Atire o primeiro ovo quem não exagerou no chocolate nessa Páscoa. Ai, gente, não tem nem como negar, né? E aí amanhã já é terça-feira, acabou o feriado, a rotina volta e a barriguinha fica! hahahaha
Pensando nas consequências dos excessos de um dos períodos mais comilões do ano (acho que só perde pro Natal), fui buscar ajuda profissional para dar dicas de como desintoxicar o organismo! Quem me auxiliou foi uma nutricionista e uma esteticista, ambas da Onodera Estética.
Para começar, a gente precisa rever o que está colocando pra dentro do corpo. A nutricionista Patrícia Vicentini sugere um cardápio detox para ser feito por apenas um dia (que tal começar amanhã mesmo?) – depois, volta-se à programação alimentar normal (equilibrada, sem quilos de chocolate, por favor!). Vejam só:
DIETA DESINTOXICANTE – Opção 1
Café da manhã: 1 copo de suco de abacaxi + 1 colher de sobremesa de gérmen de trigo + 4 folhas de hortelã; 1 fatia de pão integral; 1 colher de sopa de queijo cottage.
Lanche da manhã: 15 uvas passas; 2 castanhas-do-pará.
Almoço: salada verde à vontade; salada de rúcula com manga; 1 filé de peixe grelhado (120 g); ½ abobrinha refogada com ervas finas; 4 colheres de sopa de arroz integral; 2 damascos secos.
Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado com 1 colher de sopa de fibra de trigo.
Jantar: 1 pires de brócolis cozido com palmito; 1 ovo cozido; 1 pedaço de polenta cozida (120 g); 4 colheres de sopa de cenoura ralada.
Ceia: ½ mamão papaia.
DIETA DESINTOXICANTE – Opção 2
Café da manhã: 3 colheres de sopa de granola; 200 ml de iogurte desnatado; 10 morangos; 1 copo de chá verde.
Lanche da manhã: 2 castanhas-do-pará; 1 copo de suco de laranja.
Almoço: salada verde à vontade; 1 concha de seleta de legumes (milho, ervilha, cenoura e chuchu); 4 colheres de sopa de arroz integral; 1 bife de proteína de soja assado (pode ser hambúrguer de soja); 1 banana passa.
Lanche da tarde: 1 fatia de pão integral com queijo cottage; 1 copo de suco de melão.
Jantar: 6 kani kama (ou 150 g de carne de siri; ou 150 g de atum em água); salada de rúcula; 2 fatias de pão integral;1 fatia de queijo minas.
Ceia: 2 fatias de abacaxi.
DIETA DESINTOXICANTE – Opção 3
Café da manhã: 2 ameixas secas; 200 ml de iogurte natural; 1 colher de sopa de linhaça (a linhaça tem que ser triturada, pode liquidificar ou quebrá-la com o fundo de uma garrafa limpa, martelinho de carne ou de caipirinha).
Lanche da manhã: 1 caqui.
Almoço: 120 g de macarrão cozido integral com 4 folhas de manjericão (picadas); 100 g de atum ao natural; 1 pires de salada de grão-de-bico (cozido com tempero verde); 4 buquês de couve-flor; 1 maçã.
Lanche da manhã: 1 copo de suco de uva; 25 g de castanhas-do-pará ( 5 unidades).
Jantar: 1 mandioquinha cozida (120 g); 2 fatias de queijo minas; 1 hambúrguer de soja; salada verde à vontade.
Ceia: 1 copo de suco de abacaxi com mamão.
A nutricionista informa que os sucos propostos são de fruta natural. Ela recomenda não consumir alimentos refinados (arroz branco, pão francês) nesse dia e tomar pelo menos 1,5 l de água, em horários variados. Dá para fazer a dieta uma vez por semana – quem faz drenagem linfática pode programar para um dia antes da sessão.
Aproveitando, Patrícia ainda revela uma receitinha especial de suco verde:
“Bata no liquidificador ½ maçã, gengibre fresco (mais ou menos 3 cm), 1 punhado de couve, ½ cenoura, 1 colher rasa de linhaça dourada, ½ limão sem casca ou 1 laranja picada e acrescente 1 copo (250 ml) de água gelada, água de coco ou chá verde. Beba sem coar”, receita a nutricionista. Segundo ela, o suco desintoxicante ajuda na liberação das toxinas proveniente do chocolate, combate a inflamação celular e melhora o funcionamento intestinal, fazendo com que a pessoa fique disposta novamente.
E, para cuidar do físico, a dica é retomar a rotina de exercícios. Também dá para ter a forcinha extra dos tratamentos estéticos, como mostra a esteticista Sheila dos Santos:
“Após os excessos do feriado de Páscoa, é natural que o nosso organismo fique sobrecarregado com os altos níveis de açúcar e gordura provenientes do consumo de chocolates. Sendo assim, necessitamos de uma desintoxicação por meio de tratamentos estéticos, tais como a manta térmica e a drenagem linfática manual. A manta térmica é um equipamento de termoterapia (emissão de calor) que acelera o metabolismo local, auxiliando na eliminação de toxinas e de radicais livres, além de aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir de medidas. Já a drenagem linfática manual é uma massagem bastante relaxante, que visa a eliminação de líquidos, agindo também com o objetivo de ativar, limpar e regenerar os tecidos. Os dois tratamentos em conjunto proporcionam uma eliminação mais rápida das toxinas e líquidos, que pode ser sentida logo após a primeira sessão”, conta.
Na Onodera, presente em 57 cidades brasileiras, a manta térmica tem duração de 30 minutos e a drenagem linfática manual demora 50 minutos. Outras clínicas também fazem esse tipo de tratamento, basta procurar em cada cidade!
E aí, gostaram das dicas? Detox já!
34 comentários
Dieta nãaaaaaaaaaaaoo… *foge*
Eu só ganhei aqueles ovinhos de chocolate hidrogenado, decepção. :< E o que era chocolate de verdade, vou comendo em doses homeopática (até chegar a TPM, lógico).
Chocolate hidrogenado deveria ser banido do universo, né? hahahaha
Acho que a dieta só vai começar semana que vem, pois tem que ciniciar na segunda feira (mentira, preciso terminar de comer os chocolates aqui em casa hahaha)
hahahahaha, malandra!
Dicas divinas! O meu problema é que ganhei tantas guloseimas que acho que não consigo detoná-las antes do feriado de 1 de maio, rs, rs, Daí, vou ter que adiar mais um pouquinho meu detox, hehehe 😀
Aqui no RJ é feriado até Quarta feira, ou seja tenho muito chocolate pra comer nesses dias ainda 🙂
Pra mim não tem problema. Eu já como mais ou menos assim durante todo o resto do ano. Tenho dislipidemia e tenho que controlar minha dieta sempre. E chocolate só como amargo com 60% cacau, sem lactose.
Eu exagerei nessa páscoa, to desde sexta feira me acabando no chocolate e fritura 🙁
Não sei se eu aguento uma dieta dessa, mesmo por um dia, mas com certeza vou tentar o suco detox.
Meninas, eu amooo este blog, mas sou obrigada a fazer uma crítica.
“Dieta” é uma prescrição nutricional, individualizada, igual a uma medicação. Não se pode colocar um remédio e dosagem em um blog, para milhares de pessoas, pois cada corpo funciona de uma forma e precisa de um tratamento adequado, e feito por profissional. Se fosse tudo “faça vc mesmo igual a vizinha fez” não precisaríamos de médicos, nutricionistas, dentistas, etc.
Sou nutricionista e sei o quanto tentar tomar o remédio dos outros faz mal.
😉
Beijos
Pensei a mesma coisa…
Daí eu acho q é válido filtrar as dicas!!!
Sem contar, que por mais q qquer um queira fazer dieta maluca, sempre é bom ter um nutricionista para indicar qual a melhor dieta, apesar q acho q dieta boa é a boa e velha RA…
Agora, o suco verde é totalmente copiável.. 🙂
Cléo, respeito sua opinião, mas sabemos que sugestões alimentares são dadas por diversos veículos de comunicação até mais massificados que os blogs (TV, por exemplo!). Acredito que a profissional que nos passou o cardápio tenha consciência de que as ideias são seguras para um número variado de pessoas. De qualquer forma, fica o alerta: cada um precisa conhecer o próprio corpo e, se tiver qualquer dúvida, os profissionais estão aí para auxiliar!
Como filha de nutricionista, eu concordo com a Cléo!
Sei que sua intenção foi boa Thais, mas a melhor dieta é a personalizada! Isso pode parecer discurso de profissional que quer lucrar, mas não é não!
A minha mãe sabe bem! Ela tem o maior trabalho para adaptar a comida para as 3 filhas (e sem ganhar um tostão da gente! rs) pois cada uma tem suas restrições alimentares (por saúde ou por frescura mesmo!!)
Eu, por exemplo, tenho gastrite e esse suco de abacaxi logo cedo cairia como uma bomba!
Concordo COMPLETAMENTE. Além de não estar sinalizado como publicidade (é o que parece e eu não encontrei a tag, pelo menos), o blog agora parece estar mais preocupado com a marca do que fornecer informações sérias e com responsabilidade.
Juliana,
As especialistas foram consultadas para compartilhar seus conhecimentos no post, que não é publicidade. Se fosse, estaria sinalizado como tal. Veja nossa tag “Publieditorial” para entender a diferença:
https://www.coisasdediva.com.br/categoria/publieditorial/
Respeito sua discordância quanto à indicação de planos alimentares generalizados, mas não posso aceitar que nos acuse de fazer propaganda velada quando prezamos ao máximo a transparência em nosso trabalho.
Abraço!
Ganhei muitos ovos, escolhi um e me acabei, os outros guardei para outra ocasião. Ignorei que hoje é feriado e comecei uma dieta de desintoxicação, o suco verde além de ser uma delícia ajuda muito. Anotei as outras dicas e vou fazer no decorrer da semana.
Não achei essas dicas alimentares tão radicais assim. Dá pra ver que dar pra se alimentar direitinho sem passar fome. Observem que é um cardápio bem completo e não restritivo. Eu acho ótimo comer muitas verduras, frutas e suco verde, a gente ganha mais disposição e saúde.
Passei quase um mes sem comer chocolate – e no feriado me engordei de tanto comer – hj já parei de comer de novo!!
Gente, e como faz quando os chocolates aqui de casa ainda não acabaram?? hahahah
Já tomei meu suco detox hoje de manhã! 😉
Depois de tanto comer chocolate preciso mesmo de uma dietinha. Rsrsrs
oiiii
bom exagerei nos chocolates….
sou obrigada a fazer o detox uns 3 ou 4 dias!!:\
Tipo assim, o post que eu precisava ler no dia de hoje… kkkkkkkkkkkkkk
Minha salvação!!! 🙂
Jaquei legal nesse feriadão! :/
[…] Coisas de Diva […]
Primeiramente, obrigada por utilizar o termo “castanha do Pará” e não “Castanha do Brasil”, nós do Pará agradecemos! E Detox vai bem depois da sequencia Natal, Reveillon, Carnaval e Páscoa!
Aqui no Sul a gente só fala castanha do Pará! 🙂
Eu sou do Rio de Janeiro e sempre falei Castanha do Pará! Hahahhaa.
Acho que só gringo fala Castanha do Brasil!
Castanha do Brasil!! kkkkkkkkkk
Essa é nova pra mim.
Acho que só gringo fala Castanha do Brasil! [2]
Ameeeeeeeeei esse post, já até salvei nos favoritos!
Beijos.
Prefiro a colomba pascal ao ovo de Páscoa:-) ainda bem que nem comi tanto, mas a dieta é eterna 😀
[…] https://www.coisasdediva.com.br/2014/04/detox-pos-pascoa/ […]
quase não comi chocolate esses dias, mas mesmo assim vou fazer uma semana de detox. já fiz outras vezes e acho que ajuda muito o corpo
Páscoa a gente chuta o balde mesmo, e eu sempre dou uma exagerada, boa dica essa! 😉