Tempos atrás descobri no blog Conversando e Cozinhando como fazer iogurte grego em casa. Sei que parece complicado, mas na verdade a gente só precisa de iogurte natural e leite de pacotinho. O único cuidado é que demora um pouquinho para ficar pronto, mas vai por mim, é muito melhor que a versão industrializada! Depois disso, já misturei morango, amora e até abacaxi na receita original, fica uma delícia.
A receita original do Conversando e Cozinhando leva:
- 1 copo de iogurte natural
- Leite tipo A de pacotinho. A quantidade depende de quanto iogurte você quer fazer, eu geralmente uso 3 litros e rende um pirex inteiro.
- Açúcar, mel ou adoçante o quanto achar suficiente
Veja também 8 receitas infalíveis de como fazer pipoca doce.
Isso é um leite de pacotinho e/ou saquinho. Você encontra em todos os mercados e padarias.
Modo de fazer:
Coloque o leite numa panela até ferver. Depois disso, espere amornar até o ponto de conseguir deixar o dedo afundado no leite. Nem muito quente a ponto de queimar e nem muito frio. Coloque o iogurte no leite e mexa bem. Depois disso, coloque um pano sobre a panela, tampe e deixe em um ambiente tranquilo até o dia seguinte. Não precisa mexer. No dia seguinte você vai perceber que o iogurte ficou bem grosso embaixo e em cima se formou uma água, como um soro. A gente vai precisar coar essa água para o iogurte ficar cremoso como o caseiro industrializado.
Como não tenho uma peneira, coloco um pano de prato sobre o escorredor de macarrão e deixo o iogurte escorrendo ali por umas 4 horas mais ou menos dentro da geladeira. O pano serve para coar o iogurte e tirar toda a parte aquosa. Ao longo do tempo vai sobrando o creme dentro do escorredor e a água vai indo toda para o fundo da tigela.
Depois de escoar, passe o iogurte para uma vasilha, coloque açúcar ou mel e misture bem – dá até para usar o mixer. Nesse ponto eu misturo a calda de frutas no iogurte. Dá para fazer com o que você quiser. Para a calda de morango uso uma caixa da fruta com 4 colheres de sopa de açúcar, deixo fervendo na panela até a fruta reduzir bem e virar uma caldinha. Depois espero esfriar e misturo no iogurte. Em seguida é só colocar em potinho e deixar na geladeira. Fim! Ele dura até 6 dias.
Caso você não tenha entendido nada, lá vai a versão em vídeo.
62 comentários
Deu água na boca, Sá!
Gostei muito vou fazer com certeza, e de água na boca. ?
Uma boa dica é usar o iogurte com fabricação recente e com o mínimo de aditivos possível. Resulta num iogurte caseiro de melhor qualidade e com menos chances de erro.
Bjo
Oi Sabrina!Como está?
Iogurte grego é ótimo,então,certeza de que a dica
é maravilhosa.Quando puder,vou fazer.Obrigada!
Beijo,
Roberta.
Que bacana essa receita. Vou tentar logo, logo.
Que delícia Sá! 😀
Vou tentar fazer com certeza! Thanks! 😉
bjuss
Hummm.. que delicia
Amei da receita, Sá! Só fiquei com uma dúvida. No momento de deixar de um dia para o outro é fora da geladeira mesmo?
http://vidadecompras.blogspot.com.br/
É fora da geladeira, pois ele precisa fermentar. Daí a formação do soro que fica em cima. Já fiz duas vezes, porém não precisava ficar de um dia para o outro, se colocar dentro de um armário (o que eleva um pouco a mais a temperatura e diminui o tempo de fermentação) Quando adicionado de leite em pó fica uma delícia.
Bom… espero ter ajudado. Beijo de uma quase Tecnológa em Almientos.
Ajudou e muito! Muito obrigada mesmo e vou seguir as suas dicas.
Sempre faço esse iogurte! Dá pra fazer com leite de caixinha também: Não precisa ferver, ele é pasteurizado. É só amornar e colocar o iogurte natural, o mais novinho possível!
Sabrina, adorei a receita.
O que seria leite de pacotinho? É o longa vida? Aquele de garrafinha plástica? Outro?
Bjo e adoro o blog.
Márcia
Sim, leite de saquinho, pacotinho, aquele que vem num plástico: http://www.coopsantaclara.com.br/galeria/pasteurizado_b_saquinho.jpg
Esse leite de pacotinho ao qual vc se refere é aquele que vem resfriado numa embalagem de saquinho plastico?
Sim, leite de saquinho, pacotinho, aquele que vem num plástico: http://www.coopsantaclara.com.br/galeria/pasteurizado_b_saquinho.jpg
Adorei!!! <3
Só alguns comentários pertinentes quanto ao leite (a metida kkk): o melhor leite para se utilizar é mesmo o de pacotinho (ou barriga mole ou saquinho em algumas regiões). Este leite é o pasteurizado. Ele mantém viva a microbiota boa, os lactobacilos, que farão o iogurte render inclusive em outras multiplicações.
O leite de caixinha (UHT ou longa vida) é estéril, ou seja, apenas os microrganismos presentes no iogurte estarão "trabalhando" na transformação do produto.
Beijos meninas! 😉
Ai gente só eu que não gosto de iogurte grego? Rsrs kkkkkkk Acho mto gosto de leite e aquele azedinho não me agrada, mas a receita parece bem boa e mtooo linda! Boa para impressionar.
EU amooo iogurte grego. Que delícia!
Eu faço toda semana este iogurte uma vez que eu tenho tentado me livrar os industrializados, uma dica boa e deixar ele descansando dentro do forno (desligado claro), ou em alguma bolsa termica que você tenha, porque as bactérias da fermentação desenvolvem melhor em locais quentes. Essência de baunilha fica show também no iogurte.
Oi Sabrina! Eu costumo adicionar 400 ml de nata para cada 2 litros de leite, fica super cremoso!
Eu nunca acertava a parte de deixar fermentando de um dia pro outro. Acho que é pq o clima daqui de Curitiba não favorece, até na garrafa térmica eu tentei. Acabei comprando uma iogurteira do shoptime e é sucesso! É só misturar tudo na maquininha e ligar na tomada hehe adoro comer o iogurte caseiro com uma caldinha de maçã tb caseira e essência de amêndoas. Beijo!
Amei a dica! Vou fazer.
E tinha um tempo que não vinha aqui no blog de vocês… amei o layout novo. Muito mais leve e limpo. Lindinho mesmo!!! Parabéns!
Beijos
Mas é bem prático fazer o iogurte. Vou tentar aqui em casa hhehehe
Amei a receita, adoro iogurte grego, preciso tentar fazer! 😉
Nossa… deu água na boca!!
E parece super fácil e nada trabalhoso na verdadde..
o que precisa é ter mesmo paciência…
Desde que eu sou criança que meu pai faz isso, ele sempre compra um potinho de iogurte e faz um montão, Mas não faz essa parte de escorrer e adoçar, aí fica iogurte normal mesmo. Eu adoro misturar com frutas, granola, mel…
http://www.issoaquiloetal.wordpress.com
Bom dia. Deveria ter um vídeo de vc fazendo tbm .
Olá, quando VC fala para por em um pano para escorrer, da certo? Pq eu sempre faço iogurte em casa, mas ele nunca fica firme que dê para escorrer o soro. Fiquei com duvida.
Oi Adriana, é assim que sempre faço, então dá certo sim. 🙂
oi! se usar o leite morno “quase frio”,não forma soro 🙂
Olá…posso colocar 2 pacotes de leite e 1 só copo de iogurte natural? Ou para cada pacote de leite é um copo de iogurte?
Pode, Gizely.
Já comprei tudo. Vou tentar hj mesmo. Até pq o preço do grego no mercado está um absurdo.
Pode fazer com tudo desnatado TB. O leite e o iogurte. Fica mais saudável.
Eu não entendi uma coisa… independente da quantidade de leite, vc sempre usa somente um copo de iogurte?
Não entendi, são 3 (caramba, três) litros de leite pra apenas um copo de iorgute?
Não Juliana, você pode usar quanto de leite achar melhor. É possível usar até 6 litros com um pote de iogurte.
Na minha cidade não tem leite de saco, só o de caixa posso usar também? E na hora de misturar o açucar, ja que não tenho mix posso usar a batedeira numa velocidade menor?
Vou fazer pois minha Esposa esse tipo de iorgut
eu costumo colocar para escorrer no filtro de café ( de papel ) e deixo na geladeira
Oi eu fiz o só que o meu não ficou tao firme sera que fiz algo de errado? Usei um copo de iogurte natural pra um litro de leite a e usei leite de caixinha fervi o leite deixei amornar e coloquei o iogurte natural tampei a leiteira e envolvido num pano e deixei de um dia pro outro ficou cremoso mais não firme
A cidade onde mora é muito fria? Vc precisa deixar o iogurte descansando num lugar mais quentinho, mais morno, como dentro de um armário, por exemplo.
Olá!
Adorei a proposta e fiz!
Porém fiz umas adaptações.
Usei o iogurte desnatado + 2 litros de leite (1 integral + 1 desnatado).
O preparo segui à risca, usei um “balde” de pipoca para armazenar a mistura, amarrei um pano de prato e deixei dentro do forno.
Depois usei uma panela de cozimento à vapor para coar o soro. Virei diretamente a mistura coberta e deixei na geladeira por 4 horas.
Ficou perfeito… Deixei puro e ao consumo fui misturando frutas secas e frescas.
Ótimas adaptações!
Estava só esperando o video sair pra tentar, leite fervido agora só esperar amornar! Amanhã já conto o resultado 😉
Obrigada Sá!
To amando o rango para um, adapto as receitas aqui em casa pra dois kkk
Onde posso achar esse leite de saquinho tipo A? Também moro em Curitiba, Sá! Meu marido ama grego, mas o preço tá vergonhoso, rs! Bjos!
Em qualquer padaria ou mercado.
Quero receber receitas saudáveis.
[…] receita completa do iogurte com vídeo e tudo mais está neste post que fiz aqui, veja lá que tem tudo explicado nos mínimos […]
Gostaria de saber se da pra fazer com leite e iogurte desnatado.
Sim
Sá, fiz o iogurte hj e deu certinho, porém quando bati no mixer ele ficou muito líquido. É normal perder a consistência assim?
[…] Fonte: Coisas de DIVA […]
Amei, fiz e deu super certo. Fiz com coco e com Geleia Morango
Oba!
Olá. Vou fazer essa receita, gostei da dica de acrescentar leite ninho, qual a proporção. Agradeço
Olá Sabrina! Amei a sua receita???
Será que não posso substituir o leite de caixinha por leite em pó?
Não dá, Mirna.
Amei gostei muito, faço sempre
Vc pode fazer o iogurte com o Kefir e depois tirar o excesso de água. Com certeza assim não terá nenhum aditivo.
Olá! fiz essa receitinha, com galeia de tâmara com morango.. porém ele durou apenas 3 dias e depois já começou a passar… será que posso colocar a tâmara junto? ou somente o morango? e sobre o recipiente, somente em potes de vidro ou poder ser de plástico? no caso seria pra vender. Obrigada!!
Amei a receita! Deu super certo. Mas, gostaria de saber se tem como aproveitar o “soro”? Anos atrás eu tinha o kefir e usava o soro para fazer “yakult”. Alguém tem alguma sugestão?