Muito se fala sobre os penteados e a maquiagem dessa época, mas eu sei bem que a confusão fica mesmo quando o assunto é roupas anos 60! Estou longe de ser uma perita em moda, entretanto, como essa é minha década favorita, resolvi mostrar algumas inspirações para guiar quem quer se vestir a esse modo – seja para uma festa à fantasia temática ou usando alguns elementos no dia a dia mesmo.
Uma breve explicação
Os croquis foram retirados do livro 20th Century Fashion
Os anos 60 foram, sem dúvida, um período de quebra de paradigma na sociedade. E isso, claro, refletiu não somente no pensamento, mas também na moda, na beleza e na estética! No começo dos anos 50, as mulheres ainda valorizavam a silhueta curvilínea, com cintura e busto marcados, além de saias mais longas. Era um estilo bem feminino que começou a mudar no final da década, dando espaço para linhas mais retas e comprimentos menores, que ganharam mais força ainda nos 60’s.
Foi aí que a mulherada passou a adotar uma silhueta mais simples, com saias cada vez mais curtas – até chegarem à versão mini, no final da década! A cintura começou a ser menos valorizada, dando espaço para os modelos soltos, geralmente em formato A. O busto perdeu importância e, naquela época, não ter muito seio não era problema algum (bem diferente da era do silicone em que vivemos hoje, hein?). Inclusive, as roupas anos 60 deixavam a região bem reta, de forma até proposital.
Isso é 60’s
Não podia deixar de colocar a musa dos anos 60 Twiggy nas fotos da montagem! Ela é de fato a representação mais fiel do período, aquela que ficou no imaginário das pessoas. Além dos vestidos retos, a mulherada também gostava de conjuntinhos e abusava das botas de cano alto com minissaia.
Isso também é
Também dá para fazer outra vertente, representada na linha de fotos acima, que é a do final da década e do movimento hippie. Não está errado, porque, afinal, Woodstock aconteceu em 1969! Se não estavam peladas (hahahaha, brincadeira), as mulheres usavam calças de cintura alta, camisas soltas e muitas referências florais.
Isso não é 60’s
Vejo muita gente ser convidada para festas à fantasia dos anos 60 e, por achar que tudo é a mesma coisa, chegar lá de saia rodada, cintura marcada e lenço de bolinhas amarrado na cabeça. Claro que é infinitamente mais fácil encontrar fantasias dessa época nas lojas de aluguel por aí (e até improvisar com aquela saia midi que se tem em casa), mas não é bem assim! Nas fotos acima, existem imagens que representam a silhueta 50’s, não a 60’s.
Roupas anos 60 em 2015
Roupas à venda na Asos.com
O mais lindo dessa década é que ela perdura até hoje no vai-e-vem da moda. As calças pantalona, a minissaia reta e as estampas geométricas não me deixam mentir! Para não ficar muito caricato, vale escolher algum desses elementos para compor um look contemporâneo. Sem esquecer, claro, do delineado e do volume no topo da cabeça!
Vejam aqui dois outros posts bem legais que eu fiz sobre décadas: 60’s e 70’s!
E aí, gostaram das dicas de roupas anos 60?
49 comentários
Acabei de descobrir que eu confundia tudo hahaha obrigada pelo esclarecimento, Thais! Meu estilo preferido é dos 50’s mesmo rs
Minhas tias e minha mãe sempre me contam sobre os lindos microvestidos que usavam nos anos 60. Também contam histórias bacanas sobre as peripécias que faziam para os penteados darem certo.
Que legal! Queria conversar com elas <3
Acho que a Twiggy é sem dúvida um ícone da época! Acho a moda dessa década muito bonita, mas não gosto dela no meu corpo, rsrs, essa modelagem A não me valoriza. Gosto mais da estética dos 50 e 70. Sem dúvida o post foi esclarecedor, muito bom!
É verdade, as roupas eram pra pessoas bem magrinhas e quase não definiam o corpo!
Bati o olho no título e já sabia q o post era da Thais! Que bom te ter de volta 🙂
Eu tbm adoro a estética sessentinha e quando mais nova confundia com os 50’s.
Minha mãe uma vez me explicou que é porque tudo chegava atrasado no Brasil (não tinha internet nem blog ne galera kkk), então vc acabava usando a moda 50 nos anos 60. E por isso tbm eu usei muito da moda dos anos 80 nos anos 90, infelizmente, rs. Bjos meninas
hahahahahaha, ainda bem que hoje em dia tem o CDD pra atualizar todo mundo, né!
Fiquei super triste quando você saiu porque, apesar de eu gostar mais dos “assuntos” tratados pela Sabrina no blog, me identifico muito com você! Te acho clássica e contemporânea, acho que a expressão avant-garde é perfeita para definir seu estilo! =)
Eu sou muito fã dos anos 50 e 60, gosto muito do estilo preppy e acho os anos 60 um preppy mais despojado, desconstruído, e com isso conseguimos um ar de casualidade quase impossível nos anos 50!
Bem, fico feliz pela sua volta ao blog e apesar de eu raramente comentar por aqui eu faço uma visita quase diária. <3
Beijo e sucesso!
Ai, morri com esses elogios! <3 Obrigada, de verdade! E fico hiper feliz com meninos no blog, já até te falei isso outra vez, né? Valeu por estar por aqui sempre, mesmo sem comentar muito!
Nossa que legal esse post, foi bem esclarecedor mesmo! Eu tinha certeza que a roupa dos anos 50 eram dos anos 60! hahahahaha
Minha avó me conta que ela usava pedaço de bombril pra fazer aqueeeeeeele topetão! hahahahahahahahahaha
hahahahahaha, acho isso o máximo! Ainda bem que hoje em dia temos outros truques, né?
Parabéns pelo post..
Eu confundia as décadas mesmo! :/
Muito legal o post! Eu adoro os padrões da década de 60, acho que até hoje são super atuais!
Amo o final dos anos 60, início dos 70, esse estilo hippie é lindo, saias maxi, florais, batas… post super informativo! http://www.simplesbela.com
Anos 60 no Brasil não é cintura alta e saia rodada? AS vezes a moda chegava atrasada aqui, rs
Em tese, não é não! Mas entendo que as coisas vinham meio em atraso pro Brasil na época. De qualquer forma, vendo revistas femininas antigas que meu pai guarda (siiim, ele é o melhor!), percebo que a moda era fiel ao que rolava lá fora.
A moda chegava atrasada aqui, de fato, se usava estes vestidos rodados lá fora até 1963 e aqui até 1965. Mas os filmes, seriados e a estreia do Programa Jovem Guarda ajudaram a “Patota a ficar inserida no contexto, bem prafrentex” como se dizia na época, ou como dizem hoje “antenada com o que está acontecendo, descolada”.
Nossa, também confundia tudo, até achei a roupa dos anos 60 mais fácil de copiar, mais sequinha e com saias menores.
http://www.issoaquiloetal.wordpress.com
Eu amo roupas anos 60 e as maquiagens da época.
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com/
Parabéns pelo post! De uma forma simples e sucinta você explicou a diferença entre os anos 50 e 60. Adorei!
Obrigada! <3
eu acho lindo os figurinos dos anos 60!
Oi Thais!Como vai?
Adorei o post referente a moda.
Beijos,
Roberta.
Adorei as roupas anos 60 em 2015!
Ainnn!! Que delícia este Post, Thaís! Eu amei! Faz mais! Eu sei que essa década é sua preferida, mas fiquei muito curiosa em saber a evolução das roupas femininas nos anos seguintes, 70, 80, 90… isso mostra o quanto os acontecimentos refletem no comportamento e na maneira de vestirmos! Parabéns pelo Post!????????????
Obrigada! Vou pensar em algo legal, pode deixar. Beijo!
Super interessante e esclarecedor esse post, Thais! Década super elegante, mas também despojada, adorei! 😉
Beeest, adorei o post! E cada vez tenho mais certeza de que a gente é, sim, BFF haha Descobri também que curto o estilo dos anos 60. Acho que por eu ser bem magra e tudo ficar largo em mim, não precisar usar roupas marcando me alegra rs. Eu sempre via a Twiggy e mesmo sem saber quem era e de que época, eu me identifica com o estilo.
Ah, e aproveitei para ler os outros posts tb!
Beijinhos e continue com posts assim, super agregam
<3
Infelizmente não lembro onde, mas eu vi em algum lugar umas ilustrações parecidas e lá constava o estilo 50’s em 1960…acho crível, afinal há uma transição e convivência de eestilos, né
Adorei o post. Incrível como nos enganamos né?! As fantasias sempre me fizeram pensar na saia alta e de bolinhas…haha. Thais, sempre arrasando nos posts!
Para vestir no estilo retro é grande, porém é preciso estar apto para as roupas! Quero dizer encontrar o que fará com que se elegante em vez de idade ou pobre. Ele também precisa de tempo.
http://www.adora.gr/
Que post legal, me lembrei da minha mãe e de suas fotos antigas da juventude. Achava engraçado o cabelo tipo bolo de noiva todo fofo em cima que ela usava e os lindos vestidos. 🙂
Adorei as roupas anos 60 em 2015. adorei o post, Beeest!Nunta Vintage. Idei, Sfaturi, Poze, Preturi
Adorei o post. Sempre bom conhecer a moda de anos passados 🙂 Esse vestido preto e branco tá muito lindo 🙂
Não sei se vc assiste a série Mad Men? A série se passa em Nova York nos anos 60. O começo da série mostra bem o início dos anos 60. Nesse link (http://newtrends.co/?p=143826) tem foto das mulheres nas primeiras temporadas com vestidos bem acinturados e rodados. Nas últimas temporadas a estética vai mudando e os vestidos vão ficando mais curtos e largos. Essa série ganhou vários prêmios por retratar muito bem a estética dos anos 60!
No começo dos anos 60 as mulheres usavam ainda o que vc falou “Isso não é anos 60” e talvez aqui no Brasil a moda era mais atrasada e essa estética ficou mais tempo…
Verdade, Mad Men mostra essa transição muito bem! 😉
Que aula! Amei!!!
Nossa,post muito esclarecedor!
Acho interessante como algumas coisas voltam a ser moda,depois de anos!
Bjs.
Oi Thais apesar de eu não deixar mtos comentarios sou seguidora fiel de vcs e fico feliz de ter vc de volta ! Mas qria falar uma coisa eu adoro a modelagem das roupas dos anos 60 mas acredito que foi apartir dai que começou a ditadura da magreza sabe em um mundo tão globalizado e cheio de opçoes isso virou uma tortura pra certas mulheres desde comentarios infelizes a conseguir comprar uma roupa bonita até mesmo em ser candidata a uma vaga de emprego
Me desculpe o desabafo meninas mas não é o meu caso mas é a realidade de mulheres maravilhosas que eu conheço e que estão passando por essa terrivel descriminação
Mto obrigada pelo espaço e um beijão
Não te tiro a razão! Ainda bem que hoje podemos misturar estilos e referências das épocas que têm mais a ver com nosso corpo, né? Só falta melhorarem o plus size…
Que post legal! E realmente, eu confundia tudo hahaha
Nossa, amei esse post!!! Você poderia fazer das outras décadas também para conhecermos mais!!!
Acabei de descobrir que meu estilo é um pouco anos 60! Tenho diversas peças assim! hahahaha
Realmente, a moda vai-e-vem. Lembro na época da escola que pedi para a mãe comprar calça do uniforme no estilo pantalona! E era moda na época em 2002, se não me engano heheheh
Era moda mesmo! As meninas até mandavam abrir a calça pela costura e colocavam outro tecido para aumentar a boca, hahahaha
Achei o post super instrutivo! Sempre confundia a moda dos anos 50 com os anos 60! Agora não tem mais erro!
Parabéns, Thais! Esse tipo de post é muito legal, espero ver outros deste gênero no blog!
Achei que só eu confundia as coisas kk
muito interessante e breve adorei essas informaçaoes .
Depois dessa explicação meu estilo favorito é anos 50 kkk