Esse é um dos comentários mais frequentes no nosso Instagram toda vez que coloco alguma foto de doce por lá. Então hoje nós vamos desvendar este grande mistério da humanidade RISOS. Vem comigo!
Fato 1: Foto de brigadeiro dá mais like que foto de alface
Sim, sim, esta é a verdade nua e crua. Lá no Instagram, quanto mais joinhas numa foto, mais interessante é para gente. Assim mais pessoas ficam conhecendo o blog! Por lá colocamos bastante coisa nossa e do que vivemos diariamente. Nosso propósito é mostrar nossa vida, trocar dicas e nos aproximar de nossas leitoras. Mas não podemos negar que sempre escolhemos o melhor ângulo, o melhor filtro, a melhor posição, para a foto ficar bonitona e, além do pessoal poder acompanhar o que andamos fazendo, possamos ganhar joinhas.
Pensa ai, você que usa o Instagram, você costuma curtir e comentar mais fotos de um pratão cheio de salada ou daquele bolo maravilhoso de chocolate com recheio de morango? Acho que a opção número dois sempre ganha, não é? E é por isso que lá no Instagram eu costumo postar mais os doces lindos e gostosos que como do que meu prato de salada ou meu lanche da tarde, que geralmente é fruta. A consequência disso é que as pessoas acham que só me alimento de doces em todas as refeições do dia.
Não sou nenhum super exemplo de boa alimentação, mas acredito que não sou de exageros. Assim como escolho docinhos de vez em quando, também como frutas, saladas e integrais. O que nos leva ao fato 2.
Fato 2: tenho uma alimentação balanceada e sem exageros
Pode ser difícil de acreditar, mas como pouco. Nunca faço pratões exagerados, evito frituras (prefiro assar do que fritar), não coloco açúcar em chá, café, suco. Evito refrigerante e sucos industrializados. Não como salgadinho, bolachas e bobagens, evito embutidos. Entre uma coxinha e uma esfiha – que é assada, na maioria das vezes escolho a segunda. Ou seja, como doce sim, mas por outro lado, sou bem controlada no resto da minha alimentação.
O pão com doce de leite que foi postado na semana passada, comi 2 fatias. Do bolinho que mostrei hoje, comi apenas um. Do pacotinho de M&M’s que mostrei no Instagram estes dias, comi 1/3 do pacote. As balinhas de goma? Comi uma. O picolé da Diletto, dividi com meu pai e minha mãe. A caixa de língua de gato? Comi 3 chocolatinhos. Tá vendo como as imagens podem dar uma noção equivocada das coisas? Eu como doces, mas de pouquinho. Um pedacinho de chocolate já é suficiente para mim, não sinto vontade de comer uma barra toda de uma vez. Então não tem milagre e nem dica infálivel. Eu como de tudo, mas pouco mesmo. E não é dieta, é porque sou assim.
Ah, sou eu mesma que preparo minhas refeições, então tento não usar óleo e azeite, não exagero no sal, não uso condimentos prontos e sempre que dá, troco as farinhas pelas versões integrais. Minha mãe é toda natureba, então ela tende a ser influencia nas minhas escolhas.
Fato 3: eu corro
Correr é difícil pra caramba e sabe se lá porque, eu gosto desse desafio e de suar como uma porquinha depois de 40 minutos correndo sem parar. Não sou nutricionista e nem educadora física, mas acho que correr 3 vezes por semana me ajuda a não engordar.
Ah, eu não corro para emagrecer e/ou não engordar. Eu corro porque gosto. Curto o desafio, a superação e a sensação de ter vencido eu mesma. Se isto está ajudado (ou não) no meu peso, é só uma consequência. Atualmente meu peso não é uma preocupação na minha vida.
Fato 4: eu engordo sim!
Não que esteja encucada com isso, mas teoricamente estou levemente acima do meu peso. Uns 3 ou 5 quilos acima. Pelas roupas que uso não dá para perceber, mas tenho coxão, bundão, barriguinha e um milhão de celulites. Então não tem milagre, não sou nenhuma magrela!
Fiz este post não porque quero ser um exemplo a ser seguido, mas sim porque percebi que talvez estivesse dando a impressão errada lá no Instagram. Eu não como doces 24 horas por dia e nem tenho nenhuma receita infalível para comer doces e não engordar, não. Sou só uma moça normal que curte um docinho – e que sofre sim as consequências quando exagera!
84 comentários
Amei o post, Sá! Além de esclarecer para o mundo que você é “gente como a gente”, serve pro pessoal olhar tudo nas redes sociais com olhos mais críticos e com mais pé no chão. Assim como você não vive somente dos doces que posta, podemos parar um pouquinho e pensar que aquela super blogueira que só posta foto com roupa de grife e sempre linda e sem olheiras não acorda assim, né? Beijo e viva os docinhos nossos de cada dia! Com equilíbrio, é claro! 😉
Beijos lindona!
Eu adoro esse tipo de post que vcs falam de vcs mesmas. Coisa de gente normal né?
Imagino que com esse post os comentários deve ter sido móóóóitos mesmo. rs
Por isso gosto tanto de vocês: transparência e verdade são características do blog, e assim sendo, certamente são valores na vida de vocês também. Parabéns.
Formigas unidas jamais serão vencidas (mesmo que para curtir o docinho, a gente precise ter uma alimentação regrada…rs).
Bjokas! Adoro vocês!!!
Fazia muito tempo que eu não comentava, mas precisei parar aqui pra dizer que amei o post! Estás bem certa em explicar pro pessoal sobre tua alimentação, acho isso muito importante. Equilíbrio é essencial (quisera eu ser mais equilibrada com minha alimentação). Parabéns e beijos
E teu percentual de gordura?
Jura? O percentual de gordura de uma pessoa importa apenas para ela mesma e não para o mundo.
hahahahaha, devem estar pagando bem pra fiscal de vida alheia né!
do que valeu esse post pra você? pra nada, né?
Juuuuuuura que tu perguntou isso?
Espero, do fundo do meu coração, que tu tivesse a intenção de soar irônica (não conseguiu), porque, se não, perco mais um pouco da fé na humanidade!
Diz que foi zoeira PFVR huaahuhauhua
olá! parabéns pelo post. isso mostra que imagem não é tudo, pois registra um momento e não o todo. essa sinceridade que faz com que este blog seja um dos meus preferidos. estou cansada de blogueiras que parecem que vivem em um conto de fadas: que só usam roupas de grife, pele impecável e 100%feliz, poxa, somos seres humanos é normal termos nossas fraquezas, faz parte. que mal há em comer um docinho, mas um docinho, não é mesmo? bjs e ótima semana!
<3 gente como a gente!!
Adorei!
É muito bom ver que a realidade é diferente, e na verdade, é normal e de bom senso!
Boas escolhas!
Nossa, Sá, esse texto foi algo que eu estava esperando a tempos!!! Não aguento esses comentários em TODA foto que alguma blogueira posta “Nossa, como você não engorda?”. Nem se preocupe que não é só com você. a Dani Noce, por exemplo, trabalha com confeitaria e sempre tem essas comentários no vídeo dela. Estou super cansada desses fiscais de peso, alimentação e corpo alheio! E se você quisesse se alimentar só de doce e tivesse uma genética abençoada, isso era escolha sua e ninguém tem que ficar fazendo esse tipo de pergunta, que pra mim soa como inveja pura. Parece que temos que nos desculpar por comer algo ” fora dos padrões de saúde “. Ah vá!
Essas quantidades que vc falou(tipo duas fatias de pão) foram naquela refeição/lanche ou outras pessoas comem o resto e vc não toca mais naquilo?Pq se for a segunda opção, parabéns, eu não consigo hahaha
Metade do pão eu dei pro meu irmão levar pra casa dele. Uma fatia eu comi quando saiu do forno e outra no dia seguinte. O resto meus pais comeram.
Obrigada por responder. Nossa,vc é bem controlada mesmo!Eu
como mais ou menos bem, mas não consigo comer tão pouco e gente, doce de leite é complicado, as vezes foi uma ogradinha :p
Acho interessante você falar essas coisas, eu não acredito em dietas muito restritivas, equilíbrio é tudo.
*dou uma ogradinha
Parabéns, uma das poucas blogueiras que explica algo assim. A maioria alterna fotos de comidas gordas e seu corpo perfeito num biquíni como se quisessem mostrar que são sortudas.
Adorei Sá!
Equilíbrio é tudo nessa vida mesmo, também tento ir por essa linha, eu me permito comer de tudo em porções menores, sem grandes exageros.
Só na TPM que eu saio um pouco da linha rsrsrs quem nunca né.
Bjos!
Sempre curti o blog de vcs, pela autenticidade e sinceridade. Amei esse post Sá!! Voce e gente como a gente! Dá sim pra manter o peso, sem exagerar com nada. Detesto formulas milagrosas que só vendem imagem. A realidade e bem diferente desse ideal a ser seguido! Parabens , mais uma vez, pelo blog! Sou sua fã!!Bjs
Adoro esses posts vida real, até porque são raros por aí. Só mesmo aqui no CDD. Muito bom, Sá, achei seu post até uma forma de incentivo (tô precisada), porque mostra que dá para equilibrar. Obrigada por existirem , meninas!
tá certa! Na questão alimentar e física temos que fazer boas escolhas para evitar aborrecimentos futuros na saúde, mas nada que impeça um docinho ou quitute gostosos de vez em quando 😉
obs: falando nisso preciso de um chocolatinho agora
Eu só acho que você não deveria TER que dar satisfações desse tipo, mas como você é maravilhosa, você QUIS.
Enfim, equilíbrio é tudo e entre uma alface e uma batata doce pq não um brigadeiro? Risos
Sou sua fã e admiro esse compromisso que você tem com nós leitoras, beijos Sasá
A única reclamação que tenho é ver esses doces que você posta e não poder comer 😛
Você é linda, Sá e se está feliz assim, melhor ainda :**
nem me fale. dá vontade de comer todos
Sá, muito obrigada por esse post!
Não pq vc “desmistificou” sua vida, mas pq vc foi honesta com a gente. Você não precisava dizer nada disso e ainda assim o fez, se expôs. E em tempos de perfis e pessoas tão superficiais, é revigorante ler um post como esse.
Bjo!!
É por essas e outras que te adoro Sá!
rsrs
Muito legal nos lembrar que existem intenções nas fotos, coisa normal para quem trabalha com isso, nós é que acabamos esquecendo um pouco disso.
Fiquei aqui refletindo com os meus botões… acho que a importãncia do post vai além da questão dos doces justamente por isso. Como muitas já disseram, existe na vida virtual uma espécie de “mundo paralelo” em que todos vivem uma eterna viagem de férias sob o sol ou neve, com corpos e peles perfeitos, roupas e sapatos e carros e +++ e cada vez a gente assiste pessoas frustradas e se sentindo infelizes porque nunca alcançam suas próprias expectativas que muitas vezes são reflexo do que assistimos nesse mundo imaginário.
Nossa, disse tudo….
Sabrina gente como a gente! Rsrs. Engraçado, eu nunca me perguntei “como ela não engorda?” porque, ao mesmo tempo em que você posta gostosuras, também posta correndo – aliás, te admiro muito por correr. Tá aí uma coisa que não consigo! Faço 2h de aeróbico na academia, mas não aguento correr 1 quadra.
Achei muito legal sua postura de vir até aqui “esclarecer”, honestidade sempre foi o forte do CDD.
oi sab, esse post foi tao legal para mim, porque sempre imaginei q vc era bem magra e nao tinha tendencia a engordar haha mas é melhor estar 3, 5 quilos acima do q 20 q é o meu caso : (( queria correr, mas a noite nao da porque é perigoso e eu trabalho de segunda a sabado, de 7 ate a noite :(((
sab, me visite também:
http://www.gilvaniaevans.com
Ai Sá… é tão bom saber que você é gente como a gente!!!!
Eu tb como direitinho em dia útil e no fds me permito gordices. Tb malho. Mas quem me vê no fds fica oooooohh como vc é magra?? Ai gente, acho que se regular radicalmente é até ruim, não comer doce nunca deve fazer é a pessoa engordar.. kkkkk
Olha, já imaginava isso tudo porque haja comidinha naquele seu insta! E vc sempre igualzinha. Aí tinha coisa! Rsrsrs
Mas, Sá, acho válido tb mostrar as comidinhas mais saudáveis que a gente também curte e fica mais inspirada a persistir na vida saudável, que, no meio da tarde, é beeeeeeeem complicado.
Ok, existem muitos instas “fit” e etc, mas todos são bem irreais e as moças bem distantes da nossa realidade, o de vocês é bem mais inspirador. 🙂
Sou ~meio~ contra tanta besteira na minha timeline pq tento manter meu cardápio bem limpo na semana, mas eu acho que te perdoo. Hahaha
Espero que tenha me entendido numa boa e sim quero tb uma receitinha saudável lá no Rango pra Um! Moooorta com aquelas batatas fritas!!!!!!
bjs, sua linda!
Tentarei mostrar mais as opções saudáveis.
Perfeito! As revistas femininas e de dietas deveriam ler teu texto, pq as orientações de nutricionistas elas ignoram MESMO. O segredo de não cometer o pecado de ser gorda: equilíbrio, prazer ao comer, bom senso.
acho um cúmulo você ter que fazer um post assim por causa de alguns “fiscais da vida alheia”. esse povo só vê as fotos das comida? não vê as fotos das corridas?
Mais sincera impossível! É por isso que adoro o blog, admiro vocês!
Mas também acho o fim você ter que se explicar, enfim!
Só digo uma coisa (2 no caso), Sá continue postando seus doces, porque eles me inspiram ahhahaha, as vezes a gente fica nos mesmos sempre, é bom saber o que tem de “novo” por ai, preparar uma coisa diferente!
Vou continuar descobrindo coisas pra gente! 🙂
Oi Sá! Tudo bem? Mesmo assim tenho que te perguntar: Como você não engorda? kkk Digo isso porque pelo que li tenho praticamente a mesma alimentação que você e faço exercícios 4x na semana na piscina com peso e tudo, mas não posso nem pensar em comer doces que amo de paixão ;( Você come pouco, mas come, eu não consigo nem isso, e mesmo assim não estou magra como gostaria, estou um pouco acima do peso. Mas além de você contribuir e muito para sua forma, tem sorte. Que bom para você porque adoro você e sua Lola! Faz um post dessa pastora alemã lindona!! Desculpe Nina e Lady, mas a Lola é fofa demais!! Beijos
vc não está sendo muito dura com o seu corpo, com o seu peso e com vc mesma?
Não é o caso Ana. Inclusive recebi alta da análise que fiz por muitos anos por outro problema. Engordei justamente porque comecei a comer doces toda a semana. Por isso no momento cortei os doces, só em festas ou ocasiões especiais. O problema do ganho de peso é que comecei a me sentir mais cansada e a pele piorou muito. Obrigada pela mensagem!
Então você deveria procura um especialista pra ter ajudar, nesse caso ?
As vezes vc tem algum problema hormonal, isso faz a gente engordar, faz um check-up e conversa com o médico =)
Valeu Giovanna e Luciana! vou fazer isso meninas! Beijos
Oi Ma, talvez tenha sorte e um metabolismo que funciona certinho mesmo. Na minha família ninguém tem tendência a engordar, então talvez seja genético mesmo. Mas como as meninas comentaram, talvez valha a pena vc consultar um endocrinologista.
🙂
Valeu Sá! Vou consultar mesmo porque a nutricionista não está dando certo. Já na minha família quase todo mundo é gordinho. Tenho fé de perder logo esses quilinhos que tanto me incomodam. Ah,a Lady roubou a cena no video das novidades. É uma figura essa sua cachorra! Beijos
Hahaha, é uma figurinha mesmo!
Eu também controlo bastante a alimentação! Evito as gordices na semana, tipo você mesmo, sem fritura, embutidos.. Como fruta, integrais, assados e essas coisas todas! Isso ninguém vê né? Já o hamburgão no Instagram UHSUASAHUASHU Equilíbrio é tudo! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/
Oi Sá! As pessoas também pensam isso de mim…que tenho “sorte”, que eu deveria ser bem mais gorda do que sou pela quantidade de doces e besteiras que eu como. De fato a genética pode ajudar, mas o resto das escolhas que fazemos também (escolhas de alimentação e de roupas que disfarçam aquilo que queremos disfarçar).
Exato!
Perfeito! Sou magra, não magricela, dentro do peso, só não estou acima do peso. E sou nutricionista. Dois fatores que me fazem ser julgada por comer um lanche no fds ou matar o almoço no escritório comendo uma coxinha e um doce após as refeições. Ninguém vê minha boa alimentação no restante do tempo, só sabem dizer que se uma nutricionista não resiste, quem é que vai resistir? Mas eu já tive problemas de saúde e precisei cortar absolutamente tudo, ninguém viu que perdi 4 kg na época porque eu segui uma alimentação restrita e estava doente… É mais fácil ver na outra pessoa o exemplo que justifique seu erro em vez de ver o lado bom pra seguir também…
Camila,
sou educadora física e você não tem noção do quanto me tira do sério alguém dizer: “noooooooooooooossa… mas educador físico bebe cerveja???” – nãããão, somos seres alienígenas que só comemos coisas saudáveis e malhamos 100% do tempo…
Affffffffffffffffffffff… que gente chata, né… é aquele velho ditado “todo mundo só vê as pingas que eu tomo, mas ninguém vê os tombos que eu levo…”
beijo
parabens pelo texto para concientizar a todas..bem, no meu caso e diferente eu como mta besteira nas folgas..mas, qndo to trabalhando como pouco..sei que eh errado..mas, tenho mto apetite..e fico me policiando…
E tem gente q ainda acha moleza ser blogueira… fala serio!!!
BEijos Sa!!!
Olá, Sabrina!
Escrevi um e-mail pelo endereço que você disponibiliza aqui no blog sobre o assunto das alergias, mas acho que você ainda não o viu, porque não obtive resposta.?
Quando poder, me dê um alô!
Quanto ao tema do texto de hoje, sofro os mesmos comentários, mas porque como pratos de pedreiros, mas com um porém: encho de comida sim, mas tudo saudável, não sou de doces, não sou de frituras, e sou dos legumes e verduras, arroz e feijão. Aí fica fácil manter meus 69/70kg com meus 1,70m de altura.
Abraços,
Sá, eu amo quando vc posta docinhos e sugestões de comidinhas legais aí em Curitiba. Quando posso ir para aí, eu sempre tento procurar as gostosuras. Para mim é como se fosse um roteiro doce ! Amoooo
PS – seria puder, não poder. Maldito texto automático!
Em geral não sou muito alok dos doces, consigo me satisfazer com pouquinho como você, mas quando se trata de chocolate… A coisa fica bem feia! hahaha Vou usar esse post como incentivo porque sempre fui extremamente abaixo do peso quando criança/adolescente e desde que consegui engordar, me animei e agora se não cuidar a situação vai pro outro extremo porque eu me acostumei a achar que independente do que comesse, não engordaria. Saúde é o mai importante, sempre. Tá de parabéns não só pela disciplina, Sá, mas de novo digo que acho seu corpo lindo e não é puxação de saco viu? É de coração. 🙂
Obrigada, querida!
Amei o post! Também faço parte do grupo “só posto foto de doce mas como saudável quando ninguém tá prestando atenção” hahaha. Melhor que postar foto de 15 tupperwares com brócolis e frango pra “dieta” da semana e comer porcaria quando tá offline.
É nóis!
Adorei o blog!
Adorei o seu post, Sá !A melhor coisa pra, ter uma saúde em dia e comer, sem exagero e fazer exercícios …
Mas os docinhos, é bom comer de vez em quando mas sem exagera !
Ah Sá faz post de recetinhas saudáveis (:
Adorei! Sofro o mesmo tipo de pergunta.. kkkk Mas, as pessoas tem que entender que não pode-se viver a base de doces, só, né? kkk Adorei o post!
Beijos ?
coisasloucasdeumamenina.blogspot.com
Olá Sabrina!Tudo bem?
Como é difícil controlar(e pensar)na alimentação mais saudável diante de muitas
tentações,ou seja,doces,frituras,refrigerantes,etc, que podem nos prejudicar…
Fazer exercícios complica pois nem sempre há tempo e também falta de costume,
sem esquecer do desânimo.Sei que é preciso ter muita força de vontade e por isso
admiro bastante quem possui tanta disciplina como você.
Beijos,
Roberta.
Não sei porque as pessoas tem que se importar tanto com a vida das outras! Eu acho legal ver fotos de doces porque doces são bonitos e geram ótimas fotos! Muito mais bonitas que alfaces! Mas nunca fiquei pensando “nossa, como essa menina come! como que não engorda?”.
De qualquer forma, o post foi ótimo, adorei a forma como você tratou do tema alimentação saudável, mas sem neuras!
Sá, vc é uma linda!
Também amo doces, mas tento não comer sempre e não exagerar. Muitas vezes a internet dá ideias bem equivocadas de como a gente é de verdade, né… Adorei o post desmistificando a Sá come e não engorda.
http://www.issoaquiloetal.wordpress.com
Adorei o post ……
🙂 🙂 🙂 🙂
Ótimo post! Pelas fotos também te achava uma formiga mas sabia que você tem o hábito de correr, o que com certeza ajuda.
risos, e o percentual massa magra e massa gorda, vc pode compartilhar!? kkkkkk
Vou publicar minha avaliação física, espera um minutinho só.
Hahahahahahaha
O mais bacana é que você não devia esse post a ninguém (porque apesar de ser “blogueira famosa”, ninguém tem absolutamente NADA a ver com o que você faz ou deixa de fazer – ou o que come ou deixa de comer). Mas posts como esse trazem você mais pra perto da gente.
E, né, vamos combinar: o segredo está no equilíbrio, pra tudo nessa vida.
beijos, Sá!
Amei esse post!!! Super bem escrito, tão vida real! Bjsss
Isso acontece com a gente também, pode crer… Uma fotinha na semana de algum doce bombástico e acham que a gente come isso todos os dias (quem dera hahaha). Mas claro, fica muito mais bonita uma foto de um doce, bolo beeem calórico né (pinterest que o diga)… e pra fazer os outros salivarem senão não tem graça kkkkk Bjos, adoro o blog de vcs.
Eu acho um pouco estranha essa mania das pessoas de patrulhar as redes sociais e levar tudo a sério, como tudo que é postado fosse “vida real”.
Enfim, eu tbm sou do time das formigas, e engordei bastante de uns tempos pra cá, graças à combinação doces + sedentarismo, mas agora tô tentando correr atrás do prejuízo, haha.
UHUHASUHA’ Por que as pessoas vivem perguntando sobre a vida alheia? Minha nossa, se ela come o bolo todo ou apenas 1 pedaço, deixa a pessoa em paz! ¬¬’
Equilibrio e exercicio fisico…a dupla infalivel!
Gente como a gente!
E pow, o povo gosta da vida alheia, né…tá bom que mta gente fala sem maldade, mas tem umas que vou te contar…
Sá, você consegue equilibrar tudo muito bem, com certeza uma inspiração! 😉
devo confessar que este post foi bem elucidativo, Sá! eu também tinha essa dúvidazinha! hahaha beijos