Bom, já tinha um tempinho que não fazia posts de Paris por aqui – e como hoje é o dia oficial da comilança, resolvi unir as duas coisas, risos, logo, chegamos ao meu tema de hoje, crepe em Paris. \o/
Quem já veio para a França sabe que é fácil, fácil encontrar crepes, aquela massinha fininha tipo de panqueca e recheada com o que sua imaginação permitir, por aqui. E realmente, dificilmente os crepes vão ser ruins, afinal, não tem como arruinar um treco cheio de Nutella, risos [2]. Porém, é claro que existem alguns lugares que são melhores – eu tenho dois que gosto muito e onde vou sempre para indicar, um deles é um restaurante mesmo, outro é mais uma banquinha, onde você comprar e sair andando.
Crepe em Paris: Breizh Café
AMO esse restaurante – lá além dos crepes, tem também galette. Apesar da gente chamar tudo de crepe, tradicionalmente os salgados se chamam galette mesmo e eles são diferentes – o formato é meio que o mesmo, mas a massa é feita de trigo sarraceno e água e fica mais escura que a massa do crepe doce. Também de acordo com a tradição da Bretanha, que é a região da França de onde vieram as galettes, tem que comer acompanhado de cidra, que também é uma delícia.
No Breizh existem várias opções de recheio, mas eu gosto mesmo da complète, que é a mais tradicional – com queijo, presunto e ovo. Já na parte das sobremesas, amo esse de caramelo salgado (mas eu gosto de qualquer coisa que tenha caramelo salgado, risos). A de chocolate é boa também, mas sou mais a de caramelo.
Onde fica: 109 rue Vieille du Temple, 75003. É importante reservar mesa porque o restaurante está sempre lotado. Mais informações aqui.
Crepe em Paris: La Droguerie du Marais
Esse lugar aqui acho que até já citei num dos meus primeiros posts por aqui – é um lugar pequenininho e muito fofo, até tem uns poucos lugares para comer lá dentro, mas o mais legal (especialmente agora que não está tão frio) é comprar e sair comendo mesmo enquanto passeia pela região. A rua onde está é fofa e ali em volta tem muitas lojinhas legais.
Aqui a diferença é que invés do crepe/galette vir num prato, ela vem dobradinha num guardanapo para você ir comendo. Tem vários sabores e eu gosto muito da salgada que vai queijo, presunto, frango, azeitona (acho que tem mais coisas, mas esqueci) e da doce de Nutella (porque eles colocam tanta Nutella que no fim você vai ter quase enjoado – eu disse QUASE).
Onde fica: 56 rue des Rosiers, 75004. Sempre tem fila na porta mas, em geral, não costuma demorar muito.
Crepe, com fazer?
Bom, mesmo se você não tiver perspectiva de comer crepe em Paris num futuro próximo, pode fazê-los em casa tranquilamente. Na verdade, fazer crepe em casa é muito simples e existem mil variações e receitas, mas em geral dá certo se você misturar 5 ovos, 500 g de farinha de trigo, 1 litro de leite e 3 colheres de óleo (isso é a quantidade para mais ou menos 20 crepes e dá para bater no liquidificador). A massa tem que ficar meio líquida mesmo. Aí você pode adicionar sal ou açúcar dependendo do caso, se quiser fazer crepes doces ou salgados. Para fazer, é só untar uma frigideira com um tiquinho de nada de óleo, espalhar um pouco da massa (não muito, a massa tem que ficar bem fininha, ou vira uma panqueca) e espera ela começar a desgrudar para adicionar os recheios e dobrar. Voilà!
Ps.: Para ver os posts que estou fazendo especificamente da França, é só clicar na categoria ‘Marina na França’, lá em cima do post. E para me acompanhar, é só seguir os Instas @coisasdediva e @marinafabri.
27 comentários
Huuuuummmm… deu água na boca!
Aqui em caso faço crepe sempre, mas faço o crepe suíço. Temos uma máquina elétrica de crepe, ai é só bater a massa no liquidificador, colocar na máquina com o recheio e esperar ficar pronto.
Huuum,o recheado de nutella deve ser muuuito bom! Ia dizer que é impossível não amar nutella,mas por incrível que pareça,minha irmã e meu namorado não gostam tanto…como pode?
Bjs.
Pois eu também não gosto muito, Mônica. Comprei um pote uma vez, para ver o motivo do “bafafá” que ele estava causando e não achei essas coisas :/ só terminei o pote, com pena de jogar meu dinheiro fora 🙂
Tbm não sou fã de Nutella….acho mto enjoativo, deve ser pq gosto mais de salgado do que de doce!…hehe
É sério,meninas?
Bom,acho que quem prefere mais os salgados,do que os doces(irmã e namorado,por ex),não ligam muito! Já eu,formiga e chocólotra que sou,acho nutella a 8°.maravilha do mundo,rsss.
Bjs.
Minha mãe também é do time que não gosta de Nutella. Nunca consegui “aceitar” isso… hahahah
Hummmm vendo a postagem perto do horário de almoço!! 🙂
Sacanagem né!?…kkkk
Olá Marina!Tudo bem?
Gosto muito de panqueca e crepe,obrigada pela receita.Assim que puder,com certeza,
vou fazer,mas,antes tenho que comprar Nutella…….
Beijos,
Roberta.
Esse com sorvete foi o que mais me chamou atenção. Com uma cara deliciosa 🙂
Amo crepe e amo panqueca, pena que por aqui não tem essa cultura de crepe em toda esquina, no máximo o crepe suíço.
http://www.issoaquiloetal.wordpress.com
Crepe é delícia mesmo! Acho que não tem que não goste. 😀 Na minha cidade tem um bistrô francês que faz as galettes e foi uma experiência inesquecível quando provei uma que levava lombo e geleia de abacaxi.
Amooo crepe! Desde aqueles mais pobrinhos de máquina com queijo e presuntos até os mais chiques de restaurantes. Já fiz em casa tb uma massa com aveia (que peguei no site “receitas de minuto) e foi a minha preferida!
Ai, crepes! É só amor! Espero poder visitar os lugares indicados um dia!
Que delícia… Vou na receita, infelizmente estou sem pretensão de ir pra França! Mas, imagino que delícia passear comendo um crepe nas ruas de Paris!! 🙂
O que eu gostei mesmo foi desse “rolinho” para alisar a massa. Até tentei fazer crepe em casa, mas não consegui deixar a massa fininha não. Foi bem isso que a Marina disse, virou uma panqueca. Vou prestar atenção para ver se encontro esse trequinho….
É verdade, se tem nutella não tem como dar errado. Mas claro que existem os melhores e os outros (não existem ruins não hehehe).
Por coincidência, no panelaterapia (blog que Sabrina indicou por aqui) saiu um vídeo hj ensinando a fazer crepe. Pra quem quiser: http://bit.ly/crepenutellabanana
O tal crepe de nutella *o* *o* Tem como não amar? hehehhe
Marina, cada vez que vejo teus posts, me dá mais vontade de voltar a Paris! Mas sem a loucura de turista indo à cidade pela primeira vez. Quero ir para aproveitar e curtir mais cada momento!
So pra ser do contra, rs, não vejo nada de mais em crepe. Prefiro nossas panquecas salgadas mesmo 🙂
Humm, que post maravilhoso! Comprei uma máquina de crepes e nunca usei, mas desse fim de semana não passa, tomara que fiquem bons como esses parecem estar! 😉
Geeeente… que maravilha!!!
Massinha fininha e crocante e nutella… <3 aiai
Anotei a receita, mas essa dai é pra fazer pra família toda, né?! hahah vou fracionar porque 20 crepes rende gordice além do que eu posso aguentar! hahah
Mas crepe não é crocante, não hehe. Pelo contrário, tem que ser beeem elástico.
Crepe <3
Hummm que delícia Marina! Morri de vontade!!!