilitou muito pra mim foi deixar as unhas bem curtas, pelo menos até me acostumar. Meu segundo ciclo foi viajando, mais precisamente acampando, então tive que aprender na marra a trocar num banheiro que não era o de casa. Pra não usar só papel higiênico na troca, vale também levar uma garrafinha d´água pro banheiro e dar uma lavadinha.
Não tem jeito, com coletor a gente precisa ter uma relação boa com nosso corpo e entrar em contato com o sangue mesmo, mas, ao contrário do que estamos acostumadas, o sangue no coletor não fede nem um pouco, tem só cheiro de sangue.
Eu recomendo super, só não pode desistir na primeira tentativa, pode levar um tempo pra se adaptar sim, ainda mais se a pessoa conhece pouco o próprio corpo.
http://www.issoaquiloetal.wordpress.com
[…] super válida essa resenha no “Coisas de divas” sobre o Coletor menstrual.Um produto novo que ainda gera muitas dúvidas. E pra quem tá pensando em migrar fica aqui um […]
Amei o post, estava vivendo uma relação de Amor e ódio com o meu copinho (uso o Inciclo). Estava quase desistindo, sempre vazava muito… Já tinha cortado o cabinho e continuava incomodando…
Mas Graças a todas essas dicas de vcs, consegui usar sem vazamentos e sem incômodos!!!
O absorvente sempre me incomoda muito, dá alergia tb.
Qdo comecei a usar o coletor, me senti empoderada, melhorando a relação com meu corpo, meu sangue.
Realmente, demora um pouco para adaptar, é preciso ter paciência mas vale a pena!!
Ótimo post! Uso o meu “copinho” desde 2008 e considero a melhor compra da vida! Não comprei pela questão ecológica, embora ache esse um grande benefício. Comprei mesmo pelo meu conforto, porque minha menstruação era abundante e odiava usar aquelas “fraldas” que eram os absorventes tradicionais. O meu é da marca Green Donna e tenho o mesmo desde 2008 (dizem que dura 10 anos!). É tão confortável que já até passei das 12h porque esqueci que estava usando!
Que massa, Andressa! Uma pioneira do coletor menstrual! 🙂
Caramba,… não sei o que dizer!
Adorei toda a sua explicação.. e realmente fico me imaginando se conseguiria me adaptar justamente por trabalhar fora e tals..
Mas ao ver o valor.. bom.. confesso que pensava q seria mais barato..
Ainda mais porque tem o fator ‘e se eu não me adaptar’…
Quem sabe quando o preço ficar melhor, eu me jogue nessa…
Pois é, Mi, foi o que uma das leitoras explicou: é um produto que você compra uma vez só, diferente dos absorventes. Então acho que o valor justifica isso, sabe? Pense com carinho e, se decidir comprar, insista! Farei o mesmo por aqui! 🙂
Uso o coletor já tem um tempinho e foi a melhor opção que fiz. Não sinto mais aquele desconforto que o absorvente causa, principalmente no calor. No começo também tive dificuldade para achar o melhor jeito de colocar e tirar, mas depois de uns 2 ou 3 ciclos você fica craque e o processo fica bem rápido! Eu trabalho fora, fico as 12h no máximo com o coletor e quando preciso trocá-lo no trabalho, faço a limpeza com lenço umedecido, sem problemas. Daí quando chego em casa lavo no banho. É bem tranquilo, às vezes até esqueço que estou no período menstrual. Acho uma experiência super válida, recomendo de coração!!
Ontem até olhei pra um desses na farmácia e pensei em levar pra testa, aí tinha visto pelo snap que você is resenhar e resolvi esperar. Acho esse negócio estranho, mas to cogitando testar. Ótima explicação Thais!!!
Tente dar uma chance! Tudo na vida é questão de adaptação, não adianta! 😉
Sempre que leio as meninas que usam coletor fico tentada a experimentar, mas fico com receio por ser estreita, tenho medo que machuque ou dê aflição e também porque meu ciclo dura uns 3, 4 dias mas no 2º e 3º dia ele é meio ‘vida loka revolts’… Kkkkk 🙁
PS: Eu não uso interno, tenho desespero em pensar num ‘troço’ em mim o dia todo, por isso meu receio de testar o coletor…:( Adorando as dicas e incentivos… Beijos!
Débora, super te entendo, tenho essa mesma sensação! Nunca consegui usar O.B. e me sinto agoniada com qualquer coisa dentro de mim, passei muito mal uma vez que tentei colocar (e nem cheguei a inserir ele todo) mas acho que vale o teste! Acabei de encomendar o meu e vou arriscar, afinal, mal não vai fazer.
Eu amooo, uso e indico! Comprei pelo mercado livre de outra marca, foi bem mais barato.
Obs.: meu fluxo é ABSURDO. Comprei o coletor maior e nunca tive problemas de transbordar ou algo do tipo.
[…] do post da Thais falando sobre coletor menstrual, lembrei que tinha visto este vídeo acima da Jen e achei bem instrutivo. O único porém é que […]
Acho a ideia super interessante, mas não sei se me adaptaria tão fácil, não vou dizer nunca, mas por enquanto vou estudando um pouco mais! 😉
Oi meninas estou usando meu coletor pela primeira vez, e faço musculação e Muay thay e estou um pouco receosa de vazar devido os movimentos, apesar de não ter tido problemas para colocar pois quando o meu chegou fiquei vendo uns videos e umas resenhas de como colocar, dobras etc. Alguém já usou o coletor para esse tipo de atividade?
Kris, as nossas meninas esportistas disseram que usam e nunca aconteceu nada! Mas, nas primeiras vezes, se você ficar com medinho, coloca um absorvente normal por garantia! 😉
Senhor, como mulher sofre nessa vida. Eu desmaio quando vejo sangue, esse período é horrível pra mim, e confesso que só de ler o post já fiquei passando mal hahaha. Infelizmente, ficarei só na curiosidade dos coletores menstruais.
Oi Thais!
Eu uso coletor há quase 1 ano e é amor total e verdadeiro! Menstruar não é mais um incômodo, na verdade a gente chega a esquecer que está naqueles dias. Eu tenho 2, um da Inciclo e um da Meluna. Prefiro o da Meluna – ele é mais maleável e mais confortável. O da Inciclo é mais grossinho e sinto um pouco desconforto pra colocar (sinto ele se ajeitando e fazendo o vácuo, não é uma sensação muito agradável hahah). Acho que todas as mulheres deveriam experimentar, pois é outra vida. Não incomoda (se colocado certo), não faz sujeira, é infinitamente mais higiênico do que absorvente. Não é fedido! Já cheirei pra ter certeza (!!!), e sério, sangue não fede! O que deixa fedido é o algodão do absorvente em contato com o sangue. Enfim, sou total adepta e defensora do coletor. Se joguem, meninas.
Beijos
[…] Thais já inseriu o assunto coletor aqui no blog, nos falando sobre suas impressões sobre o da Lunette, hoje aproveito a deixa para falar sobre outras marcas de coletor menstrual, dessa vez do Inciclo e […]
[…] alô você que se lembra daquele post em que comento minha primeira experiência no universo dos coletores menstruais! Voltei para fazer uma espécie de update da situação – esses últimos meses foram bastante […]
Gente! Depois de meses ensaiando pra tentar o coletor, finalmente experimentei estes dias. Já me adaptei a colocar, e estou do gostando sim, mas para tirar dói muito, muito. E Olha que já passei por parto vaginal hein! Fico preocupada em me machucar. Será melhor um menor? Aqui onde moro (fora) só tem uma marca e só com 2 tamanhos. Acho a boca do copo de um silicone grosso, será que é isso que machuca? Tipo, pra colocar dentro eu dobro e sem problemas, mas pra tirar, mesmo apertando a base pra tirar o vácuo, a boca do copo sai sem estar dobrada né!!! E também, para as mais experientes, vc continuam usando o coletor no fim da mesntruação, quando ficar aquele pouquinho mesmo? Eu tirei pois assim é menos um dia de dor pra tirar sabe! Obrigada.
Estou usando o coletor pela primeira vez! Acabei pesquisando como uma louca a experiência dos outros porque estou bastante incomodada com a sensação, talvez por ser a primeira vez né, fiquei aliviada em saber que realmente seria estranho da primeira vez. Muito obrigada pelo post maravilhoso e por todas que fizeram comentários de suas experiências.
[…] uso somente coletor menstrual, né? Me ajuda pra caramba a não enlouquecer durante aqueles dias. Aqui e aqui tem posts meus sobre o […]
Olá meninas!
Hoje está sendo minha primeira experiência com o coletor. Para colocar senti um pouco de dificuldade até acertar a dobra. Usei a o do botão de rosa. Preferi colocá-lo úmido. Parece que foi melhor. Coloquei uma luva de plástico para introduzí-lo. Fazia isso antes, quando eu utilizava anel vaginal, mas é para não me machucar com a unha. Coloquei, dei uma volta com meus cães e não senti muito incômodo, embora ainda sobra um pouco da haste. Fui ao banheiro para evacuar e precisei realizar Vassalva (a manobra para fazer força) e fui sentindo o coletor saindo… Gente, pari meu coletor! Ele tava saindo, saindo a cada vez que fazia força.. Aí quando ele tava bem na pontinha, retirei, embora ainda sentisse vácuo. Como isso é possível? Fiz algo errado?
[…] dicas sobre coletores menstruais – e aqui o que vocês pedem é sempre uma ordem! Aliás, desde que fiz o primeiro post no blog sobre o assunto, há mais de um ano, muita gente ainda vem conversar comigo a […]
[…] opa! Hoje temos resenha de um novo coletor menstrual que testei. Uma vez que a Lunette tirou sua operação do Brasil, achei bacana experimentar o produto da Violeta Cup, marca nacional […]
[…] Minha primeira experiência com coletor menstrual! – Está pensando em começar a usar coletor menstrual? Então não perca essa resenha sincera sobre o produto com prós, contras e onde comprar! […]